collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Módulo RF c/ PIC  (Lida 10879 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Módulo RF c/ PIC
« em: 26 de Dezembro de 2015, 22:59 »
Viva,

Precisava de uma sugestão para módulos RF que comuniquem a uma distância de 2km e que possam estar sujeitos a condições atmosféricas adversas. Vão servir para trocar informação entre dois PIC de 8bits. São usados para transmitir o pressionar de botões numa estação de um teleférico.

Sabem algum fabricante fidedigno e se possível já com projectos feitos para PIC?

Obrigado,
Bruno

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #2 em: 28 de Dezembro de 2015, 00:11 »
Viva,

Precisava de uma sugestão para módulos RF que comuniquem a uma distância de 2km e que possam estar sujeitos a condições atmosféricas adversas. Vão servir para trocar informação entre dois PIC de 8bits. São usados para transmitir o pressionar de botões numa estação de um teleférico.

Sabem algum fabricante fidedigno e se possível já com projectos feitos para PIC?

Obrigado,
Bruno


Aconselho modulos a trabalhar em 434 ou 868 MHz, devido ah penetracao de onda ser melhor nesta frequencia, especialmente em condicoes adversas.
Poderao usar-se antenas direccionais p melhor o sistema, visto o mesmo ser estacionario. Para baixar o custo, antenas verticasi encontram-se c btt facilidade p estas frequencias.

Posso aconselhar tb a RF Solutions, os modulos GAMMA ou ZULU, parecendo q os GAMMA sao ligacao directa e com uma optima prestacao em 868MHz.

Posso comprovar esta marca pois ja usei frequentemente no passado.


Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #3 em: 19 de Abril de 2016, 22:59 »
Viva Sena,

Podes enviar-me os links dos produtos referidos? Estou a ponderar seriamente esta solução pois usar um PLC com módulos de longo alcance está a encarecer demasiado o projecto.

Obrigado.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #4 em: 20 de Abril de 2016, 08:06 »
Comunicacao SERIE ou TELEMETRIA (estado dos pinos) :: modulos GAMMA

http://www.rfsolutions.co.uk/acatalog/RF-Telemetry-Module.html



A usar a modulacao LoRa, que eu saiba, nao existe mais nenhum modulo out-of-the-box a fazer substituicao de cabo serie de forma transparente.
mas posso estar enganado, nos ultimos 3 meses tem havido uma invasao de modems com LoRa e LoRaWAN.

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #5 em: 20 de Abril de 2016, 09:13 »
Bom dia Sena,

Vou ver essa solução em detalhe. Não sei se o cliente vai aprovar essa solução ou vai optar por um PLC.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2016, 09:38 »
PLC de automato tipo Siemens/Omron ?

Se sim, nao tem nada a ver com comunicacoes. Uma coisa eh um controlador a outra eh um modem de radio !

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #7 em: 20 de Abril de 2016, 22:29 »
Sim!

À partida seria um da OMRON para comunicar com o atual da PILZ. Porém, não sei se colocar um módulo RF indicado dentro de um quadro em PVC que fica dentro de uma casota em bloco e o outro a cerca de 2km a 600m de altura tb dentro de uma casota e num quadro eléctrico!

Será que conseguem comunicar um com o outro? Falaram-me tb de um módulos da Banner electric.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #8 em: 21 de Abril de 2016, 08:34 »
Sim!

À partida seria um da OMRON para comunicar com o atual da PILZ. Porém, não sei se colocar um módulo RF indicado dentro de um quadro em PVC que fica dentro de uma casota em bloco e o outro a cerca de 2km a 600m de altura tb dentro de uma casota e num quadro eléctrico!

Será que conseguem comunicar um com o outro? Falaram-me tb de um módulos da Banner electric.


Isto vai depender sempre do objectivo em vista, de como o queres realizar e o budget maximo.

Esses modulos q temos falado, sao todos OEM, ou seja, teem q ser integrados noutra aplicacao, caixas, cablagens, etc.
Os industriais, tipo Banner, ja estao prontos a usar. Provavelmente basta encaixar na calha DIN e seguiu. Fazem varios tipos de redes, mesh, etc... mas p grandes distancias nao vao lah, a nao ser q ambos os sites estejam mt altos e LOS.

