collapse

* Posts Recentes

Identificador Via Verde por KammutierSpule
[Hoje às 20:36]


Visualizing memory layout of Rust's data types por blabla
[15 de Outubro de 2021, 14:01]


Ligação desconhecida por jm_araujo
[14 de Outubro de 2021, 00:35]


Electrónica em palpos de aranha por SerraCabo
[13 de Outubro de 2021, 15:46]


Pistola de Dessoldar por dropes
[08 de Outubro de 2021, 14:45]


KiCad stable release 5 por KammutierSpule
[06 de Outubro de 2021, 16:00]


Assemblagem de PCBs - JLCPCB por fergas
[06 de Outubro de 2021, 10:12]


Tarifas carta postal Correos.ES por jm_araujo
[05 de Outubro de 2021, 23:16]


Raspberry Pi Zero W para venda por StarRider
[04 de Outubro de 2021, 22:51]


Como obter o máximo de performance do vosso computador. por blabla
[03 de Outubro de 2021, 14:18]

Autor Tópico: [Tutorial] Faz a tua própria PCB  (Lida 172660 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.011
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #225 em: 20 de Julho de 2012, 10:52 »
acho que o correu mal a 1ª vez  foi que teve pouco tempo no banho. Não controlei.
Agora na segunda tentativa, controlei o tempo pelo telemovel e ao fim de 15 minutos é que se começou a notar resultados.
Exprimentei no bocadito de cobre, passei uma lixa, e com uma caneta de alcool fiz uns riscos e depois foi ao banho.
é assim, começou a corroer bem o cobre, mas depois começou a corroer a parte da caneta onde passei só uma vez.

Gostei do resultado.

Agora eu não tenho impressora a laser, tenho impressora de tinteiro normal, há algum método com impressora normal?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #226 em: 20 de Julho de 2012, 12:26 »
Este método é com impressoar normal, apenas tens que comprar papel de acetato para impressoras normais.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #227 em: 20 de Julho de 2012, 13:42 »
Atenção que a caneta que estás a utilizar pode não ser apropriada...

A 11 graus Celsius para mim demorava entre 6 a 8 minutos ... não faz muito sentido com o calor que está que te esteja a demorar mais que isso.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.011
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #228 em: 20 de Julho de 2012, 13:47 »
pode ser o acido  como já tem para ai 2 anos, e só tem metade,  talves tenha começado a perder as suas propriedades apesar de estar fechado e há sombra.

O metódo de impreossara com papel de acetato  é imprimir o esquema depois colocar nas placa fotosensiveis e espor a luz  ultra violeta certo?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.593
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #229 em: 20 de Julho de 2012, 16:06 »
pode ser o acido  como já tem para ai 2 anos, e só tem metade,  talves tenha começado a perder as suas propriedades apesar de estar fechado e há sombra.

O metódo de impreossara com papel de acetato  é imprimir o esquema depois colocar nas placa fotosensiveis e espor a luz  ultra violeta certo?

se usas percloreto de ferro ele n perde força com o tempo... (e nao é um acido :P, e é percloreto de ferro e nao de cobre, apesar de "comer" o cobre! :P), mas convem aquecer a mistura para funcionar melhor a corrosao...

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.011
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #230 em: 24 de Julho de 2012, 12:38 »
teste 1- http://cl.ly/image/4519213X1G1v

Fiz o 1º teste e dentro dos possiveis correu bem.

Saiu uns bocados de lado, deve ter sido por ter usado um pano por cima da tabua, e ter feitos as 3 tiras ao mesmo tempo.
Tirando esse promenor, para a primeira vez correu bem.


Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #231 em: 28 de Agosto de 2012, 21:42 »
Esta minha pergunta é fruto da ignorância, mas gostava de saber se este tipo de placa pode ser usada com o método da transferência de tonner.

agradeço antecipadamente,

Pedro

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #232 em: 28 de Agosto de 2012, 21:58 »
sim

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.011
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #233 em: 06 de Dezembro de 2012, 19:09 »
perciso de uma dica.

Hoje tentei fazer o metodo transferencia por torner.
Mandei imprimir em papel fotográfico fino.

Passei uma lixa fina na placa
Aqueci  a placa de cobre e coloquei o circuito.
Depois passei muitas vezes o ferro e depois com o bico do ferro tambem muitas vezes.
No final deixei a placa arrefecer naturalmente.
Coloquei no alguidar com água fria começei a  esfregar com o dedo até sair o papel.

Resultado a certos sitios saiu as pistas e as ilhas os furos.

