collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Propeller clock  (Lida 13117 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Propeller clock
« em: 18 de Fevereiro de 2013, 22:49 »
Boas!
Estou com ideais de começar a fazer um projeto que sirva para consolidar umas ideias e ganhar alguma experiência e depois de algumas pesquisas decide-me por fazer um relógio POV ou Propeller clock.

Graças ao amigo dropes, encontrei o projeto pelo qual me vou guiar e tentar fazer um semelhante:
http://translate.google.com/translate?sl=ru&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fsamodeller.ru%2Fnews%2Fpropeller_clock%2F2011-01-10-10
O link é grande porque já está no tradutor (site original é em russo).

Vou atualizando este post à medida que for completando o trabalho para ficar organizado, caso alguém mais tarde queria fazer algo parecido ou até mesmo esclarecer algumas dúvidas ou aproveitar umas ideias.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Propeller clock
« Responder #1 em: 18 de Fevereiro de 2013, 22:49 »
Já tenho o material todo para a parte inferior, a da alimentação, mas surge aqui o meu primeiro desafio.

Tenho por aqui umas placas perfuradas com furos mais pequenos do que o suposto logo os componentes não entram.
Posso perfurar isto mais um pouco para caberem os componentes? Terei de aplicar novamente cobre à volta dos furos?

As placas são estas.
http://www.ebay.com/itm/10Pcs-DIY-Prototype-Paper-PCB-Universal-Experiment-Matrix-Circuit-Board-5x7cm-/180817332600?_trksid=p2047675.m2109&_trkparms=aid%3D555003%26algo%3DPW.CAT%26ao%3D1%26asc%3D142%26meid%3D5690339735038108235%26pid%3D100010%26prg%3D1076%26rk%3D1%26sd%3D170837855862%26
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2013, 22:53 por DLM »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Propeller clock
« Responder #2 em: 19 de Fevereiro de 2013, 02:01 »
podes furar com uma broca pequena

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Propeller clock
« Responder #3 em: 19 de Fevereiro de 2013, 13:23 »
Boas  ;D
Pelo link das veroboards, os furos estão com 1mm, claro que podem ser furadas com diâmetro superior mas o cobre pode saltar, este não pode ser colado novamente e tem de se ir buscar uma pad mais próxima para soldar os terminais do componente.

Há quem dobre os terminais dos componentes para fazer o circuito, o que fica horrível e muito difícil de se trocar estes componentes sem se estragar as pads, por isso é soldar normalmente cada componente, cortar-lhes os terminais e fazer o circuito com fio de cobre.

Ainda bem que decidiste continuar o projecto, fico ansioso pelos resultados  ;)

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Propeller clock
« Responder #4 em: 19 de Fevereiro de 2013, 16:10 »
Estava aqui em stand-by mas não resisto a este tipo de brinquedos e então voltei a pegar nele com a máxima força para ver se até ao final de Março tenho um impecável! :D

Estás a sugerir fazer algo assim? http://www.ubiqkom.org/blog/?p=31

Existe algum site ou programa onde possa desenhar os componentes nestas veroboards para tentar descobrir qual a melhor forma de distribuir os componentes?

Mas a pergunta mais importante ainda não a fiz, existe algum método que seja melhor do que utilizar veroboards? O que vocês fariam?

EDIT: Estive a testar e todos os componentes cabem na veroboard menos o interruptor e o conector DC mas ambos posso colar à base, que neste caso será a caixa de cd's, e soldo uns fios aos terminais e ligo às respetivas partes na veroboard. Deve funcionar certo?
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 16:25 por DLM »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Propeller clock
« Responder #5 em: 19 de Fevereiro de 2013, 18:45 »
Estás a sugerir fazer algo assim? http://www.ubiqkom.org/blog/?p=31
Fios à balda também não :\
http://pdropes.blogspot.pt/search/label/Programadores

Citar
Existe algum site ou programa onde possa desenhar os componentes nestas veroboards para tentar descobrir qual a melhor forma de distribuir os componentes?
Conheço o Eagle, dá para posicionar os componentes com base numa grelha, a veroboard tem 2.54 de pitch o que daria para introduzir nas definições desta grelha; os componentes são colocados à mão, nada é automático.

