collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Festival Nacional de Robótica 2011  (Lida 59789 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline docilio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 94
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #30 em: 11 de Setembro de 2010, 22:54 »
é bom saber que estás na organização, docilio. Como já passas-te por concorrente do FNR vários anos, já viste as várias falhas que a organização costuma ter e sempre podes ajudar a corrigir algumas :D

só dou uma sugestão. no último ano que fui, os campos de futebol estavam muito mal "localizados" :P melhorem isso! :D

Eu este ano sou o "Chair do OC" do Rescue. Terei de tratar de tudo quanto a organizaçao  na Turquia... O Futebol nao depende de mim, mas este ano em Singapura ja foi tudo melhor =)

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #31 em: 22 de Setembro de 2010, 19:26 »
Este ano talvez vá ao Festival :D
Tenho umas questões no entanto:
Este ano haverá alojamento como no anterior (sacos cama/tendas)?
O preço continuará a ser 75€?
Para identificar as vítimas no rescue B, estou a pensar usar sensores IR, aconselham outros, ou são adequados? Pensámos em usar sensores de temperatura, mas o alcance não costuma ser muito grande.

Offline docilio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 94
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #32 em: 22 de Setembro de 2010, 20:03 »
Este ano talvez vá ao Festival :D
Tenho umas questões no entanto:
Este ano haverá alojamento como no anterior (sacos cama/tendas)?
O preço continuará a ser 75€?
Para identificar as vítimas no rescue B, estou a pensar usar sensores IR, aconselham outros, ou são adequados? Pensámos em usar sensores de temperatura, mas o alcance não costuma ser muito grande.

Presumivelmente sera' na mesma os 75€.

no Rescue B, o melhor que ha' e' o TPA81 ( http://nxt4you.com/?m=produtos ) mas naturalmente que sendo eu dessa empresa seja um bocado subjectivo... Mas o alcance e' grande (maior que a pista), pelo que o sensor e' bom de mais.

No mundial, cerca de 75% das equipas usavam isso, 15% um sensor da lego de temperatura e 10% um sensor "caseiro" de detecçao de incendio...

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #33 em: 22 de Setembro de 2010, 20:26 »
Este ano talvez vá ao Festival :D
Tenho umas questões no entanto:
Este ano haverá alojamento como no anterior (sacos cama/tendas)?
O preço continuará a ser 75€?
Para identificar as vítimas no rescue B, estou a pensar usar sensores IR, aconselham outros, ou são adequados? Pensámos em usar sensores de temperatura, mas o alcance não costuma ser muito grande.

Presumivelmente sera' na mesma os 75€.

no Rescue B, o melhor que ha' e' o TPA81 ( http://nxt4you.com/?m=produtos ) mas naturalmente que sendo eu dessa empresa seja um bocado subjectivo... Mas o alcance e' grande (maior que a pista), pelo que o sensor e' bom de mais.

No mundial, cerca de 75% das equipas usavam isso, 15% um sensor da lego de temperatura e 10% um sensor "caseiro" de detecçao de incendio...

Então, mais umas questões: Nesse sensor, pelo que percebi, a resposta não varia com a distância, apenas com o comprimento de onda ...
No rescue B, as paredes filtram isso, certo? (ou seja, não vou andar a detectar vítimas a 2m de distância, certo? xD).
E não funciona de certeza com um receptor sensível a IR? É porque nós temos um orçamento um pouco reduzido xD
Na datasheet desse mesmo receptor (o que tenho para testar), aparece sensibilidade à volta dos 940nm. No entanto, não especifica nenhum mínimo e máximo.
Se não der, será que este sensor (mais barato xD se passarmos ao nacional -- duvido mas podemos sonhar lol, podemos fazer um upgrade) dá?:
http://loja.lusorobotica.com/136-mlx90614esf-aaa-infrared-temperature-sensor-90-fov.html
« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 20:46 por Cynary »

Offline docilio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 94
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #34 em: 22 de Setembro de 2010, 22:15 »
As pareces absorvem o calor. Mas nao e' garantido que nao haja erros (houve alguns problemas este ano ao detectar vitimas atraves das paredes, mas sera' corrigido para o ano).

