collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"  (Lida 5891 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« em: 02 de Agosto de 2010, 00:45 »
Viva,

A campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos" consiste numa campanha, com iniciativa do CRID, para adaptar brinquedos que possuem algum sistema eléctrico para crianças com deficiência, realizada pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica da ESTG - IPLeiria.
Pensando nas crianças com deficiências motoras, estas nem sempre conseguem utilizar os brinquedos (falamos muitas vezes de carregar num botão por exemplo).



Assim, pegamos em cada brinquedo e colocamos um botão maior para as crianças poderem utilizá-los.. Uma adaptação trivial que já fez muita criança sorrir...!

Deixo aqui o blog oficial da campanha... Quem quiser ajudar, pode fazer-nos chegar alguns brinquedos!

Já tivemos duas reportagens televisivas e no próximo ano esta iniciativa terá uma dinâmica muito maior..!  ;)

http://adaptacaobrinquedos.blogspot.com/
« Última modificação: 02 de Agosto de 2010, 10:32 por TigPT »
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #1 em: 02 de Agosto de 2010, 00:48 »
Eu já tinha visto na televisão mas nunca percebi como poderia ajudar(também nunca cheguei a fazer uma grande pesquisa sobre isso :s). Se puderes dizer em que podemos ajudar, se essa ajuda é só a nível de doar brinquedos, se podemos ajudar nas ideias de os alterar, se há informação sobre as alterações que devem ser feitas(através disto até se poderia criar brinquedos de raiz).

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #2 em: 02 de Agosto de 2010, 00:57 »
Eu já tinha visto na televisão mas nunca percebi como poderia ajudar(também nunca cheguei a fazer uma grande pesquisa sobre isso :s). Se puderes dizer em que podemos ajudar, se essa ajuda é só a nível de doar brinquedos, se podemos ajudar nas ideias de os alterar, se há informação sobre as alterações que devem ser feitas(através disto até se poderia criar brinquedos de raiz).

Obrigado pela resposta! ;)

O que se passa é o seguinte: O CRID (Centro de Recursos de Inclusão Digital) da Escola de Educação da Leiria tem a responsabilidade de recolher brinquedos usados que possuam alguma componente eléctrica. Depois, nós alunos do Departamento de Electrotecnica adaptamos os brinquedos. Esta adaptação foi feita em "regime intensivo" na época do Natal e depois "foi-se fazendo".. Contudo, para o ano queremos tornar isto uma prática comum, com vários brinquedos adaptados todos os dias/semanas...

Podem ajudar, doando os brinquedos! A ideia de criar um brinquedo parece interessante mas penso que não se enquadra nesta campanha, visto que enviamos vários brinquedos para cada centro de crianças e as próprias crianças vão brincando com diferentes brinquedos... se fizessemos um "template" de brinquedo não haveria essa variedade..

Que te parece? ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #3 em: 02 de Agosto de 2010, 00:59 »
Mas então quem é de fora(de Leiria) só pode mesmo ajudar doando brinquedos?
A ideia do brinquedo de raiz não era criar um brinquedo e multiplicar por mil, era mais do género, pegar por coisas que tivéssemos em casa, tipo uma matriz de leds, uns botões, e tentar criar algo divertido, mas para isso era necessário perceber de que maneira interagem com os brinquedos.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2010, 01:01 por metRo_ »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #4 em: 02 de Agosto de 2010, 01:10 »
Mas então quem é de fora(de Leiria) só pode mesmo ajudar doando brinquedos?
A ideia do brinquedo de raiz não era criar um brinquedo e multiplicar por mil, era mais do género, pegar por coisas que tivéssemos em casa, tipo uma matriz de leds, uns botões, e tentar criar algo divertido, mas para isso era necessário perceber de que maneira interagem com os brinquedos.