Citar
Mas a pergunta mais importante ainda não a fiz, existe algum método que seja melhor do que utilizar veroboards? O que vocês fariam?
1º testes em multisim/breadboard, depois desenho em eagle do esquema e finalmente execução da pcb.
Para montagens simples, veroboard serve perfeitamente e sempre dá para se irem fazendo modificações.

Citar
EDIT: Estive a testar e todos os componentes cabem na veroboard menos o interruptor e o conector DC mas ambos posso colar à base, que neste caso será a caixa de cd's, e soldo uns fios aos terminais e ligo às respetivas partes na veroboard. Deve funcionar certo?
LOL, quem melhor para o saber

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Propeller clock
« Responder #6 em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:52 »
 ;D Perfeito!
Nesse exemplo teu que mostraste a distribuição dos componentes foi pensada ou foste colocando e ajustando à medida que ias acrescentando os componentes?

Algumas sugestões quanto a colocação de determinados componentes em certos sítios para facilitar ou coisas do género?

Amanhã já devo tentar montar isto tudo na tal placa e ver como fica o aspecto, no máximo no fim de semana queria ter isto pronto já a contar com o trabalho que vou ter na caixa de cd's e etc.

Mais tarde virei cá com outro desafio que tenho de ultrapassar neste projeto!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Propeller clock
« Responder #7 em: 20 de Fevereiro de 2013, 00:34 »
A distribuição de componentes e sua interligação foi realizada em autocad antes de passar à parte física, convém saber por onde vão passar os fios antes de se soldarem os componentes, isto em esquemas mais complexos, de modo a ficar o mais compacto possível.

Faz 1º o esquema e tenta juntá-los em secções na veroboard.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Propeller clock
« Responder #8 em: 22 de Fevereiro de 2013, 15:30 »
Já tenho o desenho quase feito, mais logo venho cá sujeitá-lo às vossas avaliações.

Mas primeiro tenho de esclarecer uma dúvida:
Este tipo de relógio só funciona com a existência de um led emissor e o respetivo recetor. Na tentativa de poupar alguns €, retirei de um rato antigo que tinha por aqui, os respetivos emissor/recetor.

Será que estes servem para o que preciso? Como é que isto vai ser reconhecido pelo micro?

EDIT: No site que pus em cima eles usam os botões para acertar as horas no circuito superior mas como é que podem parar o relógio sem o desligar? Não percebi como conseguem acertar as horas.
E se acrescentar mais dois pares de emissores/recetores IR, mas no nível inferior, para acertar as horas sem necessidade de parar o relógio será muito mais difícil?

EDIT2: É possível testar o nível inferior do esquema mesmo com o led emissor? Gostava de o calibrar na breadboard antes de começar a soldar qualquer coisa.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, 12:20 por DLM »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Propeller clock
« Responder #9 em: 03 de Março de 2013, 19:27 »
Só agora é que reparei que me tinhas enviado uma PM, tenho acompanhado este projecto e nem reparei nas dúvidas...

Este tipo de relógio só funciona com a existência de um led emissor e o respetivo recetor. Na tentativa de poupar alguns €, retirei de um rato antigo que tinha por aqui, os respetivos emissor/recetor.

Será que estes servem para o que preciso? Como é que isto vai ser reconhecido pelo micro?
Esse tipo de emissor/recetor funcionam bem neste projecto, apenas tem de se colocar um tubo no recetor para que não apanhe luz ambiente. A ligação do recetor ao micro é directa, tem de se configurar a porta do micro como recetora e aplicar o pull-up interno.
Citar
EDIT: No site que pus em cima eles usam os botões para acertar as horas no circuito superior mas como é que podem parar o relógio sem o desligar? Não percebi como conseguem acertar as horas.
E se acrescentar mais dois pares de emissores/recetores IR, mas no nível inferior, para acertar as horas sem necessidade de parar o relógio será muito mais difícil?
Parar o motor para acertar as horas é desprovido, a aplicação de emissores/recetores é viável para o acerto em tempo real sem qualquer tipo de codificação é uma questão de programação. Não sei se tens intenções de aplicar um RTC ao circuito.
Citar
EDIT2: É possível testar o nível inferior do esquema mesmo com o led emissor? Gostava de o calibrar na breadboard antes de começar a soldar qualquer coisa.
O que pode ser testado no inicio são as bobines indutoras, o recetor IV também pode ser testado à parte.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Propeller clock
« Responder #10 em: 08 de Março de 2013, 14:26 »
Só agora é que reparei que me tinhas enviado uma PM, tenho acompanhado este projecto e nem reparei nas dúvidas...
Ora essa, tens me ajudado imenso mais não podia pedir  ;)

