collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Caçadores de Ouro  (Lida 30218 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Caçadores de Ouro
« em: 01 de Março de 2014, 02:15 »
Alguém daqui costuma assistir aqueles programas do discovery channel sobre a caça ao ouro?
Niguem ficou ainda com um bichinho de fazer algo igual?..  ::)

Porque é que em Portugal nao existe esta febre do ouro? portugal nao é terra rica em ouro? ou só ha ouro no alasca e terras assim?...
Já vi algures uma noticia de que se produzia ouro a partir de microbios.. tb ja ouvi que o ouro que existe na terra, é ouro que veio de cometas e asteroides mnas alturas em que o planeta terra era fustigado por esses "objectos" do espaço... afinal co se forma o ouro e qual a origem dele? sao bacterias? sao pressoes e temperaturas e milhares de anos em cima de certos oxidos? é extra-planetario?..

O ouro é a base da economia de qq estado, e acho estranho portugal nao haver a extraçao do ouro... ja que se sabe que portugal havia minas de ouro, prata e tb extraçao de volframio num passado nao mto longiquo..
O ouro que existe em portugal ou em minas abandonadas, dizem que estao extintas porque a extraçao nao compensa... acho extranho porque nestes programas de televisao, a extraçao do ouro até nao parece complicado como tenho visto em outros metais menos valiosos (tipo o cobre, ainda vi ontem noutro programa co se extraia o cobre da terra e aquilo era absolutamente complicado e super-dispendioso, onde cada camiao de 15 toneladas so dava origem a 4kg de oxido de cobre e para extrair esse oxido, eram uma serie de processos e lavagens absolutamente complicadas e mega maquinas) enqto que no ouro, basta escavar, e passar a terra por agua e peneiras ou separadores mecanicos ou electromagneticos para finalmente separar os flocos de ouro do oxido ou metal magnetico.. super simples!.. Porque é que em portugal, por exemplo em cada municipie nao existe uma lavadora onde terras extraidas de escaçoes, aterros, alicerces de casas e essas coisas, que teem de ser atiradas pra uma vala ou para um vale proprio de descargas de terras, nao passassem primeiramente por estas lavadoras e sacar os pó de ouro caso exista na terra?..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #1 em: 01 de Março de 2014, 03:01 »
O ouro é um elemento, não é uma molécula, logo nunca um micróbio produz ouro, o que pode acontecer, é no mar, certos corais e plantkon têm afinidade para certos elementos..
Simplesmente não tens geografia em portugal para teres substratos ricos em ouro, aliás é coisa rara pela europa, nas américas(não é USA, é Américas de continente), e em África é que tens ouro com fartura.

Sim, e naqueles programas, 90% é para gasóleo e o que sobra é para chanatar máquinas, aquilo é tudo muito lindo enquanto o discovery entra com a nota, quando acaba, ficas tipo o puto de 19 anos, fechou o barraco porque 3kg de ouro não chegam para as despesas de minerar 3 meses...

O volfrãmio era usado para fazer uma liga metálica que se usava nos canos das armas, Portugal vendeu muito aos Nazis e aos aliados para fazer os canos dos tanques, actualmente usam-se ligas muito mais avançadas e não se usa volfrâmio.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #2 em: 01 de Março de 2014, 03:16 »
Vai lá pá caminha Hugu que já é tarde :)

Offline oxytech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #3 em: 01 de Março de 2014, 12:15 »
eu vejo isso...

a fusão nuclear (nas estrelas) so consegue criar elementos ate ao ferro, todos os outros elementos são criados quando a estrela implode e depois explode... por isso não ha grandes magias  ;D

tambem é possivel criar ouro a partir de chumbo num reactor nuclear, mas o custo de produção é muito superior...


anyway, se houvesse ouro por ai e fosse viavel a sua mineração ja alguem se tinha lembrado disso...

Offline guilhermexbot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #4 em: 01 de Março de 2014, 17:53 »
Além de todos os outros motivos de "ostentação", cobiça, mítico, religioso e no presente, a importância tecnologica.

