collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 232607 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #30 em: 21 de Fevereiro de 2012, 12:17 »
Boas alguem me sabe indicar uma loja barata para comprar rolamentos, varoes de aço, fusos, etc?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #31 em: 21 de Fevereiro de 2012, 16:10 »
ebay :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #32 em: 21 de Fevereiro de 2012, 21:49 »
Da pa mandar vir samples daqui...

http://www.igus.pt/default.asp?C=PT&L=pt

 ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #33 em: 21 de Fevereiro de 2012, 22:58 »
Ya ja tive devolta do ebay, mas tive a ver o site da igus e acho que tou na onda de experimentar os casquilhos autolubrificantes. Ja mandei vir um samples pa testar aqui com varao cromado. Fica mais barato eheh.

Muito obrigado pela vossa ajuda.

Ja alterei o programa para arredondar os valores das cordenadas como queria e fiz algumas alterações necessárias para os motores saberem quando chegaram à cordenada desejada e pararem.


Agora falta alterar um erro que ocorre no tempo entre cada ciclo.

Quando calculo o tempo entre cada passo para a cnc "desenhar" um vector de (0;0) a (3,7) [x;y], por exemplo, dá-me um tempo entre cada passo para o carrinho x de 116,666ms e para o y de 50ms.

Ora como o programa trabalha em [ms] e nao da para alterar para [us], o programa reconhece so o valor para o carrinho x de 116. Portanto entre cada ciclo/passo fica a faltar esperar 0,666ms. Se passarem 2 ciclos fica a faltar 1,332ms. 3 ciclos fica a faltar 1,998ms e por ai fora...

Agora vou pensar como resolver esta questao, mas nao ha-de ser complicado.

Cumprimentos pessoal
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #34 em: 21 de Fevereiro de 2012, 23:12 »
conpenssa esses tempos com a programação no arduino, acho eu

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #35 em: 22 de Fevereiro de 2012, 02:45 »
Vai adicionando os erros fraccionários e sempre que dêm um valor superior a um somas esse um, no fim o erro deverá ser de 1ms ou menos.
Por isso é que se usa porta paralela, que fala directamente ou quase directamente com o processador e se possivel kernels real time, como por exemplo o Linux EMC2, feito precisamente para cnc's.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #36 em: 22 de Fevereiro de 2012, 09:20 »
Com a programação no arduino nao tou a ver como faço.

Senso parece-me uma boa ideia. Aliás acho que é a unica ideia possivel, intercalar ciclos com tempos diferentes para os motores fazerem os passos desejados no tempo pedido. Estive aqui devolta da analise matematica do problema e levou-me à mesma solução.

Isso da porta paralela e de kernels é que ja nao percebo nada :P

Muito obrigrado pela ajuda
Abraços
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #37 em: 22 de Fevereiro de 2012, 09:27 »
Boas, olha eu tenho acompanhado o teu projecto apesar de quase nunca fazer login no luso acompanho vários projectos.

Tenho a dizer que o teu projecto e um pouco ambicioso e que admiro muito a tua forca de vontade e a rapidez com que estas a evoluir.  (eu iria demorar uma eternidade  ;)  )


Quanto as guias, (eu também tenho uma cnc em construção ) e as guias da igus não foram nada um bom investimento...muito pelo contrario.  Eles tem um suporte excepcional. sempre que precisei de ajuda o comercial deles veio ter comigo e foi 5* mas tive alguns problemas com o material, a nível de prisões, folgas, enviarão tb guias de lotes diferentes e notei porque uma tinha 0.2mm de diferença entre elas. pode parecer muito pouco mas quem tem uma cnc sabe que é muito.

O meu conselho, se quiseres material igus, vens cá a casa e testas o meu antes de comprar.
É material bom!! Não para uma cnc, especialmente se for grande!!

Resumindo tenho um monte de guito empatado e a cnc reve de ser redesenhada e mais de metade dela foi para o lixo pois mudei de guias, mas continuo com os fusos igus.

