collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: PIC18F87J72  (Lida 4219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Blackstar

  • Visitante
PIC18F87J72
« em: 08 de Outubro de 2010, 20:28 »
Boas,

tenho umas duvidas quanto a programação de um PIC mais propriamente o PIC18F87J72, será que alguém me pode ajudar??? :-\

As minhas dúvidas são as seguintes, os PIC's já trazem bootloader pré-programado, se não como posso programar um bootloader.... e como é que os posso descarregar para o PIC...

 Eu sei que existe o ICSP, mas não sei se posso programar o bootloader com este método. :-\
A outra questão é o programador, que alternativas existem ao ICD2 ou ao PICKIT3 que suportem este PIC....

desde já agradeço a ajuda...... obrigado

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: PIC18F87J72
« Responder #1 em: 08 de Outubro de 2010, 21:02 »
viva

# não, o bootloader tem q ser programado, e de acordo com o PIC q se vai usar. Ver o TINY bootloader, é mt bom e opensource.

# para gravar o bootloader, tem q ser com um programador normal

# sem ter o bootloader gravado, não há alternativas ao ICD2 ou Pickit3. Mas isso é com qq micro, de qq marca. Tem q se gravar o bootloader primeiro.

# o ICSP é um método, não um aparelho, e por isso necessita de um programador tipo ICD2 ou Pickit3


Se quiseres um ICD2 para gravar os teus PICs, manda-me PM. Tenho um usado em excelente estado, que quer ir para outra casa.

Blackstar

  • Visitante
Re: PIC18F87J72
« Responder #2 em: 08 de Outubro de 2010, 21:08 »
sim, eu sei que o ICSP é um metodo para programar o IC, o k eu não sabia era a parte do bootloader......como se programava ;D

disseram-me que existiam clones do ICD2 e do pickit3, é que eu só quero programar este pic, mas não queria ter de comprar um ICD2 para isso....

mas já agora so por curiosidade por quanto e que estás a vender o ICD2?

Ps: Estive a ver o tiny bootloader e o pic que eu tenho nao consta dos dispositivos suportados, sabes se funciona com este PIC....



obrigado pela ajuda.... :P
« Última modificação: 08 de Outubro de 2010, 21:15 por Blackstar »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: PIC18F87J72
« Responder #3 em: 08 de Outubro de 2010, 21:15 »
Quando se trabalha com PICs, mesmo q se usem sempre bootloaders, é mt vantajoso ter um programador. Especialmente qd o código crasha e escreve em cima do bootloader. Depois volta-se a precisar de programador.

Os ICDs tem a vantagem de Trace e Breakpoints que os Pickit não têem.

Peço €50.00+portes pelo meu ICD2, em bom estado, com cabos e caixa original.

Blackstar

  • Visitante
Re: PIC18F87J72
« Responder #4 em: 08 de Outubro de 2010, 21:19 »
nao esta mau o preço mas como ainda não fiz o pcb e vai demorar um "bocadito" :P, e se não arranjar outra solução depois falo contigo......

desculpa lá estar a ser tão chato mas, se poderes responde-me a questão que coloquei em ps sff


Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: PIC18F87J72
« Responder #5 em: 08 de Outubro de 2010, 21:38 »
Pois... se não consta dos suportados, é pq é recente ou porque não foi ainda testado. Porque em termos de programação, eles são QUASE todos iguais, só muda o tamanho das memórias.

Para isso, tem q se procurar um PIC que seja identico de arquitectura, alterar o ASM correspondente e testar a ver se funciona.
Experimentar contactar o autor, pode revelar-se bom, se ele responder.



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PIC18F87J72
« Responder #6 em: 08 de Outubro de 2010, 21:40 »
O bootloader só tem a vantagem de teres de usar apenas uma ligação serial para programar o micro-controlador, mas sem bootloader, não tens o espaço que esse ocupa sempre na flash do micro-controlador, e se vais comprar um programador não precisas do bootloader para nada, isto na minha opinião.
Avr fanboy

Blackstar

  • Visitante
Re: PIC18F87J72
« Responder #7 em: 09 de Outubro de 2010, 00:25 »
ok então só tenho de procurar um pic com a arquitectura equivalente.......sendo assim como o senso diz ja não vou precisar de comprar um programador, mas já agora senso que programa é que usas para transferir o programa para o pic por serial, depois de este já ter o bootloader.
 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PIC18F87J72
« Responder #8 em: 09 de Outubro de 2010, 00:31 »
Não trabalho com pics, pelo menos actualmente, mas é uma coisa que tambem quero um dia aprender.
Avr fanboy

Blackstar

  • Visitante
Re: PIC18F87J72
« Responder #9 em: 09 de Outubro de 2010, 00:32 »
ok então, obrigado pela ajuda  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PIC18F87J72
« Responder #10 em: 09 de Outubro de 2010, 00:41 »
Qualquer coisa, sabes que no fórum á sempre alguem que te consegue ajudar, e nos pics ninguem melhor que o asena.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: PIC18F87J72
« Responder #11 em: 09 de Outubro de 2010, 00:50 »
ok então só tenho de procurar um pic com a arquitectura equivalente.......sendo assim como o senso diz ja não vou precisar de comprar um programador, mas já agora senso que programa é que usas para transferir o programa para o pic por serial, depois de este já ter o bootloader.


Se queres ter o Bootloader dentro do PIC, vais ter que usar um programador em hardware. Não há volta a dar.

Além do Tiny, podes explorar o bootloader da Microchip. Não o uso, mas já li bastante que trabalha bem.

Contudo, o forum da Microchip tem muita ajuda. Vale a pena dar lá um salto ou usar a pesquisa dos arquivos.

Blackstar

  • Visitante
Re: PIC18F87J72
« Responder #12 em: 09 de Outubro de 2010, 13:33 »
ok então ontem ainda andei a pesquisar e encontrei um pdf sobre esse bootloader que me estás a falar na microship, e pelo que estive a ler, vou mesmo precisar de um programador para programar o bootloader, mas antes à que fazer o pcb para soldar lá o PIC e digamos que não vai ser facil.....:P

de qualquer maneira obrigado pela ajuda...... ;D