collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes  (Lida 397262 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.951
  • NERD!
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #270 em: 17 de Novembro de 2014, 11:32 »
Quando vai à alfândega pelos correios é pelo valor total, portes incluídos.
Por transportadora não sei como é, deixei de usar há anos porque para encomendas de valores reduzidos não compensam por causa de despachantes e taxas e taxinhas que encarecem uns 50€ em cima do resto.

Offline CroKodile

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #271 em: 17 de Novembro de 2014, 20:49 »
Olá malta,

Tenho 3 encomendas presas na alfandega já mandei os documentos (CC e comprovativo de pagamento paypal) para as 3, nenhuma foi acima de 45e e está a demorar uma eternidade a me libertarem os artigos  >:( >:(

Já mandei hoje mail com os documentos que faltava da 3a, mas a 1a já lá esta desde 14-Out é normal demorar tanto tempo assim?

Já estou a desesperar... Nunca me tinha isto acontecido.

Cumps

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #272 em: 17 de Novembro de 2014, 21:09 »
Já mandei hoje mail com os documentos que faltava da 3a, mas a 1a já lá esta desde 14-Out é normal demorar tanto tempo assim?

14 de Outubro??? Isso ainda agora começou.
Já lá tive coisas paradas 2 meses.
Ps:Quando puder crie um tópico nas apresentações.

Cumprimentos

Offline CroKodile

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #273 em: 17 de Novembro de 2014, 21:29 »
Já mandei hoje mail com os documentos que faltava da 3a, mas a 1a já lá esta desde 14-Out é normal demorar tanto tempo assim?

14 de Outubro??? Isso ainda agora começou.
Já lá tive coisas paradas 2 meses.
Ps:Quando puder crie um tópico nas apresentações.

Cumprimentos

Ok, Obrigado pela resposta, que más notícias  :( :(

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #274 em: 18 de Novembro de 2014, 00:25 »
Já mandei hoje mail com os documentos que faltava da 3a, mas a 1a já lá esta desde 14-Out é normal demorar tanto tempo assim?

14 de Outubro??? Isso ainda agora começou.
Já lá tive coisas paradas 2 meses.
Ps:Quando puder crie um tópico nas apresentações.

Cumprimentos

quando vejo que ela começa a estar uma semana parada em Lisboa por causa da alfandega,eu telefono e pergunto como estão as coisas e caso seja preciso enviar documentos, eu pergunto, e assim apreço as coisas, claro que sao de valores baixos tipo 30 e tais € caso seja maior, não se deve chatea-los muito, não vão eles lembrar de uma coima gigante

Offline CroKodile

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #275 em: 18 de Novembro de 2014, 09:49 »
Pois tb penso assim, não chateá-los mto pk eles têm a faca e o queijo na mão,  claro que tÊm de ser cumpridores e como aqui o factor alietório é uma constante mais vale aguardar.

O estado a que me refiro é este: 'Entrada armazém para aplicação de legislação'

Cumps

Offline Silent

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #276 em: 18 de Novembro de 2014, 23:17 »
Boas Pessoal,

Registei me neste forum pk reparei que está bastante activo nesta parte da alfandega e vou transcrever um post meu que explica a grande maioria das vossas duvidas e dos porquês do "mostro da alfandega".

Venho fazer um testamento basicamente pk vejo muito pessoal com duvidas acerca dos procedimentos da ALfandega o que estou prestes a partilhar com Vcs é basicamente toda  a info que acumulei ao londo de vários anos seguidos de IMP, maioritariamente fora da UE, da China,dando o exemplo da China antes de falar dos procedimentos nacionais vou explicar o que se passa na China.

Por exemplo compraste uma cena qualquer na China, pagaste,no dia seguinte o vendedor entregou o pacote para a empresa contratada normalmente China Post ou EMS, isto pk todos vcs já devem saber dos problemas das transportadoras privadas. De seguida o vendedor marca o pacote como enviado, mas o que sucede poderá bem não ser isso, tudo depende de vários factores como a carga de pacotes daquela cidade/região e claro a data/altura do Natal(é bem mais lento) e etc. Mas prontos o que sucede é o seguinte, a tua encomenda vai para uma espécie de contentor aguardar vez para entrar num avião para PT, obviamente não é possivel ter um avião todos os dias a sair para PT de todos os Pontos da china, o teu pacote fica lá no contentor até chegar a vez dele embarcar se estiver no fundo do contentor e o avião não tiver capacidade para a levar nesse dia, pode ficar parado lá 15 dias ou 1 mês acontece, e já me aconteceu.