Eu comprei dois desses sensores e ainda nao consegui por a funcionar. Se depois conseguires algo com isso, depois avisa e publica aqui como foi...

Como criador dessa prova, desejo-te toda a sorte na construçao de um robot para participar =)

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #35 em: 23 de Setembro de 2010, 01:00 »
As pareces absorvem o calor. Mas nao e' garantido que nao haja erros (houve alguns problemas este ano ao detectar vitimas atraves das paredes, mas sera' corrigido para o ano).

Eu comprei dois desses sensores e ainda nao consegui por a funcionar. Se depois conseguires algo com isso, depois avisa e publica aqui como foi...

Como criador dessa prova, desejo-te toda a sorte na construçao de um robot para participar =)

Que tipo de sensores não conseguiste pôr a funcionar? Os da loja lusorobótica, ou os da tua empresa?
Com os da lusorobótica, o alcance parece estar dentro do especificado (estão entre os 5 e os 14 microns, no regulamento do rescue B, aparece maior do que 3 microns ... será possível confirmar que estará entre os 5 e os 14 microns?).
O da loja lusorobótica parece ser mais simples de usar para este tipo de evento, pois dá-me a média da temperatura, logo só tenho de ver qual será essa média quando estou a partir de 10cm das vítimas.
Outra questão: é razoável assumir que o módulo estará dividido em pequenas salas de 30x30cm (podendo-se assim construir uma grelha quadrada do mesmo, adquiri este valor a partir do tamanho das portas)?
E haverá a possibilidade da existência de ciclos (caminhos circulares)?

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #36 em: 04 de Outubro de 2010, 17:18 »
Alguém já tem novidades acerca do regulamento final?
E quanto a site e inscrições, quando podemos esperar que comecem?
Quanto ao rescue B:
Novamente, haverão loops no caminho? Por loops, estou a falar de caminhos em que, se andares sempre para a frente, sem nunca fazeres um curva de 360º, nem começar a andar para trás, consegue ligar dois pontos.
E haverão grandes áreas, sem paredes no meio, nem obstáculos?
Outra questão: o que se considera o fim do labirinto? Quando se chega a um certo ponto, ou quando se percorrem todos os pontos no labirinto?

Offline docilio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 94
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #37 em: 04 de Outubro de 2010, 17:29 »

Que tipo de sensores não conseguiste pôr a funcionar? Os da loja lusorobótica, ou os da tua empresa?

Não consegui por a dar os que estão na LusoRobótica.

Com os da lusorobótica, o alcance parece estar dentro do especificado (estão entre os 5 e os 14 microns, no regulamento do rescue B, aparece maior do que 3 microns ... será possível confirmar que estará entre os 5 e os 14 microns?).
O da loja lusorobótica parece ser mais simples de usar para este tipo de evento, pois dá-me a média da temperatura, logo só tenho de ver qual será essa média quando estou a partir de 10cm das vítimas.

Sim, parece mais simples, não os testei, logo não sei se funcionam...


Outra questão: é razoável assumir que o módulo estará dividido em pequenas salas de 30x30cm (podendo-se assim construir uma grelha quadrada do mesmo, adquiri este valor a partir do tamanho das portas)?
E haverá a possibilidade da existência de ciclos (caminhos circulares)?

Sim, Podes assumir isso, segundo as regras actuais. Sobre as novas ainda não comento nada... Não havia caminhos circulares.

Alguém já tem novidades acerca do regulamento final?
E quanto a site e inscrições, quando podemos esperar que comecem?

Isso não te sei responder, não tenho nada a ver com a organização em Portugal

Quanto ao rescue B:
Novamente, haverão loops no caminho? Por loops, estou a falar de caminhos em que, se andares sempre para a frente, sem nunca fazeres um curva de 360º, nem começar a andar para trás, consegue ligar dois pontos.

Não havia loops...mas vais ter que esperar pelas regras finais

E haverão grandes áreas, sem paredes no meio, nem obstáculos?

Havia zonas vazias formadas por 4 quadrados de 30x30... Numas havia obstáculos, noutras não...

Outra questão: o que se considera o fim do labirinto? Quando se chega a um certo ponto, ou quando se percorrem todos os pontos no labirinto?

