collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG  (Lida 19908 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« em: 08 de Fevereiro de 2013, 03:57 »
Boa noite



Tenho uma máquina de soldar marca solter, DC com 180A, penso. Muito parecida ou igual a ESTA.
Recentemente reparei que a máquina também permite soldar a TIG.

Queria saber se aqueles kits que se compram para soldar a TIG valem a pena, visto a soldagem a TIG ser uma das melhores.



Agradeço desde já a vossa eventual atenção.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2013, 04:40 »
N se entende bem qual é a duvida, é saber se a makina solda tb tig ou nao, ou se compensa comprar o kit de soldadura tig pra começar tb a soldar tig?..

..se solda tig e n tens o kit e se achas k deves comprar um kit e começar a soldar tb tig na tua "soldadeira", entao força! :P
tb depende se tens grande necessidade de soldar aluminio ou nao, pk normalmente a soldadura tig é pra soldar aluminio... mas a soldadura tig tb é uma das soldaduras mais complicadas de fazer pk é preciso boa destreza com a pistola nao tocar a superficie e conseguir o arco electrico mto curto e depois com a outra mao alimentar um fio mto fino pra depositar soldadura...
acho que ha pistolas com uma especie de rodinhas pra garantir umas distancia ideal/regulavel com o metal de modo a ponteira n tocar no metal e tb com alimentaçao automatica de fio de soldar...mas isso deve custar mais que a tua "soldadeira"! :P

Offline jony-kid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 54
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2013, 12:34 »
Boas, vou dar a minha opinião por experiência própria pois e a minha profissão.

Os convencionais inverter pequenos que agora se encontram á venda em quelquer lugar, funcionam com tocha TIG mas com válvula manual e o arcom tem de ser provocado por encosto (isto em maquinas convencionais pois há muitas que já vêm preparadas para tal).

Agora soldar alumínio já e outra historia.
Normalmente os inverter funcionam como retificadores isto é corrente de saída em DC.
O alumínio já nao , este já trabalha com AC

Se o inverter tiver a opção AC\DC funciona sem problemas.

Outra coisa importante para soldadura a TIG tens de usar gás ARGON
Que por sinal e bastante caro.

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2013, 12:36 por jony-kid »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro de 2013, 14:04 »
Depende do que chamas melhor, se quiseres soldar chapas com 1mm ou menos, sim TIG é a melhor opção, mas TIG só pode ser usado em metal perfeitamente limpo, não pode ter ferrugem nem gorduras ou ficas com poros na solda.
Tambem ando com ideias de comprar uma torcha TIG para usar num inverter que tenho, como já disseram, é comprares uma torcha com valvula manual, precisas de ter as varetas de tungsténio para meter na torcha, tens de comprar um esmeril para afiar o tungsténio de cada vez que o contaminas com o metal que estás a soldar, e um regulador de pressão á saida da botija de Argon, qualquer outro gás não pode ser usado, CO2 tem o efeito engraçado de queimar com as pontas de cerâmica todas.

Tens kits de torcha com regulador no UK por 80£ mais portes.
Avr fanboy

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #4 em: 08 de Fevereiro de 2013, 16:35 »
Obrigado a todos.


Eu já sabia que não podia soldar alumínio porque seria preciso uma máquina que funcionasse com AC.
Hoje arrependo-me muito de não ter dado um bocado mais e ter ficado com uma máquina AC/DC. Mas como disse, eram um bom bocado mais caras.


Estive a ler os vossos comments, a pesquisar mais um pouco...  decidi que não vou comprar TIG nenhum, não por agora.
Pensei que fosse mais prático, versátil de utilizar e que não envolve-se tantas "manhas".


Já agora...
Alguém conhece a marca portuguesa "Electrex" que faz aparelhos de soldar e de corte plasma?
O que acham da marca?

Já estive a procurar pela net, mas não encontro qualquer tipo de feedback.




Cumprimentos


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #5 em: 08 de Fevereiro de 2013, 17:24 »
É mais caro, porque precisas sempre de ter argon, tens de ter as varetas para ir adicionando, e tens de ter as pontas de tungstétnio que é onde se forma o arco, o argon precisas de fazer contrato, e depois comprar ou alugar a garrafa e pagar as cargas, tenho ideia que a do meu colega é de 40kg, são 40€ de contrato por ano, 300€ a botija, e 80€ cada carga, ainda fica caro o investimento inicial.

Se for só para soldar ferro ai com 2mm e mais, é melhor comprares uns eletrodes da lincolm, vais a uma loja especializada nisso, dizes o que queres soldar e eles dão-te os eletrodes mais aconselhados ao trabalho.
Avr fanboy

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #6 em: 08 de Fevereiro de 2013, 18:36 »
É mais caro, porque precisas sempre de ter argon, tens de ter as varetas para ir adicionando, e tens de ter as pontas de tungstétnio que é onde se forma o arco, o argon precisas de fazer contrato, e depois comprar ou alugar a garrafa e pagar as cargas, tenho ideia que a do meu colega é de 40kg, são 40€ de contrato por ano, 300€ a botija, e 80€ cada carga, ainda fica caro o investimento inicial.

Se for só para soldar ferro ai com 2mm e mais, é melhor comprares uns eletrodes da lincolm, vais a uma loja especializada nisso, dizes o que queres soldar e eles dão-te os eletrodes mais aconselhados ao trabalho.

Pois, para o que faço não vale a pena.

A marca dos eléctrodos faz muita diferença?