Esse tipo de emissor/recetor funcionam bem neste projecto, apenas tem de se colocar um tubo no recetor para que não apanhe luz ambiente. A ligação do recetor ao micro é directa, tem de se configurar a porta do micro como recetora e aplicar o pull-up interno.
Compreendido, acho que até já tínhamos falado dessa questão.

Parar o motor para acertar as horas é desprovido, a aplicação de emissores/recetores é viável para o acerto em tempo real sem qualquer tipo de codificação é uma questão de programação. Não sei se tens intenções de aplicar um RTC ao circuito.
Pois mas pelos esquemas que eles têm no site, os botões estão no nível superior, ou seja, eles para lá carregarem tinham de parar aquilo, mas depois não tinham como ver as horas para acertar, o que não faz muito lógica.

Então sugeres utilizar quantos pares emissores/recetores no nível inferior (o da alimentação)?
Um para controlar a posição, um para para acertar as horas e outro para acertar os minutos? O que dá três pares de emissores/recetores e dois botões.

O que pode ser testado no inicio são as bobines indutoras
Como? Referes-te à imagem em que eles obtêm os 14V? Este fim-de-semana vou tratar de fazer as bobinas, preparar a caixa de CD's e fazer uns esquemáticos do circuito inferior, porque no fim-de-semana seguinte já queria montar o circuito na veroboard e passar à parte superior e respetiva programação.

o recetor IV também pode ser testado à parte.
Isto é que gostava de testar porque tirei de um rato que não teste se funcionava (falha minha  :P), portanto como é que o posso fazer?

Mais uma vez, obrigado a todos os que têm contribuído com a sua ajuda.

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Propeller clock
« Responder #11 em: 08 de Março de 2013, 16:09 »

Vou partilhar aqui, acho que vão curtir:



Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Propeller clock
« Responder #12 em: 08 de Junho de 2013, 21:48 »
Noticias para os que têm acompanhado :)

Já montei o circuito de alimentação do relógio, mas numa veroboard, o que me tem deixado um bocado receptivo quanto ao seu funcionamento e como tal, queria o testar.

No projeto em que me tenho baseado, eles testaram esta parte da alimentação fazendo umas ligações e ajustando os trimmers até obter 14V.

Ora a minha pergunta prende-se aqui. O que tenho de ligar e a quê?

Depois de testar o circuito, se funcionar, irei pôr aqui a lista do material e algumas fotos que fui tirando ao longo do processo. Se não funcionar, vou tentar desenhar a PCB e montá-lo deverá ser mais eficaz, só ainda não o fiz porque nunca desenhei PCB's.

PS: Fica aqui o link do projeto em que me tenho baseado, já com tradução de russo.
http://translate.google.com/translate?sl=ru&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fsamodeller.ru%2Fnews%2Fpropeller_clock%2F2011-01-10-10

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Propeller clock
« Responder #13 em: 09 de Junho de 2013, 03:35 »
Se não funcionar, vou tentar desenhar a PCB e montá-lo deverá ser mais eficaz, só ainda não o fiz porque nunca desenhei PCB's.
envia mail para comercialg7@gmail.com com o schematic ou circuito desenhado à mao que a G7 desenha-te a pcb por 2 ou 3€.  8)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Propeller clock
« Responder #14 em: 09 de Junho de 2013, 17:11 »
Que tal se a concentração fosse para a fonte de alimentação por indutância.
Até agora estou a gostar do progresso, entender cada etapa é fundamental para um bom resultado e identificar os problemas que poderão surgir.

@Hugu, se for necessária qualquer ajuda entro em contacto, pode ser?