collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Compressor Parou  (Lida 8078 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Compressor Parou
« em: 09 de Dezembro de 2014, 00:27 »
Em 2008 comprei um compressor, tipo isto:

Exemplo1
Exemplo2

De vez em qdo ao início parece que tinha dificuldades em começar a trabalhar, o motor não arrancava, às vezes mudava de tomada (para uma com fio terra) e lá começava a trabalhar. Hoje não deu mesmo.. deixei-o ficar um bocado a ver se arrancava, começou a cheirar 1 pouco a coisas estranhas e um pouco de fumo, passado um bocado lá arrancou, depois foi abaixo e não deu mais.

Tirei a proteção de plástico e aquilo tem um condensador grande, o enrolamento do motor.. nada de especial, será que o motor queimou? Alguém tem um ou sabe o que possa ser?
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2014, 00:29 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Compressor Parou
« Responder #1 em: 09 de Dezembro de 2014, 02:11 »
Possivelmente o condensador de arranque está a pedir para ser trocado, com azar o motor assou por causa do condensador de arranque.

Outra coisa, alguma vez mudaste o óleo do compressor?
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Compressor Parou
« Responder #2 em: 09 de Dezembro de 2014, 09:19 »
Possivelmente o condensador de arranque está a pedir para ser trocado, com azar o motor assou por causa do condensador de arranque.

Outra coisa, alguma vez mudaste o óleo do compressor?

Não.. ele não trabalha assim constantemente, e o nível estava Ok e o óleo está clarinho..

Bolas.. não me digas que o motor pifou por causa daquele condensador, já agora, qual o efeito prático do condensador? Posso tentar substituí-lo a ver se o motor está ok.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Compressor Parou
« Responder #3 em: 09 de Dezembro de 2014, 10:14 »
Bolas.. não me digas que o motor pifou por causa daquele condensador, já agora, qual o efeito prático do condensador
O condensador num motor de indução serve para criar uma fase "desfasada" com a da alimentação  para um dos enrolamentos do motor por forma a criar um campo magnético rotativo para que o motor rode: http://www.allaboutcircuits.com/vol_2/chpt_13/9.html

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Compressor Parou
« Responder #4 em: 09 de Dezembro de 2014, 13:37 »
Quanto ao óleo, idealmente deve ser trocado de ano a ano, agora não consegues aquecer o motor do compressor, mas se o aqueceres e abrires o dreno vais ver o estado em que o óleo fica.
Um simples 10w40 serve perfeitamente.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Compressor Parou
« Responder #5 em: 09 de Dezembro de 2014, 13:52 »
Ok, se ele voltar à vida com um condensador novo mudo-lhe o óleo  ;D

Já agora, estes condensadores arranjam-se facilmente?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Compressor Parou
« Responder #6 em: 09 de Dezembro de 2014, 15:03 »
Em qualquer loja de ferragens, ainda agora fui ás compras e estava lá um rapaz a comprar um para um motor de pressão, 3.5€ novo com quase meio metro de cabo cravado e isolado e tudo.
Avr fanboy

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Compressor Parou
« Responder #7 em: 09 de Dezembro de 2014, 21:17 »
Boas :)

Convém ver o pressostato :)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Compressor Parou
« Responder #8 em: 09 de Dezembro de 2014, 22:47 »
Pois é.. ultimamente a agulha não passava do mesmo sitio, nunca sabia se estava cheio ou não, tanto que não o deixava trabalhar muito tempo. Como não sei calibrar e verificar isso, nunca fiz, o melhor é procurar alguém que veja

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Compressor Parou
« Responder #9 em: 09 de Dezembro de 2014, 23:12 »
Com um pistola de encher pneus metes o dedo no tubo e carregas no gatilho que vês a pressão sem problemas.

Mas o manómetro que isso tem e o pressostato são coisas separadas, tipicamente está dentro da caixa onde tem o botão para ligar/desligar o compressor.

EDIT:
Curiosidade  ::)  :-[
Podes dizer a marca e modelo?
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Compressor Parou
« Responder #10 em: 09 de Dezembro de 2014, 23:16 »
Agora não consigo pq não estou ao pé dele, mas é azul e apenas tem de lado os litros e os cavalos (2cv). Foi comprado há uns anos no jumbo..

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Compressor Parou
« Responder #11 em: 16 de Agosto de 2016, 23:34 »
Desculpem desenterrar este tópico mas é sobre ele que quero colocar uma questão.

Na altura mudei o condensador e ele tem-se aguentado. No entanto, se ficar a trabalhar um bom bocado acaba por desligar e mesmo cheirar assim um pouco a 'plástico' quente..

Mas tb não o esforço muito, é para tirar o pó ou encher pneus, mas nunca lhe mudei o óleo nem sei se é preciso calibrar alguma coisa nos manómetros, a agulha continua a não passar de um determinado valor.. antes funcionava na boa e ao chegar à parte vermelha o compressor desligava, agora não chega lá..

Que revisão se faz a isto?!

  • Vou mudar o óleo para um do tipo 10W40 motores a gasolina? Despejo aquele e meto um novo.
  • Quanto à agulha do manómetro pode-se ver alguma coisa?

Ele é tipo este.



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Compressor Parou
« Responder #12 em: 17 de Agosto de 2016, 14:24 »
Como já foi dito várias vezes, tens de ver o pressostato. Está desafinado para uma pressão acima do que o compressor é capaz de dar, é meio caminho andado para o arrumar de vez.
Muda o óleo e limpa o filtro de entrada também.



Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Compressor Parou
« Responder #13 em: 17 de Agosto de 2016, 23:52 »
Sorry.. mas afinar o pressostato tem alguma ciência? Andei a ver uns vídeos no youtube mas não percebi muito bem, de qualquer forma ainda não abri o meu para ver bem o esquema.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Compressor Parou
« Responder #14 em: 18 de Agosto de 2016, 00:06 »
Nunca afinei nenhum mas imagino que seja o "costume".

Enche o compressor até um bocado antes do limite habitual e desliga-o da corrente. O pressostato deve ter um parafuso de afinação que "empurra" uma mola interna, e que ajusta a pressão limite. Roda-o até ouvires o click do interruptor a desligar (que para o compressor).  Volta a ligar e confirma que está parado, gasta o bocado de ar até ligar de novo e confirma que para na pressão que pretendias. Se não é só mais um ajustezinho :D

Tenho compressor mas nunca mexi nessa parte, mas imagino que seja semelhante ao que acabei de inventar :P

Edit:
parece que não ando longe: http://www.air-compressor-guide.com/learn/air-compressor-parts/air-compressor-pressure-switch/air-compressor-pressure-switch-setting


« Última modificação: 18 de Agosto de 2016, 00:08 por jm_araujo »