collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Circuito para sensor  (Lida 15328 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Circuito para sensor
« Responder #30 em: 05 de Abril de 2017, 16:01 »
Se meteres 15v numa das entradas e o alimentares com 5v admira-me é de não sair logo fumo do desgraçado do chip..
Tá respondido mais acima: https://lusorobotica.com/index.php?topic=9007.msg101102#msg101102
Depois é confirmar que não queimaste o LM324, que como tens isso ligado é bem provável.
Datasheet: https://www.onsemi.com/pub/Collateral/LM324-D.PDF página 3 nota 5:
Citar
The input common mode voltage or either input signal voltage should not be allowed to go negative by more than 0.3 V. The upper end of the common mode voltage range is VCC?1.7 V, but either or both inputs can go to +32 V without damage, independent of the magnitude of VCC.
Tens a entrada do buffer (andar 3) que está alimentado por GND/5V ligado a um AMPOP que está alimentado por +/-12V. Se a tensão do andar 2 desceu dos -0.3V significa que já foi à vida o 324.

São piores as tensões abaixo do GND/V-.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito para sensor
« Responder #31 em: 05 de Abril de 2017, 16:06 »
Ganhas um bilhete para SCR latchup seja para um lado ou para o outro com tensões tão dispares:
https://en.wikipedia.org/wiki/Latch-up
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Circuito para sensor
« Responder #32 em: 05 de Abril de 2017, 16:14 »
Não é mais problemático em MOS? O LM324 é bipolar...

Em qualquer caso, apesar de tolerado não é recomendado, é meio caminho para estragar qualquer coisa,  TAL COMO CURTO-CIRCUITAR AS SAÍDAS COM O Q1 e Q2 ;D Basta trocar por outro quad-opamp com o mesmo pinout e lá sai o fuminho...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Circuito para sensor
« Responder #33 em: 06 de Abril de 2017, 01:00 »
Chegar lá sozinho é uma coisa. Outra é esperar que as pessoas tenham bolas de cristal e adivinhem as coisas.
Mais um pormenor! Isto é um fórum! Logo as pessoas esperam respostas assertivas e conselhos (ou mentoria) dos mais velhos (entenda-se por mais experientes no assunto).

Pois, as pessoas esquecem-se de que um fórum é um local de discussão sobre determinados assuntos, e não um local onde vêm tirar dúvidas e ter formação à borlix... respostas assertivas e conselhos ou mentoria são coisas que as pessoas dão por completa boa vontade.

Citar
Na minha opinião os teus últimos post não foram nada assertivos e enriquecedores para a comunidade. Se querias explicar e advertir para o facto de estar a referir-me de maneira errada, força! Tens toda a minha atenção e agradeço imenso o teu tempo e investimento na resposta. Às restantes atitudes não consigo ficar indiferente.

Não fui perfeito, peço imensa desculpa... mas ei, também não temos nenhum contrato... nem tu gastaste um cêntimo... portanto... não ficaste a perder.

Citar
(...) Mas julgo que também vão concordar quando argumento que será bem melhor e mais proveitoso para a comunidade se todos participarem de maneira assertiva e empenhada em resolver o problema do colega, como se fosse um problema pessoal.

Pois claro, isso é perfeito para quem vem pedir ajuda, não é :)? Acabaste mesmo de me incentivar a ser mais assertivo e empenhado ctg e com toda a gente, a tratar dos teus problemas e os de toda a gente como se fossem problemas meus... deixa-me a pensar em que mundo é que tu vives. Não é o fórum que me mete comida na mesa nem me paga o acesso à net, edweld, não tenho a menor obrigação serviçal ou moral para com o fórum nem vice-versa. Fim de conversa.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Circuito para sensor
« Responder #34 em: 06 de Abril de 2017, 11:06 »
A maior ironia é que quando uma pessoa é assertiva e empenhada em resolver os erros("Mete condensadores" ou "Q1 e Q2 estão mal ligados"), a resposta é "ah, vou ver/talvez não faça mal/assim funcionou/disseram-me que era assim/não percebeste o circuito/tenho de estudar melhor". ::) ::)

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Circuito para sensor
« Responder #35 em: 06 de Abril de 2017, 11:25 »
A maior ironia é que quando uma pessoa é assertiva e empenhada em resolver os erros("Mete condensadores" ou "Q1 e Q2 estão mal ligados"), a resposta é "ah, vou ver/talvez não faça mal/assim funcionou/disseram-me que era assim/não percebeste o circuito/tenho de estudar melhor". ::) ::)

Não sejas pedante...  :o
Abraço  8)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Circuito para sensor
« Responder #36 em: 06 de Abril de 2017, 11:34 »
Queres pedante? Fixe, eu acho que consigo :D
Quando mostrares um esquema com os Q1 e Q2 bem ligados, e foto da breadboard com condensadores, voltarei a participar neste tópico. Até lá fico só a ver.
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 11:36 por jm_araujo »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Circuito para sensor
« Responder #37 em: 06 de Abril de 2017, 11:36 »
Quando mostrares um esquema com os Q1 e Q2 bem ligados, e foto da breadboard com condensadores...

continuas a ser pedante  ::) ;D ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito para sensor
« Responder #38 em: 06 de Abril de 2017, 14:50 »
E tu estás a abusar um bocadinho demais da boa vontade das pessoas e vais acabar por ter zero a responder-te..
Faz o que já te pediram no que toca a alterações e medidas.
« Última modificação: 06 de Abril de 2017, 16:47 por senso »
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Circuito para sensor
« Responder #39 em: 06 de Abril de 2017, 21:11 »
Não há como deixar caloiros zaragatear com a realidade para que percebam o real valor da ajuda.

Na minha vida tive várias fazes:
 1 - Ia atrás dos que precisavam de ajuda para os ajudar ... eles encaravam a ajuda como uma obrigação minha.
Portanto ...
 2 - Quem quiser ajuda que a venha buscar
Já faltou mais para passar à fase 3 ...
 3 - Quem quiser bolota que trepe.

Parece que sou incorrigível a insisto na dois. Talvez por dar valor a ser ajudado e por ter sido múltiplas vezes ajudado.

Devo dizer que na vida real (fora deste fórum) já remeti inúmeras dezenas ao postulado 3. Já foram muitos anos a virar frangos.

SC