collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Assemblagem de PCBs - JLCPCB  (Lida 18058 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« em: 02 de Outubro de 2019, 16:09 »
Não sei se já repararam, agora a JLCPCB além das PCBs superbaratas também oferece um serviço de assembly a um preço estúpido :o :o :o :o :o :o :o

Ainda não fiz um quote, mas pelo que entendo o preço é €6.39 de "serviços de engenharia" , €0.0014 por contacto e tem mais de 30k componentes em stock.
Desses componente, 689 são "Basic components" e só se paga o seu preço (sem setup fees), e os restantes "Extended components" paga-se €2.74 por cada referência (se metes 10, só pagam uma vez os €2.74), mais o seu preço.

São uns preços que me parecem muito simpáticos, e nos "Basic components" tem muita coisa, passivos, USB-Série, micros STM e MSP430.

Podem ver os componentes aqui:
https://jlcpcb.com/client/index.html#/parts

A lista com os básicos dá para ver neste link, são as primeiras 70 páginas: https://jlcpcb.com/client/index.html#/parts/componentSearch?name=%

Podem ver que os preços dos componentes também não assustam ninguém (100nF 0603 a 0.0047€ , atmega 328p por €1.7267)

Só falta dizer que só trabalham com SMD,  thru-hole e conectores fica por conta de quem compra.

Sei que parece publicidade, mas não fui pago, só me pareceu que é uma muito boa oportunidade, ainda por cima porque muitos projetos não passam da breadboard por causa do trabalho de fazer PCB e assemblar os mesmos. (mas se quiserem patrocinar, aceito de bom grado  ;) ;) ;))
« Última modificação: 02 de Outubro de 2019, 16:35 por jm_araujo »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #1 em: 03 de Outubro de 2019, 15:38 »
Obrigado pela partilha! nao estava a par...

A pesquisa e' boa, tem links para as datasheets e o numero em stock!
Nao encontrei um ficheiro para guardar offline

Acho que ja tinha discutido algo semelhante com alguem algures. acho que ainda deve haver muito a fazer nesta area.
no futuro acho que vai ser possivel criar pequenos "modulos on chip" baseados neste conceito: tecnologia + "componentes base em stock"

Mesmo assim, com isto ja da para criar modulos PCB, com SMDs 0402 fica bastante pequeno e podem ser usados depois como modulos DIP em placas maiores..


Se alguem experimentar partilhe sff!

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #2 em: 03 de Outubro de 2019, 16:39 »
Acho que é recente, o primeiro que vi falar foi num canal meio obscuro(<14k subs) no youtube, o clough47, há uma semana :


E como estou quase a terminar uma placa para encomendar, passei pelo JLCPCB para ver o preço e reparei que estava mesmo lá.

Já fiz um bocado de "scrapping" e estou a acabar uma lista dos componentes "basic" em excel, a ver se organizo para ser fácil de entender o que lá tem
« Última modificação: 04 de Outubro de 2019, 15:37 por jm_araujo »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #3 em: 04 de Outubro de 2019, 11:39 »
A pesquisa e' boa, tem links para as datasheets e o numero em stock!
Nao encontrei um ficheiro para guardar offline

Aqui vai, a lista das partes "Basic" completa:
https://github.com/josemariaaraujo/JLCPCB-Basic-Parts/blob/master/Basic%20Parts.csv

Está num CSV, dá para importar para o excel

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #4 em: 04 de Outubro de 2019, 15:25 »
boa!  ;)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #5 em: 05 de Outubro de 2019, 11:14 »
depois lembrei-me... a seedstudios ja tinha um servico identico e parece que agora está mais desenvolvido.
https://www.seeedstudio.com/opl.html

mas nao conheço nem um nem outro para poder comparar, se alguem poder fazer uma comparacao de precos etc .. :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #6 em: 05 de Outubro de 2019, 15:22 »
Não desenvolvi, mas logo na primeira página:
Citar
PCBA orders start from $25 set up fee with $0.01 to $0.30 assembly fee per component.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #7 em: 05 de Outubro de 2019, 21:58 »
E tambem
Citar
all PCBA orders include free express shipping to anywhere in the world

tem um valor inicial maior, mas dependendo do design pode ser mais barato que a JKCPCB, porque o que eles cobram por componente(2.74) facilmente chega aos valores dos $25 da seeedstudios.

pode ser que a guerra de precos faca com que baixem ainda mais :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #8 em: 06 de Outubro de 2019, 13:46 »
Os 2.74 é por referência (independente da qtd), e só pagas para os que não são Basic, que numa PCB comum não devem ser muitos.

Mas são só suposições, era giro alguém fazer tipo um Arduino em cada serviço e ver por quanto ficava e quanto demorava.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2019, 13:55 por jm_araujo »

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #9 em: 05 de Outubro de 2021, 20:03 »
Já alguém usou a jlcpcb, após esta nova regra das importações? Costumam vir com remetente na Bélgica ou Madrid, em correio express. Continua assim sem as "custas" da alfândega?

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #10 em: 06 de Outubro de 2021, 09:48 »
agora so experimentando.  Mas a qualidade das placas sao muito fixes.

Eu nos finais de maio fiz 5 placas demorou 1 semana o transporte. tambem  mandei vir os componentes que tinham o valor 60€ e fiquei com receio de parar pelo valor mas demorou 2 semanas e nao parou.

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #11 em: 06 de Outubro de 2021, 10:12 »
Fiz uma compra há cerca de dois meses. O iva foi incluído aquando o pagamento das placas e do transporte. Já não me recordo bem, mas creio que a encomenda foi a Espanha (ou outro país europeu?) e de lá é que foi enviada para casa.
Demorou umas três semanas pelo método de transporte mais económico e sem qualquer stress com alfandegas.
Portanto o serviço continua como antes. Recomendo

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Assemblagem de PCBs - JLCPCB
« Responder #12 em: 28 de Outubro de 2021, 19:19 »
Obrigado.
Também tenho escolhido o transporte mais económico e sempre andou nas 3 semanas e as caixas/emablagens tinham sempre um segundo autocolante com remetente da Bélgica ou de Espanha.
Entretanto com as novas regras, queria saber se há a probabilidade de as coisas demorarem mais tempo e/ou haver surpre$as alfandegárias.