collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Transmissão booleana  (Lida 5543 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Transmissão booleana
« em: 18 de Fevereiro de 2014, 21:31 »
Estou a estudar uns projectos de RF e surgiu um certo "desafio". Como seria um transmissor RF que transmitisse digitalmente, mas o mais barato possível? Não seria para transmitir dados, mas apenas para determinar se uma certa lâmpada ficará ligada ou não.
Algumas ideias?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Transmissão booleana
« Responder #1 em: 18 de Fevereiro de 2014, 22:08 »
Procura por OOK, On-Off Keying, usado em montes de transmissores baratos e de baixa potência, o mais comum muito provavelmente são os comandos de portões elétricos.
Avr fanboy

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Transmissão booleana
« Responder #2 em: 18 de Fevereiro de 2014, 22:27 »
Procura por OOK, On-Off Keying, usado em montes de transmissores baratos e de baixa potência, o mais comum muito provavelmente são os comandos de portões elétricos.

Ainda é um tanto complexo para o desafio  :-X  O ideal seria não usar nenhum tipo de microcontrolador e o menor número de componentes. Não há problemas com interferências de ruídos  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Transmissão booleana
« Responder #3 em: 18 de Fevereiro de 2014, 22:36 »
Complexo?
Tens um oscilador a correr a 433Mhz ou lá a frequência que é, e simplesmente é ligado e desligado, mais simples, é complicado..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Transmissão booleana
« Responder #4 em: 19 de Fevereiro de 2014, 05:55 »
queres um rf que transmita digitalmente? co é isso?  8)

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Transmissão booleana
« Responder #5 em: 19 de Fevereiro de 2014, 09:07 »
Atencao ao tempo maximo de transmissao. O emissor nao pode estar constantemente a transmitir pois a norma internacional para as bandas ISM assim o proibe.

Ha um periodo minimo e um duty-cycle maximo para as transmissoes. Por isso os emissores de comando, se estiveres sempre a carregar no botao, nao estao a enviar uma transmissao constante mas sim pulsada.

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Transmissão booleana
« Responder #6 em: 19 de Fevereiro de 2014, 11:14 »
Estou a estudar como ligar um desses kits OOK a um circuito de comando, mas sem microcontroladores. Meu projecto só necessita de um botão, e usar um Ucontrolardor no transmissor e outro no receptor não é muito atraente.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Transmissão booleana
« Responder #7 em: 19 de Fevereiro de 2014, 11:28 »
usar um Ucontrolardor no transmissor e outro no receptor não é muito atraente.
Porquê? tens micros de 8 pinos a custar 1€, e a flexibilidade dão a um projeto é enorme.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Transmissão booleana
« Responder #8 em: 19 de Fevereiro de 2014, 11:41 »
Usa um dos nRF com core 8051, tens adc, rf, pinos de IO, timers, e num dos modelos até USB tens se não estou em erro, tudo por menos de 1€, compilador podes usar o sdcc e SDK é dado pela Nordic.
Avr fanboy

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Transmissão booleana
« Responder #9 em: 19 de Fevereiro de 2014, 14:35 »
Pois deve ser algo do mais simples possível, não necessariamente pelos custos, mas pelo desafio de ser elementar. Outro dia estava a pensar que estamos usando microcontroladores até para piscar um LED! Onde está a nossa criatividade? Nos tempos que usávamos amplificadores com capacitores e resistores para criar timming, circuitos com portas lógicas etc sabíamos muito mais!

Para este projecto em específico, pensei em usar um 555 para gerar a frequência que será modulada num desses kits. E no receptor, simplesmente um transistor, um led, o kit receptor e uma bateria. Se eu calcular os resistores do transistor e o formato da onda quadrada do transmissor para um tipo de PWM, posso conseguir ignorar (de forma visível, pelo menos) os outros sinais nos 433Mhz. O que acham?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Transmissão booleana
« Responder #10 em: 19 de Fevereiro de 2014, 15:04 »
Acho que estás a complicar, e vais perder muito mais tempo para obter resultados medíocres facilmente melhoráveis.
Se não queres mesmo um micro, nesse caso tens os Holtek HT12E/A e HT12D/F (e compatíveis) que costumam ser usados para esse fim em controlos remotos(por RF ou IR).


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Transmissão booleana
« Responder #11 em: 19 de Fevereiro de 2014, 18:43 »
Pois deve ser algo do mais simples possível, não necessariamente pelos custos, mas pelo desafio de ser elementar. Outro dia estava a pensar que estamos usando microcontroladores até para piscar um LED! Onde está a nossa criatividade? Nos tempos que usávamos amplificadores com capacitores e resistores para criar timming, circuitos com portas lógicas etc sabíamos muito mais!

Para este projecto em específico, pensei em usar um 555 para gerar a frequência que será modulada num desses kits. E no receptor, simplesmente um transistor, um led, o kit receptor e uma bateria. Se eu calcular os resistores do transistor e o formato da onda quadrada do transmissor para um tipo de PWM, posso conseguir ignorar (de forma visível, pelo menos) os outros sinais nos 433Mhz. O que acham?

precisas de pelo menos dois 555, pois se a aplicação for comercial, o sinal tem que ser pulsado como o asena disse.

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Transmissão booleana
« Responder #12 em: 19 de Fevereiro de 2014, 19:53 »
Pois deve ser algo do mais simples possível, não necessariamente pelos custos, mas pelo desafio de ser elementar. Outro dia estava a pensar que estamos usando microcontroladores até para piscar um LED! Onde está a nossa criatividade? Nos tempos que usávamos amplificadores com capacitores e resistores para criar timming, circuitos com portas lógicas etc sabíamos muito mais!

Para este projecto em específico, pensei em usar um 555 para gerar a frequência que será modulada num desses kits. E no receptor, simplesmente um transistor, um led, o kit receptor e uma bateria. Se eu calcular os resistores do transistor e o formato da onda quadrada do transmissor para um tipo de PWM, posso conseguir ignorar (de forma visível, pelo menos) os outros sinais nos 433Mhz. O que acham?

precisas de pelo menos dois 555, pois se a aplicação for comercial, o sinal tem que ser pulsado como o asena disse.

Dois? Eu usaria o KIT de RF e colocaria o 555 para fazer os pulsos na entrada do transmissor. Quanto ao receptor, apenas um transistor na saída (talvez um pequeno capacitor à terra), um LED e uma bateria

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Transmissão booleana
« Responder #14 em: 21 de Fevereiro de 2014, 21:11 »
Transmitir que luz  ???
Hoje chegou o kit OOK que comprei, logo postarei o resultado dos testes  :P
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2014, 21:12 por vicardosof »