collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Ontem às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 234158 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #45 em: 23 de Fevereiro de 2012, 13:00 »
Pois se tu so tens 2kg e ja sofre flexão, quanto mais com 3 :P
Thanks
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #46 em: 24 de Fevereiro de 2012, 16:10 »
Boas, alguem me sabe explicar como converto uma peça 3d do solidworks para g-code, se possivel em txt?

Cumprimentos
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #47 em: 24 de Fevereiro de 2012, 16:25 »
Tens de usar um programa de cad-cam... ha varios procurar por cad-cam que encontras varios. eu uso o sprutcam.
mas tens este http://code.google.com/p/heekscnc/  que e free  :P

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #48 em: 24 de Fevereiro de 2012, 17:07 »
Também recomendo esse programa. Mas atenção que o HeeksCNC é um plugin do HeeksCAD, por isso tens que instalar o HeeksCAD primeiro. Se quiseres ter uma visão da toolchain que uso vê aqui: https://thebitbangtheory.wordpress.com/2012/01/10/cnc-software-toolchain-for-linux/
Em breve vou actualizar isso para incluir também o QCad e o FreeCAD que descobri recentemente e especialmente este último é muito bom para o desenho 3D.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #49 em: 24 de Fevereiro de 2012, 22:52 »
Ja instalei o programa e gostei da simplicidade.

Para frezar um cubo, por exemplo, tenho de adicionar uma operação zigzag ne?
So é pena, o programa que fiz em labview nao ler o g-code no formato que é fornecedio pelo Heek's.

Precisava que o comando "N***" desaparecesse e que tivesse espaços entre os comandos e coordenadas, "G01 X92.3 Y45.2" e não "G01X92.3Y45.2"

A nao ser que altere o programa do labview. A maioria do codigo dos outros programas é deste genero?

Abraços


EDIT: Afinal é so alterar o tipo de maquina para Anilam Crusader. Sendo assim o labview ta praticamente programado para frezar peças 3D :D É so adicionar alguns comandos e alterar umas coisitas.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 23:10 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #50 em: 25 de Fevereiro de 2012, 01:05 »
e que tal uns videos!?

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #51 em: 25 de Fevereiro de 2012, 16:22 »
Ok ver se faço uns videos, mas de momento só do arduino a pescar os leds e do labview a trabalhar...
Tenho de mandar vir os componentes para meter os motores a trabalhar...

Cumps...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #52 em: 26 de Fevereiro de 2012, 21:38 »
Boas pessoal

Aqui vao uns videos do labview. Desculpem a qualidade.

O primeiro videos é so uma desmonstração de algumas funções e movimentos. Vejam os leds a piscar, quando o carrinho tiver um periodo superior a 250ms. Nao vejam no carrinho com 100ms pois nao vao ver nada de jeito devido ao filme...


O segundo video é a frezagem da trilha abaixo feita em Eagle. O grafico do labview mostra o progresso, mas tem algumas linhas amais, pois mostra tambem os movimentos dos carrinhos quando nao estão a frezar.



O terceito video é a furar o pcb. O carrinho do X e do Y movem-se para a coordenada correspondente. Quando chega la o carrinho dos Z vai de 0.1 a 0, depois a 0.15 e finalmente a 0.1. Tem um movimento amais, devido a testes. Devia de ir de 0 para 0.1... Não liguem.


Abraços
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #53 em: 27 de Fevereiro de 2012, 21:16 »
Boas pessoal.
Vejam la se me sabem ajudar.

Nas cnc's nos temos dois tipos de movimentos para os seguinte comandos (g-code). O comando que movimenta a cnc rapidamente, sem fresagem (movimentos livre = G00) e o comando que movimenta a cnc à velocidade adequada de fresagem,  com fresagem (movimentos de fresagem = G01).

Mas como as cnc's regulam a velocidade? Atraves do tempo entre cada passo ou atraves de alterações de corrente/tensão? Full step e Half step?

Se for atraves de tempos, na minha nao compensa pois ja é lenta demais :P
Atraves de aumentos de tensao ou corrente da? Eu penso que nao, mas nao sei...
So me resta alterar o tipo de passo. Para G00 fullstep e para G01 halfstep. Fico com a presição de que preciso quando fresa e tenho um ligeiro aumento da velocidade para os movimentos livre.


Edit: Lol o meu programa flipou :P Agora consigo correr o programa com tempos entre ciclos menores do que conseguia dantes conseguia. Mas primeiro tenho de correr o programa com um tempo superior. Depois baixo o tempo e ja funciona correctamente. Que cena mais estranha
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, 23:25 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #54 em: 29 de Fevereiro de 2012, 13:45 »
Viva c3dr1c,

Antes de mais, está a ficar com bom aspecto, dominas LabView! :)

realmente existe diferença entre o comando G00 e o G01. O primeiro serve para movimentar a máquina quando não está a cortar e à maxima velocidade que ela puder dar/esteja configurada para dar. Depois o comando G01 é diferente pois leva mais um parametro tipo "G01 X20 Y30 z0 F100" é o parametro F (de Feed rate) que diz qual a velocidade do deslocamento, aquele valor pode ser interpretado de varias formas dependendo do controlador, mas regra geral sao mm por minuto.

Como estas a usar motores de passo tens de jogar com a velocidade/frequencia com que mandas os impulsos e não com a tensão/corrente.

Cumps, Mauro.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #55 em: 01 de Março de 2012, 13:53 »
Pois entao restame usar o tipo de passo como modificador de velocidade dos carrinhos. É que a minha maquina ta lenta e os feed rates costumam ter velocidades mais rapidas que as que consigo.
Mas tambem ainda nao optimizei o codigo, muito menos o codigo de envio de informação po arduino.

Umas das possibilidades para aumentar a velocidade geral do sistema, era usar codigo arduino para mandar os impulsos para os motores e depois o arduino informava o labview quando os carrinhos chegassem aos seu destino. E ao mesmo tempo resolvia a questao de ter de trabalhar em [ms] em vez de [us] (mais precisão :D). Mas por enquanto nao me quero meter nisto. Talvez mais pa frente.

Abraço
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #56 em: 01 de Março de 2012, 14:00 »
 ;D
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #57 em: 01 de Março de 2012, 17:09 »
c3dr1c,

é uma opinião pessoal, mas eu n fazia isso! estás a fazer uma coisa de raiz tens possibilidades de fazer isso como deve ser, inclui o parametro F no teus comandos.

hoje tens uma maquina lenta, amanha podes ter um ferrari.

cumps mauro.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #58 em: 01 de Março de 2012, 20:49 »
Tb é verdade mauro. E como disse nao optimizei  codigo. Bem mas isso vai ficar po fim, tenho de pensar bem nisso.

Aproveito para tirar uma duvida. Tenho uma fonte de alimentação AT com 12V 15A. Portanto eu dentro da fonte, hei-de ter um transformador de 230V para 12V que suporta 15A no minimo. Ou eles podem utilizar outros metodos, como electronica de potencia ou algo que eu nao perceba e nao tem de ser assim? :P

Thanks e cumprimentos
« Última modificação: 01 de Março de 2012, 21:16 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #59 em: 01 de Março de 2012, 21:28 »
As fontes dos pc são fontes comutadas, tem transformadores dentro mas são de alta frequência e não funcionam a 220v, nem têm saidas fixas, quem faz o controlo de voltagem é electrónica e loops de feedback.
Nunca ouviste falar em SMPS/fonte comutada?!
Avr fanboy