collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: (Projecto) Full integrated GCS with video relay  (Lida 4946 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
(Projecto) Full integrated GCS with video relay
« em: 24 de Maio de 2015, 12:41 »
Boas pessoal.
Eu estou a começar um projecto que consiste no seguinte.
Uma mala onde vou ter todo o material necessário para operar o meu hexacopter (drone para quem quiser) em modo autônomo e onde possa fazer o stream do video via 3G/4G.
Eu queria começar por demonstrar o conceito e tornar tudo o mais integrado, portátil e de rápido deployment. Por ser ainda uma ideia, não tenho muito dinheiro para investir, mas sendo algo que eu tenho interesse pessoal em desenvolver, estou disposto a aventurar-me.
O meu primeiro problema é encontrar um computador, low-power que consiga correr a 12v (Para ser possível, em caso de falta de bateria ser ligado a um carro) capaz de processar o video e ao mesmo tempo manter a ligação de dados com o veiculo em questão que pode ser desde um avião, carro, barco, multicopter (para ja vai se basear tudo no sistema compatível com o mission planner), ou seja, é necessário correr alguma versão do windows.
Como disse, quanto mais barato melhor, pois soluções de 300€ para cima ja encontrei eu, mas por esses valores o barco fica na doca.
Já agora comentem o que acham do projecto em si, e na viabilidade do mesmo.
E mais outra coisa, eu postei isto no offtopic porque não sabia se integrava o tópico projectos de robótica pois não é bem um robot, mas sim algo que interage com um.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2015, 22:09 »
Uma mala Pelican(porque se for para vir a ser uma solução comercial, provavelmente é o melhor a nivel de robustez/qualidade/preço), mais um display, e pouco mais estás nos 300€.

Para um pc barato, um NUC, ou um mini-itx, provavelmente consegues um mini-itx com processador integrado nessa gama de preços, mas requerer Windows impõe logo á partida algo que não será lá muito low power nem lá muito barato.
Avr fanboy

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #2 em: 24 de Maio de 2015, 22:31 »
Pois para já uma pelican case era o ideal mas na falta de dinheiro pode ser numa mala de aluminio que já é algo com bom aspeto.
O ecra é algo que se resolve por menos de 100€ por um ecra pequeno com estrada hdmi
O pc é mesmo a pior parte, ainda pensei em os mini portateis e tratava logo do pc e do ecra, mas o problema é que perdia a garantia do hardware o que não me agrada muito
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #3 em: 24 de Maio de 2015, 23:59 »
E os tablets windows? Já vem com windows 8, vem com um processador Intel Atom multicore e carregam por USB. E são relativamente baratos ( a partir dos 99€)
Só costumam vir com 1 ou 2GB de Ram, mas como não é para correr Chrome com 30 tabs abertas, não deves ter problemas.

Offline MMM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #4 em: 25 de Maio de 2015, 00:06 »
Tens sempre mini PCs como a odroid XU3 lite... Corre a 5V 4A...
Segmentation fault (core dumped)

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #5 em: 25 de Maio de 2015, 00:37 »
E os tablets windows? Já vem com windows 8, vem com um processador Intel Atom multicore e carregam por USB. E são relativamente baratos ( a partir dos 99€)
Só costumam vir com 1 ou 2GB de Ram, mas como não é para correr Chrome com 30 tabs abertas, não deves ter problemas.

Olha que  ::) !!! nunca tinha pensado nisso, tambem nunca pensei que fossem tão baratos como os com android, tenho andado um pouco fora do mercado da informatica e nunca tive nem vejo grande utilidade em ter um tablet para uso pessoal, mas essa ideia é algo que vou ter que explorar melhor.

Esses tablets mais baratos têm uma versao completa do windows?

Tens sempre mini PCs como a odroid XU3 lite... Corre a 5V 4A...

Pelo nome parece-me que não corra o windows


Estava a dar uma vista de olhos a isto:
http://www.mini-box.com/Complete-CarPC-Systems
http://www.mini-box.com/Intel-DN2800MT-Mini-ITX-Motherboard
http://www.mini-box.com/MITAC-PD10BI-Mini-ITX-Motherboard-DN2800MT
Mas sinceramente nao sei se teram performance suficiente (o video tambem é svga nao é nada de especial mas nao queria que o sistema de controlo simplesmente cracha-se
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 00:56 por dvdt »
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #6 em: 25 de Maio de 2015, 10:11 »
E os tablets windows? Já vem com windows 8, vem com um processador Intel Atom multicore e carregam por USB. E são relativamente baratos ( a partir dos 99€)
Só costumam vir com 1 ou 2GB de Ram, mas como não é para correr Chrome com 30 tabs abertas, não deves ter problemas.