Devido a esta razão é que acontece, por vezes encomendares 2 coisas no mesmo dia, uma chegar a PT 15 ou 30 dias depois da outra

Chegada a PT os procedimentos:
Imaginemos Hj manhã chegou da CHINA um avião com 500 pacotes, os funcionários dos CTT vão buscar os pacotes e fazem um scan com PDA mão aos pacotes registados, dai vcs podem reparar que o estado"Recepção Internacional" é sempre mostrado quase em tempo real e é automático.
Prontos depois disto, os funcionários dos CTT, na presença da A.T.  e das autoridades passam todos os pacotes por Raio-X, há proucura de ilegalidades ,aqui procedem há selecção do material com maior probabilidade de ser ilegal e o a ser investigado para cobrança de impostos aduaneiros ou não :D, dos tais 500, digamos que escolheram 100.

Esses 100 que não foram directos para distribuição vão ficar no estado visto no tracking "recepção internacional", basicamente aguardar pelo sua vez de serem periciados e investigados pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

Assim que chegar a vez do teu contentor onde está o teu pacote, vêm 3 hipóteses.
1- Consideram o produto sem qql problema e baixo valor, leva Franquia e segue para o contentor da distribuição.
2-Consideram que é de valor superior e procedem ao calculo do valor aduaneiro a cobrar(se tiver factura lá dentro), senão enviam-te uma carta a pedir a documentação necessária para calcular esse valor a cobra( a existir algo a cobrar xD).
3-Hipótese, é teres comprado algo ilegal onde terás de proceder ao pagamento dos custos de destruição ou até peritagens.
Os valores da isenção há data do post são até 22€(isenção IVA+taxas)(supostamente entre 22€ a 36€ pagarias IVA, mas felizmente isso não se aplica, pk na pratica só cobram IVA quando o valor é superior a 10€) ou + de 36€, pagas IVA+Taxas Alf.Os valores de 22€ ou 36€ incluem valor dos portes+produto.
O valor das taxas pode ser calculado usando a formula normal, mas é por norma aproxidamente entre 30 a 35% do valor total (item+ship)
Prontos daqui para a frente toda a gente já sabe, é esperar, esperar , e.. ...e..... esperar...:D Ou se fores de Lisboa e fores directamente lá, eles tratam do assunto na Hora.

O que me me faz bastante impressão é ver a grande maioria do pessoal a dizer que a culpa é dos CTT, quando não é. Pk mal o teu pacote chega a PT, mesmo antes de passar no raio-X eles passam o scan com o PDA e actualizam o tracking,são competentes e todo o processo. Dai quem já comprou material contrafeito, repara que o tracking actualiza sempre mesmo antes de ser vistoriado e constatado que é ilegal, a razão está descrita acima.

E reparem que assim que a alfandega calcula as taxas a pagar ou dá o carimbo de Franquia e encomenda segue para distribuição sem grandes demoras, em 24/48h se tudo correr normalmente está em tua casa. E há que lembrar que se houver taxas a pagar demora mais sempre pk os ctt vão enviar isso como uma cobrança para a morada destino.

Tá feito,quem se der ao trabalho de ler isto ganha um rebuçado :D
Qualquer dúvida perguntem.....

'Entrada armazém para aplicação de legislação'>> Isto significa que foi seleccionada para controlo aduaneiro terás de enviar documentes depois de receberes a carta com o numero local, isto claro se os documentos estiverem em falta.
Atenção que se tiver documentos dentro eles podes aceita-los e calcular taxas apartir dos valores lá discritos,ou podem simplesmente não acreditar e pedir prova da venda/compra paypal,extracto cartão credito/banco, etc. par confirmar os valores...
« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, 23:27 por Silent »

StarRider

  • Visitante
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #277 em: 18 de Novembro de 2014, 23:23 »
O que me me faz bastante impressão é ver a grande maioria do pessoal a dizer que a culpa é dos CTT, quando não é.

A mim o que me faz MUITA IMPRESSÃO é a falta de educação de algumas pessoas que por aqui
aparecem e não têm o civismo de se apresentar ... . e quando a isso se junta uma pitada de
paternalismo então ainda pior.

E sim, OS ATRASOS EM PORTUGAL SÃO CULPA DOS CTT !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Offline Silent

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #278 em: 18 de Novembro de 2014, 23:31 »
Ok, prova que a culpa dos atrasos maiores na Alfândega é dos CTT, sff. Mas isto claro, com factos e dados realísticos.

E não te esqueças disto, os CTT são uma empresa privada que facilitam/ajudam trabalhando em parceria com autoridade publica no processo que deveria ser da total competência da Autoridade Tributária, se assim não fosse, em vez de 1/2 meses eram 1/2 anos?
« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, 23:36 por Silent »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #279 em: 18 de Novembro de 2014, 23:40 »
os ctts n teem grande fama e nao é da boca pra fora, pois existe prova e experiencia propria, porque ja mandei cenas em correio azul nacional e levarem quase 2 semanas a chegar ao destino! E entao enviar cenas sem registo com algun volume, é quase tudo extraviado (n sei bem co as coisas extraviam! a unica maneira é o durante o transporte o carro esbarar-se numa cisterma cheia de gasolina e as encomendas arderem todas! ::) por isso faz-me confusao as encomendas estraviarem assim do nada e por n se ter registado, uma pessoa n poder reclamar ou ser indeminizado!) mas tb co ha bons e maus profisionais a outra alternativa é ser o pessoal a extraviar as cenas para os seus bolsos e pronto, ninguem viu nada!..
 