Sim, a ideia é essa. Quem é de fora de Leiria apenas pode ajudar doando brinquedos, visto que nós adaptamos. A adaptação é simples: colocamos uma ficha jack em paralelo com a função do brinquedo que queremos que o botão que vai ligar à ficha efectue.. O brinquedo adaptado fica apenas a fazer uma função mas a ideia é ficar com uma maneira genérica para as crianças brincarem com todos os brinquedos.. Um exemplo: http://adaptacaobrinquedos.blogspot.com/2009/11/adaptacao-de-brinquedos-parte-tecnica.html

Mas a tua ideia é muito boa. Podiam-se fazer coisas muitos engraçadas...  Posso falar com o TigPT e fazer uma espécie de parceria com a LR em que os membros podem criar uns brinquedos muito simples e divertidos... ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #5 em: 02 de Agosto de 2010, 09:45 »
(...)
Mas a tua ideia é muito boa. Podiam-se fazer coisas muitos engraçadas...  Posso falar com o TigPT e fazer uma espécie de parceria com a LR em que os membros podem criar uns brinquedos muito simples e divertidos... ;)

Parece-me uma excelente ideia!
Pelo que leio por aqui, acho que existem muitas competencias neste forum e que podem vir a ser muito uteis.


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #6 em: 02 de Agosto de 2010, 10:43 »
O tr3s e o ricardo reis mostraram-me à uns tempos uns bonecos que fizeram com atmega168 e display de 7 segmentos a fazer de cabeça do boneco (olhos) e um ldr... e este tinha estado de humor, batimento cardíaco que era mais lento quando estava escuro e o boneco estava a dormir, etc.. ficou muito engraçado mas certamente podia ser mais trabalhado ainda.

Acho que já tinha ouvido qualquer coisa sobre a campanha mas já lá vai muito tempo. Tinha ficado com a ideia de que tinha sido pontual.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #7 em: 02 de Agosto de 2010, 14:10 »
O tr3s e o ricardo reis mostraram-me à uns tempos uns bonecos que fizeram com atmega168 e display de 7 segmentos a fazer de cabeça do boneco (olhos) e um ldr... e este tinha estado de humor, batimento cardíaco que era mais lento quando estava escuro e o boneco estava a dormir, etc.. ficou muito engraçado mas certamente podia ser mais trabalhado ainda.

Acho que já tinha ouvido qualquer coisa sobre a campanha mas já lá vai muito tempo. Tinha ficado com a ideia de que tinha sido pontual.

A questão de ser trabalhado tem a desvantagem de ser mais caro.. Por isso é que aproveitamos brinquedos usados, assim nao temos grande despesa...

Inicialmente a ideia era pontual, mas agora tá a tornar-se algo relevante ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #8 em: 28 de Setembro de 2010, 12:10 »
Viva pessoal,

Estão a chegar duas e óptimas novidades para todos nós...!!

Eu e o TigPT estamos a trabalhar em duas ideias que vão "rebentar" nos próximos dias..!

Desvendo um pouco o véu... pelo menos um de vós estará no dia 3 de Dezembro em Leiria, numa Gala de Entrega de Brinquedos, juntamente com uma pessoa bem conhecida da nossa política, bem como de duas apresentadoras da TVI..! ;)

Haverá também prémios para vocês..! ;)

Estejam atentos...! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #9 em: 28 de Setembro de 2010, 15:45 »
Isso são boas noticias :)

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #10 em: 28 de Setembro de 2010, 15:46 »
Viva pessoal,

Estão a chegar duas e óptimas novidades para todos nós...!!

Eu e o TigPT estamos a trabalhar em duas ideias que vão "rebentar" nos próximos dias..!

Desvendo um pouco o véu... pelo menos um de vós estará no dia 3 de Dezembro em Leiria, numa Gala de Entrega de Brinquedos, juntamente com uma pessoa bem conhecida da nossa política, bem como de duas apresentadoras da TVI..! ;)

Haverá também prémios para vocês..! ;)

Estejam atentos...! ;)

leiria, local onde moro, talvez dê la um salto :)

já agora onde apareceram novidades?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Campanha "1000 Brinquedos por 1000 sorrisos"
« Responder #11 em: 03 de Outubro de 2010, 22:53 »
As novidades vão aparecer neste post (ou num post novo mas nesta secção) durante esta semana.. Falta só acabar de afinar umas coisas entre a ESTG e a LusoRobotica!  ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein