collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Hoje às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 234111 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #60 em: 01 de Março de 2012, 22:08 »
Neps, eu sou muito novo a lidar com electronica. Sei o basico, mas so ha pouco tempo é que comecei a investigar. Isto, apesar do curso que estou a tirar (mecatronica), na pratica é mt diferente.

Entao quer dizer que ando um bocado desorientado. Estava a pensar que era so tirar da fonte o transformador e fazer o circuito de rectificação e estabilização...
E provavelmente os pcb's que tirei das fotocopiadoras, tb utilizam a mesma tecnologia. Será muito dificil fazer uma fonte dessas?

E ja agora, vou ter de utilizar dois arduino para ter saidas suficientes para a cnc. O meu arduino é montado numa breadboard para poupar dinheiro, com um conversor USB TTL da silicon labs cp2120. Acham que consigo fazer o mesmo com um ATMEGA2560? Tipo, contactava uma empresa para me soldar o micro a uma pcb, que tivesse pinos com distancia entre eles igual à distancia entre os furos das breadboard's. Depois utilizava essa pcb na breadboard com o conversor. O circuito deve ser o mesmo ne? Uns condensadores, resistencis, um cristal, um botao e ja ta. Ou é mais complicado?


Depois o
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #61 em: 01 de Março de 2012, 22:10 »
E porque não usar um atmega644p, que tem 40 patas em vez de 28?
Uma SMPS para 15A não é coisa que se faça sem perceber MUITO de electrónica, porque é que não usas a fonte ATX?
Funciona, está feita e se queimar tens milhares iguais para comprar ao preço da chuva?
Por 20/30€ que elas custam nem condensadores compras.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #62 em: 01 de Março de 2012, 22:22 »
Asserio nem condensadores compro? Fogo... Entao é mesmo caso para usar uma fonte atx. Tenho algumas em casa e tudo. Mas como projecto de curso era bom eu desenvolver o maximo de "componentes" possiveis. Se fosse com uma fonte dita "normal" era um circuito simples penso eu. Mas tinha de arranjar entao um transformador dos "normais" com uma boa currente e nao tenho nada disso. Comprar tambem é caro.

Outra ideia seria reaproveitar os componentes das fontes atx e montar eu a fonte comutada, estudando o seu funcionamento. Assim ja nao tinha de gastar dinheiro. É um bocado ironico desmontar a fonte atx com o ciruito pronto e voltar a montar, mas na pratica acaba por ser como se fizesse de raiz, aprendendo o necessario. E claro, o circuito fica mais simples. penso eu :P


EDIT: Brutal esse 644P. Nem fazia a minima que isso existia. Tenho de ir ver o que ha mais da Atmel. É mesmo a solução ideal :D
E funciona com o arduino certo? É tudo a mesma coisa, so mudam algumas caracteristicas...
Tou mesmo contente :P
o chip ATMEGA644P-20PU será o mais indicado? E este ja tem o bootloader gravado?
« Última modificação: 01 de Março de 2012, 22:49 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #63 em: 01 de Março de 2012, 23:19 »
Os circuitos das ATX's já são o mais simples possivel, e não podes andar a alterar o design daquilo á sorte porque o comprimento dos traços para os transistors influencia o funcionamento da fonte.

Para fazer com transformador, precisas de um retificador valente, 15A não é 1A, depois condensadores para filtragem que aguentem com a corrente de ripple, depois precisas de fazer um regulador de tensão para teres 12V estáveis, coisa que envolve alguma electrónica e vai dissipar muita energia sob a forma de calor se for um sistema linear.

Quando ao atmega644p em Arduino pesquisa por sanguino, é um arduino com um atmgea644p e no site dizem como meter o IDE a falar com ele e a compilar código para ele.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #64 em: 01 de Março de 2012, 23:48 »
Ok entao vai ser mesmo a fonte atx :P

Uma coisa, com o sanguino vou ter de alterar a interface para se conectar ao labview? É que nao percebo nada disso  :-\
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #65 em: 01 de Março de 2012, 23:57 »
Ele fala serial tal como um Arduino e serial é serial, quer seja do arduino ou um adaptador qualquer usb-serial.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #66 em: 02 de Março de 2012, 13:05 »
Fixe, entao em principio funciona na boa e o meu problema fica resolvido. Ainda por cima a 4€ e pouco sai bastante barato. Se eu soubesse nem tinha comprado o atmega328 :P

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #67 em: 02 de Março de 2012, 19:27 »
c3dr1c,

é uma opinião pessoal, mas eu n fazia isso! estás a fazer uma coisa de raiz tens possibilidades de fazer isso como deve ser, inclui o parametro F no teus comandos.

hoje tens uma maquina lenta, amanha podes ter um ferrari.

cumps mauro.

Agora lembrei-me que talvez ha-ja mesmo a possibilidade de aumentar a velocidade. Utilizando um L297 e pwm do arduino, supostamente o l297 "agarra" na onda quadrada e constroi os impulsos necessarios. Ou seja deve funcionar bem mais rapido :D

Mas primeiro vou contruir so com o l298 porque se nao o labview fica muito mais simplificado e ja na tem tanto valor na avaliação. Posteriormente construo os drivers com o L297 para ficar com maior velocidade.