Queria saber o que fiz de mal?

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #234 em: 06 de Dezembro de 2012, 20:12 »
Sem foto é complicado perceber o problema.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.011
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #235 em: 06 de Dezembro de 2012, 21:13 »
esqueci-me de por o link da foto.

http://cl.ly/image/3u0I3w2O1M3K


Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #236 em: 07 de Dezembro de 2012, 04:40 »
Boas. Haverá por ai certamente pessoas com bastante mais experiemcia que eu, visto que eu so faço pcb's pelo métido do toner há menos de dois meses... Mas vou partilhar toda a minha sabedoria. Nestes 2 meses tenho feito mesmo bastantes PCB's (devo ter feito umas 20-30).

As primeiras duas que fiz correram mal, semelhantes à tua... o que fiz de fiz de diferente da segunda para a terceira foi na fase do ferro de engomar,  fiz bastante mais pressão sobre a placa... Mesmo MUITO mais pressão!!! :P Na segunta placa que fiz andei lá com o ferro pra trás e pra frente, com o bico nas pontas todas como disseste, mas falhou na mesma porque nao fiz pressão suficiente...

O meu processo agora é o seguinte:
1 - Inicialmente uso uma daquelas esponjas de cozinha com lado aspero para raspar a placa (em vez da tua lixa fina, mas imagino que seja a mma coisa).
2 - Depois alinho o papel com a placa e coloco o ferro de engomar já quente em cima e deixo por 2 ou 3 minutos sozinho.
3 - Passado esse tempo, durante 2 ou 3 minutos empurro o ferro contra a placa como se a minha vida dependesse disso! :P
4 - Se a placa for de face dulpa, repito as fases 2 e 3 do outro lado
5 - Mal acaba o ultimo lado, vai disparado prá agua.
6 - Vou fazer uma coisa qualquer durante 10 minutos.
7 - 10 minutos depois, ou quando me lembrar que tenho a placa à espera, vou lá arrancar o papel e uso uma escova de dentes para tirar os pedacinhos mais fininhos.

Nunca me preocupei com temperaturas ou com tempos de nada. Para mim o segredo foi mesmo na faze do passar a ferro fazer bastante força durante uns minutos. Se essa fase correr bem, podes no fim esfregar à vontade com a escova de dentes que mesmo os tracinhos aguentam-se bem.

Já li tambem em alguns sitios que as temperaturas influenciam, por exemplo que a temperatura do percloreto torna o processo mais rápido, mas acho que a diferença não vale a pena para o trabalho que dá, a não ser que tenham mesmo pressa na coisa. Já me aconteceu duas vezes esquecer-me da placa no percloreto por uma tarde inteira e ao fim do dia estava optima.

Depois dessa 3a placa ter saido bem, já devo ter feito mais umas 20 e poucas... dessas 20, só uma é que me saiu mal, e novamente foi por ter sido preguiçoso e ter tentado fazer a parte do ferro de engomar a despachar... ;)


Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.011
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #237 em: 07 de Dezembro de 2012, 14:22 »
vou fazer uma nova tentativa ao fim da tarde.
Vou deixar a placa 10 minutos dentro de água para o papel ficar bem mole, acho que pode ser aqui que tenha falhado.

Andava pelo google e apareceu-me com um pdf em portugues, de um projecto detalhado, e na parte onde explica como fez a pcb no cobre. Diz que usou alcool em vez de  agua. Ele diz que o papel sai muito melhor com alcool em vez da agua.

Alguem já exprimentou com alcool?

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #238 em: 08 de Dezembro de 2012, 00:55 »
Eu nunca tentei com alcool, mas tb nunca foi preciso pois nunca tive problemas com a água... Das primeiras vezes fazia a coisa um bocado a medo, pois não sabia quanta força podia fazer com a escova sem começar a arrancar bocado que não devia. Mas quando comecei a ganhar mais confianca fui vendo que podia fazer bastante mais força do que inicialmente sem estragar nada. Por isso nunca tive grande necessidade de usar alcool em vez de água (que sempre saimais barata) ;)

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.011
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #239 em: 08 de Dezembro de 2012, 15:58 »
depois de 7 tentativas consegui fazer uma placa de jeito.
Já apanhei o jeito ao ferro.

Removi o papel com o dedo e com a escova de dentes velha.

Depois ficou um restinhos muito pequeninos a volta dos pads  e  fui exprimentar com o alcool e tenho a dizer que sai quase a primeira com o alcool do que a agua. A agua tenho de passar muito mais vezes a escova.