collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Step-Up para alimentar motores de passo  (Lida 4964 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Step-Up para alimentar motores de passo
« em: 05 de Fevereiro de 2015, 13:05 »
Ola :)

Estou a desenhar uma pcb que vai controlar 2 motores de passo destes http://www.exp-tech.de/schrittmotor-bipolar-200-steps-rev-35x28mm-10v-500ma e depois de alguns testes, alimentando os motores com 24V noto que estes geram menos vibracao, mantendo o mesmo limite de 600mA de corrente nos controladores. Sendo assim em vez de os alimentar directos da bateria, 12V, vou usar um step-up para 24V.

Estava a pensar usar este IC http://www.njr.com/semicon/PDF/NJW4132_E.pdf no entanto tenho algumas duvidas relativamente ao valor da corrente maxima que este deve suportar, considerando que os motores consomem 1.2A no total, limitado pelo controlador, assumo uns 50% para picos de corrente? e entao estou seguro com um step-up de 2A?

Obrigado :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Step-Up para alimentar motores de passo
« Responder #1 em: 05 de Fevereiro de 2015, 13:42 »
O limite de corrente é por enrrolamento, e tens 2 por motor. Como tens desfasamento de corrente entre fases, podes contar com 1.4*limite de corrente. Ou seja, para limite de 600mA, cada stepper pode-te gastar até 840mA, mais perdas. Para 2 motores os 2A vão ser à pele.

Tirando isso, não me parece grande ideia usar um step-up para alimentar motores. O conversor vai sofrer com os picos constantes de corrente, e a eficiência vai pelo cano, o que não deves querer se estas a usar baterias. Preferes mais vibração (que podes sempre melhorar com microstepping ou alterações no sistema de montagem dos mesmo) ou menos duração de bateria?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Step-Up para alimentar motores de passo
« Responder #2 em: 05 de Fevereiro de 2015, 14:50 »
Embora seja alimentado a bateria a eficiencia nao e problematico, e para uma utilizacao esporadica. A minha preocupação e mesmo a dos motores desgastarem o step-up rapidamente. Poderei ir para um mais caro, a minha questao e mesmo perceber que tipo de step up seria adequado.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Step-Up para alimentar motores de passo
« Responder #3 em: 05 de Fevereiro de 2015, 15:10 »
Não assumas, mede a corrente no motor em esforço (o mesmo tipo de esforço que ele vai ver em utilização), isto é, mede a corrente que circula entre o controlador e a bateria. Esta corrente não é necessariamente a mesma que circula entre o controlador e o motor. Certifica-te que tens os condensadores recomendados à entrada do controlador.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Step-Up para alimentar motores de passo
« Responder #4 em: 05 de Fevereiro de 2015, 15:20 »
Não assumas, mede a corrente no motor em esforço (o mesmo tipo de esforço que ele vai ver em utilização), isto é, mede a corrente que circula entre o controlador e a bateria. Esta corrente não é necessariamente a mesma que circula entre o controlador e o motor. Certifica-te que tens os condensadores recomendados à entrada do controlador.

So tenho o multímetro, mede cerca de 1A mas e muito lento para ter a percepção de que valores de corrente de pico tem.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Step-Up para alimentar motores de passo
« Responder #5 em: 05 de Fevereiro de 2015, 15:37 »
Num regime continuo e estável de utilização do motor (mesmo esforço, ...) é suposto a corrente do lado da bateria não ter um ripple relevante e podes medir com um multimetro. Se o controlador não tiver os condensadores recomendados à entrada aí a coisa fica mais complicada. Esses condensadores servem para, entre outras coisas, reduzir esse ripple a valores percentualmente pequenos.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2015, 15:39 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Step-Up para alimentar motores de passo
« Responder #6 em: 05 de Fevereiro de 2015, 16:15 »
Resistência em série com o positivo, duas pontas de prova de osciloscópio, uma de cada lado, subtrair canal A ao B(ou vice-versa), tada, estás a medir currente com o osciloscópio, se a resistência for muito pequena, atira-lhe um op-amp, ou agarra num INA139 ou por ai perto, mete-lhe uma resistência de 0.1 ou 0.05 ohms, um BNC e solda tudo numa mini pcb, assim ficas com uma plaquinha para medições de corrente em condições.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Step-Up para alimentar motores de passo
« Responder #7 em: 05 de Fevereiro de 2015, 17:04 »
Podes sempre usar um destes: http://www.ebay.com/itm/351023576452

(ideia retirada de sugestões a alguém à procura do mesmo aqui: http://www.eevblog.com/forum/projects/beginner-making-a-12v-to-30v-3a-boost-circuit/ )


Edit: Com proteção contra curtos (limitador de corrente) e dissipadores mais jeitosos: http://www.ebay.com/itm/171614301751
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2015, 17:15 por jm_araujo »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Step-Up para alimentar motores de passo
« Responder #8 em: 05 de Fevereiro de 2015, 17:43 »
Resistência em série com o positivo, duas pontas de prova de osciloscópio, uma de cada lado, subtrair canal A ao B(ou vice-versa), tada, estás a medir currente com o osciloscópio, se a resistência for muito pequena, atira-lhe um op-amp, ou agarra num INA139 ou por ai perto, mete-lhe uma resistência de 0.1 ou 0.05 ohms, um BNC e solda tudo numa mini pcb, assim ficas com uma plaquinha para medições de corrente em condições.

So tenho multimetro :p Se tivesse osciloscópio ja tinha feito isso :) a ver se dou os 300Euros pelo DS1054Z :)

StarRider

  • Visitante
Re: Step-Up para alimentar motores de passo
« Responder #9 em: 05 de Fevereiro de 2015, 22:28 »

So tenho multimetro :p Se tivesse osciloscópio ja tinha feito isso :) a ver se dou os 300Euros pelo DS1054Z :)

Boas,

Para uma solução "grátis" em que basta ter uma entrada de micro no PC ou portátil
dá uma vista de olhos nisto:
http://www.zeitnitz.eu/scope_en

Abraços,
PA