collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino  (Lida 72850 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #45 em: 25 de Fevereiro de 2014, 17:11 »
:) realmente estão visíveis 2 lados, mas eu acho que todos têm a sua razão. Não sou engº nem para lá caminho, descobri há uns anos o Arduino (assim que apareceu) e adorei de facto a possibilidade, sem saber a fundo de linguagem baixo nível, poder fazer coisas que antes não era capaz. Não era capaz pq sinceramente não estudei por falta de disponibilidade ou algo semelhante uma vez que é de facto um hobby e não ganho dinheiro com estas brincadeiras.

Do meu ponto de vista acho que o Arduino é excelente por todos os motivos já aqui indicados, no meu caso acabei sempre por aprender e investigar coisas que antes nunca consegui perceber, e foi por querer usar um arduino ou 1 clone, etc. que tive necessidade disso. O fórum LR é uma grande ajuda neste aspecto, e tenho sempre tido bom feedback dos users, mesmo do pessoal  engº, o que noto, e a meu ver com razão, é não fazerem a papa toda, dão as dicas, opiniões e guiam a pessoa para conseguir descobrir o pretendido. Mas isto é muito subjectivo e podíamos estar aqui a discutir o assunto a vida toda :)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #46 em: 25 de Fevereiro de 2014, 17:26 »
Concordo perfeitamente, o fórum devia servir para juntar pessoas interessadas em electrónica / robótica e não separá-las por escolhas.
Daqui a pouco estamos em Atmel VS Microship

Tenho o 9º ano (12º RVCC) e para mim a electrónica é um hobbie, com ou sem micro faço as coisas por gosto e curiosidade.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #47 em: 25 de Fevereiro de 2014, 17:46 »
Mas afinal isto é o fórum português do arduino ou é o fórum português de robótica? Cá me parece que toda a gente que cá está, está pela robótica, sejam pró-arduino, anti-arduino, ignora-arduino, compreende-quem-usa-arduino. wtf-is-arduino ou outra coisa qualquer. A mim não em parece divisão nenhuma, parece-me até uma discussão bastante útil para eventuais estudantes de engenharia que estejam cá no fórum e pensem que o Arduino é o Lord of the Microcontrollers porque é o que os incentivam a aprender e pensam que é isso que vão usar quando forem trabalhar. Já foram ditos vários pontos de vista, ninguém ofendeu ninguém, não percebo porque se diz que se está a dividir o pessoal do fórum.
Ainda bem que há diversidade e pontos de vista diferentes por aqui. No meu ponto de vista a existência destas diferenças não é mais do que um sinal de riqueza no fórum. Se há 5 anos que venho regularmente ao fórum (apesar de participar pouco nos últimos tempos porque o tempo não dá para tudo) é porque felizmente há pessoas a trabalhar em projectos diferentes dos meus, com ferramentas diferentes das minhas, com escolhas diferentes das minhas e graças a isso felizmente aprendo qualquer coisa cada vez que venho cá. Quando há duas pessoas diferentes, há dois pontos de vista diferentes. Só temos é de ser crescidinhos e saber aceitar, compreender e aprender com os pontos de vista dos outros, mesmo que continuemos a achar que o nosso ponto de vista é que está certo.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #48 em: 25 de Fevereiro de 2014, 18:52 »
O arduino foi produzido com uma finalidade e penso que já se está a alargar para outra.

O arduino, já disseram, foi feito para quem quer brincar/experimentar, etc.., que por norma acontece ali pelos 15/16 anos (pelo menos uma fase, pois mais tarde também acontece). Mais tarde, seguem por um ramo de engenharia, mas o que acontece? Esta malta só conhece arduino e só usa arduino e muitos quando têm as primeiras aulas de microprocessadores em assembly generalizam e fixam-se à ideia de arduino é que é bom o resto é para loucos!
Sim! Colegas meus pensaram isso! Após alguns meses a bater-lhes na cabeça, alguns finalmente abriram os horizontes.
Como não vai haver uma evolução a conclusão é que nas várias cadeiras de micros, sist. embutidos, etc... pouco se avança porque ter um LED a piscar com um timer e a comutar o estado com a interrupção de um porto já é algo bastante "trabalhoso" para um fanboy de arduinos.

Assim, tal como já foi dito, há quem termine o curso e viva numa espécie de ilusão de que o mundo de trabalho gira em torno do arduino. Há quem se candidate a um trabalho que requer os mínimos conhecimentos de sistemas embutidos e a única coisa que fez foi um termómetro com um arduino...
Há ainda o caso de essas personagens conseguirem vaga... que podia estar a ser ocupada por outra pessoa com os conhecimentos necessários. Mas isso já é burrice de quem contrata...


