collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construção CNC - Controladora, Motores e Software  (Lida 85234 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« em: 25 de Março de 2011, 23:58 »
Abri aqui o tópico porque achei que era o melhor quadro para este tema.

Discutam aqui a parte de controladora, motores e software para uma CNC.

Alguém está interessado nesta controladora.?
http://viewitem.eim.ebay.pt/CNC-TB6560-3-Axis-Stepper-Motor-Driver-Controller-Board/250789782935/item
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 00:11 por ruicosta93 »
Rui Costa

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #1 em: 26 de Março de 2011, 00:34 »
Eu nao vou puder gastar muito dinheiro com a maquina, porque e mesmo so um hobby... Se alguem quiser ajudar no desenvolvimento de uma placa controladora, que me diga alguma coisa;)

StarRider

  • Visitante
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #2 em: 26 de Março de 2011, 00:35 »
Boas,

Rui, penso que se deve escolher a electrónica depois de dimensionar a parte mecânica da CNC, ou seja, uma coisa está dependente da outra, e primeiro seria bom pensar as dimensões da CNC para podermos calcular o torque necessário para os motores, assim como o numero de eixos que vamos controlar, e depois escolher um controlador que seja adequado.

No entanto, essa board baseada no TB6560 é sem duvida uma escolha acertada, tem boa potencia, tem possibilidade de microstep, etc, funciona com steppers bipolar (que são em geral mais baratos) e abrange um vasto leque de possíveis soluções/dimensões mecanicas para a CNC.

Já tive a oportunidade de testar uma board dessa (mas a versão de 4 eixos) e posso dizer que o seu desempenho é muito bom, só temos que ter cuidado na ligação correcta dos motores.

O TB6560 custa no mercado cerca de 9 euros ... pelo que 38 euro por uma placa CHOPPER com todas as características desta é praticamente de borla !

A solução a seguir é sem duvida um controlador chopper, esquecem as pontes H, acho que nem se falava mais no assunto, ficamos por esta board que é perfeita.

A escolha de software (interpretador de GCODE) quanto a mim deve ficar ao critério de cada um, uma vez que existem várias soluções para diversos SO.  Para Windows o melhor, quanto a mim, é sem duvida o Mach3, para Linux temos o EMC ... 95% do pessoal usa um destes dois.

No que toca aos motores, pois ai temos mesmo que pensar antes nas dimensões e tipo de CNC que se vai construir.

Abraços,
PA
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 00:55 por StarRider »

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #3 em: 26 de Março de 2011, 00:50 »
Pois. Eu pensei em comprar essa controladora porque me pareceu bastante versátil.

não achei muito cara porque se calhar se fizer em casa uma gasto quase o mesmo.

Dá para varios tipos de motores. e tem porta lpt e a outra para controlo manual.

ALÉM DAQUELAS PROTEÇÕES PARA O PC. É UMA CONTROLADORA BEM PROJECTADA.

quantos as dimensões para o cnc queria algo de x=1m y=0,5m z=0,20m.

Até ja acho grande.

Podes ajudar ai na escolha dos motores para estas dimensões?

é mais para pvc expandido, balsa e aluminio.
Rui Costa

StarRider

  • Visitante
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #4 em: 26 de Março de 2011, 01:23 »
Pois. Eu pensei em comprar essa controladora porque me pareceu bastante versátil.

não achei muito cara porque se calhar se fizer em casa uma gasto quase o mesmo.

Dá para varios tipos de motores. e tem porta lpt e a outra para controlo manual.

ALÉM DAQUELAS PROTEÇÕES PARA O PC. É UMA CONTROLADORA BEM PROJECTADA.

quantos as dimensões para o cnc queria algo de x=1m y=0,5m z=0,20m.

Até ja acho grande.

Podes ajudar ai na escolha dos motores para estas dimensões?

é mais para pvc expandido, balsa e aluminio.

Boas Rui e restante pessoal,

Penso que 200mm no eixo Z é demasiado, mas não é impossível. 

O problema com o dimensionamento do eixo Z tem a ver com o facto de que quanto maior for o curso útil deste eixo maior têm que ser os suportes do eixo X e maior tem que ser a cabeça do eixo Z, o que leva a um aumento de peso sobre os lineares do eixo Y, o que leve a um redimensionamento do mesmo, o que leva a um maior custo... é um efeito bola de neve.

Na minha opinião, e acredita que serve perfeitamente para todos os trabalhos, 150 a 160mm de curso no eixo Z é suficiente, este curso representa a maior dimensão da peça que vais trabalhar e não a "distancia"  da mesa à ponta da ferramenta que estás a usar, ou seja, pode ter uma fresa cuja ponta fica a 200mm da mesa uma vez que podes ajustar a altura do suporte do spindler.

1000mm no eixo Y e 500mm no eixo X são perfeitamente possíveis, mas o custo vai subir pois com 1000mm os suportes dos lineares vão ter que ser apoiados para evitar flexões mecânicas. Por exemplo, um varão redondo de 20mm de diâmetro apoiado somente das extremidades tem uma flexão no ponto C/2 (e meio do varão) de 0,2mm quando lhe é aplicado um peso de 6Kg.

