collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Arduino alimentado pelo carro  (Lida 13041 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #30 em: 08 de Julho de 2013, 23:19 »
Esse BZW tá óptimo.

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #31 em: 09 de Julho de 2013, 23:54 »
Viva pessoal,

vi toda a discussão em torno dos produtos do ebay, é claro que existe mto lixo mas... os conversores DCDC em particular funcionam bem... eu mandei vir dois e os dois funcionam bem e dão os 3A tal e qual como anunciado... e pelo preço.... para voces nao sei, para mim é uma boa compra.

agora algo para ajudar...

se vissem um produto
http://www.adafruit.com/products/1385
na adafruit que custa quase 10 dollars achavam bom...

no entanto no ebay.... http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=281128237187
 já não compravam??? é praticamente 1/3 do valor do outro... e... não acredito que sejam diferentes.

Mas cada um é que tem de analisar, há coisas que valem a pena, outras que não...

Cumprimentos, Mauro.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #32 em: 10 de Julho de 2013, 00:12 »
Vou dizer uma coisa que vai chocar o pessoal dos open sources e open hardwares e bla bla bla e coiso, mas para mim a Adafruit está para a eletrónica, como os hipsters estão para a sociedade, simplesmente está na terra sagrada da eletrónica(USA) tem tudo muito mais barato e acessivel, e tem montes de apanhados que enterram fortunas em breakouts..
Aqueles hangouts no google, só cometi o erro de tentar ver um, uma vez...
OMG ARDUINOS, OMG LED's, OMG BUZZWORDS..
A sparkfun é igual, pcb ranhosa ic de 1€, tau Super Duper Breakout board por 25€..
Avr fanboy

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #33 em: 10 de Julho de 2013, 00:27 »
Senso,

como disse... cabe a cada um decidir...

Cumps, Mauro.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #34 em: 16 de Julho de 2013, 10:44 »
Desculpem lá mas tenho 2 dúvidas relativamente ao fusível:

- Como vejo se é do tipo "Slow Blow Fuse" qual a diferença para um dos outros (fast)? 

- Tenho de arranjar um de 3A (o circuito que vou utilizar não chega a tanto), a nível de voltagem existem vários tipos tb? Qual o recomendado para esta aplicação? 

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #35 em: 16 de Julho de 2013, 11:08 »
- Como vejo se é do tipo "Slow Blow Fuse" qual a diferença para um dos outros (fast)? 
Os fusíveis lentos em vez de ser só o fio dentro,  costumam algo para atrasar o aquecimento do fio e evitar que derreta depressa. Se for de vidro transparente vês que não é só o fio direto. Procura imagens no google.
- Tenho de arranjar um de 3A (o circuito que vou utilizar não chega a tanto), a nível de voltagem existem vários tipos tb? Qual o recomendado para esta aplicação? 
Para usos automotivos não tens de te preocupar, os fusíveis costumam estar especificados para umas centenas de volts.
A tensão do fusível é o limite superior para o seu correto funcionamento. Só se usares uma fonte de valor maior é que podem surgir problemas, pode-se estabelecer um arco elétrico que altera as especificações do fusível, e no limite evitar que o corte se faça

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #36 em: 17 de Julho de 2013, 01:12 »
Para usos automotivos não tens de te preocupar, os fusíveis costumam estar especificados para umas centenas de volts.

Centenas de Volt AC. A tensão máxima em DC, para o mesmo fusível, em geral é bastante mais baixa do que a AC. Mas como em auto só tens 12V, não é uma tensão muito "preocupante".

A diferença é que em AC a corrente passa por zero várias vezes por segundo. Em DC pode formar-se um arco que não se extingue, e fica sempre a passar corrente. Os tipicos fusíveis auto dão para, se não estou erro, até 32V.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #37 em: 17 de Julho de 2013, 10:02 »
Bem, ontem a caminho de casa passei numa especie de 'drogaria' e comprei um fusível lento (1.75€)  :o  (de 3A).

Hoje testei apenas medir a voltagem com um adaptador de isqueiro, usei um daqueles carregadores de telefones etc., abri-o para ver se tinha algum circuito manhoso mas não.. tem apenas um fusível de 2A/250V  ::) (nem era preciso ter comprado o outro..), basicamente no arranque medi 12v/11v e depois ficou estável nos 14.1v

Como ainda não fiz o circuito com o ATMega vou testar com 1 Arduino, usando antes o esquema atrás mencionado (http://imageshack.us/photo/my-images/189/5i2.png/), no entanto tenho de alterar o LM7805 para o LM7809 para ter 9v na entrada do Arduino.








Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Arduino alimentado pelo carro
« Responder #38 em: 17 de Julho de 2013, 10:21 »
Bem, ontem a caminho de casa passei numa especie de 'drogaria' e comprei um fusível lento (1.75€)  :o  (de 3A).

Hoje testei apenas medir a voltagem com um adaptador de isqueiro, usei um daqueles carregadores de telefones etc., abri-o para ver se tinha algum circuito manhoso mas não.. tem apenas um fusível de 2A/250V  ::) (nem era preciso ter comprado o outro..), basicamente no arranque medi 12v/11v e depois ficou estável nos 14.1v

Como ainda não fiz o circuito com o ATMega vou testar com 1 Arduino, usando antes o esquema atrás mencionado (http://imageshack.us/photo/my-images/189/5i2.png/), no entanto tenho de alterar o LM7805 para o LM7809 para ter 9v na entrada do Arduino.

Podes usar o LM7805 e colocas os 5V no pino 5v do arduino.