Vais ter que ter antenas fora do quadro, se queres ter algum sucesso.
A unica tecnologia neste momento q aconselho eh o LoRa, pois permite fazer milagres com condicoes degradantes. Tens q integrar os modulos na tua aplicacao, caixas, antennas, etc.... mas compensa pela qualidade de resultados e preco.

Caixa exemplo q uso p calhas DIN :: http://www.sauro.net/asp/sez/pro/sup/ver.asp?VDMidr=85&LIN=S&FAM=RC&

Antennas :: http://www.ebay.co.uk/itm/171802354402?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT


Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #9 em: 21 de Abril de 2016, 17:19 »
Obrigado Sena,
Vou ver esses produtos em detalhe.

Obrigado,
Bruno

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #10 em: 22 de Abril de 2016, 05:59 »
Comunicacao SERIE ou TELEMETRIA (estado dos pinos) :: modulos GAMMA

http://www.rfsolutions.co.uk/acatalog/RF-Telemetry-Module.html


Site bastante interessante Sena, muito obrigado pela partilha...
Será que me podes esclarecer algumas duvidas?
->Por exemplo com este modulo, se ele quiser meter uma dessas antenas externas como faz? http://www.rfsolutions.co.uk/acatalog/info_ZULU_868_SO.html

->Para dois microcontroladores falarem tanto faz o "tipo de comunicação" dos módulos RF (FM, AM,...), o que interessa é que sejam iguais nos dois lados, certo?

->Neste modulo http://www.rfsolutions.co.uk/acatalog/info_Bravo_T868.html pelo exemplo que é dado, a comunicação é transparente, ou seja, activação um pino de um lado e ele activa do outro.
Então se eu tiver vários receptores iguais eles "acendem todos o mesmo led"?

->Normalmente trabalhava com NRF24l01 que funcionavam com SPI, neste caso é uma espécie de protocolo paralelo em que tenho de ser eu a programar a stack de transmissão ? Não posso simplesmente enviar um payload de dados?

Peço desculpa por ter invadido o tópico, mas este site é mesmo bom e tinha de comentar :D

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #11 em: 22 de Abril de 2016, 08:39 »
Comunicacao SERIE ou TELEMETRIA (estado dos pinos) :: modulos GAMMA

http://www.rfsolutions.co.uk/acatalog/RF-Telemetry-Module.html


->Por exemplo com este modulo, se ele quiser meter uma dessas antenas externas como faz? http://www.rfsolutions.co.uk/acatalog/info_ZULU_868_SO.html

Um dos pinos, no topo isolados a dois, eh o da antena. Basta ligar o vivo e a massa. Na PCB ja estah o adaptador de impedancia.



->Para dois microcontroladores falarem tanto faz o "tipo de comunicação" dos módulos RF (FM, AM,...), o que interessa é que sejam iguais nos dois lados, certo?

Se os modulos sao iguais, normalmente as unicas coisas a configurar sao os enderecamentos, velocidades...
Claro no caso de modulos inteligentes q transmitem payloads.

Se for o caso dos modulos AM/FM de $1, entao apenas teem transmissao de portadora e nada mais




->Neste modulo http://www.rfsolutions.co.uk/acatalog/info_Bravo_T868.html pelo exemplo que é dado, a comunicação é transparente, ou seja, activação um pino de um lado e ele activa do outro.
Então se eu tiver vários receptores iguais eles "acendem todos o mesmo led"?

Sim o modulo Bravo eh para telemetria de pinos transparente. Nao sei se tb nao faz serial transparente, confirmar no manual.

Se os receptores tiverem o mesmo endereco, entao vao todos responder da mesma maneira. Confirmar no manual no caso de confusoes no ACK.

Aconselho os modems GAMMA pois tanto fazem comunicacao transparente serial como do estado dos pinos. No mesmo modulo.
E teem modulacao LoRa, o q bate varias vezes a distancia das outras modulacoes simples.





->Normalmente trabalhava com NRF24l01 que funcionavam com SPI, neste caso é uma espécie de protocolo paralelo em que tenho de ser eu a programar a stack de transmissão ? Não posso simplesmente enviar um payload de dados?

Os nRF24 sao chip modems tais como os acima, embora em frequencia diferente. Neste caso como eh apenas um chip, tem q ser implementada a stack de comuniccao e a layer respectiva de aplicacao.
Ha um utilizador deste forum q fez um modem serial transparente com os nRF24, pode ser q ele apareca aqui.

