collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlo de Valvula de Água  (Lida 9986 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Controlo de Valvula de Água
« em: 26 de Abril de 2010, 12:35 »
Boas!

Demorei algum tempo a dar o nome a este tópico e receio que mesmo assim não tenha o nome certo.
Mas a ideia è a seguinte:

Temos um casa de família que só é habitada ao fim de semana e durante alguns períodos de férias. Durante o resto do tempo, a casa está desabitada e como tem um pequeno jardim, é necessário ter a água aberta (no contador) de forma a permitir a rega automática.

O problema é que, aparentemente, o consumo de água, mesmo na nossa ausência, é extraordinariamente irregular. Já verifiquei o computador de rega, já verifiquei todas as torneiras e autoclismos da casa e não encontro nenhuma razão para tamanho consumo.

Como a política em Portugal é que o consumidor raramente tem razão, as contas chegam e não existe outro remédio senão pagar.

Ora tudo isto levou à ideia de encontrar alguma forma de controlar o consumo remotamente, ou pelo menos abrir e fechar a água à distância.

Pelo que já fui vendo pela net, podia tentar instalar uma válvula solenóide, mas pelo que percebi esta necessita de alimentação permanente, e por outro lado, não gostaria de uma solução que, caso de alguma coisa corresse mal, ficasse “permanentemente” sem água.

Outra solução é uma espécie de torneira assistida por um motor (http://www.parallax.com/tabid/323/Default.aspx) que, se bem percebo, poderá ser “bypassada” manualmente.

Agora a minha grande dúvida (a primeira pelo menos…) é que tipo de motor será capar de abrir e fechar uma torneira dessas (mesmo que adaptada) uma vez que a imagem que eu tenho dessas torneiras é que estas exigem bastante força.
Existirão motores DC com torque suficiente para isto?

Será que alguém tem alguma ideia que possa acrescentar ou algum tipo de alternativa?

Obrigado!

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Controlo de Valvula de Água
« Responder #1 em: 26 de Abril de 2010, 15:57 »
Ricardo,

pode adaptar um servo de força, daqueles com  mecanismos metálicos, usados em modelismo/robótica, para cargas de esforço.

Não compreendi bem que tipo de torneira tem. Se é daquelas com um curso de 1/4 de volta, ou se é uma  que necessita de várias voltas para encerrar.

Se for a de 1/4 volta, adapta o servo à alvanca com um elemento metálico que não dobre, e pode controlar a abertura/fecho da válvula facilmente.




Eu ando à procura de uma Servo-Válvula, para um projecto de águas... e está a revelar-se dificil encontrar isso no mercado nacional.
Há electroválvulas abre/fecha, mas eu preciso de controlar de 0% até 100%.


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Controlo de Valvula de Água
« Responder #2 em: 26 de Abril de 2010, 16:04 »
No caso dele essas electro-válvulas seriam suficientes, se calhar o ideal era mostrar o que encontrares asena.
Depois podias usar um modem GSM ou algo do género caso queiras controlar remotamente, ou então defines a que horas é para ligar e desligar. Podes usar um painel solar para carregar uma bateria que alimente o sistema.

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Controlo de Valvula de Água
« Responder #3 em: 26 de Abril de 2010, 17:01 »
[Olá asena

pode adaptar um servo de força, daqueles com  mecanismos metálicos, usados em modelismo/robótica, para cargas de esforço.



A ideia inicial seria com uma torneira de “várias voltas”, onde estaria acoplado o motor que abriria ou fecharia a torneira. Em caso de falta de energia, facilmente (espero eu) se utilizaria o método manual. Em todo o caso, a torneira ¼ também pode ser uma solução que eu nem sequer tinha imaginado. E com um servo poderia alcançar o mesmo efeito pois eu só preciso de ter dois estados: aberto ou fechado.

De qualquer das maneiras, tudo se resume a capacidade (torque) no motor ou servo qie aplico. Qual será o aconselhado?

Eu ando à procura de uma Servo-Válvula, para um projecto de águas... e está a revelar-se dificil encontrar isso no mercado nacional.
Há electroválvulas abre/fecha, mas eu preciso de controlar de 0% até 100%.

Será que a minha ideia inicial não se adapta ao que tu procuras? Com algum tipo de encoder conseguirias saber o curso da torneira e assim controlar o grau da sua abertura. Não sei que precisão se conseguiria com este tipo de sistema, mas pode ser uma ideia.

No caso dele essas electro-válvulas seriam suficientes, se calhar o ideal era mostrar o que encontrares asena.
Depois podias usar um modem GSM ou algo do género caso queiras controlar remotamente, ou então defines a que horas é para ligar e desligar. Podes usar um painel solar para carregar uma bateria que alimente o sistema.

metRo_,
 Uma das questões com a solução electro-válvulas que eu andei a investigar, é a necessidade de constante alimentação da mesma, quando aberta (ou fechada) e o problema do “bypass” em caso de falha do sistema (é que eu não confio assim tanto no meu trabalho… ;) ).

