collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Tutorial] Faz a tua própria PCB  (Lida 202503 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #210 em: 04 de Abril de 2011, 12:58 »
Boas Njay,

Obrigado pela tua resposta, essa é realmente uma técnica que me parece muito acertada, sobretudo a ideia de soldar os trough-hole como se fossem SMDs, o meu problema neste projecto é que existem duas placas (uma com o uC e outra com os Mosfets) que são montadas em piggyback pelo que tenho uma dúzia de furos que têm que estar 100% alinhados nas duas placas pois é por esse furos que as duas são soldadas.

O Eagle pode gerar um ficheiro NC somente com g-code para as furações, o problema é que o esquema está em Orcad e eu não estava muito virado para refazer o esquema no Eagle.

Por outro lado, como vou necessitar de 20 PCBs, também as podia mandar fazer ... hum, se calhar vou por ai.

Abraços,
PA
« Última modificação: 04 de Abril de 2011, 13:39 por StarRider »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #211 em: 04 de Abril de 2011, 13:17 »
Se é para 20 o melhor que tens a fazer é encomendar fora como por exemplo: http://iteadstudio.com/store/index.php?main_page=index&cPath=19_20

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #212 em: 04 de Abril de 2011, 13:42 »
(...) o meu problema neste projecto é que existem duas placas (uma com o uC e outra com os Mosfets) que são montadas em piggyback pelo que tenho uma dúzia de furos que têm que estar 100% alinhados nas duas placas pois é por esse furos que as duas são soldadas.

Nesse caso também há uma técnica muito simples: as placas têm que ser furadas ao mesmo tempo. Junta-as e prende-as bem com fita cola ou outro método, para que não se movam enquanto são furadas, e depois é só furá-las como se de uma única se tratasse. Mesmo que haja um erro de posicionamento num furo, esse erro será replicado com exactidão em ambas as placas e os furos estarão sempre alinhados.

Isto pode ser usado para furar mais do que 2 placas logo de uma só vez, até mesmo ara fazer os normais furos para componentes. Não convém juntar "demasiadas" placas que a furação for feita à mão sem coluna de furar porque qualquer inclinação da broca vai notar-se mais quanto maior for a camada de placas - as placas mais no fundo vão ter os maiores desvios.
« Última modificação: 04 de Abril de 2011, 13:45 por Njay »

StarRider

  • Visitante
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #213 em: 04 de Abril de 2011, 14:03 »
Boas,

metro_: Obrigado pelo link, os preços parecem bons, mas os 25 USD (para as placas até  5cm*5cm max) são para as 10 placas ou por cada uma ? Fiquei com a ideia que era 25 USD para as 10 placas, estou certo ?

Njay: Estive a analisar melhor a questão e realmente a solução da dupla furação resolve a questão. Obrigado pelo teu feedback.

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #214 em: 04 de Abril de 2011, 14:08 »
metRo_: Obrigado pelo link, os preços parecem bons, mas os 25 USD (para as placas até  5cm*5cm max) são para as 10 placas ou por cada uma ? Fiquei com a ideia que era 25 USD para as 10 placas, estou certo ?

os 25USD são para as 10, mas tens interesse em serem azuis!? É que se forem verdes é metade do preço, vê no fundo da páginas :)

StarRider

  • Visitante
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #215 em: 04 de Abril de 2011, 20:02 »
metRo_: Obrigado pelo link, os preços parecem bons, mas os 25 USD (para as placas até  5cm*5cm max) são para as 10 placas ou por cada uma ? Fiquei com a ideia que era 25 USD para as 10 placas, estou certo ?

os 25USD são para as 10, mas tens interesse em serem azuis!? É que se forem verdes é metade do preço, vê no fundo da páginas :)


Boas,

Fixe ;)

Mais uma vez obrigado pela info, desconhecia essa loja.

PA

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #216 em: 13 de Abril de 2011, 23:09 »
Comecei agora a usar acido mauriatica/agua oxigenada e tenho um problema.

Demora muito tempo a sair o cobre(10min)

a solução precisa de mais agua oxigenada ou acido para reagir com o cobre?


E eu na soda caustica fico a ver o circuito passado uns segundos e tiro logo quando vejo o circuito. Estou a fazer bem ou devo deixar mais tempo?

