collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Reconhecimento de voz  (Lida 5722 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Reconhecimento de voz
« em: 18 de Julho de 2011, 20:12 »
Viva,

Estou a iniciar um projecto em que necessito de fazer reconhecimento de comandos de voz. A ideia é ter comandos (neste caso palavras) definidas e correspondê-las com a fala de alguem. Por exemplo, carrego num botão para falar, digo uma palavra e o sistema tem de associar o que disse a uma das palavras previamente definidas.

Alguma sugestão de como fazer isto? :)

Obrigado
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #1 em: 18 de Julho de 2011, 21:26 »
Maneira mais facil é comprar um chip EasyVR:
http://www.sparkfun.com/products/10685

Mas se quiseres fazer tu, não deve ser muito dificil, porque os chips usados são pic's.
Avr fanboy

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #2 em: 21 de Julho de 2011, 16:23 »
Este é um campo um pouco complicado. Uma vez tentei programar algo do género para computador, para facilitar cálculos enquanto estivesse a fazer outra coisa. Eu diria dois números e a operação entre eles, o computador diria o resultado.
Observei que qualquer diferença na minha pronúncia causava problemas. Se falasse um pouco mais alto, não identificava, se tinha algo a abafar a voz, o mesmo.
Acho que este campo ainda não está bem desenvolvido. Podemos ver que a própria google tem seus problemas na identificação de voz.

Fazer isso com componentes electrónicos, penso que deve ser mais complicado, mas não tenho informações para responder.

Offline norbanvs

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 236
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #3 em: 21 de Julho de 2011, 18:57 »
Tal como disse o vicardosof, isto de falar para o boneco é complicado, mas de qualquer maneira... porque não?

Fica aqui o link de uma componente que poderá ser o que precisas, ou a partir dela fazeres uma pesquisa e encontrar algo semelhante.

http://www.robotshop.com/eu/vrbot-voice-recognition-module-for-robonova-and-other-robots.html

Fica bem

Offline FET_Destroyer

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 213
    • Fet Destroyer
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #4 em: 21 de Julho de 2011, 20:10 »
Se quiseres ser tu a fazer podes sempre usar a biblioteca da microchip de reconhecimento de voz

http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1406&dDocName=en023596

Neste link ele diz que usou o demo code que eles fornecem e funcionou, só tens que fazer o hardware, mas isso vais às placas da microchip especificas de speech recognition e copias a parte que te interessa



Cumps

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #5 em: 22 de Julho de 2011, 11:30 »
Viva,

Desculpem não ter respondido mais cedo ao tópico que eu mesmo abri mas não tinha reparado que tinha respostas.. supostamente devia receber um mail a notificar que tinha respostas, mas ok :)

O módulo que o senso indicou (igual ao que o norbanvs também indicou) parece-me ser uma boa compra... :)

Sei que a microsoft tem uma biblioteca para reconhecimento de voz e quem a usou diz que aquilo é "limpinho" de usar.. mas a minha ideia era não usar um PC, mas sim um PIC. Vou averiguar essa biblioteca da microchip, por acaso tinha pesquisado e não tinha encontrado :)

Obrigado a todos pelas respostas
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #6 em: 22 de Julho de 2011, 11:36 »
Ja agora, pelo que li da library da microchip, esta não deixa gravar novas palavras pois não? ou estou enganado.. até diz que: "No speaker training is required"
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #7 em: 05 de Outubro de 2011, 16:06 »
Update: comprei um modulo EsayVR e funciona bem! Reconhece bem as palavras que gravamos no módulo bem como aquelas que o módulo já traz gravadas!

é pena estar limitado quanto ao número de comandos que podemos inserir, e o facto de quando pedirmos para reconhecer um comando termos que identificar se vamos dizer uma palavra que gravámos uma das palavras que já vem previamente gravadas com o módulo
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #8 em: 10 de Outubro de 2011, 10:27 »
Já tentaste com outras vozes ou apenas a tua é necessária?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #9 em: 11 de Outubro de 2011, 15:49 »
Já tentaste com outras vozes ou apenas a tua é necessária?

Em 99% dos casos funciona com várias vozes. Digo 99% dos casos porque falhou uma vez, em várias tentativas.. até agora o módulo comporta-se bem, com um grande alcance. Contudo, como é um módulo "fechado" não dá para mexer muito..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #10 em: 24 de Setembro de 2013, 22:52 »
Vou aproveitar este tópico para não estar a encher o fórum e espalhar informação.

Ando com ideias de pegar num AGV que construi e adapta-lo para se mover com reconhecimento de voz.
Será isto possível com o chip EasyVR?

O AGV em si não foi particularmente difícil de construir e programar, mas esta adaptação como será a nível de dificuldade? Alguém por aqui tentou algo parecido?

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Reconhecimento de voz
« Responder #11 em: 24 de Setembro de 2013, 23:53 »
Vou aproveitar este tópico para não estar a encher o fórum e espalhar informação.

Ando com ideias de pegar num AGV que construi e adapta-lo para se mover com reconhecimento de voz.
Será isto possível com o chip EasyVR?

O AGV em si não foi particularmente difícil de construir e programar, mas esta adaptação como será a nível de dificuldade? Alguém por aqui tentou algo parecido?

Nunca mais mexi no módulo de que falei neste tópico, mas a opinião mantém-se: é limitado nas palavras que já tem definidas, e temos de dar um comando antes. Contudo, pelos testes que fiz, fiquei satisfeito com o reconhecimento (mas não cheguei a implementar e concluir este projeto)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein