collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Diferenças entre potenciometro e reostato  (Lida 12135 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #15 em: 21 de Junho de 2018, 16:10 »
Bolas pessoal!
Já dei para perceber que estou a aprender! Certo!?

O tipo de montagem que fiz tem aplicação prática?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #16 em: 21 de Junho de 2018, 16:16 »
O tipo de montagem que fiz tem aplicação prática?
Não respondeste: O que te referes como tipo de montagem? Controlar um motor com potenciómetro/reóstato ?

Vou adiantando resposta se for positiva:
Só me lembro de ver um par de casos na minha vida em tudo que desmontei e investiguei: Pistas de carrinhos (estilo Scalextric), e pedais de maquinas de costura.

Quando se quer controlar um motor normalmente usa-se PWM, é muito mais eficiente do que andar aqueimar potência em resistências.
« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 16:36 por jm_araujo »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #17 em: 21 de Junho de 2018, 17:22 »
Foi sobre isso que li algures....Que novas formas de controlar as cargas vieram substituir as utilizadas por resistencias variáveis e potenciometros, porque estas desperdicam muita potencia (comparadas com outras mais eficientes).

Quando perguntei "O tipo de montagem que fiz tem aplicação prática?" é porque já vi um potenciometro como divisor de tensão ser aplicado numa entrada analógica de uma carta de entradas de um PLC. Gostava de saber se o tipo de montagem que partilhei na imagem ainda tem ou teve aplicação prática (o que já respondentes, viste em pistas de carrinhos e pedais de máquinas de costura).

Também, segundo o que li, no caso dos rádios, o botão do volume! É um divisor de tensão que está ali aplicado?

Cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #18 em: 21 de Junho de 2018, 17:44 »
A pergunta é onde e como se usam potenciometros?? Quase todos os controlos que tem um botão que roda ou que desliza para controlar algo de forma contínua, é com um potenciometro!

Trabalho de casa: apanhar todo o lixo eletronico que se encontrar (mesmo visitando alguns pontos elétrão), e e levar para casa e  desmontar os mesmos. Quanto mais velhos melhor, e os de cozinha  basta desmontar um para entender a parte elétrica de quase todos. Prioridade: aparelhagens, rádios e TVs de tubos catódicos.

Não te entendo muito bem, parece tens sede de conhecimento/vontade de aprender, mas ao mesmo tempo não tens curiosidade nenhuma em explorar o funcionamento das coisas e em obter a  informação. Fazes as perguntas no fórum mas não pesquisas no Google. Lés sobre o botão de volume de um rádio mas nunca abriste nenhum. Metes primeiro um circuito num simulador do que montas uns fios, e se alguma vez desmontaste um brinquedo, não guardaste sequer um motor.... É para mim um enigma.
Nunca conheci ninguém nesta área sem o "Knack"
« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 21:52 por jm_araujo »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #19 em: 22 de Junho de 2018, 09:04 »
Tentar desenhar o perfil da pessoa com base nas suas perguntas é um pouco inglório e infrutífero! (obviamente a minha opinião) Posso saber onde se utilizam as coisas mas prefiro fazer uma pergunta aberta, para ver o que as pessoas respondem, do que estar a dizer as coisas e depois ouvir "lá está ele a tentar acertar!". É que neste forum somos sempre criticados!

Mais uma vez estamos a debater opiniões e a perder tempo com coisas que não valem nada nem acrescentam valor ao assunto do forum! Somos mesmo um país latino!

[UPDATE1]
Vivemos num país que temos que dizer tudo igual uns aos outros! Faz-me lembrar um professor de faculdade que não me deu pontuação máxima numa questão apenas porque não disse as coisas by the book! Expliquei o raciocínio todo por minhas palavras mas como não escrevi como ele falou nas aulas....já foste!

Outra que me mata é quando me dizem "Ainda não estás a fazer as perguntas correctas!" Essa é uma chapada na cara para mim! Parecemos robôs!
« Última modificação: 22 de Junho de 2018, 09:17 por edeweld »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #20 em: 22 de Junho de 2018, 09:28 »
É mesmo isso, é uma cena tuga.  ::) :o ::)
Participa no fórum  EEVBlog e vais ver o que acontece.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #21 em: 22 de Junho de 2018, 09:37 »
É mesmo isso, é uma cena tuga.  ::) :o ::)
Participa no fórum  EEVBlog e vais ver o que acontece.

Se acontece isso significa que apenas estamos a ir atrás da carneirada!
Por sinal faz-me lembrar um professor que tive onde nas aulas "obrigava" o pessoal a partilhar experiências e questões! Nunca aprendi tanto como nessas aulas!

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #22 em: 22 de Junho de 2018, 09:43 »
Qual é o ponto de situação em relação às duvidas iniciais desta thread?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #23 em: 22 de Junho de 2018, 09:57 »
O não estás a fazer as perguntas certas, é para te indicar que estás tão ao lado do assunto que nem sequer estás a perguntar uma coisa coerente.

Não, ninguem usa potenciometros para controlar a voltagem aplicada a um motor directamente, podes usar um potenciometro num circuito que gere PWM, nunca directamente.

Estás basicamente a bater num assunto sem nexo (potenciometro como divisor de tensão ou como resistência variavel), e não páras para pensar se a coisa é sequer viável, preferes continuar a achar/dizer/escrever que um potênciometro é sem duvida alguma a melhor coisa para regular a tensão alimentada a um motor, e descartas tudo o resto.

Uma entrada de um PLC tem que impedância(resistência) de entrada?

Não são meia duzia de décimos de Ohm como um motor DC, isso é certo.

Depois considera casos extremos, potenciometro no minimo, assume resistência de 0.1 Ohms, qual é que é a potência dissipada no mesmo?

No máximo, se for de 5k, assume 5k, qual é a corrente que vai chegar ao motor?

E sim, em qualquer outro fórum maior, ou te ignoravam, ou flame flame flame.

Vivemos na era da informação(e de muito lixo), ires a um fórum perguntar coisas relativamente basicas ao mesmo tempo que referes já teres utilizado PLC's, a resposta que recebes mais, é mete no google..
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #24 em: 22 de Junho de 2018, 10:25 »
Hey caraças, este tipo de assuntos levam sempre a malta toda a participar! hehe

Só complementando o que já foi aqui escrito! Vivemos numa era de fosso entre os que sabem e os que querem entrar na área. Os que sabem não admitem "perguntas estúpidas", pois já se esqueceram por onde e como começaram, e os que não sabem ficam sem respostas às suas perguntas e á deriva no mar de informação e desinformação que é a internet! (resumindo não existe debate) - Faz-me lembrar um prof que tive no primeiro ano que quando estava no final do ano lhe coloquei uma pergunta de um assunto que por acaso se deu no inicio do ano. Ao que ele respondeu "não vou responder a isso...já devia saber!" (mas eu já sabia, apenas estava a tentar iniciar um debate.....  :o) Temos que pensar 1000vezes antes de falar...  :o

O que havia antigamente, os antigos (muitas vezes chamados de mestes) que ouviam, orientavam e debatiam com os mais novos, já não existe esse conceito!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #25 em: 22 de Junho de 2018, 11:34 »
Eu nunca fui fã de simuladores, não aprendes nada com um simulador a não ser desenho esquemático..

Este tipo de duvidas, é agarrar nas coisas e ver no que dá, em 2 minutos tens uma conclusão.

Cada um de nós aprende de maneira diferente, e eu gosto muito do lado prático..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #26 em: 22 de Junho de 2018, 11:39 »
Só deves usar um simulador numa de 2 situações:

1) Quando já sabes o que estás a fazer.

