collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Proteus - Simulação de Circuito e desenvolvimento de PCB  (Lida 28550 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline lobueno

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Proteus - Simulação de Circuito e desenvolvimento de PCB
« em: 20 de Março de 2009, 14:21 »
Proteus

O Conjunto ISIS + ARES é conhecido como PROTEUS Professional

ISIS é um programa destinado a montagem e simulação de circuitos digitais e analógicos. Abaixo são listadas algumas de suas características.

  • Elevado número de bibliotecas.
  • Voltímetros, Amperímetros, Osciloscópios, Geradores de sinal (digital e analógico)  displays LCD, etc
  • Componentes animados, afim de uma melhor visualização do funcionamento do circuito (como por exemplo, motores de passo, leds, displays, chaves, etc)
  • Integração ISIS - ARES
    

ARES é um programa destinado ao desenho de PCB's single ou dual layer. Abaixo são listadas algumas de suas características.

  • Single e dual layer
  • Auto Placer (ferramenta que dispõe os componentes sobre sobre a placa de maneira automática)
  • Auto Router (ferramenta que faz as ligações entre os componentes de forma automática)
  • Electra Auto Router (similar ao Auto Router, entretanto apresenta resultados mais satisfatórios, principalmente quando a quantidade de componentes é mais elevada).
  • Escolha de tamanho de trilhas e ilhas (função util quando se utiliza componentes de potência mais elevada,ou quando a corrente em determinados pontos do circuito é mais alta, ou ainda quando o número de componentes do circuito é mais elevado, necessitando de trilhas mais finas, visando um melhor aproveitamento do espaço util da placa).

__________________________________________________________________________


          Bom, vamos começar com o ISIS, logo ao iniciar, nos deparamos com a tela inicial do programa, ainda vazia, podemos ver duas toolbars (que são MUITO uteis durante o processo de simulação dos circuitos) uma na parte superior da img e outrado lado esquerdo, mas como por hora algumas das opções estão desabilitadas, comentaremos sobre as mesmas mais a frente.



1° Passo - Configurações básicas

              Antes de começarmos a usar o programa, podemos realizar algumas mudanças na configuração do mesmo, a primeira delas é a opção chamada SNAP essa opção muda a precisão na hora da montagem do circuito(pode-se ver a mudança na precisão de acordo com a distância entre os pontos pretos na tela), aqui depende muito do gosto de cada um, eu prefiro a opção "0.1in".



Agora uma das configurações mais uteis (na minha opinião), Sheet size (ou "tamanho da folha"), mudando essa opção, a "área util" para montagem do circuito (e dpois simulação) aumenta ou diminui.



Ao selecionar essa opção nos deparamos com a seguinte tela:



A4 = Papel sulfite comum (os usados em impressora)
User = Você define o tamanho da área util quequer utilizar.

Raramente uso algo maior do que A2

E por último, mas não menos importante, vamos a System > Set Animation Options. A seguinte janela aparecerá.
(No quadro direito devemos marcas as duas últimas opções, "Show Wire Voltage By Color" (Mostra onde existe potencial positivo ,gnd e sinal) e "Show Wire Current With Arrows" (mostra o sentido das correntes atrvés de flechas))



A principio essas são as configurações básicas do ISIS, as quais ja ajudam bastante na montagem e simulação (principalmente para iniciantes).

2° Passo - Adição de Componentes



Desculpem pela demora em postar a continuação do tutorial, no momento estou resolvendo alguns problemas, por não tenho tido tempo para continuar o tutorial. Assim que for possível vou prosseguir com o tutorial.



« Última modificação: 19 de Junho de 2009, 12:05 por Fifas »

Offline lobueno

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re:Proteus - Simulação de Circuito e desenvolvimento de PCB
« Responder #1 em: 17 de Junho de 2009, 18:55 »
- Espaço reservado para continuação -
Em alguns dias estarei de férias, ai terei tempo para arrumar o pc e continuar o tutorial. Semana que vem farei uma placa nova, algo simples (provavelmente uma fonte variável, mas nada definido até o momento) utilizando isis + ares + dry film e se for possivel farei algumas fotos do processo e adicionarei ao tutorial. ;)
« Última modificação: 17 de Junho de 2009, 18:58 por lobueno »

