collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Telescopio  (Lida 18990 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #30 em: 17 de Novembro de 2012, 22:40 »
Então posso desistir desta ideia... Os espelhos tambem sao carissimos.
Talvez um dia compre um telescópio mas por enquanto nao é possivel.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Telescopio
« Responder #31 em: 17 de Novembro de 2012, 22:52 »
ha ums tempos tambem tive a ideia de fazer um telescopio, se uzares 2 lupas com distancias focais diferentes consegues fazer um facilmente.

usa uma lupa de 100mm e uma de 30mm num tubo de cartão. para começar 2 lupas do chines servem mas..... convem serem boas.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #32 em: 17 de Novembro de 2012, 22:57 »
Isso ja eu experimentei. Fiquei com um ampliação de 8x que nao amplia quase nada :P
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Telescopio
« Responder #33 em: 17 de Novembro de 2012, 23:02 »
serio??
eu esperimentei sem o tubo quase que conseguia ver as pessoas dentro de casa a mais de 200m...
por ourto lado usei material de fotografia... se quizeres  gastar mais algum nesse projecto, esperimenta com uma lente das que tens na porta de casa.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #34 em: 17 de Novembro de 2012, 23:17 »
Eu usei uma lupa de 100mm dos chinocas e uma lupa talvez de 10mm que encontrei numa impressora laser. Se vir com a lupa de 10mm o meu dedo, vejo a gretas todas da pele.

Mas o que interessa é a distancia focal de cada uma certo? A de 100 acho que eram uns 30cm e a de 10 uns 3cm.

Mas nao via grande coisa talvez por culpa da lente dos chineses. E ver a imagem ao contrario torna-se confuso :P mas isso nao é problema...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Telescopio
« Responder #35 em: 17 de Novembro de 2012, 23:23 »
a parte da distancia focal lixou-me basteante.... sei o que é mas nao a sei ver nas lupas.... usei uma de 100mm de diametro e outra de 30mm.. secalhar foi por ai que funcionou razoavelmente mal...

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #36 em: 17 de Novembro de 2012, 23:59 »
Eu para ver a distancia focal uso uma lampada economica de um candeeiro, uma folha e uma regua.

Afasto-me do candeeiro com a luz ligada e meto a lupa entre o candeeiro a e folha. Depois é so chegar a lupa para frente ou para trás ate conseguir ver a lâmpada focada na folha. Quando tiver a lampada focada meço a distancia da lupa a folha que é a distancia focal.

A distancia focal da lupa maior a dividir pela distancia focal da lampada menor dá-te o poder de ampliação, acho eu...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Telescopio
« Responder #37 em: 18 de Novembro de 2012, 00:04 »
mais uma coisa que apendi, não sabia de todo...

em relação a espelhos parabolicos não sei como ajudar, podes é tentar arranjar um telescopio uzado no olx. por exemplo. modificas para o que queres, e deve dar, ou na pior das hipoteses trias o molde de uma lupa com gesso e pode ser que te safes assim.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #38 em: 18 de Novembro de 2012, 00:47 »
Os usados sao caros na mesma, para mim :P

Se o mercurio nao fosse toxico ainda experimentava o metodo de meter o mercurio num "prato" rotativo...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Telescopio
« Responder #39 em: 18 de Novembro de 2012, 02:08 »
Quanto é que terias para dar por um telescópio e de que diâmetro estás a pensar (ou que tipo de objecto queres observar?)?

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #40 em: 05 de Maio de 2013, 23:09 »
Boas pessoal.

Estive a pensar e poderia fazer um telescopio de espelho liquido.
De modo a não usar mercurio e colocar a minha saude em causa, poderia usar gálio mas não sei onde posso adquirir este metal.

Alguem sabe onde posso comprar?

Cumps
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: Telescopio
« Responder #41 em: 07 de Maio de 2013, 14:20 »
também ando doido para fazer um, mas segundo li tem mesmo que ser o espelho, no mínimo com 1/3 de altura em relação ao diâmetro, isto acho que por causa da vibração da luz. por isso acho podes esquecer os reflectores líquidos.

Ahh já para não falar nas impurezas que tenho por aqui mercúrio, e vejo que aquilo fica cheio de resíduos.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #42 em: 07 de Maio de 2013, 15:15 »
Não sei onde foste buscar a ideia de um telescópio com espelho liquido, mas não faz muito sentido.
Os poucos que existem são todos de observatórios, não há versões amadoras (e a comunidade de "telescope makers" é brutal).
Para além de todas as dificuldades técnicas, tem uma limitação que o torna praticamente inútil para observação amadora: o espelho tem de estar sempre perpendicular à força da gravidade, pelo que só permite a observação do zénite.

Fazer um telescópio com espelho em vidro já é complicado que chegue  ;)




Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #43 em: 07 de Maio de 2013, 23:54 »
Fazer sentido ou nao, neste caso é me indiferente :P ou nao...

Eu tou disposto  a fazer um telescopio desses mesmo que so dê para olhar para cima e por mais complicado que seja (so de pensar nas vibrações que teria que eliminar)... Eu gosto de aprender e por isso não ha problema.

Alem disso se conseguisse podia ter um telescopio com um espelho bastante grande :D E la sei eu, monitorizar essa região do espaço... um dia investia num assério.


Mas ja desisti da ideia. Andei a ver o preço do gálio no ebay e ronda 10€ - 10g.

Eu precisaria de cerca de 400g e sai muito caro, mais caro que um telescopio dos mais baratos. Eu é que pensava que o gálio seria muito mais barato


"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke