collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fechadura de casa  (Lida 8297 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Fechadura de casa
« em: 10 de Março de 2017, 08:08 »
Olá,

Quando compram uma casa (em que já existiam lá pessoas a viver) o que se costuma trocar (para garantir mais segurança) na porta? A fechadura na sua totalidade ou apenas o canhão?

A porta que tenho é da marca Mottura e é assim:


Tirando os espelhos temos acesso ao canhão, não sei se basta substituir o canhão por um outro (com outro tipo de chaves) ou se é preciso tirar tudo.. Alguém sabe?

Já agora, alguém costuma por 2 fechaduras na mesma porta (de estilos diferentes) para ser mais complicado de arrombar? Acho que o que se costuma meter agora são aquelas fechaduras com chave perfurada.. mas não sei até que ponto são melhores ou piores para arrombar.
 

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Fechadura de casa
« Responder #1 em: 10 de Março de 2017, 08:53 »
numa fechadura basta mudar o canhao para ela ficar logo diferente do que era antes. :)
nalgumas fechaduras desse tipo nao sei se sera possivel mudar o canhao, mas se for sempre deve ficar mais barato.
convem é ser feito por quem entenda disso. por aquilo que ja vi de algumas fechaduras de alta segurança por dentro nem todas tem um "verdadeiro" canhao, mas sim um conjunto de peças que fazem o mesmo trabalho.

quanto mais "intrincado" for o desenho da chave mais dificil sera copia-la ou abrir a fechadura penso eu.
ja vi portas com 4 fechaduras todas diferentes, acho que isso vai um bocado conforme a ideia do morador.

antes de mudares o canhao ou a fechadura procura na net quao facil seja de abrir essa fechadura.
sei que ja houve videos a correr no youtube a mostrar como se abria fechaduras de segurança em tres tempos, porque um predio onde faço manutençao de domotica, teve problemas com assaltos precisamente por causa disso. a administraçao do comdominio andou a investigar na net e descobriu videos a ensinar a abrir as fechaduras que eles tem nas portas de entrada.

Tambem sei por experiencia propria de trabalho que as fechaduras de segurança tem um "canhao" de obra que vem de origem na fechadura para ser usado enquanto o edificio ainda esta em obras. a medida que as pessoas vao comprando os apartamentos, esses "canhoes" vao sendo mudados pelo construtor.
mas nem sempre isso acontece. O "canhao de obra" é igual em todas as fechaduras da mesma marca e facil de abrir porque so existe um modelo de chave para todas as fechaduras.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fechadura de casa
« Responder #2 em: 10 de Março de 2017, 09:04 »
Pois, eu vou pedir a alguém se calhar para trocar. Ontem estive só a ver o grau de dificuldar mas não me pareceu complicado, tirei os 2 espelhos, por dentro tem tido o canhão preso com 2 parafusitos e sai bem.. à partida deve ser só substituir por outro digo eu.

Estou seriamente a pensar meter outra fechadura, dá mais trabalho para entrar mas garante um pouco mais de segurança.

Thanks

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Fechadura de casa
« Responder #3 em: 10 de Março de 2017, 09:18 »
se essa fechadura so tem um canhaozito com tantas trancas, entao nao tem lá grande segurança, ate mesmo pelo uso constante de todas as trancas a patilha do canhao ha-de ir embora relativamente rapido pela força que tem que fazer em todas as trancas...

 dá mais trabalho e tambem é mais cara uma fechadura a serio...
o ultimo preço que soube duma parecida com essa, era 200 euros, mas pode compensar, pois...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fechadura de casa
« Responder #4 em: 10 de Março de 2017, 09:32 »
Não se pode tirar um canhão numa fechadura de segurança.

O que se faz é levar a fechadura e pedir para se mudar o "SEGREDO", são algumas chapas metálicas que eles trocam, recebendo as antigas ao levantar, convém referir o nº de chaves que costumam ser 3.

Ter duas fechaduras é mais seguro, mas cada vez que se quer abrir a porta é um atrofio, principalmente quando se tem as mãos ocupadas, 2 trincos a não ser que se bloqueie algum.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fechadura de casa
« Responder #5 em: 10 de Março de 2017, 13:25 »
Há fechaduras sem trincos, até são mais pequenas.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fechadura de casa
« Responder #6 em: 10 de Março de 2017, 22:44 »
Alem de mudar a fechadura, que tal criar um sistema tipo dos carros em que só destranca com a chave própria ou se for com uma chave falsa dispara um alarme imediatamente.
PDI

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fechadura de casa
« Responder #7 em: 10 de Março de 2017, 22:48 »
ui.. isso já seria uma fechadura xpto..  ::)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fechadura de casa
« Responder #8 em: 11 de Março de 2017, 00:17 »
Fazes uma custom, actuadores lineares e guias lineares de 30mm a entrar nas paredes meio metro para cada lado, uma bateria pendurada na porta caso falte a eletricidade, um receptor BT e uma app no tijolo a pedir um código.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Fechadura de casa
« Responder #9 em: 11 de Março de 2017, 12:57 »
Veio cá o sr das portas. Disse que esta fechadura não dá para alterar o canhão.. Teria que se substituir todo o sistema da porta e recomendou trocar a porta para uma Dierre e com aquelas chaves perfuradas.. Lá terá de ser.. Uma pipa de mass.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fechadura de casa
« Responder #10 em: 11 de Março de 2017, 13:10 »
E se me meteres só uma 2ª fechadura, sem trinco? Manténs essa.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Fechadura de casa
« Responder #11 em: 11 de Março de 2017, 13:24 »
mesmo que a fechadura nao dê para alterar o canhao, da sempre para mudar a fechadura completa. ele quer é vender uma porta nova que ganha uma pipa de massa com isso ao inves de vender apenas uma fechadura...
pá, pegas na fechadura ou na foto dela e vais as casas de fechaduras ver se encontras uma compativel com as trancas. fica-te mais barato que uma porta da DIERRE....


ou entao mete um trinco electrico com um leitor de impressoes digitais. ainda te sai mais barato se calhar que uma fechadura nova...
« Última modificação: 11 de Março de 2017, 13:27 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fechadura de casa
« Responder #12 em: 11 de Março de 2017, 13:30 »
Fazes uma custom, actuadores lineares e guias lineares de 30mm a entrar nas paredes meio metro para cada lado, uma bateria pendurada na porta caso falte a eletricidade, um receptor BT e uma app no tijolo a pedir um código.

E compras o material todo baratinho e no ebay que é para nunca ficares preso do lado de fora :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fechadura de casa
« Responder #13 em: 11 de Março de 2017, 13:32 »
E não esquecer que portas da Dierre depois sabe a 100€ cada cópia da chave, e 2 a 3 semanas de espera, já morei em N casas com portas dessas e sempre que algum artista perdia uma chave era sempre um filme..

As fechaduras com leitura de impressão digital maior parte é uma came de plástico ou um metal sinterizado, até á mão rebentas a fechadura..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Fechadura de casa
« Responder #14 em: 11 de Março de 2017, 13:40 »
As fechaduras com leitura de impressão digital maior parte é uma came de plástico ou um metal sinterizado, até á mão rebentas a fechadura..

se usares um trinco electrico a serio, por acaso a DIERRE ate vende e nao sao caros, nao tens uma unica peça de plastico. e tambem ha leitores de impressao digital em caixa metalica antivandalismo., depois é so  fazer um pequeno circuito de adaptaçao do sinal de comando do leitor e juntar-lhe uma bateria das pequenas. ou nem isso...

de todas as fechaduras electricas que ja instalei nenhuma tinha peças plasticas...
estava a falar de trincos deste tipo:
http://www.aroco.pt/wp-content/uploads/2015/04/1730.png

mais um edit so para deixar aqui o link duma empresa de portas que da para ter uma ideia do tipo de fechaduras e canhoes de segurança: http://www.tecnoporta.pt/index.php
« Última modificação: 11 de Março de 2017, 13:46 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."