Na alfandega, deve ser consoante o volume de encomendas a controlar, e a qtdade de funcionarios disponiveis no controlo e depois verificaçao das encomendas e pesquisa dos itens para fazer contra-prova de eventuais falsas facturas...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.951
  • NERD!
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #280 em: 18 de Novembro de 2014, 23:41 »
Essas contas do IVA estão mal feitas. 36€*23%(IVA) = 8.28€, ainda falta para chegar aos 10€.

O valor é 43,48€ (45€ arredondados) como explicado uns tópicos acima.

Offline Silent

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #281 em: 18 de Novembro de 2014, 23:59 »
E até te dou mais 1 Exemplo em como a culpa não é dos CTT.
Repara que qd a Alfandega selecciona algo teu para inspecção, se fores de Lisboa e deslocares há Alfandega ai sim, vais ser atendido pelo funcionário dos CTT, ao qual entreguas a documentação necessária e o registo, ele vai saber o numero local, de seguida calcula as taxas a pagar e em 15/20 min tens o assunto resolvido.

Isso que falam são as encomendas nacionais, é outra grande "historia" isto pk desde há uns anos para cá os serviços a nivel nacional dos CTT tem vindo a se degradar muito, muito mesmo.
Este topico é para Alfandega/importação.

Mas já que falam nisso sabem que antigamente, correio normal era entregue em 24h sem problemas mesmo quase de uma ponto ha outra do pais , hoje em dia isso já não é assim.
Os ctt fizeram uma data de cortes financeiros para poupar e claro aumentaram bastante o tempo de entreguas/transportes.
Em relação extravios, que tem acontecido ultimamente, é derivado disso muito provavelmente. Uma boa táctica para reduzir a probabilidade de isso acontecer é colar/escrever a morada destino sempre em 2 lados do pacote.Infelizmente já li dizerem que é"tactica"jogo sujo" dos CTT como é uma empresa privada agora para fazer com que toda a gente use o serviço mais caro, não acredito nessa má fé mas...

De qualquer forma eu não estou associado aos CTT, nem algo do género aquilo que vos relato é o que sei, vejo e a exp que acumulei com os serviços que uso.

Eu próprio já tive coisas minhas extraviadas que foram enviadas em caixas cartao e ao fim de reclamar apareceram me em casa embrulhadas numa saca do lixo preta toda suja, enfim. O que se passou ning me sabia dizer..

EDIT: Atenção nunca enviem facturas falsas, isso é altamente ilegal, e eles podem abrir um processo judicial contra voçês.

Cumprimentos
« Última modificação: 19 de Novembro de 2014, 00:06 por Silent »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #282 em: 19 de Novembro de 2014, 00:18 »
Desde já bem-vindo e obrigado pelo teu contributo.
Se forem despachar algo em nome individual. Podem no fazer directamente na alfândega, no edifício 69 do aeroporto de Lisboa. E lá podem pedir o despacho directo independentemente do valor, mas não se livram de todos os custos normais.
A vantagem é de que tiram a mercadoria em no dia, mas não. É permitido fazer desta forma se for para deduzir o IVA. Aí o melhor é ligar ou ir à rui pato para eles tratarem de tudo. A rui pato está ao fundo à esquerda no edifício que fica no lado esquerdo dos Ctt em cabo ruivo.

Offline CroKodile

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 19
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #283 em: 19 de Novembro de 2014, 01:30 »
Os CTT são um pouco incompetentes, pois mando o mail com os documentos em falta (comp paypal + foto do CC), e eles voltam a me responder a dizer que falta a fotocópia do BI ou CC....

Santa paciência, outra vez foi que não conseguia abrir o ficheiro em PDF, mandei em foto, mas eles que PC têm, está lá o meu avozinho a ver e a responder aos mail...

Porra que se isto não é incompetência, então não mesmo de que se trata.  :-X

Offline Diogo Martinho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #284 em: 19 de Novembro de 2014, 15:20 »
Boa tarde a todos,
Atualizando a minha situação, recebi hoje a carta para desalfandegamento da minha encomenda.
Gostava de saber se tenho de enviar juntamente com os documentos pedidos na carta uma fotocópia da própria carta, ou se basta enviar os documentos e a indicar o Nº Local do Objeto para o email indicado.

Agradeço desde já por uma resposta.