Offline lobueno

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re:Proteus - Simulação de Circuito e desenvolvimento de PCB
« Responder #2 em: 17 de Junho de 2009, 19:11 »
- Espaço reservado para continuação -
Em alguns dias estarei de férias, ai terei tempo para arrumar o pc e continuar o tutorial. Semana que vem farei uma placa nova, algo simples (provavelmente uma fonte variável, mas nada definido até o momento) utilizando isis + ares + dry film e se for possivel farei algumas fotos do processo e adicionarei ao tutorial. ;)

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re:Proteus - Simulação de Circuito e desenvolvimento de PCB
« Responder #3 em: 17 de Junho de 2009, 23:36 »
Programa muito bom, alguêm conhece na net algum sitio onde esteja completo para download?

cumps

Offline andnobre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 402
Re:Proteus - Simulação de Circuito e desenvolvimento de PCB
« Responder #4 em: 18 de Junho de 2009, 01:00 »
so gostava de saber onde sacar esse programa da net completo.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re:Proteus - Simulação de Circuito e desenvolvimento de PCB
« Responder #5 em: 18 de Junho de 2009, 16:09 »
so gostava de saber onde sacar esse programa da net completo.

 ;D Também já me questionei sobre isso.

A pergunta que faço é, porquê utilizar o Proteus em vez de outros programas do género? Quais as vantagens em relação a outros?

Open-source/freeware gosto bastante do Diptrace.
Pagos os mais conhecidos/usados (e por aí, deduzo que, melhores) não serão as "design suites" da Orcad, NI, e o PADS da Mentor Graphics?


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Proteus - Simulação de Circuito e desenvolvimento de PCB
« Responder #6 em: 18 de Junho de 2009, 17:08 »
Eu uso do ultiboard da NI da faculdade e gosto :)

Offline lobueno

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re:Proteus - Simulação de Circuito e desenvolvimento de PCB
« Responder #7 em: 18 de Junho de 2009, 17:26 »
so gostava de saber onde sacar esse programa da net completo.

 ;D Também já me questionei sobre isso.

A pergunta que faço é, porquê utilizar o Proteus em vez de outros programas do género? Quais as vantagens em relação a outros?

Open-source/freeware gosto bastante do Diptrace.
Pagos os mais conhecidos/usados (e por aí, deduzo que, melhores) não serão as "design suites" da Orcad, NI, e o PADS da Mentor Graphics?



          Quanto ao programa completo é só olhar no mestre google, mas adianto que em  torrents se encontra o programa facilmente, procurem por proteus 7.3
          Quanto ao porque usar...eu uso o pacote proteus todo, logo, crio os circuitos, monto-os no isis, vejo se o circuito funciona corretamente, se naum funciona posso saber onde esta o erro graças as varias funções do programa (de voltimetros/amperimetros a geradores de sinais,osciloscópios, entre outros) ele tambem trabalha muito bem com eletronica digital (uso-o bastante com 8051), tem muitos dos dispositivos usados na eletronica, como motores dc,displays lcd,d 7 segmentos, entre varios outros, tendo versões estaticas (para montagem de circuito sem testes) e animadas (os lcds são muito bons hehe).
          Com o circuito ja pronto e testado pode-se montar o mesmo utilizando a integração isis - ares, (visualizando o circuito em 3d xD). Ja a algum tempo utilizo o proteus e posso dizer sem sombra de duvidas que é um excelente conjunto de software.
          Realmente existem bons programas freeware's, mas eu não troco proteus por nenhum deles hehe.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Proteus - Simulação de Circuito e desenvolvimento de PCB
« Responder #8 em: 19 de Junho de 2009, 12:08 »
Pequeno aparte:

lobueno, estive a fazer resize às imagens do 1ºpost pois estavam extremamente grandes e só aparecia metade delas.

Meti a 800*600 embora para monitores mais pequenos ainda seja grande :)

Para a próxima, no imageshack, carrega em resisze e escolhe a medida 640*480 ou 800*600 ;) A ti não te custa nada fazer isso e assim todos podem ver o que aparece na imagem sem ter de fazer "scroll" ;)

PS: Isto não foi uma repreensão, mas sim um conselho para melhorar o tutorial ;)