collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Duvidas egito  (Lida 40275 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #15 em: 06 de Janeiro de 2011, 22:36 »
Este teu projecto, na minha opinião está cheio de problemas ...

Deixa-me enumerar alguns:
- Ainda nem sequer testaste o arduino! Já vários aqui te disseram para começares com coisas simples, como brincar com LEDs, e depois ir para coisas mais complicadas.
- Queres fazer um robô que se desvie de obstáculos, sem saber fazer coisas mais simples.
- Já encomendaste o material todo ... no entanto, nem pareces ter um plano concreto para o robô, tanto em termos de estrutura como de programação.
- Dizes que este é o teu projecto, no entanto sempre que te perguntam como o vais fazer, o que dizes é que alguém te vai ajudar -- e aqui está o teu maior problema ...

Pelas atitudes que demonstraste neste fórum, parece quase que queres que trabalhem por ti ... queres dizer que este é o teu projecto, mas além do financiamento, pareces estar com pouco interesse para trabalhar nele, e estás à espera que os membros deste fórum trabalhem por ti.
Já foste aconselhado várias vezes a não construir este robô já, ainda por cima como o teu primeiro projecto!

Põe o arduino a trabalhar, e acende um LED com ele. Não deve parecer tão interessante como um robô, mas é interessante à mesma, visto que tu o fazes sozinho. Depois começa a construir alguns circuitos mais interessantes, brinca com baterias, transístores, breadboards, ..., queima muitas coisas, até apanhares o jeito disso (vai demorar algum tempo -- mais do que mostraste dedicar a isso, mas fóruns como este estão cheios de pessoas que te ajudarão a sério, se demonstrares um mínimo interesse).

Depois de fazeres isso tudo - e vais demorar pelo menos um mês para aprender os conceitos e apanhar um jeito mínimo a mexer em electrónica (e digo um mês com muitas reservas ... mas como dizem que quanto mais jovens, mais facilmente aprendem, até apostava que conseguias, se te esforçasses minimamente :P) - pensa em projectos mais ambiciosos, como um robô que se desvia de obstáculos. Aí provavelmente aprendes muito mais com a ajuda de outros, do que aprenderás agora ...
O melhor conselho que te posso dar é guardar esse material, começar com projectos pequenos, e daqui a um mês ou dois, quando perceberes minimamente como tudo isso funciona, pega novamente no material, e constrói um robô -- mesmo que uses a ajuda de outros nessa altura, terias a capacidade de participar muito mais activamente no projecto e de aprender muito mais.

Se queres mesmo é construir um robô como primeiro projecto, e não há nada a fazer para mudar a tua opinião, então aconselhar-te-ia a afastares-te de circuitos electrónicos, e a ires para kits como o da lego (RCX ou NXT), que são feitos mesmo para esse propósito.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #16 em: 06 de Janeiro de 2011, 23:00 »
Como instalar os drivers do uno:


E um filme bastante simples de se seguir.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #17 em: 06 de Janeiro de 2011, 23:04 »
Este teu projecto, na minha opinião está cheio de problemas ...

Deixa-me enumerar alguns:
- Ainda nem sequer testaste o arduino! Já vários aqui te disseram para começares com coisas simples, como brincar com LEDs, e depois ir para coisas mais complicadas.
- Queres fazer um robô que se desvie de obstáculos, sem saber fazer coisas mais simples.
- Já encomendaste o material todo ... no entanto, nem pareces ter um plano concreto para o robô, tanto em termos de estrutura como de programação.
- Dizes que este é o teu projecto, no entanto sempre que te perguntam como o vais fazer, o que dizes é que alguém te vai ajudar -- e aqui está o teu maior problema ...

Pelas atitudes que demonstraste neste fórum, parece quase que queres que trabalhem por ti ... queres dizer que este é o teu projecto, mas além do financiamento, pareces estar com pouco interesse para trabalhar nele, e estás à espera que os membros deste fórum trabalhem por ti.
Já foste aconselhado várias vezes a não construir este robô já, ainda por cima como o teu primeiro projecto!

Põe o arduino a trabalhar, e acende um LED com ele. Não deve parecer tão interessante como um robô, mas é interessante à mesma, visto que tu o fazes sozinho. Depois começa a construir alguns circuitos mais interessantes, brinca com baterias, transístores, breadboards, ..., queima muitas coisas, até apanhares o jeito disso (vai demorar algum tempo -- mais do que mostraste dedicar a isso, mas fóruns como este estão cheios de pessoas que te ajudarão a sério, se demonstrares um mínimo interesse).

