collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.  (Lida 19348 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #30 em: 26 de Maio de 2014, 23:01 »
Concordo Njay desde que todo o material venha de China e não custe mais do que um ou dois euros.
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, 23:07 por Tayeb »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #31 em: 26 de Maio de 2014, 23:17 »
Lol!... Bom, 2 euros de "LEDs chineses" ainda dá para muita gente se divertir :)

Ou melhor ainda, vamos fazer "lançamento do condensador eletrolítico" a ver quem chega mais longe (só caps até 22uF :) )

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #32 em: 27 de Maio de 2014, 01:02 »
Nada de wet tantaluns?  >:(
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #33 em: 27 de Maio de 2014, 02:07 »
Naahhh, isto é pa iniciantes :D

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #34 em: 27 de Maio de 2014, 08:33 »
Peças chinesas da China, existe já clone de L293D a barato que até mandam de graça ou quase em gratidão de chineses serem já donos de EDP e qualquer dia de Águas.

Não se esqueçam de responsabilidade civil e seguro adequado com disclaimer e depois um gerador Van der Graaf e convite para apontar o dedo para ele. A sério isso não se faz. Só se toca no gerador quando carregado com a pessoa totalmente isolada. Apontar dedo nem pensar.
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 08:51 por Tayeb »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #35 em: 27 de Maio de 2014, 09:01 »
Pergunta do dia, onde é que o die do L298D original é feito?
Para pontuação extra, onde é que esse mesmo die é encapsulado?

Aposto que em Portugal é que não é(tenho aqui GAL's da TI marcadas com Portugal, diria que são tempos idos).
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #36 em: 27 de Maio de 2014, 09:05 »
Boa ideia, e vamos também descobrir quem na China nos oferece L298 ou clone em gratidão a Troika.

StarRider

  • Visitante
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #37 em: 27 de Maio de 2014, 10:16 »
Conforme o Regulamento (CEE) n.º 1186/2009 todas as importações de países terceiros até 45 euros entre
particulares NÃO PAGAM ALFANDEGA NEM IVA pelo que existe hoje tanto material chines a ser comprado
em Portugal, directo ou indirectamente.

Tanto mais que em compras do tipo de LEDs ou pequenas boards que são enviadas dentro de um
envelope (e fora da época do natal)  os envios da china levam 15 dias a chegar à Europa.

É claro que tudo joga a favor dos chineses, até os correios são estupidamente baratos, por 4 centimos
(sim 4 centimos) enviam uma carta/envelope para a Europa, já por outro lado não existe qualquer
justificação para que alguns cobrem 11 euros para um envio registado dentro de Portugal, quando o
mesmo (com traking) custa apenas 2,70 euros nos CTT.

A mesma fabrica chinesa que durante o dia produz os die para a ST, à noite produz para o mercado
paralelo. Existe uma grande industria na china (e na índia) que se especializou em remover ICs de
equipamentos usados/abatidos, o caso dos TB6560 é um exemplo disso.

Maior problema do que comprar "chines" é comer gato por lebre em material que é descaradamente
chinês como sendo "importado" .. o seja lá o que "importado" queira dizer uma vez que qualquer que seja
a origem (chinesa) é sempre importado, daaaaaaa.

Pago um jantar a quem me provar que este dois artigos não são o mesmo:
http://www.ebay.com/itm/K1BO-Dual-H-Bridge-DC-Stepper-Motor-Drive-Controller-Board-Module-Arduino-L298N-/251374981653?pt=LH_DefaultDomain_2&hash=item3a871dd215

http://aliatron.pt/e-biz/product_info.php/cPath/34_57/products_id/1594

Sinceramente, mas alguém ainda acredita no pai natal ? 

Abraços,
PA
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 10:25 por StarRider »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #38 em: 27 de Maio de 2014, 10:33 »
Creio que o StarRider ainda anda tocado pelo incidente de forno controlado por PC (que além de ser perigoso não é uma boa solução). Forno controlado por PC sofre de uma doença chamada USB não reconhecido e interrupts inexplicáveis por vezes e eventos out of memory (OOM).

Sobre 11,07€ que a Aliatron cobra, e a acusação que devo responder, inclui IVA, que pagamos ao Estado português. Inclui seguro de envio e custos de envio à cobrança. O envio por serviço de courier que utilizamos, oferece garantias que a mercadoria será entregue ao cliente final.

Os chineses não pagam impostos na China por isso não querem passar recibos nem faturas. Eles têm uma lotaria de faturas como em Portugal. Até nisso fomos copiar aos chineses porque somos tão espertos como os chineses em evitar pagar impostos. Quanto a ALIATRON ela não está isenta de nenhuns impostos. Pagamos impostos e não fugimos deles e somos empresa, portanto não somos uma entidade privada.

Eu creio que StarRider nunca adquiriu nada na Aliatron nem irá adquirir. Eu vou adquirir um spray na sua loja e talvez uma pistola.

Mate o assunto do forno! Não fique eternamente amuado.
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 11:17 por Tayeb »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #39 em: 27 de Maio de 2014, 10:59 »
StarRider e Tayeb, sabem perfeitamente que não gosto de intervir nem de fazer de figura parental, mas se nenhum de vocês ceder, esta flame war terá que continuar noutro lugar.

Não é saudável nem para vocês nem para os restantes membros do fórum.

Tentamos ser o mais abertos possíveis onde todos podem mostrar a sua opinião ou publicitar os seus produtos desde que de forma contextualizada mantendo sempre como único objectivo informar e dar alternativas aos outros membros sobre o assunto que se encontra a ser debatido.

Vá, ambos tem razões, ambos estão a agir de forma agressiva coisa que não identifico em nenhum de vocês.

Vamos marcar um PaintBall para descarregarmos o stress?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #40 em: 27 de Maio de 2014, 11:01 »
forno controlado por PC (que além de ser perigoso não é uma boa solução). Forno controlado por PC sofre de uma doença chamada USB não reconhecido e interrupts inexplicáveis por vezes.

Concordo e discordo, na verdade, tambem estou a fazer um controlador de forno baseado em PC / USB :) (novidades la para depois do verao)
É um tradeoff e no meu caso, assumo as seguintes circunstancias: Existem PCs velhos para usar para o efeito com USB, é possivel confiar durante 4 - 6 minutos num software e numa ligacao USB.

No primeiro ponto, a "perigosidade" é diminuida ao usarem-se reles (ou SSR).
No segundo ponto, a "perigosidade" é diminuida com a confianca que se tem na solucao.
Isto nao é uma solucao profissional, é para uso pessoal, logo é um risco perfeitamente aceitavel IMO.

As vantagens sao: simplificar o desenvolvimento do firmware, colocando a flexibilidade, debug e monitorizacao no lado do PC.

Um à parte: muitos equipamentos industriais, sao controlados por PCs a correr o windows, programados em Visual Basic e interface porta serie com o automato. Por exemplo, se nao estou em erro, os controladores de alto nivel dos robots ABB usam Windows. Atencao que aqui estou a usar "Windows" como exemplo de um sistema pouco confiavel :) que ao mesmo tempo, é usado com confianca em sistemas criticos!


Tayeb vs StarRider: O vosso problema nao foi a discussao tecnica da solucao.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #41 em: 27 de Maio de 2014, 11:06 »
A solução inovadora de StarRider era perigosa porque ele não precavia de doenças como eventos típicos out of memory (OOM). Uma solução parecida na Internet tinha as duas opções via PC e via microcontrolador e já ia num número de versão avançado.

Já agora nunca teve USB não reconhecido, ou pura e simplesmente esta porta desaparecer? O controlo de StarRider era por porta USB.

As soluções que diz só minotorizam não controlam localmente havendo controlo local. Já conhece fried chips?Nos ABBs é o PLC. Se ABB optasse por controle puro por Windows arriscava-se de uma das deslocações do seu robô matar um operador.
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 11:43 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #42 em: 27 de Maio de 2014, 11:08 »
StarRider e Tayeb, sabem perfeitamente que não gosto de intervir nem de fazer de figura parental, mas se nenhum de vocês ceder, esta flame war terá que continuar noutro lugar.

Não é saudável nem para vocês nem para os restantes membros do fórum.

Tentamos ser o mais abertos possíveis onde todos podem mostrar a sua opinião ou publicitar os seus produtos desde que de forma contextualizada mantendo sempre como único objectivo informar e dar alternativas aos outros membros sobre o assunto que se encontra a ser debatido.

Vá, ambos tem razões, ambos estão a agir de forma agressiva coisa que não identifico em nenhum de vocês.

Vamos marcar um PaintBall para descarregarmos o stress?

Peço desculpas Tiago. De facto o ataque veio de StarRider e seu amigo. Em vez de discutirem as minhas ideias menosprezaram. É claro que é algo inovador usar ponte-H para LEDs.

StarRider

  • Visitante
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #43 em: 27 de Maio de 2014, 11:17 »
Boas,

Mas que grande confusão com USB que para aqui vai ... este tópico já era.

KammutierSpule, podemos trocar ideia sobre o forno no tópico original.

Abraços,
PA

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #44 em: 27 de Maio de 2014, 11:58 »
De facto o ataque veio de StarRider e seu amigo. Em vez de discutirem as minhas ideias menosprezaram.

Como visado, acho que tenho de responder. Sou tão amigo do StarRider como do Tayeb: Só os conheço da Lusorobótica e as interações que tivemos foram sempre em tópicos do fórum.

Rê-leiam as minhas respostas e por favor digam-me em que momento menosprezei o Tayeb. As minhas respostas foram sempre de cariz técnico suportadas com valores. Só me desviei para fazer uma piada quando afirmou que estava a trabalhar em "tandem" com o StarRider, porque assumi que também estava a brincar.

Para mim esse género de afirmações denotam alguma paranoia, e em nada contribuem para a imagem de alguém que se devia estar mais preocupado com a mesma por ter uma loja aberta ao público.
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 12:05 por jm_araujo »