Eu acabei por comprar novas guias na http://www.zappautomation.co.uk/
Estas são muito boas. (ate a data mas tb ainda não estão montadas.)

De maneira que tenho la tudo arrumado a um canto, se estiveres interessado em passar la por casa e so dizer, e vês a cnc e todo o material que tenho.  ;)

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #38 em: 22 de Fevereiro de 2012, 19:57 »
eheheh muito obrigado pelo post.

Por acaso ta a evoluir bem. Pensava que iria demorar muito tempo na programação, mas o labview é bastante intuitivo :D E depois é so insistir na resolução dos problemas que vao aparecendo, explorando o labview e as coisas seguem o seu rumo. Mas as vezes um gajo desespera  :P

Afinal acho é que vou demorar mais tempo na mecanica, ainda por cima a trabalhar metal. Se fosse madeira...  ;D


Quanto à igus, quando falas de guias, sao guias lineares daquelas que têm um carrinho ou das que utilizam varoes cromados?
Essa loja parece ter bons preços :D Em termos de portes sai muito caro?

Quanto ao fuso estou a pensar usar um simples varao roscado dos que se compra no AKI por exemplo. Nao tenho muito dinheiro para invistir agora na CNC. O que preciso é que funcione por enquanto :P Depois quando acabar o curso e começar a trabalhar, logo trato de aumentar a qualidade à minha ferramenta.

Obrigado por estares disponivel para me mostrares o teu material lp_felix. Ja agora onde moras?


Se tudo correr bem, existe a possibilidade de avançar no projecto para desenhar peças 3D e nao me ficar so pelo fabrico de pcb's. Mas primeiramente testarei a cnc com uma placa controladora, como a cnc3ax, para poder usar um dos softwares comuns ai no mercado... Depois é so agarrar no programa feito em labview ate agora e acrescentar-lhe funções. Como software de CAD para criar peças 3D, estou a pensar usar o Solidworks (visto ja ter conhecimentos deste software).

E se continuar a correr bem e tiver tempo (nao sei se terei devido ao resto das cadeiras que preciso de fazer para acabar o curso), o projecto avança entao para uma impressora 3D :D
A ideia passa por so trocar o spindle pelo extruder e poder ter a tal impressora. Ficando assim com uma ferramente 3 em 1 (pcb's; peças 3D; impressora 3D) muito util para ter em casa.

Acho que ate nao será muito complicado.
O codigo é processado camada a camada...
Tenho de criar o extruder, que nao passa de um mecanismo que derrete o material ABS e o injecta. Para injectar usa-se um motor de passo (ate tenho aqui um pequenino, mesmo fixe).

Para controlar a temperatura, tenho de voltar a meter maos ao projecto que ficou pendente, no topico "Labview-Arduino Controlo de Temperatura" :D

Mesmo que nao faça como projecto de curso, mais tarde acabarei entao o pretendido.

Abraços
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #39 em: 22 de Fevereiro de 2012, 20:27 »
Bem, eu não paguei portes, a minha compra passou um determinado valor e não paguei, demorou foi quase 2 semanas a chegar mas as minhas guias são de 2metros e o material veio de comboio, e correu metade da Europa ate vir para ca...
Pois, eu moro em Torres Vedras.

mas minhas da igus sao as

2x WS-20-80 com 2000mm
2x WS-20  com 1530mm
2x WS-20 com 520mm
 se estiveres interessado....


Os fusos da igus, são caros digo-te já!! mas são impecáveis!

pois o meu dia a dia e trabalhar com a concorrência do SolidWorks, eu trabalho com SoligEdge_ST4 e Alibre 
mas se te safas com o solidworks fazes uma coisa a maneira em chapa, e mandas cortar a laser e barato..