O ouro tem o seu "valor" indexado a escassez do mesmo, o dia em que o ouro for extraido com essa "facilidade" a própria extração seria mais cara que o valor final do produto se me faço entender...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #5 em: 01 de Março de 2014, 19:35 »
O ouro é um elemento, não é uma molécula, logo nunca um micróbio produz ouro, o que pode acontecer, é no mar, certos corais e plantkon têm afinidade para certos elementos..
Simplesmente não tens geografia em portugal para teres substratos ricos em ouro, aliás é coisa rara pela europa, nas américas(não é USA, é Américas de continente), e em África é que tens ouro com fartura.
pois nao sei, mas tudo que existe é à base de atomos e de carbono e cada dia ha uma descoberta natural ou quimica em que se consegue conjugar proteinas pra produzir coisas e pelos vistos microbios pra produzir ouro...se é verdade ou mentira, a noticia é esta:
http://greensavers.sapo.pt/2013/06/18/cientistas-descobrem-bacteria-que-produz-ouro-puro-com-fotos/
assim co os diamanetes artificiais, à seculos nao se imaginava que se podiam produzir artificialmente a agora produzem-se e quase sao impossiveis de destinguir dos naturais...
Co nunca estudei muito sobre o ouro e ligas especiais nao tenho conhecimentos de como surge ele naturalmente.. mas desde mtos seculos que existe uma vontade de criar ouro em laboratorio ou com alquimias ou por magias! ;D

Citar
Sim, e naqueles programas, 90% é para gasóleo e o que sobra é para chanatar máquinas, aquilo é tudo muito lindo enquanto o discovery entra com a nota, quando acaba, ficas tipo o puto de 19 anos, fechou o barraco porque 3kg de ouro não chegam para as despesas de minerar 3 meses...
afinal tb gostas de ver esses programas!  ;D ...mas o puto tem 17 anos ou lá que é.. mas tb ja é a vigesima vez que andam a repetir os episodios e tb o delay dos programas, um gaijo nem fica a saber se aquelas exploraçoes foram feitas o ano passado ou à 10 anos atrás!.. LOL

Citar
O volfrãmio era usado para fazer uma liga metálica que se usava nos canos das armas, Portugal vendeu muito aos Nazis e aos aliados para fazer os canos dos tanques, actualmente usam-se ligas muito mais avançadas e não se usa volfrâmio.
certo, Salazar encheu o estado com ouro, com a venda desse minerio por causa da guerra e do uso desse elemento em armamento, mas deixou simplesmente de ser viavel? afinal nao é so na guerra que de usam tubos que teem de aguentar pressoes e temperaturas elevadas, certo?!.. se Portugal tinha mto disso ( e na altura houve mta gente a enriquenecer com esse volframio...na minha familia tive umas tias que trabalhavam nessas extraçoes mas as burras umas santolaias, roubavam pros outros e nao pra elas... e ao que parece as pedras de volframio surgiam na terra qdo eram simplesmente lavradas e tinha uns avós que iam entregar de mao beijadas essas pedras aos exploradores...arrggg so tenho gente burra na familia! :/ LOL) e duvido que tenham extraido tudo por isso deviam continuar com essa extraçao... sempre devia render mais que plantar batatas, digo eu! lol

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #6 em: 01 de Março de 2014, 21:48 »
Como se um particular com meia duzia de kg's de volfrâmio fosse abrir uma fábrica de produção e exportação...

Costumo ver, é das poucas coisas que ainda dá para rir de tão "densos" que eles são de pensamento, é problemas por tudo quanto é lado, e qualquer coisa que avaria, é sempre 3 semanas e 10 mil dolares, nem que seja um parafuso, tem aquela aura de estupideza televisiva que só a discovery sabe fazer.

O ouro não é raro, existem materiais muito mais raros.
O valor do ouro é como quase tudo o resto, especulação da bolsa(95%)+custo de produção(5%).
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #7 em: 01 de Março de 2014, 22:28 »
Tb vejo, e ate curso a serie precisamente pelos problemas que andam sempre a ter.
Ahahaah

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #8 em: 01 de Março de 2014, 23:34 »
a exploração de volfrâmio deixou de ter viabilidade na maior parte dos casos pois o seu custo baixou imenso, por se começarem a usar outros materiais mas também porque os chineses por altura dos anos oitenta se não estou em erro começaram a descobrir e explorar enormes jazidas, em Portugal existe ainda uma das maiores minas de volfrâmio da Europa (Panasqueira) que ainda se encontram a laborar mas a uma escala muito mais reduzida, nos tempos aúreos era uma autentica cidade em volta da mina, e no tempo da segunda guerra mundial o preço era tão elevado que algumas gramas que fossem de minério em bruto compensava roubar (chegavam a fazer tacões ocos nas botas para conseguirem passar o apertado controlo). Quanto à exploração por agricultores posso dizer que em Vale de Cambra (onde moro) existe uma serra com uma quantidade enorme de pequenas minas e poços que eram explorados pelos donos dos terrenos que depois iam vender o minério às minas do concelho de Arouca, essas sim de grande dimensão (só por curiosidade Arouca durante a segunda guerra mundial era provavelmente o único sitio do mundo onde alemães e ingleses conviviam pacificamente explorando as suas minas em povoações vizinhas).