Depois de fazeres isso tudo - e vais demorar pelo menos um mês para aprender os conceitos e apanhar um jeito mínimo a mexer em electrónica (e digo um mês com muitas reservas ... mas como dizem que quanto mais jovens, mais facilmente aprendem, até apostava que conseguias, se te esforçasses minimamente :P ) - pensa em projectos mais ambiciosos, como um robô que se desvia de obstáculos. Aí provavelmente aprendes muito mais com a ajuda de outros, do que aprenderás agora ...
O melhor conselho que te posso dar é guardar esse material, começar com projectos pequenos, e daqui a um mês ou dois, quando perceberes minimamente como tudo isso funciona, pega novamente no material, e constrói um robô -- mesmo que uses a ajuda de outros nessa altura, terias a capacidade de participar muito mais activamente no projecto e de aprender muito mais.

Se queres mesmo é construir um robô como primeiro projecto, e não há nada a fazer para mudar a tua opinião, então aconselhar-te-ia a afastares-te de circuitos electrónicos, e a ires para kits como o da lego (RCX ou NXT), que são feitos mesmo para esse propósito.

off-topic:

é isso ralha com o rapaz  xD


voltando ao assunto:

tens razão no que dizes  e falo por experiência, porque querer começar um casa pelo telhado é quase impossível...

http://www.inovavox.com/wp-content/uploads/2007/09/casa-ao-contrario-3.jpg

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #18 em: 06 de Janeiro de 2011, 23:15 »
off-topic:

é isso ralha com o rapaz  xD


voltando ao assunto:

tens razão no que dizes  e falo por experiência, porque querer começar um casa pelo telhado é quase impossível...

http://www.inovavox.com/wp-content/uploads/2007/09/casa-ao-contrario-3.jpg

Só serve para arte contemporânea  :P

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #19 em: 07 de Janeiro de 2011, 17:49 »
Obrigado mas já ando a mais de 4 meses a pesquisar como ligar alguns componentes ao Arduino.
Off topic

Tiago Fernandes

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #20 em: 07 de Janeiro de 2011, 17:51 »
Como instalar os drivers do uno:


E um filme bastante simples de se seguir.
Ve isto, mais simples que isto é impossivel.
Avr fanboy

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #21 em: 07 de Janeiro de 2011, 17:53 »
Obrigado
Tiago Fernandes

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #22 em: 07 de Janeiro de 2011, 19:05 »
Obrigado mas já ando a mais de 4 meses a pesquisar como ligar alguns componentes ao Arduino.
Off topic

Pergunto-te apenas uma coisa: esses 4 meses resumiram-se a pesquisa, ou chegaste a fazer alguma coisa?
Não quero "ralhar" contigo, mas penso que estás a avançar para este projecto muito pouco preparado :/

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #23 em: 07 de Janeiro de 2011, 21:04 »
Sim mas tenho algumas ideias.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2011, 21:20 por egito »
Tiago Fernandes

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #24 em: 07 de Janeiro de 2011, 23:09 »
E drivers, já tens instalados?
Quanto muito, pedes a alguem para trocar o teu arduino por um duemilanove, já que já tens os drivers FTDI instalados o duemilanove trabalha bem, agora o UNO se não aceitares ajuda nunca te vai funcionar.
Avr fanboy

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #25 em: 07 de Janeiro de 2011, 23:28 »
O tigpt é que me podia trocar Um Duemilanove por este Uno.
Está intácto mecho-lhe pouco se ele me troca-se por um duemilanove era altamente bom porque só sei instalar as drivers no Arduino Duemilanove
Tiago Fernandes

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #26 em: 07 de Janeiro de 2011, 23:41 »
Mas já te meti ai um filme a ensinar a instalar os do Uno, já se ofereceram para te os instalar, tambem não sabes porque não queres.
Avr fanboy

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #27 em: 08 de Janeiro de 2011, 00:36 »
Já tentei mas não consegui se me arraja-ses um video em portugues era bastante melhor.
Tiago Fernandes

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #28 em: 08 de Janeiro de 2011, 00:47 »
Basta seguir as imagens!
Tens é de desinstalar os drivers FTDI, coisa que provavelmente não sabes fazer.
Avr fanboy

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Robot desvia obstáculos
« Responder #29 em: 08 de Janeiro de 2011, 09:55 »
Se calhar é isso não sei desinstalar os drivers ftdi para os por novamente
Tiago Fernandes