Pá qualquer duvida que tenhas estas a vontade para falar comigo.   ;)




« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, 20:42 por lp_felix »

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #40 em: 22 de Fevereiro de 2012, 22:15 »
Txi ganda viagem entao :P

Ah ja percebi do que tavas a falar. Nop, nao estou interessado nesse tipo de guias. Vou usar veios cromados que aproveitei duma fotocopiadora, mas ainda tenho de comprar um veio de 10mm com um comprimento de 800mm.

Agora preciso é de um sistema para usar com os veios... tipo rolamentos lineares, para mover o "carrinho". Mas encontrei casquilhos autolubricantes na igus, que sai mais barato e queria experimentar. Os gajos ja me contactaram, a informar de um outro produto mais adequado, mas nao estou interessado, que é mais caro. Ver se me mandam as amostras para experimentar...

Cumprimentos
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #41 em: 22 de Fevereiro de 2012, 22:37 »
Pois eu tenho disso mas para 20mm
olha isso nao e o mais indicado, eu podia ser malandro e querer vender-te o que tenho mas eu nao sou assim.
volto a dizer, material igus e bom, mas para cnc nao..

olha és de Leiria e estudas em Évora certo?  combinamos um dia que vás para Leiria e paras aqui em torres e vês o que tenho cá.
e o melhor e ficas a ver a diferença entre guias de rolamento e de casquilho auto lubrificados, o meu grande problema era que se fize-se uma forca mais descentrada tudo bloqueava,  e ficava bloqueado.

agora com as guias que comprei na zapp, tudo impecavel! tem rolamento, faz mais barulho, vai precisar de manutencao, mas funciona.

 Atenção que não te estou a dizer no sentido de desmotivar!! ou querer vender o meu peixe!! apenas estou a alertar para os problemas que tive e não desejo que mais pessoas tenham, eu gastei mais de 1000€ em material na igus que agora esta aqui a um canto.
não faças o mesmo que eu!! lol

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #42 em: 23 de Fevereiro de 2012, 03:03 »
Txi ganda viagem entao :P

Ah ja percebi do que tavas a falar. Nop, nao estou interessado nesse tipo de guias. Vou usar veios cromados que aproveitei duma fotocopiadora, mas ainda tenho de comprar um veio de 10mm com um comprimento de 800mm.

Agora preciso é de um sistema para usar com os veios... tipo rolamentos lineares, para mover o "carrinho". Mas encontrei casquilhos autolubricantes na igus, que sai mais barato e queria experimentar. Os gajos ja me contactaram, a informar de um outro produto mais adequado, mas nao estou interessado, que é mais caro. Ver se me mandam as amostras para experimentar...

Cumprimentos

10mm com comprimento de 800mm vais ter problemas. eu na minha CNC tenho dois guias de 10mm com 300mm de comprimento no eixo do Y e é o eixo que tem mais problemas porque os eixos dobram.:\ Recomendo usares tamanhos mais pequenos ou veios mais espessos :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #43 em: 23 de Fevereiro de 2012, 11:37 »
felix, obrigado pelo convite mas nao vai ser facil ir ate ai, mas obrigado na mesma... Bem entao se calhar tenho mesmo de optar por rolamentos lineares. Pelo ebay ate nao sai muito caro, podia ser bem pior. Tb existe a zapp, tenho de ver o que preciso, que compense comprar la...

O de 800mm é pa cortar ao meio, para ficar com dois de 400mm para o eixo dos X (quando falo em X, muitas vezes vejo na net referenciado como Y. Bem de qualquer maneira é o eixo com maior comprimento...)

Nao sabes quanto penso tens em cima do eixo dos Y's, msaleiro? Vou te cerca de 3Kg acho eu...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #44 em: 23 de Fevereiro de 2012, 12:52 »
No eixo que tem esses veios devo ter a volta de 2 Kg (Dremel + 2 blocos de aluminio e umas peças de nylon). Aconselho mesmo meteres veios mais espessos :\ Pensa que mais vale gastares mais 10€ agora do que depois gastares a refazer uma máquina completa :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com