collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos  (Lida 9644 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« em: 23 de Outubro de 2015, 11:50 »
Olá,

Um vídeo sobre a fabricação de um par de chaves de aperto de uma cabeça de torno mecânico:



Uma playlist sobre a maquinagem de um par de juntas para ajuste da taxa de compressão de um motor a dois tempos e outras correcções ao conjunto:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLqszwNKrhubZ_LBkVfAPMXAAhNY3Ra47q

Obrigado pelas visitas e um abraço a todos.
Serra-Cabo

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #1 em: 23 de Outubro de 2015, 13:35 »
Maravilhoso!!

Que grande trabalho, grande qualidade e pormenor!

Os meus parabéns. Quero ver o resultado final.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #2 em: 23 de Outubro de 2015, 14:40 »
Não vi com som, mas não era preferivel ajustar o squish na culassa, e meter-lhe um oring?
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #3 em: 23 de Outubro de 2015, 14:46 »
Não vi com som, mas não era preferivel ajustar o squish na culassa, e meter-lhe um oring?

O que é um squish? Que tipo de o-ring seria capaz de se ajustar àquela forma e aguentar aquela temperatura (contacto directo com a combustão)?

SC

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #4 em: 23 de Outubro de 2015, 15:32 »
Squish é a distância entre o pistão e a parte mais baixa da camera de combustão, coloca o pistão no ponto morto superior, aperta a culassa com 2 parafusos/porcas e enfia um bocado de estanho/solda pelo buraco da vela até encostar na parede do cilindro e depois com algum cuidado anda com a cambota para cima e para baixo até dar a volta, tira mede, esse valor é o squish.
Um oring qualquer em viton aguenta perfeitamente, fazia uma casa circular para o oring na culassa, já montei orings em motores a ar sem qualquer problema, aliás até NBR90 se aguenta lá.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #5 em: 23 de Outubro de 2015, 15:49 »
Pergunta de quem não tem muita experiência com 2-tempos: ao meteres um oring não vais aumentar os problemas de aquecimento? Parece-me que deixas de ter contacto térmico entre a culassa e o cilindro.

E o furo não pode ter sido originado por uma mistura pobre? Ao aumentar a cilindrada está-se a aumentar a quantidade de ar admitido em cada ciclo, e imagino que seja necessário afinar o carburador. Se a mistura ficar pobre (pouca gasolina para o ar que entra), a temperatura de combustão aumenta, aquece mais o motor e aumentam os problemas de detonação.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #6 em: 23 de Outubro de 2015, 15:54 »
Essa vela tambem tem péssimo aspecto :/

O pistão furado sim, excesso de temperatura, mistura pobre e para ai uma vela b8.
Mas provavelmente foi uma retificação e subir agulha do carburador..
Pelo aspecto é de uma scooter, para ai uma Neos/motor yamaha horizontal de admissão por lamelas ao carter.

A parte mais quente é a culassa, tecnicamente até é vantajoso isolares o cilindro da culassa, aqueces menos o cilindro, tens menos distorção térmica, mas isso é um motor com meia duzia de cv's, não tem nenhum BMEP nem temperaturas de funcionamento excessivamente altas, partindo do principio que está correctamente afinado.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #7 em: 23 de Outubro de 2015, 16:25 »

E o furo não pode ter sido originado por uma mistura pobre? Ao aumentar a cilindrada está-se a aumentar a quantidade de ar admitido em cada ciclo, e imagino que seja necessário afinar o carburador. Se a mistura ficar pobre (pouca gasolina para o ar que entra), a temperatura de combustão aumenta, aquece mais o motor e aumentam os problemas de detonação.

Nada sei relativamente à mistura. Admitindo que o carburador é sujeito a um esforço de sucção maior, admito que entre mais ar e mais alguma gasolina. Mas duvido que seja proporcional.

Se eu pensasse meter-me nessa alhada (se a mota fosse minha) era capaz de instalar um par de termo-pares, um na cabeça outro no tubo de escape, para medir temperaturas. O problema é que isso é mais complicado que a motoreta :)

Os principais candidatos ao desastre foram, quanto a mim, a vela B6 e o aumento da compressão resultante de não ter sido igualmente adquirida a respectiva culassa. Pode ter sido ainda algum 'desaire' no ponto de ignição ou ... um qualquer conjunto de circunstancias ...
« Última modificação: 23 de Outubro de 2015, 19:58 por SerraCabo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #8 em: 23 de Outubro de 2015, 20:17 »
Não tem pontos, é cdi garantidamente.
Ui, uma B6, é agarradela/furo garantido, isso quer é uma B9, mas se a junta foi por causa da taxa de compressão e não por alturas de deck diferentes era só tornear a culassa, sendo de vela ao centro era muito mais simples, cone a 7º com 6mm, o resto era seguir a forma original(mas com offset para dentro), ficava ai com 1mm de squish e taxa na casa dos 10.5:1.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #9 em: 23 de Outubro de 2015, 20:24 »
Não tem pontos, é cdi garantidamente.
Ui, uma B6, é agarradela/furo garantido, isso quer é uma B9, mas se a junta foi por causa da taxa de compressão e não por alturas de deck diferentes era só tornear a culassa, sendo de vela ao centro era muito mais simples, cone a 7º com 6mm, o resto era seguir a forma original(mas com offset para dentro), ficava ai com 1mm de squish e taxa na casa dos 10.5:1.

Atenção que, como chamo a atenção no vídeo, a taxa de compressão nos motores  2 tempos não é o que parece tal como a cilindrada não é o que parece.

Não quis mexer na culassa para evitar mais surpresas, especialmente as irreversíveis.

Já há uma B9 preparada. A B9 era a que eu usava nas minhas Yamaha 50 e 125 há 40 anos atrás. O interessante é que foi um mecânico de porta aberta que aconselhou o dono do bólide a uma B6! :)

SC

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #10 em: 23 de Outubro de 2015, 20:26 »
Eu sei, eu até ver dou-me bem com os 2 tempos e das suas muitas coisas estranhas.
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #11 em: 23 de Outubro de 2015, 20:37 »
Eu sei, eu até ver dou-me bem com os 2 tempos e das suas muitas coisas estranhas.

Têm a vantagem de poder ser reparados numa pequena oficina. Eu sempre reparei os meus mas nunca os modifiquei. O da 50cc fez mais de 100.000Km. Ainda a tenho na oficina. Não trabalha há uns 30 anos mas tenho dado uns 'kiks' de vez em quando para não agarrar. Fica para as minhas voltinhas quando me reformar. :)

SC

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #12 em: 24 de Outubro de 2015, 15:07 »
Os furos estranhos nos pistões são causados pelo mau funcionamento do CDI, não tem nada a ver com misturas de gasolina, senão os motores que andam por aí estavam sempre nas box´s.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #13 em: 24 de Outubro de 2015, 15:15 »
Parece-me que três factores contribuíram decisivamente para o furo: aumento da taxa de compressão, menos área de arrefecimento e vela B6. Qual deles seria o mais decisivo, não sei. Mas 90% do problema deve residir num destes três.

SC

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Vídeos: ferramenta aperto e junta para motor a 2 tempos
« Responder #14 em: 24 de Outubro de 2015, 15:35 »
No tempo em que os carros só tinham de electrónica o radio, apareceu na oficina em que eu trabalhava um lancia fulvia, a queimar óleo e com falta de força, depois de testar e desmontar o motor um dos pistões tinha um buraco enorme, e era o único cilindro com uma vela diferente e quente, que não era aconselhada para aquele motor.
PDI