O problema de Portugal não é só a falta de recursos, é em grande parte o desgoverno e a falta de iniciativa, as reservas minerais do Alentejo ainda estão muito pouco exploradas, no entanto a sua exploração não é rentável. O problema é que o estado entregou a exploração das minas a consórcios estrangeiros sem quaisquer limitações e quando o preço dos minérios se encontrava extremamente alto este enriqueceram a explorar os filões mais rentáveis, deixando os filões mais pobres por explorar, que são os que ainda existem nos dias de hoje, acontece que como o preço baixou muito não é viável economicamente explorar esses filões, conclusão apesar de ainda existir um a enorme quantidade de recursos estes não podem ser explorados devido à má gestão inicial das minas.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #9 em: 02 de Março de 2014, 00:54 »
Também vejo, e sim o ouro não é assim tão raro, se vês isso eles volta e meio dizem..." existe ouro no mundo suficiente para cobrir todo o planeta ( fora a zona de agua) se é verdade ou nao não sei lol mas que é muito ouro é  ;D

Hugu não podes ir por ai, aquilo é feito para ter audiência, ....so os custos que aquilo envolve ui ui o aluguer do terreno, licença, combustível, equipamento e sei la mais o que.

Não sei quanto programas desses vês, mas se é só esse vê os restantes, ouro na selva, febre do ouro, ouro no gelo e assim que dá para ter uma ideia do que realmente se passa,....mas basta veres esse do ouro na selva que ficas a ver o que se passa na realidade.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #10 em: 02 de Março de 2014, 03:14 »
quase vejo todos, nao sao os unicos programas que vejo, mas devido às horas a que dao e que tenho a tv so pra mim  ;D, qdo faço zapping acabo por ficar nesses programas ou ver parte deles.. mas os que tenho seguido mais sao o gaijos da febre do ouro, no alasca onde a equipe do todd hoffman explora em courniporkpie e depois mais o parker o miudo que é o neto do outro explorador e mais o do Klondike o gaijo com oculos de garrafao! lol (nao deixa de ser hilariante as personagens que sao lol) claro que aquilo é tipo uma novela, mas tb se vê que eles sao mineiros caloiros, que tentam entrar e competir com outras exploraçoes que existe no alasca, pelo menos aquele gaijo das barbas (futuro sogro do Parker), mostrou numa das exploraçoes que tirava tipo 35/40Kg por cada limpeza que é o que as 3 equipas juntas fazem durante uma concessao de 3 ou 4 meses que é a duraçao de cada temporada do programa!
Claro que o programa paga alguma coisa aos gaijos, mas eles trabalham e aquilo tem de compensar porque aquilo n deixa de ser a vida dos gaijos, onde teem de pagar as hipotecas e levar dinheiro às familias e blabla.. mas ganhar em apenas 3 ou 4 meses aquilo que um gaijo ganha apenas num ano de trabalho é de louvar!

Começou a dar à pouco tempo os hoffmans a irem ao chile e a africa a ver se encontravam outras exploraçoes viaveis, mas esses sao episodios novos que n sem bem a que horarios passam e ja n tenho seguido mto.
Mas tb havia aqueles gaijos que exploravam o ouro na agua, e aqueles gaijos que iam pra africa e que acabavam por ser roubadas e assaltadas pelos pretos ou chineses! lol

Ha tb um outro programa que é tb com umas 2 ou 3 equipes ao estilo do programa febre do ouro que dá noutro programa, no national geographic ou odisseia que é imitaçao do do hoffman.

Ha metais mais raros e mais valiosos e até com mais utlidade que o ouro na era da electronica, e esses valem mais que o ouro, mas co ha apenas uma infima percentagem, aquilo nao é cotada ou usada pra estruturar economias. Logo é co o senso diz, o ouro é 90% especulaçao e 10% exploraçao, porque pelo que se sonda ou se estima é que existe ainda mto ouro por explorar e que apenas ainda só se explorou metade..