Entao vou mesmo usar os fedd rates como dizias. Mas por exemplo, usando o Heek's cad, como é que ele calcula esses valores? Supostamente depende do tipo de material, mas nao encontro nenhuma opção para seleccionar no programa, o material da peça.

Abraços pessoal
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #68 em: 06 de Março de 2012, 12:56 »
Boas pessoal.

Bem modifiquei um pouco a aparencia do programa e adicionei-lhe um controlo manual que permite desenhar circunferencias e/ou arcos de circunferencia.
O objectivo é mais tarde adicionar-lhe um comando manual com joystick e mais algumas funcionalidades.

Umas pics:




Abraços
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #69 em: 12 de Março de 2012, 04:18 »
Boas pessoal.
Alguem me aconselha um sensor de corrente, minimo 6A, para usar com o arduino? Vai servir para medir a corrente dos motores.

EDIT:

Ta aqui o diagrama de blocos do L298:


Nao entendo duas coisas. Para que serve o Vref? Para defenir o valor high da logica TTL, usada no L298?
E como funcionam os sensores de corrente? Se RSA=0,5Ohm, vou obter uma tensão em SENSE A de acordo com a corrente que passa no motor?
Se sim posso utilizar um ampop para dar-me uma saida entre 0 e 5V e ligar a um pino analogico do arduino, certo?
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 12:34 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #70 em: 16 de Março de 2012, 19:41 »
Boas pessoal.

Bem pelo que tive a ler o "pino" SENSE funciona como perguntei no post anterior.
Ja encomendei os compinentes para poder montar e testar os circuitos de potencia.

Tambem encomendei uns samples de uns enconders magneticos, que encontrei ca no forum, da austriamicrosystems e chegaram hoje. Demoram 3 dias e vieram muito bem embalados. 5 estrelas.
Tambem pedi os imans para os enconders e uns joystick's pequenos, tipo de telemovel ou mp3.

Agora ver se começo a estudar a comunicação entre o arduino e os enconders.
São é smd... Talvez me lance ao desafio de os soldar, tenho aqui fluxo em pasta e tudo. Mandaram 3, que é o minimo que podem mandar  ;D Um para cada eixo, XYZ  ;D Devia ter pedido mais para o caso de fazer borrada :P


Quanto à mecanica, ja tenho a placaa de aluminio de 5mm de espessura e meio metro por meio metro.
Na minha balança de casa de banho pesa cerca de 4Kg  :P Pensava que pesava para ai uns 2...
A placa agora vai ser cortada às peças numa CNC. As chumaceiras lineares e as chumaceiras de rotação tambem ja estão encaminhadas.

Os veios so falta para o eixo dos X. Acho que vou usar 16mm pois ainda vao suportar um bom peso.
Onde me aconselham comprar? Fui ver ao Aki mas sao uma bela porcaria.

Os varoes roscados acho que vou comprar no AKI para ver se poupo algum dinheiro. Mas ainda estou um bocado reticente pois vergam com alguma facilidade. Se bem que so vao sofrer forças de tracção/compressão. Mesmo assim posso ter problemas nas forças de compressão nao acham?


Ao programa ja acrescentem funcões manuais. Depois faço um video com boa qualidade.

Bem e é tudo.
Abraços pessoal.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #71 em: 17 de Março de 2012, 18:46 »
Boas pessoal.

Alguem me pode ajudar numa coisa simples mas que me ta a dar dor de cabeça? :P

Tenho de ligar um opto interruptor ao arduino. Ele é composto por um diodo emissor de IR, um fototransistor de 3 pinos e provavelmente deve ter uma resistencia smd la dentro acoplada ao diodo.

É tipo isto:


Tou a fornecer corrente de 3.3V e a ligar o outro pino ao ground. O do meio estou a ligar a um input analogico do arduino. Mas o valor está sempre a variar, tem muito ruido. Provavelmente falta aqui algumas resistencia. Será?
Experimentei ligar uma de 10K do pino analogico ao ground, mas o valor baixa logo para 0.

Cumps...

EDIT: Ja agora...







« Última modificação: 17 de Março de 2012, 19:19 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #72 em: 17 de Março de 2012, 20:46 »
Se puderes tirar uma foto da parte de baixo do sensor era bom, para ver se já tem a resistência de pull-up. Com resistência de pull-up e ligado a uma entrada digital deve funcionar..

Esses integrados são mesmo o que?
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #73 em: 17 de Março de 2012, 21:06 »
Tem la uma resistencia smd...



As fotos sao dos samples dos encoders magneticos e de uns joysticks que mandei vir da austriamicrosystems.

Encontrei estes veios na net. Baratos pelo pouco que tenho visto na net. Agora a questão é se sera que valem alguma coisa? Ja mandei uma mail com umas perguntas :D
http://www.formafantasia.pt/evolucao-16-mm-/5949-varao-inox-16mm.html

Cumps
« Última modificação: 17 de Março de 2012, 21:08 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #74 em: 17 de Março de 2012, 21:30 »
Vais usar encoders onde?
Deves usar aço rolado para movimento linear, cheira-me que esse varão de inox é oco por dentro e não maciço, para além de que vai ter empenos que isso tem cara de ser para pendurar cortinados.
Avr fanboy