collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Co economizar combustivel e tempo!..  (Lida 7736 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Co economizar combustivel e tempo!..
« Responder #15 em: 08 de Agosto de 2013, 00:57 »
Esse sistema está instalado no Palácio do Gelo em Viseu e até agora nunca me enganou. Tem á entrada o numero de vagas em cada andar, em cada fila a indicaçao de as vagas e ainda as luzinha verdes/vermelhas.
ainda n vi desses coisos, mas ´so funcionam em estacionamentos fechados right?
(podiam tirar umas fotos pra eu matar a curiosidade? estou a ficar cumas ideias!.. lol)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Co economizar combustivel e tempo!..
« Responder #16 em: 08 de Agosto de 2013, 00:57 »
Um pir, um micro de 4 bits COB e um punhado de passivos(e um led bi/tri-cor), 5€ na china, outros 5€ para a caixa, vendem para ai a 50€..
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Co economizar combustivel e tempo!..
« Responder #17 em: 08 de Agosto de 2013, 01:21 »
Pois os que eu tenho visto por aqui tambem tem o sinal azul para os lugares reservados.
Amanhã devo ir fazer umas compras ao Colombo, que fica mesmo aqui ao lado de minha casa... Se lá for e se me lembrar tiro umas fotos.
Não faco idéia como é que será a manutenção deste tipo de sensores, nem até que ponto falham muito ou não. Não me lembra de alguma vez ter visto uma indicação incorrecta. Imagino que mesmo os fumos dos carros aos poucos se vão acumulando e possam acabar por obstruir a linha de visão do sensor. No entanto, em comparação imagino que no tempo que isto demore a acontecer já teriam de ter sido trocados imensos balões... :)

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Co economizar combustivel e tempo!..
« Responder #18 em: 08 de Agosto de 2013, 08:25 »
Nao me parece que os fumos cheguem a afetar o sensor porque parecem sensorer de distancia por ultrasons que reagem caso te metas diretamente debaixo deles "sim já andei a experimentar isso uma vez  :-[ ".
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Co economizar combustivel e tempo!..
« Responder #19 em: 08 de Agosto de 2013, 10:04 »
Aparentemente em cima de cada lugar existe um sensor de IR que mede a altura, no caso de haver um carro a altura ao teco é 1~2m, no caso de não haver carro a altura é de 2~3 metros.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Co economizar combustivel e tempo!..
« Responder #20 em: 08 de Agosto de 2013, 11:37 »
se existe um coiso electronico por cima de cada lugar de estacionamento, ainda deve ficar caro, a alternativa dos baloes deve sair mais economica e dá pra estacionamentos ao ar livre

Como diz o Hugo esse "coiso", a mim parece-me mais um pir e é claro que em ambientes com pouca altura os balões seria impensável, tal como não seria fácil implantar os sensores num ambiente aberto, ou com o tecto muito alto.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Co economizar combustivel e tempo!..
« Responder #21 em: 08 de Agosto de 2013, 19:55 »
pois, devem ser uns PIR a controlar uma lampada neon..duvido k seja só um led ou dois e que sejam cenas a baterias...akilo tem de certeza alimentaçao à rede electrica e um aparelho desses deve custar mais de 60€ a unidade... se um balao custar 5€..ainda é tipo 12vezes mais barato... por isso é que tava com umas ideias!.. :D

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Co economizar combustivel e tempo!..
« Responder #22 em: 08 de Agosto de 2013, 21:06 »
Os aparelhos estão de certeza ligados à rede electrica, não faria sentido nenhum serem a bateria visto que a iluminação está sempre ligada e ainda deve gastar alguns W/h em cada um. Alem disso eles estão todos ligados numa rede tambem visto que há um sistema central que sabe quantos lugares livre há. Ainda mais importante, e algo que dá jeito quando há poucos lugares, é que há cruzamentos com indicação dos lugares livres em cada "rua". Por exemplo se houver muito poucos lugares livres, em vez de parar o carro em cada cruzamento e ver se há algum indicador verde no meio dos vermelhos todos, eu sei logo à partida se há ou se não há, porque tenho logo essa informação visível antes de chegar ao cruzamento.

Em relação à questão dos fumos, não estava a falar dos fumos que estão no ar, mas sim da poeira preta que se vai acumulando com o tempo nestas situações. Assumindo que são sensores opticos imagino que com o passar do tempo pudesse tornar-se um problema...