Cumprimentos.
Rui Costa

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #217 em: 13 de Abril de 2011, 23:23 »
Comecei agora a usar acido mauriatica/agua oxigenada e tenho um problema.

Demora muito tempo a sair o cobre(10min)

a solução precisa de mais agua oxigenada ou acido para reagir com o cobre?


E eu na soda caustica fico a ver o circuito passado uns segundos e tiro logo quando vejo o circuito. Estou a fazer bem ou devo deixar mais tempo?

Cumprimentos.

na soda caustica, quando começares a ver o circuito bem desenhado e  o cobre vivo a mostra é porque esta bom, passas por agua, limpas e esta pronta a corroer, em relação ao estão não sei como funciona

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #218 em: 14 de Abril de 2011, 23:41 »
Pois na soda caustica basta 5 a 10 segundos a mexer e ele fica o circuito revelado.

Agora no acido/agua oxigenada ai é que me tá a demerar uma internidade.

Alguem que use esse metedo que me explique o que fazer nesta situação.
Rui Costa

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #219 em: 07 de Dezembro de 2011, 13:09 »
Ref1: http://lusorobotica.com/index.php?topic=2564.0
Ref2: http://www.electricstuff.co.uk/pcbs.html

Como @metRo_ tinha referido numa página mais atrás (Ref1), associou SENO-4007 a Hidróxido de Sódio (soda caustica), o que verifiquei não ser verdade, sendo a sua composição química Na2SiO3*5H2O em vez de NaOH (soda caustica), esta composição revela-se bastante melhor que a vulgar soda caustica (Ref2).
A soda caustica tem um tempo da actividade reduzida e se for utilizada várias vezes vai deixando uma película de verniz na revelação causando uma má corrosão.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #220 em: 18 de Julho de 2012, 12:53 »
Boa tarde,

Como tinha aqui, acido muriatico e agua oxigenada 10 volumes ,  decidi exprimentar.

Como uma lixa fina, lixei o cobre para tirar a gordura toda.
Depois passei fiz uns rabiscos com a  caneta que usam para as placas de cobre.

Depois num recipiente de vidro, como um mini copo coloquei 2 vezes  acido muriatico e 1 vez agua oxigenada.
Deixei tar uns  10 minutos a estive sempre a mexer , depois tirei  mas não deu resultado.

A placa fica cor de rosa, no sitio da caneta fica o cobre a vista. 
Nao saiu cobre nenhum, depois juntei mais um pouco acido, e agua oxigenada mas ficou igual.
 

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #221 em: 18 de Julho de 2012, 15:01 »
É isto que se usa para dar aquele acabamento de zinco nas pcbs como por exemplo o Hugu usa?!

http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/24511/Spray-Zincagem-Superficies-Metalicas

nao, esses sprays de pó de zinco, aluminio ou de inox em spray, n funciona pk não é uma soluçao condutora.

O produto k usamos na G7 são uns pós que veem em saquetas e k se misturam na agua (estanhagem a frio) e akilo chama-se sur-tin e compramos/compravamos na aliatron:
http://www.bungard.de/index.php?option=com_content&view=article&id=117%3Abungard-sur-tin&catid=18%3Aoberflaechen&lang=english&Itemid=177
http://www.aliatron.pt/download/surtin.pdf

ha tb outro produto que tb se usa k é o pratex:
http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/25592/Prateador-de-Metais

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #222 em: 18 de Julho de 2012, 15:06 »
quantas lâmpadas são necessárias para uma unidade de exposição a4?
qual o balastro indicado?

julgo que os suportes servem os das saídas de emergência, talvez encontre numa sucata!

já agora quantas lâmpadas utiliza na sua, e quais os tempos de exposição para obter bons resultados?

obrigado!
http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/10610/Lampada-UV-para-Insoladora-250W-E27
http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/26853/Insuladora-Simples-com-1-Lampada-UV-250W

Lampadas fluorescentes compactas de alta potencia tb funciona bem, terás de é fazer uma cronometragem de tempos de exposiçao para calcular o melhor tempo de exposiçao, ou entao fazes uma insoladora com 200leds UV... a elektor tem um artigo duma insoladora de leds..

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #223 em: 18 de Julho de 2012, 19:14 »
Acho que são duas partes de H2O2 para um parte de ácido ... mas já confirmo
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #224 em: 18 de Julho de 2012, 19:15 »
Os electrões são nossos amigos !!! :D