collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Teclado (GMMK) com Avaria  (Lida 2974 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Teclado (GMMK) com Avaria
« em: 12 de Maio de 2023, 10:48 »
O 'proprietário' deste teclado deitou-o fora, como eu não sabia se estava a funcionar ou não, resolvi lavar as partes metálicas e limpar tecla a tecla..  :o

Montei tudo e já percebi qual o problema.

Isto é só leds RGB e padrões de luzes e afins, com recurso a uma aplicação específica da marca 'Glorious', nunca tive nenhum teclado destes, e vendo bem o preço acho que nunca vou ter 1 a não ser que seja desta forma.. se o conseguisse arranjar.

Originalmente o teclado é este:


No entanto foram mudadas teclas e deve ter comprado uns 'extras' com novas teclas chinesas e cenas...  não tinha onde gastar €.

Todos os Leds estão a funcionar, pelo menos acendem e mudam de cor automaticamente.



Acontece que na linha das teclas do "A" nenhuma funciona com excepção das teclas "G" e "H", que funcionam. Todas as outras teclas também estão OK.



Desmontando a PCB não consigo perceber muito bem o que pode estar avariado, junto a cada tecla existe um componente "A4", que acho que é um díodo e recebe os inputs de 2 teclas, fiz uma especie de 'bypass' encostando um fio entre os contactos da tecla mas não aconteceu nada..





Alguma sugestão? :)
« Última modificação: 15 de Maio de 2023, 14:24 por almamater »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Teclado (GMMK) com Avaria
« Responder #1 em: 12 de Maio de 2023, 16:54 »
Prefácio: Desculpa pela resposta confusa, estava sem muito que fazer e atirei-me de cabeça neste puzzle e fui editando o post conforme ia encontrando respostas novas, acho que dá para entender apesar de nem sempre coerente, se houver dúvidas ou serem encessários esclarecimentos, é pedir


Esse componente são 2 diodos, para permitir n-key rollover (premir quantas teclas quiser sem ghosting ou teclas ignoradas), em que cada tecla tem o 1 diodo dedicado (1 coomponente=2 diodos=2 teclas).
É deste género (teclado genérico encontrado no google):

Se só te falham essas teclas, teves ter uma linha ou coluna com a pista interrompida. Um dos pinos ou os ânodos dos diodos desse conjunto de teclas tem de ser comum, é seguir depois até encontrar onde está interrompido.

Essas keycaps devem ser custom made: teclado tuga (pela localização dos acentos e o dos º e ª), misturado com japonês, tresanda a otaku.

Fui ver as configurações do layout do QMK (firmare custom para teclados) para esse teclado, e parece-me que tens a coluna 2 da matriz com problemas ( kx2 (x de 0 a 9) em https://github.com/qmk/qmk_firmware/blob/0a3f7e48690bb2b7b008300a54554979a55be19a/keyboards/gmmk/pro/rev2/ansi/ansi.h), que deve incluir também a tecla k92, que correspondem ao "FN"  (segunda tecla após o espaço).
Pelos ficheiros do QMK consigo ver também que a coluna 2 ligam ao pino A2 do microcontrolador, e que é do lado "oposto" aos diodos nas teclas (o esquema é como no exemplo acima).

O problema que estou é que usa um processador  marado "WB32F3G71" que o site do fabricante com a datasheet está  com 403 (http://www.westberrytech.com/down/20210903/WB32F3G71-DS.pdf), e não te sei dizer onde é o A2.
Pelos vistos há 2 versões, v1 com STM32F303 e v2 com um WB32F3. No STM32 o pinout é:

Só tens de seguir a pista a partir do A2 assinalado até às teclas, algures está partida.

Seja como for, é só descobrir o pino comum entre todas essas teclas, e seguir a pista até descobrir onde interrompeu até ligar ao microcontrolador.

Se é areia demais para a tua camioneta, 10€ fico-te com ele como está  ;D ;D ;D (a brincar, mesmo como está deve valer mais)


Edit:
indicas as teclas "ºª" e "^~" como não estar a funcionar, o que não é coerente com as ligações das teclas. Ora confirma lá ;)
« Última modificação: 12 de Maio de 2023, 17:22 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Teclado (GMMK) com Avaria
« Responder #2 em: 12 de Maio de 2023, 22:49 »
Uau.... grande explicação!! Obrigado pelo tempo.