Considerava-se o final da prova quando chegasse ao fim do labirinto... Ou seja, ao última zona do último quarto.


Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #38 em: 04 de Outubro de 2010, 18:16 »
Obrigado pela resposta rápida.
Uma questão: dado um espaço grande, sem obstáculos no meio, se seguisse sempre a parede, e esse fosse o módulo final, há hipótese do quadrado final estar no meio do módulo, ou está sempre junto à parede?

Offline docilio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 94
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #39 em: 04 de Outubro de 2010, 19:25 »
Obrigado pela resposta rápida.
Uma questão: dado um espaço grande, sem obstáculos no meio, se seguisse sempre a parede, e esse fosse o módulo final, há hipótese do quadrado final estar no meio do módulo, ou está sempre junto à parede?

Nesse caso, considera-se que estás na zona final, pelo que concluiste a prova na mesma... Não tens que ir ter a um quadrado específico desse "hall".

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #40 em: 23 de Outubro de 2010, 17:52 »
Novos dados da SPR:

Citar
A pedido de várias famílias (neste caso literalmente) os Organizadores Locais do Robótica 2011 têm estado desde o início de Setembro a trabalhar, em conjunto com o Conselho de Gestão do IST, na definição de novas datas para o evento, de forma a equilibrar um conjunto de factores. Em conclusão desse esforço, e com o apoio da Comissão Especializada do Festival Nacional de Robótica, ficaram estabelecidas novas datas para o evento: 6 a 10 de Abril de 2011, no Instituto Superior Técnico, Lisboa.

O programa preliminar é o seguinte:
       - 4ª feira, 6 de Abril: Encontro Científico e montagem de pistas e campos das várias ligas
       - 5ª feira, 7 de Abril: chegada e instalação dos Séniores, incluindo ensaios
       - 6ª feira, 8 de Abril: chegada e instalação dos Júniores / provas Séniores
       - Sábado, 9 de Abril: provas Séniores e Júniores
       - Domingo, 10 de Abril: provas Séniores e Júniores

Destacamos o facto de virem a ter lugar 2 novas competições (Robot@Factory e Freebots), ainda na fase de demonstração, cujos detalhes serão divulgados oportunamente, bem como um escalão de entrada na prova de Condução Autónoma.

Offline NelsonPRSousa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • O Crítico
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #41 em: 23 de Outubro de 2010, 18:09 »
Alguém consegue descrever o que acontece neste tipo de eventos?
É possível apenas assistir?
Saudações robóticas a todos,
Nelson de Sousa

Offline docilio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 94
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #42 em: 23 de Outubro de 2010, 19:10 »
Novos dados da SPR:

O programa preliminar é o seguinte:
       - 4ª feira, 6 de Abril: Encontro Científico e montagem de pistas e campos das várias ligas
       - 5ª feira, 7 de Abril: chegada e instalação dos Séniores, incluindo ensaios
       - 6ª feira, 8 de Abril: chegada e instalação dos Júniores / provas Séniores
       - Sábado, 9 de Abril: provas Séniores e Júniores
       - Domingo, 10 de Abril: provas Séniores e Júniores

Não dá jeito nenhum nesse fim-de-semana, mas pronto... Não se vai ás outras provas...


Destacamos o facto de virem a ter lugar 2 novas competições (Robot@Factory e Freebots), ainda na fase de demonstração, cujos detalhes serão divulgados oportunamente, bem como um escalão de entrada na prova de Condução Autónoma.

Vai ser interessante ver o que de novo vem =)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #43 em: 23 de Outubro de 2010, 20:36 »
Alguém consegue descrever o que acontece neste tipo de eventos?
É possível apenas assistir?
Tens vários campeonatos e tens demonstrações de escolas e de universidade, e é claro que podes ir assistir, O FNR deste ano foi em Leiria, é só pagar o bilhete e entrar e andar por lá, por acaso tambem nunca fui a nenhum..
Avr fanboy

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Festival Nacional de Robótica 2011
« Responder #44 em: 23 de Outubro de 2010, 20:39 »
O LusoRobótica patrocinou o FNR 2010 Leiria, com os primeiros prémios de algumas modalidades.

Só foi pago porque era no espaço de uma feira paga, contudo costuma ser de entrada gratuita para visitantes.