collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Pequenas duvidas e questões  (Lida 14079 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Pequenas duvidas e questões
« em: 27 de Maio de 2016, 05:42 »
Bom dia,



Por vezes tenho algumas questões de resposta tão rápida e simples que nem me dão coragem para abrir um tópico no forum.

Já várias vezes estive para abrir um tópico só para este tipo de perguntas que não tenham uma resposta de maior desenvolvimento.


Já estou farto de procurar onde possa haver resina de epoxy para encher/isolar circuitos electrónicos. Alguém sabe um sítio barato e de confiança?



Cumprimentos

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #1 em: 27 de Maio de 2016, 07:35 »
Resina ou gel? Normalmente usa-se um gel para garantir isolamento prefeito em caixas de derivação que possam vir a estar submersas, são dois componentes também e por norma lojas "médias" de material eléctrico têm há venda ou mandam vir

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #2 em: 29 de Maio de 2016, 21:12 »
O objectivo seria estancar a saída de uns cabos de um chassis. Não sei o que é melhor.
Conhece alguma em Lisboa?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #3 em: 29 de Maio de 2016, 22:28 »
O chassi vai ser submerso ou semelhante?
Se for somente para evitar a entrada de chuva e afins uns bons bucins resolvem sem problema, tens de ter atenção ao tamanho em função do cabo e ao tipo de bucim, existem uns que são difíceis de fechar de forma correcta.

Para mim estes são os melhores:

Os "fracos" são estes:


P.S.: opinião pessoal e vale o que vale, não depende da marca mas sim do tipo do bucim.
« Última modificação: 29 de Maio de 2016, 22:35 por artur36 »

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #4 em: 30 de Maio de 2016, 03:47 »
Vai apanhar com chuva.

Já conhecia essa solução por acaso, mas para o caso em questão não é fixe porque é bastante grande.
Daí ter pensado na resina de epoxy ou algo do género, ficava perfeito.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #5 em: 30 de Maio de 2016, 18:24 »
A zona do chassi onde entram os cabos é tipo caixa de derivação (compartimento pequeno e relativamente isolado)? O gel que te falei dá para usares na condição que não necessites de aceder à zona nde aplicares mais tarde, ele funciona "inundando" o compartimento em questão com os dois componentes que ficam com uma textura parecida com gelatina. Não sei o nome comercial mas se explicares numa boa loja de material elétrico (electricidade civil ou automação, não electrónica) de certeza que te arranjam.
Se só quiseres mesmo tapar o furo por onde saem os cabos procura por cola époxi em casas de bricolagem/trabalhos manuais, mas cuidado pois vais criar uma zona rigida no cabo e caso este seja de secção com o movimento pode ter tendencia a partir internamente os condutores.
Se disseres qual é a situação em concreto onde queres aplicar ou mesmo postares uma foto talvez possam surgir novas ideias.

O objectivo seria estancar a saída de uns cabos de um chassis. Não sei o que é melhor.
Conhece alguma em Lisboa?
Em Lisboa não conheço lojas nenhumas, apesar de estar a trabalhar em Lisboa não tive de recorrer a nenhuma ainda, no Montijo tens a TanqueLuz que comprei material e tem de certeza isso (têm também uma loja no Campo Grande em Lisboa mas não  sei se têm disso). A mauser.pt (loja online e lojas físicas na grande Lisboa) encontrei estes produtos, mas não te assustes com os preços:
http://mauser.pt/catalog/index.php?cPath=115_1991_1993

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #6 em: 30 de Maio de 2016, 22:15 »
Ha o magic gel..consigo arranjá-lo. PM se tiveres interessado

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #7 em: 06 de Junho de 2016, 16:31 »
Obrigado. Realmente não é barato, mas para o efeito que pretendo não vai ter gasto quase nenhum e por isso compensa.

Hugu, já agora se me quiseres mandar o preço por PM... se bem que tirei a ideia que esse ficava mais ao género do silicone depois de seco e nesse caso prefiro a outra solução.


Cumprimentos

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #8 em: 06 de Junho de 2016, 18:17 »
O mágic gel que o Hugu fala é idêntico/igual ao que falei em cima, fica tipo uma gelatina mais "dura" que caso necessário consegues retirar depois (mas não reusar) existe também em resina que terá provavelmente mais resistência mecânica mas nunca vi a ser usada.
Os géis pressupõe uma cavidade a ser enchida com o mesmo e não apenas um furo numa parede para tapar. A sua utilização normal é assim:

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #9 em: 08 de Junho de 2016, 00:27 »
Eu queria alguma coisa que fosse mais resistente e inviolável daí o epoxy.



Isto fica duro mas duro mesmo.
Na mauser não encontro.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #10 em: 17 de Junho de 2016, 23:05 »
Preciso de comprar um multímetro e não sei escolher.
Eu só preciso de ler Corrente, Voltagem e temperatura, mas queria já comprar uma coisa decente para ficar.
O meu que se estragou porque ficou debaixo de água era este:


Como vou fazer umas compras na Mouser e Digikey o multímetro pode vir de lá sem problema.

Alguém me sabe dizer um que tenha uma boa relação qualidade preço?

Edit:
Também poderá ser comprado na TME.eu
« Última modificação: 17 de Junho de 2016, 23:07 por caxuda »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #11 em: 17 de Junho de 2016, 23:36 »
Boa relação qualidade preço:
Uni-T 61E
Fluke 12E
Brymen BM235 EEVblog

Não sei é se encontras nesses sites (os 2 últimos de certeza que não)

Offline xmatias

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 72
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #12 em: 20 de Junho de 2016, 14:36 »
Eu tenho UT61E, falta-lhe algumas coisas tipo backlight e auto power off, mas pelo preço acho bom.

Paguei 40€ no ebay, mas parou na alfandega e dei mais 20€. (Total de 60€, mas cá em portugal acho que ja vi num site qualquer por ~70€)

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #13 em: 21 de Junho de 2016, 08:59 »
Sei que é um bocadinho hijack da questão, mas em relação aos multimetros da UNI-T, há pelo menos dois que conseguem medir indutâncias, um específico só para isso, que creio que é o UNI-T ut602 que é só basicamente medidor de indutâncias, e um multímetro propriamente dito, que é o UT70A.

Alguém tem experiência com medições de indutâncias com alguns destes modelos (ou outros) na casa dos nH e uH?

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Pequenas duvidas e questões
« Responder #14 em: 21 de Junho de 2016, 13:04 »
Pra mim era de facto importante que medisse temperatura pelo tipo de coisas que faço. Ando sempre com um termômetro laser atrás que não consigo medir uma área pequena.

Também me aconaelharam o 61E mas como não lê temperatura procurei pelo 70A e encontrei AQUI

Nao achei caro por isso devo-me mandar para esse.

O que acham?
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 13:09 por caxuda »