Olha que  ::) !!! nunca tinha pensado nisso, tambem nunca pensei que fossem tão baratos como os com android, tenho andado um pouco fora do mercado da informatica e nunca tive nem vejo grande utilidade em ter um tablet para uso pessoal, mas essa ideia é algo que vou ter que explorar melhor.

Esses tablets mais baratos têm uma versao completa do windows?


Yup, Windows 8.1 with Bing, que é 8.1 normal com o bing como search engine por defeito no IE (who cares), são um PC a 100%, o que corres no teu desktop ou notebook corres num tablet desses. Mas se tiveres dúvidas, compras um na FNAC ou Worten e tens ?15/30? dias para testar e se não gostares vai de volta :D
O que precisas de ter em conta é que alguns não tem hdmi (não é muito critico porque todos os que vi suportam Miracast - screencast direto para a TV por wifi, funciona muito bem!), e carregar e usar dispositivos USB em simultâneo varia muito de modelo para modelo porque só costumam ter uma só USB, mas também não é muito crítico porque a bateria dura umas 8h.
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 10:20 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #7 em: 25 de Maio de 2015, 11:34 »
Trabalhei na worten resolve e tenho umas ideias de como aquilo funciona.
Evita Storex, Denver e _Lenovo, este último até pode ser 8core mas quando bloqueia por vezes nem com hard reset ele acorda (made in spain), isto fora de garantia é f....

Tudo o que é informática não tem devolução por insatisfação, por isso é bom que tenhas uma desculpa mesmo que não seja verdadeira, tens 15 dias para devolver ou 30 dias caso tenhas cartão worten resolve que pode ser adquirido mesmo já tendo passado os 15 dias, aconselho seguro, só pode ser acionado uma vez mas se o display partir ele cobre, caso contrário é economicamente inviável a sua troca, só tablets entre 200 a 300 é que compensa.

Nem todos os tablets aceitam ler pens através do usb, com o windows já é mais provável que aceite.

Nunca gostei do win8, exige demasiado processamento mesmo quando não se está a fazer nada, come memória até dizer chega, está constantemente a ler o disco e tem de ser reposto de vez em quando o SO mesmo que não tenhas nada instalado... quando vi instalarem este SO num smartfone fiquei espantado como é que suportaria tais exigências, agora até existem relógios com o win8...

A microsoft tem destas coisas, sai um SO bom e depois outro muito mau, vejamos, WinXP, depois de alguns SPs ficou funcional, demorou agora está sem acompanhamento mas é muito estável, depois o WinVista hehehe, este passou-me ao lado, a seguir Win7, o melhor que já vi até ao momento em tudo, agora temos esta maravilha Win8 que apoderou-se literalmente do hardware e para quem não está satisfeito ainda leva com o 8.1 ficando um dia sem acesso ao sistema já que leva umas boas horas o upgrade, sim, mesmo em 8.0 de vez em quando fica a fazer estas coisas lindas quando mais precisamos dele.
Seguindo esta teoria o Win10 deve ser bom, espero bem que seja...  ???

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #8 em: 25 de Maio de 2015, 11:54 »
Eu tenho um Nokia com windows phone 8.1 que uso diariamente e o meu único problema é que por vezes bloqueia e só com um soft reset é que consigo por-lo a funcionar.
A minha experiencia com o windows 8.1 é só mesmo com maquina virtual daí as minhas duvidas á cerca das possibilidades dos tablets.

Ninguem tem nada a dizer á cerca das motherboards?
Com a saida lvds consigo correr o meu proprio display o que era porreiro, e um quadcore a 2Gh com 4Gb de ram penso que ficaria uma coisa bem funcional (Pelas specs ate devia bater o meu pc que tem 2 cores a 2.5Gh mas é um i5)
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #9 em: 25 de Maio de 2015, 11:55 »
Nunca gostei do win8, exige demasiado processamento mesmo quando não se está a fazer nada, come memória até dizer chega, está constantemente a ler o disco e tem de ser reposto de vez em quando o SO mesmo que não tenhas nada instalado... quando vi instalarem este SO num smartfone fiquei espantado como é que suportaria tais exigências, agora até existem relógios com o win8...

