collapse

* Posts Recentes

LLM Crawlers por jm_araujo
[Ontem às 21:57]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[30 de Abril de 2024, 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]

Autor Tópico: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes  (Lida 399240 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #180 em: 08 de Dezembro de 2013, 18:00 »
O que me aconteceu ontem, foi que uma vizinha minha veio entregar-me um envelope pequeno que deixaram na caixa de correio dela por engano.
Embora o envelope seja pequeno o conteúdo é de umas centenas de euros! Veio por Registered Royal Mail (dos UK) por isso ainda gostava de saber que assinatura ficou na encomenda.

Por acaso correu tudo bem, mas gostava de saber como reclamar da empresa que fez a entrega.

A primeira coisa a fazer é ir a um posto deles cá em PT, ou do Representante deles ca em PT e escrever no livro de reclamações! Mas não é deixar passar, é ir e escrever mesmo!

EDIT: sendo o royal mail o serviço estatal de correios de la, ca foram entregues pelos CTT, por isso vais la e escreves no livro de reclamações.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #181 em: 08 de Junho de 2014, 22:44 »
Grr.. que mania os tipos da alfândega reterem as encomendas.. um LCD de 10€ fica lá para.. pensam que custou 200?! estou para ver o tempo que vai demorar, e nem pensem que me vão cobrar 2.30€ de IVA.. seria ridículo!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #182 em: 08 de Junho de 2014, 22:49 »
E porque é que um de 200€ no teu entender devia pagar iva, mas o de 10€ não?
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #183 em: 08 de Junho de 2014, 22:52 »
Eu por mim pago o raio do IVA, só me irrita é o tempo que eles demoram a despachar as coisas.. não é por 2.36€ que vou ficar mais pobre.. e sim, irrita-me que uma cena destas fique lá parada e um contentor dos chineses que venha fornecer a epidemia de lojas que por aqui andam não fique nem cobrem..

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #184 em: 08 de Junho de 2014, 23:07 »
Infelismente é o país em que vivemos, em que se perde tempo a cobrar um valor que acaba por nao  compensar o tempo perdido. Mas já agora, se o IVA for inferior a 10€ não é cobrado, mas provavelmente vais comer com taxas, apesar de estas nao serem aplicadas a valores inferiores a 23€
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.952
  • NERD!
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #185 em: 08 de Junho de 2014, 23:54 »
As taxas só são cobradas a partir de 150€ (empresas para particulares) ou 45€ (particulares para particulares):
http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/encomendas_contrafaccao/encomendas_2010.htm

O IVA estão isentas encomendas de menos de 22€, mas não é cobrado se for inferior a 10€ (que a 23% dá uns 43.5€):
http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/codigos_tratados_pela_igf/civa_novo_modelo/regimes_especiais_IVA/DL_031_89/DL_031_89_Artigo_022.htm

Em termos práticos, até 45€ estão safos ;)

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #186 em: 09 de Junho de 2014, 09:46 »
Alguem faz ideia de quais sao os limites para vendas empresa-empresa? Só encontro empresa-particular ou particular-particular.

Offline Srgiofonseca

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 34
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #187 em: 09 de Junho de 2014, 11:35 »
Comprei um Hubsan por 39.59€ e estou a espera dele desde 11-05-2014 na www.banggood.com

no site dos CTT aparece a seguinte informação:

2014/05/28  16:47  Receção internacional  -  LISBOA  - 
2014/05/22  12:39  Expedição internacional  -  KUALA LUMPUR  - 
2014/05/21  09:54  Aceitação  -  KUALA LUMPUR  - 


ainda quero ver quanto é que eles me vão aplicar de taxas e quando é que chega

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #188 em: 09 de Junho de 2014, 11:38 »
Pois desde o dia 28 que estão a brincar com ele.. deves receber uma carta pagar o IVA

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #189 em: 09 de Junho de 2014, 11:52 »
Se virem um topico que eu postei no outro dia, o meu caso ainda era pior e acabou por ser entregue sem pagar nada, pois era inferior a 25€
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #190 em: 09 de Junho de 2014, 11:53 »
Grr.. que mania os tipos da alfândega reterem as encomendas.. um LCD de 10€ fica lá para.. pensam que custou 200?! estou para ver o tempo que vai demorar, e nem pensem que me vão cobrar 2.30€ de IVA.. seria ridículo!

