collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Primeiro código em PSoC  (Lida 11465 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Primeiro código em PSoC
« em: 19 de Outubro de 2008, 00:52 »
Vou começar a programar em PSoC, e para começar, nada como um simples programa para testar o hardware, e as ligações.

Vou começar a utilizar esta tecnologia, pois parece-me ter bastante potencial, e existem alguns incentivos para que a fique a dominar. Não foi propriamente porque li sobre ela em algum lugar, no entanto acredito que esta tenha bastante potencial, e espero vir a conhece-lo e partilha-lo convosco.

Gostava de saber se já alguém utilizou, ou utiliza chips da PSoC !?

Como primeiro código, configurei um input analógico a fazer de voltímetro, e um output digital para ligar a um LED.

Depois defini que abaixo de 1500 mV (1,5V) o output estaria a LOW, acima de 4000 mV estaria a Piscar, e nos ranges intermédios estaria a HIGH.

Configurei o respectivo pinout do chip, neste caso comecei por utilizar um Cypress CY24423A de 28Pins, e gerei o ficheiro em HEX.

Abri o programa do programador, e gravei o mesmo.. Tudo correu na perfeição :P

Se alguém quiser saber mais diga, entretanto gostava de saber se já alguém tinha ouvido falar do PSoC, ou até mesmo utilizado.

Offline Thiago

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Primeiro código em PSoC
« Responder #1 em: 04 de Novembro de 2008, 10:11 »
olá eu estou interessado nos microcontroladores da PSoC e seria possivel que voce me enviasse algo a respeito do da forma de gravar no CI porque é o meu primeiro contato com o PSoC e até então eu utilizava PICs nos meus projetos se tiver algum exemplo o CI que eu tenho aqui é um CY8C27443-24PI e eu gostaria de comunicar com um LCD e receber informações de um sistema de leitura de corrente .... no PIC eu estava tendo muintos problemas com as entradas Analógicas e  sistemas para criar uma saida analógica  bom pelo que eu andei lendo os CIs da PSoC alem de ter saidas e entradas analógicas tem pwm em mais de 1 porta isso tbm é mt importante nos meus projetos...
Obrigado e até mais.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Primeiro código em PSoC
« Responder #2 em: 04 de Novembro de 2008, 10:25 »
Estou a utilizar um programador da mikroelektronika, que infelizmente só trabalha em win.

Anexado a este post encontra-se o manual do programador com o respectivo circuito para montar o programador, embora ainda esteja a dar os primeiros passos, qualquer duvida é só postar que eu vejo se posso responder ;)

Bem-vindo ao LusoRobotica, Thiago de Sozua

Offline Thiago

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Primeiro código em PSoC
« Responder #3 em: 05 de Novembro de 2008, 09:51 »
nesse caso te que ter esse programador.... bom eu estava lendo sobre a forma de programar e achei um tópico uns exemplos de programadores e um E-book: http://www.easypsoc.com/book/ bom segue em anexo o sistema que eu estou tentado montar dá uma olhada ai e me fala o que você acha vem um programa também para gravar os arquivos .Hex não sei se é como os Pics mas não custa tentar !

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Primeiro código em PSoC
« Responder #4 em: 05 de Novembro de 2008, 10:24 »
Pelo que vi esse circuito de programador de PSoC utiliza os mesmos pins que o que tenho, muito provavelmente irá funcionar, depois diga se conseguiu ou não por a funcionar. Como é standart ISSP, deve de dar :P

Se resultar, é um programador bastante simples, e barato, muito bom...

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re:Primeiro código em PSoC
« Responder #5 em: 03 de Janeiro de 2009, 16:13 »
Saudações a todos os membros e leitores deste magnífico fórum.

Sobre PSoCs estamos a promovê-los na minha empresa ALIATRON Dois produtos:

"Kit de Desenvolvimenmto EasyPSoC":

http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?products_id=613

e indirectamente num FPGA Xilinx "Kit de Avaliaçáo Spartan 3A:

http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?cPath=21_47&products_id=596

Tayeb

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Primeiro código em PSoC
« Responder #6 em: 03 de Janeiro de 2009, 20:26 »
Obrigado pelos elogios e por partilhar, o kit EasyPSoC3 parece-me bastante interessante!