Em portugal, pelos vistos ouros só sob a forma de moeda da era romana em portugal e enterrada em paredes de casas antigas ou no chao, ou entao ouro inscrustado em pedra..eu acho que tenho uma pedra de volframio com ouro e prata incrustada..pelo menos aquilo tem cristais amarelos e cor de prata a brilhar na pedra..se é ouro ou prata n sei porque nunca testei a pedra..
« Última modificação: 02 de Março de 2014, 03:18 por Hugu »

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #11 em: 03 de Março de 2014, 15:23 »
Aqui está um reportagem sobre ouro em portugal:

Offline dAnNy_El

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #12 em: 06 de Maio de 2014, 04:26 »
Alguém daqui costuma assistir aqueles programas do discovery channel sobre a caça ao ouro?
Niguem ficou ainda com um bichinho de fazer algo igual?..  ::)

Porque é que em Portugal nao existe esta febre do ouro? portugal nao é terra rica em ouro? ou só ha ouro no alasca e terras assim?...
Já vi algures uma noticia de que se produzia ouro a partir de microbios.. tb ja ouvi que o ouro que existe na terra, é ouro que veio de cometas e asteroides mnas alturas em que o planeta terra era fustigado por esses "objectos" do espaço... afinal co se forma o ouro e qual a origem dele? sao bacterias? sao pressoes e temperaturas e milhares de anos em cima de certos oxidos? é extra-planetario?..

O ouro é a base da economia de qq estado, e acho estranho portugal nao haver a extraçao do ouro... ja que se sabe que portugal havia minas de ouro, prata e tb extraçao de volframio num passado nao mto longiquo..
O ouro que existe em portugal ou em minas abandonadas, dizem que estao extintas porque a extraçao nao compensa... acho extranho porque nestes programas de televisao, a extraçao do ouro até nao parece complicado como tenho visto em outros metais menos valiosos (tipo o cobre, ainda vi ontem noutro programa co se extraia o cobre da terra e aquilo era absolutamente complicado e super-dispendioso, onde cada camiao de 15 toneladas so dava origem a 4kg de oxido de cobre e para extrair esse oxido, eram uma serie de processos e lavagens absolutamente complicadas e mega maquinas) enqto que no ouro, basta escavar, e passar a terra por agua e peneiras ou separadores mecanicos ou electromagneticos para finalmente separar os flocos de ouro do oxido ou metal magnetico.. super simples!.. Porque é que em portugal, por exemplo em cada municipie nao existe uma lavadora onde terras extraidas de escaçoes, aterros, alicerces de casas e essas coisas, que teem de ser atiradas pra uma vala ou para um vale proprio de descargas de terras, nao passassem primeiramente por estas lavadoras e sacar os pó de ouro caso exista na terra?..


saudaçoes
registei me apenas para comentar isto =D
quanto a mim esta me a fazer um pouco de confusao.. devo andar a ver discovery chanel a mais ou o povo portugues esta tao desacreditado ou mal informado acerca do que estamos a pisar, acabei de ver uma reportagem, aquela da RTP1 da febre do ouro voltou, la esta, eu devo andar a ver discovery a mais e outros canais, talvez ate com bastante teor de cultura, na reportagem vemos um senhor a falar dos dias em que encontrava mais de 6 gramas com aquele pratinho e ate encontra uma pepita de ouro com 33gramas de ouro apenas a beira do rio com um pratinho, nao acredito que ele remexa uma tonelada de terra com aquilo..

canais como o discovery vejo americanos que investem todas as economias e se deslocam milhares de kilometros para encontrarem menos que isso muitas vezes a muitos metros de profundidade, arriscando a vida, e a alguns anos atraz matavam se para ter terras como estas.
acredito que nos, portugueses, tivesse mos capacidade de explorar grande parte dessas terras sozinhos e sem grandes despesas sem ser em gasoleo, apenas axo que hoje nao o fazemos porque nao sabemos nem sequer nimguem acredita que existemgrades quantidades de ouro, tanto que os americanos quando se aperceberam ate ficaram malucos, a unica razao para se terem deixado as minas foi uma baixa do preço do ouro a pala de um pais que estava a vender ao desbarato ouro de qualidade inferior ao nosso para sustentar uma guerra parece me, e as minas rentaveis e foram abandonadas e entao esquecidas esquecidas talvez por haver muitas pontos no mundo com ouro, mas os americanos nao dormem e vao limpar isto tudo, porque nos em vez de aprender-mos e fazer mos mandamos vir de fora!!

corrijam me se estiver errado


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #13 em: 06 de Maio de 2014, 05:09 »
eu quase acho o mesmo... o povo português vive do passado e das memorias em que eramos os maiores exploradores dos mares e que tinhamos colonias por todo o lado e entao deixamos de viver às nossas custas e passamos a viver à custa do trabalho dos escravos/colonias...

E actualmente Portugal comporta-se com um país super rico, onde vivemos de luxos e por isso importamos tudo na vez de produzirmos as coisas.