Tenho um Tablet Toshiba Windows 8.1 (WT8-A-102) com mais de ano, é usado diariamente muitas horas (mais de 6h) principalmente para net, mas com algumas aplicações, e até hoje 0 problemas, nunca encrava nem pasma, nunca precisou de reinstalação ou reposição e não me revejo nisso que dizes de forma alguma. No modesto portátil de trabalho (core i3-4005U com 4GB RAM+500GB HDD)  também tenho windows 8.1 há mais de um ano, umas 8h de uso diário, bem carregado de aplicações, em dual screen e a mesma experiência de utilização.
E se usares em desktop em vez do smart screen considero-o muito decente, superior ao windows 7.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #10 em: 25 de Maio de 2015, 12:28 »
Provavelmente PEBKAC....

Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #11 em: 25 de Maio de 2015, 13:58 »
Provavelmente PEBKAC....
Vai ver foi uma má apresentação... mas os sentimentos são mútuos, win8 & dropes don't work well.

É a 1ª vez que vejo alguém gostar deste SO, mas também não aceito um SO ser mais pesado que os programas que nele correm, à que ter uma boa carteira para acompanhar e acredito que seja propositado ou as vendas tanto de hardware e software paravam.
Podem-lhe chamar progresso e que por mim não passávamos do 3.11 whatever

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #12 em: 25 de Maio de 2015, 14:06 »
A quantidade de sucata que corre "escondido" actualmente num pc é assustado, msconfig startup pode dar-te uma ligeira ideia, só updaters de flash,java, adobe reader, sincronizadores de dropbox/mega/google drive, spotify, media players, daemon tools, steam/origin.

O sincronizador do Drive e do Dropbox nunca os tenho abertos, estão SEMPRE a fazer acessos ao disco...

Depois é normal que o pc esteja lento e a usar 2 ou 3 Gb de RAM quando não está a fazer "nada".
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #13 em: 25 de Maio de 2015, 14:11 »
Boas,

Se não for para uma "produção em serie" o meu conselho vai para algo no género de
um assus eee pc, tem uma autonomia estupidamente grande, é estupidamente leve
e corre windows sem qualquer problema e com um bom desempenho.

just a thought ...

Edit:
Sobre o Windows 8 (e 8.1) que uso também diariamente desde que foi lançado, e
em comparação com todos os Windows que já usei (desde o 2.5 ainda em diskettes
de 5,25") é sem duvida o mais estável. Nunca tive um único problema, e mesmo
com uma utilização H24 a correr meia dúzia de aplicações super pesadas em
simultâneo nunca tive um crash.
A única critica vai para as actualizações automáticas que têm a tendência de ser
efectuadas por vezes no boot ... o que pode ser mesmo muito chato em especial
se estamos com pressa de ligar o PC para fazer qualquer coisa e temos que esperar
que as mesmas acabem, mas como é claro isto pode ser desactivado.
 
Abraços,
PA
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 14:21 por StarRider »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: (Projecto) Full integrated GCS with video relay
« Responder #14 em: 25 de Maio de 2015, 14:20 »
A quantidade de sucata que corre "escondido" actualmente num pc é assustado, msconfig startup pode dar-te uma ligeira ideia, só updaters de flash,java, adobe reader, sincronizadores de dropbox/mega/google drive, spotify, media players, daemon tools, steam/origin.

O sincronizador do Drive e do Dropbox nunca os tenho abertos, estão SEMPRE a fazer acessos ao disco...

Depois é normal que o pc esteja lento e a usar 2 ou 3 Gb de RAM quando não está a fazer "nada".

Agora disseste tudo... Há quem instale 1001 aplicações no arranque (sabendo ou não), e depois a culpa da lentidão é do SO.
Gosto do Windows 8 porque é o mais rápido a arrancar, e se tiveres um dispositivo que suporte hibernação híbrida então parece um sistema instant-on, como um Android. Mas corre programas a sério e não "apps"