Uma certeza em relação à monitorização será a utilização de um arduino com um ethernet shield que irá controlar essa e outras funções de monitorização da casa. O shield estará ligado a um router que por sua vez tem uma ligação à Internet.

A ideia do painel solar é muito boa, mas para já vou contar com a edp, embora essa também falhe de vez em quando…

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Controlo de Valvula de Água
« Responder #4 em: 26 de Abril de 2010, 20:13 »
se a valvula fo tipo alavanca, podes usar uma pistola do fecho central de um carro

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: Controlo de Valvula de Água
« Responder #5 em: 13 de Maio de 2010, 19:08 »
Compra electrovalvulas  ;)

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Controlo de Valvula de Água
« Responder #6 em: 13 de Maio de 2010, 19:37 »
De qualquer das maneiras, tudo se resume a capacidade (torque) no motor ou servo qie aplico. Qual será o aconselhado?

É indiferente. Para conseguir um bom torque, o melhor é sempre usar um motor/servo com desmultiplicador. A vantagem do motor é que podemos aplicar tensão modulada em PWM, e aí reduzir a tensão média aplciada, logo faz com que ele ainda anda mais devagar.
Não há necessidade de fechar/abrir a torneira em 100ms... 5seg até é bastante aceitavel, tendo o fim em vista.




Será que a minha ideia inicial não se adapta ao que tu procuras? Com algum tipo de encoder conseguirias saber o curso da torneira e assim controlar o grau da sua abertura. Não sei que precisão se conseguiria com este tipo de sistema, mas pode ser uma ideia.

A parte de saber onde está a válvula/torneira, não é o problema.
Eu quero é poder controlar a válvula com suavidade, em passos de no mínimo 10%.
Sei que há disto em formato industrial, mas o que preciso é de funcionalidade/preço dentro dos parâmetros do projecto.




Uma das questões com a solução electro-válvulas que eu andei a investigar, é a necessidade de constante alimentação da mesma, quando aberta (ou fechada) e o problema do “bypass” em caso de falha do sistema (é que eu não confio assim tanto no meu trabalho… ;) ).

Enão provavelmente é usares um motor/servo desmultiplicado para fazer o trabalho. Quando tem tensão, mexe. Quando não tem tensão, está parado. Simples.
Para saberes que chegaste aos extremos, podes usar fins-de-curso mecânicos ou sensoriais. Só precisas mesmo de saber onde estão os extremos.



A ideia do painel solar é muito boa, mas para já vou contar com a edp, embora essa também falhe de vez em quando…

Eu contaria com o painel solar logo no início. A solução painel+controlador_carga+bateria, é barato, comparando com a insegurança de um jardim morto.



Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Controlo de Valvula de Água
« Responder #7 em: 13 de Maio de 2010, 19:54 »
Vou tentar ajudar um pouco, em relação ao consumo deves tentar verificar se não tens uma fuga que quando a pressão de rede seja muito elevada, por exemplo a noite como o consumo é pequeno a pressão aumenta, o meu patrão teve um problema no sistema de rega, antes das válvulas que foi uma curva rachada e perdia agua por debaixo da relva e só deu conta com a factura da agua.

Eu num projecto desses poria dois circuitos hidráulicos um para casa e outro para rega, no caso de duvidas da EDP uma UPS também não é má solução.

asena qual o diâmetro que de válvula que precisas controlar, eu trabalho com imensas válvulas modulantes que podem ser controladas ou por tenção 0 a 10 ou corrente 4 a 20ma.

Alfredo Garcia

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Controlo de Valvula de Água
« Responder #8 em: 13 de Maio de 2010, 22:27 »
Alfredo,

obrigado pelo post.

As válvulas com que trabalhas, são todas do mesmo fabricante? é-me indiferente que tipo de controlo, seja tensão/corrente/digital.

E preciso de válvulas de pouco caudal. Não sei exactamente ao certo ainda, pq o cliente não decidiu quanto quer de fluxo por minuto.


agradeço o input! obrigado

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Controlo de Valvula de Água
« Responder #9 em: 13 de Maio de 2010, 23:08 »
São de varios fabricantes depende de quem seja o sistema de gestão, pode ser Simens( antiga Landis & Stefa) ; Sauter estas as mais utilizadas mas existem outras.

Quando tiveres mais dados manda-me uma PM que eu depois me informo melhor ou arranjo-te o contacto.
Alfredo Garcia

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Controlo de Valvula de Água
« Responder #10 em: 15 de Maio de 2010, 20:23 »
Vamos fazer assim, qualquer válvula acima de 50 euros, torna inviavel o projecto.

De certeza que esse valor filtra as válvulas, pois é-me perfeitamente indiferente dos sistemas de gestão, desde que o controlo da mesma seja 4..20mA/0..10V/PWM/outro.


Já dou notícias quando tiver mais dados para caudais.