Quanto ao ouro, por muito ou pouco houvesse em Portugal, devia ser explorado, tvz nao daquela maneira com ose vê na televisao onde deitam matas abaixo e fazem buracos ao calhas por todo o lado, mas abrindo valas enqto exploravam essa terra e tapando os buracos antigos e ao mesmo tempo fazer florestaçao dessa zonas...

Pelo que dá pra ver no processo de exploraçao do ouro, o material excedente podia ser utilizado para outras coisas...ja que por peneiras ou rede de separaçao de pedras, podia-se produzir excendente pra material de construçao... (assim evitava-se andar a assorear rios, e tvz as pontes depois ja nao caiam por falta de pé...)

Eu por natureza, gosto de rentabilizar processos, e vejo muita coisa mal aproveitada que me parece um desperdicio de esforço/energia nesses programas do discovery e mesmo assim, eles ganham em 4 meses o que um gaijo ganha num ano em média..por isso mesmo que Portugal nao tenha tais concentraçoes de ouro, acho que era riquesa que entrava prós nossos cofres.
Mas nao, portugal concessiona tudo aos de fora e co sao concessoes onde 60% ou mais sao prá concessao, as coisas nao sao feitas porque nao é rentavel o negocio, mas nao a exploraçao!

Co o ouro, é a mm coisa com o petroleo, com aqueles "Tenho petroleo no quintal"!.. toca a furar 600/800m a ver se ha petroleo!..em portugal faz-se um furo de 70metros e co nao sai nada, "Pronto! nao ha petroleo em Portugal!" Tanto qto sei, a europa e africa e as americas eram territorios colados, logo no tempo dos dinossauros, tanto andavam pela zona onde é a america hoje, como pela europa, africa..logo se ha petroleo nas americas, africas, tb ha na europa!..é o que eu acho!.. Nao sao sondas/sonares que só ecoam até 100metros que vao descubrir petroleo.. e´preciso furar e logo se vê!
« Última modificação: 06 de Maio de 2014, 05:12 por Hugu »

Offline dAnNy_El

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Caçadores de Ouro
« Responder #14 em: 06 de Maio de 2014, 06:26 »
pelo que vi da reportagem na entrevista, o velhote relata encontrar 6g de ouro a superficie da terra , e enquanto esta a ser entrevistado nas calmas encontra tambem, ja vi em programas os americanos ficarem contentes por encontrarem um floco ou dois em 1metro quadrado, avaliando pelos relatos do homem e pelo pouco conhecimento que deu para adquirir com os americanos esta terra e um achado, ja para nao falar nos filões debaixo de terra, a floresta pode ser replantada e o Alentejo tambem nao ha assim tanta floresta, quanto aos rios, bem que se podia aproveitar para remodelar a paisagem e construir praias fluviais, que sao um espetaculo, parques naturais e coisas assim..
o governo esta a receber montes de pedidos de empresas do estrangeiro para fazerem os testes, claro que propostas portuguesas nao ha, para certas empresas pode ate nao valer a pena os gastos, uma empresa cotada no mercado diz sempre que gasta muito mais que aquilo do que e possivel e nao vem cá a pensar que as amostra deram um resultado mas pode haver mais, se vierem e para ganhar 20x ou mais aquilo que investiram e estamos a falar de quantias que podem de 50milhoes so numa zona de portugal, existem algumas, zonas exploradas industrialmente e zonas onde as pessoas iam ao fim de semana ou qd estavam desempregadas viviam perto e sabiam do ouro, claro, e o ouro nao valia tanto como hoje, foi tao pouco o tempo de mineraçao do ouro em portugal que nem deu tempo de avaliar bem, e tambem nao esgotaram   nenhuma mina, na minha opiniao, sem falar nas minas subterraneas, so a superficie existe uma quantidade exagerada de ouro e e facilmente meia duzia de gajos com 150mil euros para começarem logo com grandes ganhos, mas.. o processo e tao facil, acho que um só gajo com vontade so com meia duzia de ferramentas tinha boas espectativas de começar alguma coisa, mas estamos num pais que nunca viveu do ouro, temos outros ganhos e sempre que sai uma noticia a dizer que ha ouro em portugal nimguem acredita e ainda gozam com a informaçao.. mas so relatos do velhote iam fazer centenas de americanos desejarem mais que tido vir ca sem pensar 2 vezes, apenas estou a basear me no que o velhote diz e nao estou a crer ser otimista, mas historias assim na america so podem significar muito ouro enterrado na amerca nao e preciso saber ler nem escrever para se saber isso
« Última modificação: 06 de Maio de 2014, 06:44 por dAnNy_El »