Como já foi aqui amplamente discutido no recente passado nem todas as encomendas de baixo valor passavam sob escrutínio da Alfândega.

Devido à necessidade de Portugal ter que cobrar todos os impostos que possa cobrar, quase nada passa na Alfândega sem sofrer o escrutínio alfandegário. Depois, também há o caso de os chineses e outros na Ásia de mandarem a mercadoria sem fatura na parte exterior, ou muitas vezes mesmo sem fatura.

Também não há investimento pela parte da Alfândega dos CTT, quer em número de funcionários quer nos métodos (sei que os avisos são todos registados à mão por uma única funcionária).

Recentemente recebi uns displays que queria testar e a caixa nem dizia quem é que estava enviar a mercadoria. Em vez de mandarem da China, onde adquirira os displays, estes foram enviados de Tailândia.

O moral da história: evite mandar vir de fora do espaço europeu se tem urgência e não quer ficar a espera sem saber quando receberá. Muitas vezes, no caso de mandar vir de fora espaço europeu, o barato sai caro!

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #191 em: 09 de Junho de 2014, 12:04 »
Alguem faz ideia de quais sao os limites para vendas empresa-empresa? Só encontro empresa-particular ou particular-particular.

Aqui está um link onde estão as respostas a quase tudo que é perguntado:

https://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp

Eu sou a favor de não deixar passar nada na Alfândega sem pagar. É o princípio de reciprocidade.

Na China e noutros países asiáticos não se deixa passar nada na Alfândega sem pagar taxas, ou pelo menos tudo é examinado.

Assim devia ser aqui, para mantermos empregos e o nosso nível de vida, o princípio de reciprocidade deve ser aplicado.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #192 em: 09 de Junho de 2014, 12:04 »
Já fiz muitas encomendas via ebay e outras lojinhas na china e hong kong, aqui não se aplica tanto o barato sai caro, porque são coisas relativamente pequenas e que por aqui não há ou se há é o triplo do preço. Desde que o preço não seja muito elevado lá fora não me costumam cobrar IVA, mas sim param todas no controle eu sei e concordo. Mas o problema é que quando param, e pensam que se calhar têm de cobrar IVA, o processo é muito moroso! Percebo que o estado queira cobrar o IVA e concordo, mas esntão que o faça para todos e reforcem o pessoal na alfândega, e já agora, melhorem as instalações, pelo menos no Cabo Ruivo, quando lá fui, há alguns anos, aquilo parecia uma prisão com 2 ou 3 funcionários e corredores escuros..

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #193 em: 09 de Junho de 2014, 12:18 »
Eu tambem sou a favor de se cobrar o IVA em tudo, mas com uma condição, as taxas de manuseamento têm que ser baixas, pois como é cobrado a todas, é em quantidade por isso os valores deviam baixar, e por fim automatizar os serviços, ou seja, começar a introduzir as nomas tecnologias, como por exemplo scanners que leiam as informaçoes ou assim e podia haver uma base de dados ou assim, que coligasse o nome e morada por exemplo a uma pessoa, de modo que esta pode se ser contactada por email e caso nao responde-se num x tempo, ai sim ia uma carta. Mas seria algo no maximo leva-se 2 semanas, pois as contas são simples de fazer.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes
« Responder #194 em: 09 de Junho de 2014, 12:56 »
Acho que a nossa alfandega é uma miséria, com tanto pessoal desempregado, porque nao metem lá mais pessoal.

Agora com a privatização dos ctt a ver se a coisa melhora ou piora.

Eles podiam cobrar o IVA se as coisas chega-se a casa das pessoas a tempo e horas e nao fica-se lá uma enternidade.

Já esperei quase 2 meses por uma encomenda que ficou na alfandega, mas não tinha impostos a pagar porque vinha de espanha.