2) Quando estás a ser orientado por quem sabe o que está a fazer.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #28 em: 22 de Junho de 2018, 16:36 »
Vivemos numa era de fosso entre os que sabem e os que querem entrar na área.
Discordo 100%.
A minha experiencia é a oposta. Quando cresci não havia quase nada. Ou se tinha a sorte do teu caminho se cruzar com alguém com conhecimento, ou esperavas pelo percurso académico te levar lá. A única informação disponível eram revistas da especialidade, e raramente entravam nos fundamentos: ou eram muito básicas, ou assumiam que já dominavas as questões.
Hoje o acesso à informação está a um "enter" no google, e em relação a hardware então não se fala. Com 50€ no ebay compras mais componentes do que algumas vez conseguiria imaginar existir há umas decadas.
Além disso tens forums com pessoal que ajuda, youtube, Edx e Coursera com cursos gratuitos, blogs, pdfs de livros, é avassalador o fácil que é.
Por conta própria aprendi CAD, modelação 3d, CAM, CNCs, maquinação de peças (torno e fresadora), processamento de vídeo, pesca, programação em JS, Python e PHP, SQL, uma carrada arquitecturas de microcontroladores, astronomia, SDR e ainda ando a aprender coisas novas (ainda ontem andei a explorar sobre sistemas solares de auto-produção), tudo por conta própria e só com a ajuda da net. Não sendo expert em nenhuma dessas áreas, nenhuma me mete medo e sei que facilmente posso aprofundar o meu conhecimento nelas sem depender de ninguém. E só nos tempo atual tal é possível.
Vivemos na era do meta-conhecimento. Dá-me net e 15 minutos e consigo ter uma discussão pertinente sobre qualquer tema.

Citar
O que havia antigamente, os antigos (muitas vezes chamados de mestes) que ouviam, orientavam e debatiam com os mais novos, já não existe esse conceito!
O passado é muito bonito para quem não o viveu. Quando aras aprendiz desses mestres passavas uns anos a fazer trabalhos menores a limpar e arrumar, alombar com as coisas pesadas, ir buscar as minis para o lanche e a sofrer praxes até que eventualmente te davam tarefas menores a ver se com o que tinhas visto ao longo desse tempo te conseguias safar, e se tivesses sucesso ias recebendo tarefas cada vez mais importantes até te reconhecerem como alguém capaz de receber os conhecimentos, mas como disse era um processo que demorava anos. E às perguntas de porque se faz de determinada maneira a maior parte respondia-te com um porque sim e ai de quem saísse da linha.

Hoje em dias abres o youtube e tens "mestres" de gabarito igual ou superior a esses de antanho a partilhar os segredos de eletrónica, carpintaria, metalo-mecânica,  soldadura, programação, reparação automóvel, máquinas agrícolas e muito mais. E se meteres perguntas pertinentes nos comentários ou nos fóruns onde participam ainda te respondem e tudo!
Algo que era completamente impossível no teu "antigamente".

Edit:
Creio que é isto que pretendes saber:
https://electronics.stackexchange.com/questions/296123/controlling-a-3-volt-motor-with-a-potentiometer/296139#296139

Ora aqui está uma excelente demonstração do que dizia.
« Última modificação: 22 de Junho de 2018, 16:42 por jm_araujo »

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #29 em: 22 de Junho de 2018, 18:53 »
jm_araujo,
concordo plenamente com o que acabaste de escrever mas eram outros tempos... Não consigo imaginar o que faria se tivesse agora 15 anos, idade com que comecei com a tentar aprender electrónica como auto-didata e com um monstruosidade de informação ao alcance de um clique... mas não quero ser nostálgico ;)

edeweld,
fiz uma pesquisa na net com o intuito de ajudar-te e demorou apenas 0.34s e sim ,é uma cena Tuga, como diz o jm_araujo, porque estrebuchamos mas acabamos sempre por ajudar quem precisa


« Última modificação: 22 de Junho de 2018, 18:57 por Tech_JA »