Em suma... não vamos crucificar o arduino como placa de desenvolvimento e um bom instrumento para quem quer brincar e fazer umas coisas porreiras, devemos é limitar a sua propagação no ensino superior e ir provocando a "desabituação" dele. É esperado que um futuro engenheiro saiba trabalhar com qualquer microcontrolador (pelo menos tem de ter as ferramentas para isso) e não que não saiba apenas usar algo com o nível de abstracção do arduino...


Temos espaço para todos... cada um à sua maneira e ao seu gosto....
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #49 em: 25 de Fevereiro de 2014, 20:14 »
Acho que esse problemas não são de agora, se não for o arduino é outra coisa qualquer.
Faz-me lembrar a conversa das calculadoras nas salas de aulas ("os putos não aprendem a fazer contas"), da net ("agora é só ir à wikipédia, não se estuda"), etc, etc.
Esses problemas não são de hoje, e se lerem um bocado são recorrentes na história: os mais velhos acham sempre que as novas gerações são umas degeneradas, e que vão por fim à sociedade como a conhecemos. Os mais novos acham que os cotas são uns quadrados e se as coisas estão mal foram eles que as puseram.

Não passa de uma generalização porque não vivemos a experiência das outras gerações. Mas lembro-me perfeitamente do meu tempo da faculdade. Fiz electro na FEUP e saiu muita gente sem saber criar uma linha de código (e tivemos várias cadeiras de programação em C, Pascal, e baixo nível), e muitos também sem ter pegado num ferro de soldar ou saber decifrar o circuito electrónico mais simples. E trabalho com pessoas que fizeram o mesmo curso e são iguais.
Eu aproveitei ao máximo e aprendi bastante de tudo. Mas desde que acabei o curso não deixei de aprender e ainda não parei. No dia que me desinteressar de aprender, acho que a minha vida perde todo o sentido.

Acho que no fundo depende das pessoas, há quem se interesse por aprender para aplicar, mesmo que não seja para fins profissionais, e há quem só se interesse para fazer as cadeiras (marranço) e esquece imediatamente a seguir.

O Arduino é uma excelente porta de entrada para o mundo dos microcontroladores e eletrónica. Se as pessoas a aproveitam ou decidem ficar-se na ombreira é mais culpa delas que do arduino. Se julgam que são craques em eletrónica, é como script kids que julgam que são hackers, ou informáticos que julgam que dominam o PC porque uma vez formataram o disco....


Offline Pisciano

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #50 em: 25 de Fevereiro de 2014, 21:53 »
Deixo em anexo uma foto multi-facetada.

1 - Pode-se olhar e ver um home made arduino com o bootloader sanguino, sem usb e apenas com rs232 (2X), e onde não encaixa, naturalmente, qualquer shield comercial. (Ou se anda com fios ou produz-se algo personalizado) Mas dá para ligar dezasseis lâmpadas que só acendem num sentido em pinMode(x, INPUT) e mais dezasseis lâmpadas que só acendem num sentido em pinMode(x, OUTPUT), todos eles a piscar, com um monte de delay() jeitosos e sem qualquer resistência à vista. (Ah e o chip preto aquece e as lâmpadas às vezes fundem)

2 - Pode-se olhar e ver um Micro de 8 bits, com 128KB de memória flash, 4KB de EEPROM e 16KB SRAM, em que os bits de cada uma das 4 portas estão seguidos e juntos (wow!?!), em que cada porta tem... uns fantásticos 8 bits disponíveis e utilizáveis. (até dá para ligar sessenta e quatro LED's, com uma resistência de 330Ohm por cada par de leds (paralelo) em que o ánodo de um liga ao cátodo do outro. (Por acaso o Micro também vai aquecer, mas pelo menos, até se sabe porquê, e como resolver isso com transístores)

3 - Pode-se olhar e ver algo parecido com uma bolacha, tipo wafer, com fios às cores e outras coisas esquisitas em cima. "Aquela coisa ali de pé é de prata? E tem uma coisa que parece uma pilha pequena pintade de azul na ponta. Que giro. Para que serve isso?"


Se calhar, a casualidade fez com que a opção do meio consiga olhar para ambos os lados, e ver outras duas realidades para além da sua.
As opções das pontas tiveram menos sorte, menos ousadia, menos interesse, menos tempo, ou calhou assim.

Para a primeira opção deixo uma ideia: até se está bem por aí e há caminho para mais: com trabalho, dedicação, estudo e algumas dores de cabeça.