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #12 em: 25 de Abril de 2016, 20:02 »
Obrigado Sena,

Eu nos próximos dias vou andar um pouco ausente, pois vou ser Pai de segunda viagem ;).

Quando eu regressar, vou retomar este tópico, pois penso que devo avançar para a implementação de uma solução. Primeiro em bancada e depois nas serras da Madeira!

Um pouco off-topic: Fico na dúvida de devo dar uma oportunidade aos AVR? Ou fico pelos PIC, pois tenho experiência com eles.

Outra off-topic: Como estou numa ilha, às vezes gostava de trabalhar remotamente a programar PIC ou PLC's(Siemens/OMRON) para  clientes de fora da Madeira. Pois morar numa ilha é bom para a família, mas para trabalho não é lá muito bom.

Conhecem alguma empresa interessada em trabalho remoto? Ou websites onde haja isso tipo de oferta?

Obrigado.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #13 em: 27 de Abril de 2016, 09:49 »
Um pouco off-topic: Fico na dúvida de devo dar uma oportunidade aos AVR? Ou fico pelos PIC, pois tenho experiência com eles.

Fazes projectos industriais com microcontroladores? sei q tens experiencia c PIC, por isso falaste nisso.
A minha opiniao pessoal eh q se for para trabalho de concultoria, continua com o q sabes e tenta aprofundar mais ainda.

Se o cliente te pedir p usares uma tecnologia, primeiro ha q perguntar o porqueh, p saber a logica, e se nao lhe fizeres ver q tanto faz o micro usado p aquela funcao, entao usa o q ele quer.

Se quiseres por brincadeira investigar mais uma tecnologia alem do PIC, entao (a minha opiniao pessoal outra vez) mais vale testares as aguas de PIC32 e ARM Cortex-M.
Eu em alguns trabalhos estou a deixar de usar PIC 8-bits p usar ARM Cortex-M pois os precos sao os mesmos e as capacidades multiplicadas.
Eh uma questao pessoal.




Outra off-topic: Como estou numa ilha, às vezes gostava de trabalhar remotamente a programar PIC ou PLC's(Siemens/OMRON) para  clientes de fora da Madeira. Pois morar numa ilha é bom para a família, mas para trabalho não é lá muito bom.
Conhecem alguma empresa interessada em trabalho remoto? Ou websites onde haja isso tipo de oferta?

Ha sites de freelancing na net, e vais competir com pessoal do Oriente onde trabalham tao barato, q tu nem acreditas como eh possivel sequer ligar o computador por esses valores. Eh chamada a Race-to-the-Bottom, impossivel de competir.

O que podes fazer eh primorar pela qualidade dos teus circuitos e programacao. Mostrar aos potenciais clientes q o q fazes eh de excelencia e dahs suporte posterior.
Este tipo de operacao nao tem custos nem compete com os "baratos".
Eu pessoalmente nao faco orcamentos a pensar na concorrencia, pois sei q ha sempre alguem q faz mais barato. O meu orcamento tem uma serie de coisas incluidas alem de qualidade e suporte. E clientela nao me falta, felizmente.


Bruno, como mostras ahs pessoas que ehs barra naquilo que ofereces ?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Módulo RF c/ PIC
« Responder #14 em: 28 de Abril de 2016, 12:11 »
Ha sites de freelancing na net, e vais competir com pessoal do Oriente onde trabalham tao barato, q tu nem acreditas como eh possivel sequer ligar o computador por esses valores. Eh chamada a Race-to-the-Bottom, impossivel de competir.

Eh verdade que ha muita gente a trabalhar barato, mas uma nota que nesse tipo de sites muito deles sao perfis "falsos" ou seja, pessoas que nao tem qualquer conhecimento / experiencia na area e dizem que fazem tudo.
Muitos deles nem sequer leem os anuncios.
A prova disso e'q eu vejo anuncios que dizem algo do genero: "para considerar propostas validas, responda na mensagem com o codigo / texto: X123.." e a maior parte das respostas sao "automaticas" e nao colocam o codigo. Da para ver logo ai quais sao as pessoas "verdadeiras" que estao a concorrer ao projecto.