Bem-vindo ao LusoRobotica.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re:Primeiro código em PSoC
« Responder #7 em: 05 de Janeiro de 2009, 12:18 »
Caro Tiago,

Ainda hoje, ou amanhã, já teremos disponível o programador de PSOC da Mikroelektronica.

Estou a escrever uns exercícos práticos para o EasyPSoC3. Quer partilhar comigo o código que escreveu? A ideia talvez semlhante a do ohmímetro que se faz facilmente. Os outros exercícios são com o sensor ultrasónco SRF08 e com o sensor IV GP2D120.

Logo que tiver escrito os exercícos irei partilhá-los aqui. Estou ainda arrancar com o trabalho.

Paralelamente estou a trabalhar Spartan 3 da Xilinx e está a ser muito divertido. Para o efeito adquirí um livro da editora Wiley "FPGA Prototyping by VHDL Examples". O autor fez uso do Spartan 3 da Xilinx.

Tayeb

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re:Primeiro código em PSoC
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2009, 19:33 »
Já está disponível o programador PSoC da Mikroelektronika:

http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?cPath=21_96&products_id=621

O preço inclui o IVA à taxa legal de 20%. Os protes por serviço courier são de Euros 9,00.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Primeiro código em PSoC
« Responder #9 em: 05 de Janeiro de 2009, 20:23 »
É bom saber.
É o programador que tenho utilizado e serve prefeitamente. :D

Offline Ieker

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re:Primeiro código em PSoC
« Responder #10 em: 21 de Fevereiro de 2009, 00:13 »
Carissimos,
Tentei montar o exemplo dos LED's citado neste topico, porem na hora de compilar o programa deu erro, dizendo que minha licensa esta invalida ou nao acessivel , isso mesmo apos ter mudado do compilador pago(HI-TECH) para o gratuito(IMAGECRAFT :'(.
Agora nao sei mais o que fazer.. preciso mto aprender a mexer com o PSoC, mas ateh agora essa esperiencia tem sido muito desanimadora...
Por favor alguem pode me ajudar??
obrigado!

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Primeiro código em PSoC
« Responder #11 em: 21 de Fevereiro de 2009, 01:46 »
Eu realmente não sei que erro possa estar a acontecer.

Utilizo a versão standart do ide retirado do site da cypress, e tenho trabalhado com a placa easypsoc a qual me tem facilitado muito os testes, contudo isto nada tem a ver com a compilação, depende apenas do IDE.

Confirma se escolheste o chip correcto quando compilaste, e se associaste bem os pins, pode ser dai!

Quanto a compiladores, utilizo o gratuito e por isso desconheço como funcionam os outros.

Vai postando os testes e as conclusões para tentar auxiliar-te!
(ahh e bem-vindo ao LusoRobótica)

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re:Primeiro código em PSoC
« Responder #12 em: 24 de Junho de 2009, 07:52 »
Carissimos,
Tentei montar o exemplo dos LED's citado neste topico, porem na hora de compilar o programa deu erro, dizendo que minha licensa esta invalida ou nao acessivel , isso mesmo apos ter mudado do compilador pago(HI-TECH) para o gratuito(IMAGECRAFT :'(.
Agora nao sei mais o que fazer.. preciso mto aprender a mexer com o PSoC, mas ateh agora essa esperiencia tem sido muito desanimadora...
Por favor alguem pode me ajudar??
obrigado!

Olá Ieker,

Se quer iniciar-se sem escrever código sugiro PSoC Express 3.0.

Nós na Aliatron estamos a comercializar um novo kit que custa pouco mais do que o programador. O kit inclui placa de desenvolvimento com o programador, componentes para as experiências em inglês no CD.

Vale a pena adquirir pelo preço actual cuja campanha termina no dia 31 de Junho de 2009. O link a descrever o produto está aqui em Lusorobótica:

http://lusorobotica.com/index.php/topic,999.0.html

Tayeb