Ou seja, se quiseres fazer PCB milling essa flexão de 0,2mm vai interferir no corte do cobre que tem apenas 0,14mm de espessura. Isto tudo para dizer que o custo é exponencial ao cursos dos eixos.

Para essas dimensões, e dependendo do material a usar na construção e no peso sobre os eixos, vais necessitar de uns motores com cerca de 3Nm de torque, o que podes conseguir com por exemplo estes : http://viewitem.eim.ebay.pt/3-Stepper-Motor-31Nm-Nema23-439oz-1yr-Warranty-cnc-/110664681377/item ou outros com as mesmas características (podes ir mesmo pelas dimensões dos stepper pois geralmente estas estão directamente relacionadas com o torque do motor, neste caso um Nema23 com mais de 60mm de comprimento).

Abraços,
PA

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #5 em: 26 de Março de 2011, 01:35 »
Tu usaste que dimensões na tua.

Eu com 1 m já tou a dar espaço de manobra porque eu não vou cortar peças maiores que 500mmx500m.

Qual é as dimensões que me aconselhas para o cnc sendo coim o objectivo de evitar esses custos a mais.

Tenho que postar aqui a parte mecanica para dares uma opinião. Porque tou a ver que vou ter que refazer maior parte.

Ah outra pergunta. esses motores que me mostraste tem de levar com 24 v, certo?
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 01:40 por ruicosta93 »
Rui Costa

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #6 em: 26 de Março de 2011, 01:42 »
pelo menos temos um homem disposto a ajudar e que sabe do assunto :P


eu vou lemdo o que escrevem e mais tarde irei começar a fazer perguntas, mas as dimensões que irei usar será provavelmente 70 ou 800mm por 500mm e o curso de 150 ou 160mm no z

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #7 em: 26 de Março de 2011, 03:42 »
Só uma pergunta, como é que se apoia o veio roscado a meio?
Depois como é que a mesa ou o gantry se move com o suporte a meio do varao roscado?
Ou é só os carris/suportes é que sao apoiados?
Mesmo assim nao estou a chegar la  :-[

E já agora, muito boa iniciativa e partilha de informação!!!

Outra coisa, conheces algum controlador decente USB?
Sei que a reprap usa o Arduino, mas por exemplo o MACH3 pode receber mil e um sinais de end switchs, paragens de emergencia e mais não sei quantos sinais, coisa que  não me parece que o Arduino usado nas RepRap faça, até porque são coisas completamente distintas.
Achas que quem está a pensar fazer um CNC deva arranjar assim um pc antigo com porta paralela?
Ainda á tão pouco tempo foram tantos para a reciclagem da universidade :(
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 03:45 por senso »
Avr fanboy

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #8 em: 26 de Março de 2011, 13:39 »
Tive a ler um guia de como configurar o mach3 e ainda fiquei mais confuso do que já estava.

Lá falava em limites, Estop, e Home.

Limites e estop sei o que é.

Agora o Home pelo que percebi é onde o carrinho começam. Mas cada vez está a assustar mais.

Como é que a maquina detecta a placa que tem para cortar. por exemplo no eixo dos z. ela não sabe qual a espessura da placa que tem para trabalha.

Fiquei bastante  confuso.

Alguem que me possa dar algumas explicações sobre isto.
Rui Costa

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #9 em: 26 de Março de 2011, 14:08 »
Home se não me engano é meter o cnc a 0,0,0, e usa os limit switch para saber onde é o 0.
O eixo dos Z tu defines a espessura da peça quando a crias num CAM e depois dá para dizer ao Z qual a altura da mesma.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #10 em: 26 de Março de 2011, 14:38 »
home pode não ser apenas o 0,0,0 da maquina mas também o sitio onde a maquina começa a cortar, em algumas funciona com os limit switch, outras com encoders e penso que na ausência destes o software pode contar os passos dados e subtrai-los no final

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #11 em: 26 de Março de 2011, 16:59 »
Boas!

para uma "máquina" com 500 x 700 x 100, mas que consiga trabalhar com aluminio, que motores irei precisar? e que placa controladora?


Thanks

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #12 em: 26 de Março de 2011, 17:30 »
Obrigado senso.

Era isso que nao tava a perceber. não tava a ver como o programa ia adivinhar a espessura da peça.

Acho que o home vou por os limites.

Boas!

para uma "máquina" com 500 x 700 x 100, mas que consiga trabalhar com aluminio, que motores irei precisar? e que placa controladora?


Thanks

Já tivemos a ver e esta é uma boa controladora.
http://viewitem.eim.ebay.pt/CNC-TB6560-3-Axis-Stepper-Motor-Driver-Controller-Board/250789782935/item
Rui Costa

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #13 em: 26 de Março de 2011, 17:52 »
Sim, tambem ja estive a ver essa no ebay! So não tenho é noção dos motores que preciso, para ver a nível de corrente necessaria..

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #14 em: 26 de Março de 2011, 18:03 »
a minha usa pontes H para controlar os motores e um atmega328 com o firmware modificado da RepRap, liga ao pc através de um conversor USB<->TTL...

no pc uso um simples programa em java que envia o G-code pela porta série...



a controladora é baseada nesse esquema do site do arduino, apenas acrescentei um led e um conversor para alimentar a lógica...