collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: strobe lights  (Lida 16388 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
strobe lights
« em: 23 de Outubro de 2019, 10:15 »
Bom dia,

Pergunta básica que não sei porque não consigo encontrar a resposta na net.
Qual é a frequencia das piscadelas para fazer uma luz estorboscopica (sei lá como se escreve em português) de modo a provocar aqueles efeitos tipo discoteca em que se vê as pessoas paradas depois saltar para a proxima posição, etc... Já vi muitos leds a piscar e nunca vi esse efeito... É simplesmente uma questão de frequência ou há mais qq coisa a levar em consideração ?

tks
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: strobe lights
« Responder #1 em: 23 de Outubro de 2019, 12:01 »
acho que pelo que descreves, tens de ter em factor tambem o "duty cycle"

a frequencia tem de ser bem abaixo da frequencia maxima que os humanos conseguem ter percecao eg abaixo dos 15Hz

mas o mais importante nesse caso, parece-me ser o duty cycle, porque isso 'e que vai flashar o momento..
e tem de ser curto para os olhos e cerebro nao terem tempo de perceber o proximo movimento.

Depois de fazer uma pesquisa, encontrei isto, com uma definicao diferente para o que e' o efeito Stroboscopic
https://en.wikipedia.org/wiki/Flicker_fusion_threshold#Visual_phenomena

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: strobe lights
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2019, 16:52 »
gaita, o assunto não é simples... :-(
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: strobe lights
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2019, 18:42 »
Nada que dois 555 ou meia dúzia de linhas de código no Arduino não resolva, depois é fazer testes. A potência é só meter um MOSFET ao barulho (assumindo que tens fonte e leds)

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: strobe lights
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2019, 22:08 »
Sim, estava a pensar num mosfet e 1 ou 2 leds de 1W. Se fossem suficientemente rápidos era giro usar reles para acrescentar efeitos sonoros... :-) Relâmpagos, halloween... :-) infelizmente já não vou a tempo, mas para o ano, quem sabe...

O que não é óbvio e ainda não encontrei explicado em lado nenhum é como é que o duty cycle e a frequência contribuem para o efeito.

E também não faço ideia de (e isto vai parecer estranho) qual é a "velocidade" de um led... Ou seja, quanto tempo demoram a acender e a apagar ? Microsegundos, nanosegundos ? Não são parâmetros com que a gente normalmente se preocupe quando vai brincar com leds, nem sei se tal coisa vem nas datasheets.

A razão porque se usam lâmpadas de xenon nos strobes das discotecas é porque são mais intensos ou porque permitem pulsos mais curtos ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: strobe lights
« Responder #5 em: 25 de Outubro de 2019, 00:33 »
Não sei o tempo de resposta dos leds, mas são rápidos. Os led dos comandos de TV e afins trabalham nos 56khz, e os faróis auto há quem se queixe que percebe a modulação mesmo pelos kHz a dentro. E os led laser podem ser modulados até aos GHz.

Os lâmpadas de xenon são (?eram?) usadas pelas duas coisas: por serem rápidas (antes das led a única alternativa eram incandescentes, MUITO lentas), e por serem muito brilhantes
« Última modificação: 25 de Outubro de 2019, 00:37 por jm_araujo »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: strobe lights
« Responder #6 em: 25 de Outubro de 2019, 11:08 »
O que não é óbvio e ainda não encontrei explicado em lado nenhum é como é que o duty cycle e a frequência contribuem para o efeito.

Este gif do wikipedia ajuda a explicar



O duty cycle e' o necessario para os olhos integrarem a imagem e ao mesmo tempo, nao ter prececcao do movimento.. ou seja, como se fosse tirar uma fotografia com flash.. para minimizar os efeitos do movimento.

Podes basear-te na frame rate de video, onde e' tipico 24 fps, 30 fps, 60 fps etc
A 60 fps um frame sao 16ms, portanto e' suficiente para absorver a imagem nesse momento.
depois a tua frequencia vai ser o que quiseres... para tirar a "fotografia" no proximo momento.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: strobe lights
« Responder #7 em: 21 de Novembro de 2019, 00:27 »
Não sei o tempo de resposta dos leds, mas são rápidos. Os led dos comandos de TV e afins trabalham nos 56khz, e os faróis auto há quem se queixe que percebe a modulação mesmo pelos kHz a dentro. E os led laser podem ser modulados até aos GHz.

Não é só nos carros, é também mas lâmpadas de led que metemos em casa, essa frequencia pode provocar cansaço e dores de cabeça, mesmo que não seja perceptivel conscientemente, mas os olhos vêm, por isso é que ha lampadas led ditas sem efeito flickering.

Vasco: ha apps que possuem essa função estroboscópica, até em algumas apps de lanterna onde podes selecionar a frequencia das piscadelas do flash. Se calhar tinha-te desenrascado... desculpa o delay, não vi a tempo.

O duty cycle no efeito estroboscopico, acho que tem haver com o tempo de reação das pupilas, reflexo pupilar (tempo de ajustar a abertura da pupila face aos contraste, ausencia de luz e muita luz)
« Última modificação: 21 de Novembro de 2019, 00:30 por Hugu »