Para a terceira opção não deixo ideias, porque não espero ver neste fórum esteticistas, advogados, psicólogos nem a vizinha do 3º Esq. (Embora até possam andar por cá enquanto hobbie)

(Espero que sorriam com o texto)  ;D
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 22:00 por Pisciano »

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #51 em: 25 de Fevereiro de 2014, 22:15 »
Terei ouvido falar em "vizinha do 3º Esq."?

Então e é jeitosa?  ;D ;D ;D ;D
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #52 em: 25 de Fevereiro de 2014, 22:19 »
txii oh sena, isso é que é um tratamento choque!

Como já tínhamos falado, tem coisas boas e coisas más, mas se queres combater o arduino, temos que ter uma boa estratégia para o fazer.

Começamos por mostrar o horror do código dos GPIOs do arduino só para dizer mal ou por criar um movimento em prol de algo mais construtivo?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #53 em: 25 de Fevereiro de 2014, 22:34 »
Mas tanto "ingenheiro" e o que vos faz mais confusão é código por causa dos GPIO's?
O que me faz mais confusão com a porcaria do IDE do arduino é código nos .h, isso sim, é uma atrocidade e uma doença que se tem vindo a alastrar!
E aquilo compila da maneira mais estupida do mundo, agarra em todos os ficheiros, cria um ficheiro chamado main.c e cola lá TUDO e depois compila como se de um só ficheiro se trata-se.

E o Arduino nasceu no MIT, não foi criado para putos de 12 anos, foi feito para alunos de uma das universidades de renome deste mundo.
Criar uma plataforma que não sabe criar makefiles para compilar o código de uma maneira decente, isso sim, faz-me comichão.

EDIT:

E o mais hilariante no meio disto tudo é que passam a vida a chorar que não se passa nada no fórum, ninguem cá mete os pés, mas vir meter lenha na fogueira sobre o Arduino, aparece cá tudo e já tem quase 5 páginas  ::)
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 22:37 por senso »
Avr fanboy

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #54 em: 25 de Fevereiro de 2014, 22:44 »
Código nos headers... não ví e não quero ver, não quero acreditar...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #55 em: 25 de Fevereiro de 2014, 22:46 »
Maior parte das bibliotecas são só .h's lol
E depois é a extensão de um programa, .ino lol, porque usar .c ou .cpp não era mais inteligente..
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #56 em: 25 de Fevereiro de 2014, 22:59 »
Boas,

It's an engineers World ;)

http://jobs.arduinoexperts.com/developers/arduino-engineer-11/

https://www.freelancer.com/freelancers/skills/arduino/

http://it-ebooks.info/book/1351/

... vale a pena dar uma vista de olhos, somente 3 exemplos entre milhares.

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #57 em: 25 de Fevereiro de 2014, 23:39 »
olha que há quem procure Arduino emprego.sapo.pt/executivo/emprego/anuncio/1497440/engenheiro-eletrotecnico.htm lol

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #58 em: 25 de Fevereiro de 2014, 23:48 »
podem ser empresas que fabricam e projectam shields para arduinos... o mundo arduino é um movimento de milhoes por isso é um negocio tao viavel como o negocio dos chupa-chupas!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: [Anti-Arduino] Criacao de um movimento Anti-Arduino
« Responder #59 em: 26 de Fevereiro de 2014, 01:32 »
Não tenho nenhum problema com o Arduino. Não tenho nenhum problema com pessoas que copiam uns bocados de código da net e façam umas perguntas nuns fóruns sobre como juntar aquilo para fazer X ou Y. As pessoas que realmente gostarem da área vão naturalmente aprofundar os seus conhecimentos até não terem mais de onde os beber. Se alguém sai de uma escola de engenharia só com conhecimentos de arduino é um falhanço da escola. Se um individuo destes arranja emprego numa área de engenharia, é um falhanço de quem o contratou (talvez se tenha formado na mesma escola). A meu ver as escolas (liceus, univs, talvez politécnicos tb) estão a falhar redondamente nas pessoas que deixam passar; o nível de exigência está demasiado baixo. Mas passam, e depois é o mercado que os encaminha para posições mais apropriadas aos seus conhecimentos. E sair dum IST ou duma Nova não é garantia de que a pessoa realmente faz um bom trabalho; em geral é garantia que se desenrasca, pelo menos isso é. Já tenho alguns anos de trabalho na indústria de sw, puro e de sistemas embebidos, e já vi desde mestres em eng. eletrotécnica que não sabem o que é um totem-pole até eng. informáticos que não têm noção de alguns dos conceitos mais básicos de qualquer engenharia como "abstracção" (curiosamente alguns formados no IST), assim como conheço alguns eng. eletrotécnicos que programam muito melhor que eng. informáticos.