Sim aquelas teclas afinal estão tb a funcionar  :D

Vou ler a tua resposta com mais atenção e calma e vou analisar melhor depois 😋

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Teclado (GMMK) com Avaria
« Responder #3 em: 20 de Maio de 2023, 17:15 »
 :o Oh pá.. não sei se é muita areia ou não (deve ser) mas não estou a entender muito bem estas teclas.. o pino supostamente A2 não me está a ligar a nenhum diodo:


Mas todos os diodos estão ligados a um pino no STM32.. o raio da board é branca também não ajuda muito a ver as pistas.

Mas comecei ontem a ver isto, mas não é de facto muito trivial, mas vou tentar avançar..

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Teclado (GMMK) com Avaria
« Responder #4 em: 20 de Maio de 2023, 18:13 »
Segue sempre essa pista e vai vendo a continuidade, que algures está partida.


A frase importante era
Citar
Só tens de seguir a pista a partir do A2 assinalado até às teclas, algures está partida.

As teclas que falham tem de estar todas ligadas diretamente ao A2, nos terminais opostos aos diodos das teclas, e não estão porque quebrou a pista algures. Segue a continuidade da pista que começa em A2 que antes de chegar à primeira tecla está interrompida.

A A2 não liga a diodos, é uma coluna("Col") no teclado exemplo que mostrei diagrama, os diodos estão no lado das linhas ("Row"), que estão boas senão a falha era diferente.

Edit:
A primeira desconfiança é esse fluxo em volta te U3, limpa isso com álcool e uma escova de dentes velha, e confirma que não era corrosivo e corroeu umas pistas.
« Última modificação: 20 de Maio de 2023, 18:22 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Teclado (GMMK) com Avaria
« Responder #5 em: 20 de Maio de 2023, 19:12 »
Pois, o pino não liga com nada  :(

Limpei aquela coisa mas parece que veio assim da fábrica:


Há uns transistores e umas resistências mas já vi isto N vezes e nada liga com o pino A2:


Será que a pista partiu mesmo por dentro da PCB..  :'(

Se soubesse a que 1º tecla ligava até podia soldar um fio não (deve existir uma resistência pelo meio..)?
« Última modificação: 21 de Maio de 2023, 09:35 por almamater »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Teclado (GMMK) com Avaria
« Responder #6 em: 21 de Maio de 2023, 22:27 »
Segue visualmente, não é assim tão difícil,  mesmo nessas fotos com reflexos dá para ver que a pista vai até uma das vias junto do LED43.
Não vale a pena complicar nem tem.muito que saber: multímetro em continuidade, uma ponta no A2 do micro, e ir rasparndo o silkscreen em todas as zonas suspeitas (vias e pinos) e confirmas que a pista ainda está inteira até esse ponto. Quando perder.continuidade, ver na proximidade o que está afetado e retificar com um bocado de solda.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Teclado (GMMK) com Avaria
« Responder #7 em: 22 de Maio de 2023, 11:25 »
 :D Bem, já descobri sim senhor!

Peço-te desculpa pela minha burrice e complicação, sinceramente pensei que (inicialmente) fosse um díodo ou outro componente qualquer.

Não precisei de raspar grande coisa, percebi que é uma VIA que está marada, não comunica com uma outra mesmo ao pé, isto é, de um lado da PCB há ligação entre elas, mas do outro já não:



     

Experimentei encostar um jumper entre as VIAS e as teclas já funcionaram  ;D

Tenho de ver agora a melhor forma de arranjar isto, ou raspo um bocado a PCB e meto um pouco de solda como dizes ou então passo um fiozito qualquer

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Teclado (GMMK) com Avaria
« Responder #8 em: 22 de Maio de 2023, 22:11 »
Pronto:



Está tudo Ok agora  ;D

Quer dizer, há umas teclas que me faltam ou que não são as corretas (ALT GR, FN, CNTRL e SHIFT) do lado direito, mas meti umas chinesas que ele tinha aqui na caixa.. mas não há mais nenhumas. Mas as principais estão todas.



Obrigado mais uma vez jm_araujo
« Última modificação: 22 de Maio de 2023, 22:17 por almamater »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Teclado (GMMK) com Avaria
« Responder #9 em: 23 de Maio de 2023, 11:56 »
Sempre às ordens!
É fixe fazer diagnostico da avaria e acertar na solução sem nunca ter visto ou tocado no dispositivo :D