Em Coimbra tenho para lá perdidos umas estruturas em aço galvanizado de 1.5mm e às vezes ponho-me a cortar e soldar aquilo, mas é muito lixado.
Não há uma amperagem ou um tamanho de eléctrodo ideal. Aquilo ou não solda ou para conseguires soldar andas a derreter o aço todo e depois é uma guerra porque andas a tapar os buracos que fizeste.
Ao inicio ainda pensei que fosse da prática, mas depois de experimentar soldar ferro vi que não tinha nada a ver. É muito mais fácil, sai tudo bem à primeira e a solda tem outro aspecto.

Eu até agora só usei eléctrodos de ferro daqueles que se compram no aki, leroy merlin...
Se calhar noutras lojas há eléctrodos específicos para aço galvanizado, não sei.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #7 em: 08 de Fevereiro de 2013, 18:45 »
Aço galvanizado é uma porcaria para soldar, porque para soldar decentemente primeiro tens de derreter o galvanizado que deixa um residuo branco no ferro que cria poros na solda, de 1.5mm aconselho-te usares eletrodes de 2.5mm de diametro e ai 60-80A no máximo, sim eletrodes de marca fazem uma diferença da noite para o dia, eu tenho aqui caixas de uns made in portugal que até são bons, mas um vizinho meu deu-me uns lincolm e aquilo realmente é um luxo soldar com eles.
Outra coisa, os eletrodes absorvem humidade, e quando estão humidos soldam pior, a capa não protege tão bem a solda, devem ser guardados em local seco.

Podes sempre passar um disco lamelado no ferro para lhe arrancar o galvanizado e ai fica muito mais fácil de soldar.

Tambem tens de ter em atenção o angulo com que seguras o eletrode, vai ver uns filmes no youtube.
Avr fanboy

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #8 em: 08 de Fevereiro de 2013, 19:32 »
Aço galvanizado é uma porcaria para soldar, porque para soldar decentemente primeiro tens de derreter o galvanizado que deixa um residuo branco no ferro que cria poros na solda, de 1.5mm aconselho-te usares eletrodes de 2.5mm de diametro e ai 60-80A no máximo, sim eletrodes de marca fazem uma diferença da noite para o dia, eu tenho aqui caixas de uns made in portugal que até são bons, mas um vizinho meu deu-me uns lincolm e aquilo realmente é um luxo soldar com eles.
Outra coisa, os eletrodes absorvem humidade, e quando estão humidos soldam pior, a capa não protege tão bem a solda, devem ser guardados em local seco.

Podes sempre passar um disco lamelado no ferro para lhe arrancar o galvanizado e ai fica muito mais fácil de soldar.

Tambem tens de ter em atenção o angulo com que seguras o eletrode, vai ver uns filmes no youtube.

Pois, já vi que sim.
Realmente reparei nesse resíduo branco tipo espuma e até estive a brincar com ele  ;D
Eu cheguei à conclusão que 2mm era o melhor, 2,5mm já parecia um ataque nuclear.
Aquele aço deve ser mesmo muito muito mau, mas como o tenho para lá vou fazendo umas coisitas...

Sim realmente o youtube ajuda muito, estou farto de lá papar vídeos.

Ainda bem que me avisas disso da humidade nos eléctrodos, porque eu tenho-os deixado numa garagem um bocado húmida e apenas dentro de uma caixinha de cartão. Já devem estar todos lixados...

Essa marca portuguesa não será a "H2M"? Os meus acho que são "Cevik" ou lá o que é. São bons?

Amanhã vou para o Coimbrão ver se evoluo a minha CNC e vou comprar uns eléctrodos como deve ser para experimentar.




Abraço ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #9 em: 08 de Fevereiro de 2013, 19:41 »
E o ferro, é preferivel comprar do que usar pedaços velhos, por exemplo calha em L(tipicamente chamada de cantoneira) de 3cm, 14m custam 26-28€, barra de ferro de 3mm de espessura é para ai 2€ o metro.
Só indo ver a marca deles.

Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #10 em: 09 de Fevereiro de 2013, 19:34 »
normalmente ha quem metam os electrodos dentro dum forno durante uns minutos pra lhes tirar a humidade k tenham antes de usá-los... mas o idela é mm fecha-los em caixas termicas com uma dakeles chupa-humidades com silica pra absorver a humidade.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #11 em: 09 de Fevereiro de 2013, 20:28 »
O ideal é ter fornos próprios para eletrodes, mas dar 400 ou 500€ por um forno para quem usa meia duzia de eletrodes num fim de semana é um bocado caro.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #12 em: 09 de Fevereiro de 2013, 23:41 »
O ideal é ter fornos próprios para eletrodes, mas dar 400 ou 500€ por um forno para quem usa meia duzia de eletrodes num fim de semana é um bocado caro.
é ver nos leiloes, quiká haja algum barato! :P


Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #13 em: 10 de Fevereiro de 2013, 02:12 »
Isso era um grande KIT, mas para o que faço não compensa o preço, porque só de 2 em 2 semanas é que vou passar o fim-de-semana a Coimbra que é onde tenho e posso usufruir da máquina de soldar.



Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Máquina de soldar Solter Inverter MMA/TIG
« Responder #14 em: 13 de Novembro de 2013, 16:59 »
Boas


Para não estar a criar um tópico novo sem grande necessidade aproveito e desenterro este ;D

Este fim-de-semana vou para Coimbra city e levo alguns trabalhos para fazer a algumas peças da minha moto, entre os quais meter uns sliders no veio da roda da frente e de trás. Para quem não sabe, são ESTAS peças protectoras.
Terei de soldar a cada extremidade dos veios um roscado M8 a fim de fazer o trabalho.

Posto isto, preciso de saber onde compro eléctrodos decentes, uns Lincoln ou assim.
Já agora sabem se posso soldar roscados em INOX aos veios? É que nem sei que tipo de metal são os veios.


UM BEM HAJA ;)