Esses que pensam que sabem só ajudam a manter alta a procura por aqueles que realmente sabem.

Agora, olhar para o estado das coisas como país aí sim, é triste. Resolvia-se bem com escolas mais exigentes, mas o governo não está a ir por aí, antes pelo contrário, parece-me; digamos que os nossos governos têm feito um excelente trabalho na educação, no sentido em que formam pessoas "ignorantes" o suficiente para continuarem a votar neles. Como não sou eu que mando, resta-me passar por aqui e tentar esclarecer alguma dúvida que eu saiba a alguém interessado que por cá apareça, que é praticamente a única razão que me faz frequentar este fórum. Vocês mais novos não têm a menor noção disso, mas "no meu tempo" não havia Internet nem a quem perguntar, e a informação era extremamente escassa. Ex-tre-ma-mente. Quem me dera ter nascido uns 15 anos mais tarde. Portanto tento ajudar no que souber e a quem me parecer interessado em aprender, seja em Arduino ou noutra coisa qualquer.

Eu diria que a posição mais inteligente face ao arduino é a de "negócio". A malta gosta de arduino e só vê arduino à frente? Na boa, façamos dinheiro/nome com isso, desenvolvendo shields, dando explicações, dando workshops, desenvolvendo aplicações, escrevendo tutoriais. Não fazem ideia da procura que há por workshops de arduino ou relacionados com tal. No altLab todos os workshops têm que ter "arduino" no título, é garantia que aparece malta. Malta em histeria a querer aprender sobre arduino. A placa e o sw são tão básicos que eu aprendi o suficiente em 2 ou 3 horas num dia à noite para dar um workshop de 3h no dia seguinte; ainda por cima a malta "não técnica" fica doida com qualquer "treta" mais fora do normal, e às vezes um gajo tem ali um projecto todo xpto e ficam fascinados é com o piscar do led quando o motor se mexe, lol.

Daí que acho que não vale a pena stressar muito com o Arduino. Eu às vezes uso quando quero experimentar qq coisa depressa, é fixe para isso. Até seria capaz de o usar num projecto comercial se achasse que fazia sentido (seria um projecto "one-off" claro, em que preço não é ponto critico). Numa placa que desenvolvi com um LCD e mais umas coisas e que tem um ATmega até fiz questão de a fazer "Arduino programable" que assim o "mercado" é logo bastante maior, e tem a vantagem de poder meter a palavra "arduino" lá algures, lol. O IDE é pior que programar no notepad e incute alguns maus hábitos como indentação a 2 espaços, a linguagem é tão C/C++ que nem é direccionada para artistas mesmo que digam que foi desenhada para isso e a placa não tem nada de especial, a não ser o facto de ter criado um standard de hw e isso sim é que é a sua mais valia, que permite depois partilhar shields e código.

Já agora, o emprego do sapo que o _metro deixou parece ser para uma empresa com um projecto interessante: http://desafioportugal.pt/ :)

E código nos .h, qual é o problema :)? É uma excelente maneira de ter performance e/ou baixo tamanho de código, 2 coisas bastante importantes no mundo embebido (e no caso particular do Arduino é ainda mais importante porque a lib foi um bocado feita "à larga", embora em parte também se compreenda pela necessidade de ser anti-dummy, se bem que na verdade tb não se esforçaram muito por isso, enfim, adiante). O pré-processador de C não sabe o que são .h; podem dar-lhe o nome de ficheiro que quiserem no #include e ele pega no fcheiro e enfia-o no sítio do #include, para ele é só um ficheiro de texto, mais nada. Claro que é preciso saber o que se está a fazer para se fazer bem, e fazer bem não quer dizer apenas "que funcione", que é algo muito importante mas que muita gente ignora completamente (mesmo entre engenheiros).

Bom, já chega de Arduino por hoje :)

p.s. Deixem-me ainda acrescentar (mesmo que não deixem eu acrescento à mesma :p ) que Arduino é uma péssima maneira de (tentar) aprender a programar, na minha opinião. A linguagem e a plataforma (microcontrolador) exigem conhecimentos que não são necessários para aprender a programar (que é uma actividade conceptual) acabando por dificultar a vida a quem tenta aprender. A linguagem é muito baixo nível para uma iniciação suave e a plataforma embebida trás consigo muitas limitações que só atrapalham a aprendizagem (como tamanho de inteiros e outras).
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, 01:40 por Njay »