collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Transformador AC-DC 5V  (Lida 12441 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Transformador AC-DC 5V
« em: 22 de Junho de 2011, 18:39 »
boas

estou a fazer um dimmer AC para lâmpadas incandescentes e preciso de 5V DC para alimentar um attiny13 e um opto-isolador...

o que é que aconselham a usar? tem de ser pequeno e preciso pelo menos uns 200ma

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #1 em: 22 de Junho de 2011, 19:49 »
usa o regulador lm7805 tens 5v e 1,5A(msx. com dissipador)

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #2 em: 22 de Junho de 2011, 19:56 »
boas

estou a fazer um dimmer AC para lâmpadas incandescentes e preciso de 5V DC para alimentar um attiny13 e um opto-isolador...

o que é que aconselham a usar? tem de ser pequeno e preciso pelo menos uns 200ma
Não sei se te lembras, mas há uns tempos já tinha perguntado isso e até tive lá algumas respostas:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=3480.msg38407#msg38407

Ainda não comprei nada, mas acho que vou acabar por ir para os carregadores do eBay  ::)

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #3 em: 22 de Junho de 2011, 19:59 »
o 7805 não serve para isto...

eu tinha comprado um desses carregadores mas o pcb era grande demais e ao desoldar o transformador partiu-se  >:(

o problema é mesmo o espaço, tem de ficar tudo numa caixa pequena com 4x4cm

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #4 em: 22 de Junho de 2011, 20:03 »
Então ainda bem que me avisas  :o


A outra cena mas segura que tinha visto foi isto: http://pt.farnell.com/myrra/47122/power-supply-2-75w-5vdc-reg/dp/1825773. Mas é muito mais caro e também não é propriamente pequeno  :-\

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #5 em: 22 de Junho de 2011, 20:09 »
já tinha pensado nesses, até podia ter os 4x4cm, o resto dos componentes podia usar smd...

tenho que ir ver se encontro uns mais baixos...

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #6 em: 22 de Junho de 2011, 20:17 »
Pois, eu também sevo utilizar praticamente tudo smd, incluindo o atmega  ::)

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #7 em: 22 de Junho de 2011, 20:36 »
quando eu falo em desoldar o transformador é mesmo arranca-lo do pcb  ;D



o conjunto funciona na perfeição só é preciso cortar os fios que ligam aos terminais...

a minha ideia era usar um pcb único, esse só por si próprio era grande demais dai ter (tentado) desoldar o transformador, mas isso é tão frágil que ao puxar isso com uma pinça partiu  >:(

o transformador completo era um destes: http://cgi.ebay.com/EU-AC-DC-Adapter-Converter-Charger-110-240V-AC-12V-/130476708208?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1e61049170
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, 20:38 por CBX »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #8 em: 22 de Junho de 2011, 20:51 »
Se vais fazer o teu circuito de rectificação e regulação de voltagem porque é que não compras simplesmente um transformador numa loja de electrónica?
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #9 em: 22 de Junho de 2011, 21:01 »
eu preferia ter tudo já montado, dai ter comprado aquele transformador mas o pcb era grande demais, dali ia apenas tirar o essencial e fazer um pcb unico já com o attiny e o opto-isolador.

aqui na zona só consegui encontrar grandes demais e tinha que lá deixar um braço e uma perna  ;D

o que eu queria era do género do link do post XicoMBD já com tudo integrado, mas não sei que nome é que dão a isso

uma coisa deste tipo também servia: http://dangerousprototypes.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=2096&view=unread#p21972 mas segundo a datasheet só consegue fornecer 35ma, só o led do opto-isolador "come" 60ma
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, 21:08 por CBX »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #10 em: 23 de Junho de 2011, 11:35 »
Mais simples que tudo, porque não usas uma fonte capacitiva ?   barata e chega perfeitamente para a corrente que necessitas !

Essas montagens assim não necessitam de estar isoladas da rede. Poupas no transformador e no optoisolador.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #11 em: 23 de Junho de 2011, 15:26 »
já tinha lido na "diagonal" sobre isso (está um no link do meu ultimo post) mas não percebo quase nada de corrente alterna, tenho que fazer uma leitura mais atenta para não haver nenhum acidente  ;D

o opto isolador é essencial, é o que me vai controlar o triac:


(o led representa a lâmpada incandescente)

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #12 em: 25 de Junho de 2011, 16:35 »
boas

fui ler um bocado as tais fontes capacitivas, já percebi como é que funcionam, mas o que encontro é tudo com corrente insuficiente, por exemplo:



é tudo desse género, 20~30ma, no meu caso o led do opto isolador come o dobro e ainda preciso de alimentar o attiny e o resto dos componetes...

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #13 em: 25 de Junho de 2011, 20:32 »
Boas
Não me recordo muito bem dos cálculos para a fonte capacitiva, mas posso ajudá-lo.

Tens de ter atenção na corrente. Não deve passar de 2 A, pois o diodo aguenta apenas 1A (1N4007).
Como estás com retificação em onda completa, terás o que chamamos de tensão contínua pulsativa, com o dobro da frequência que sai do transformador.
Não percebi a utilidade do capacitor C1.
Tens de ter em mente uma tensão de ripple máxima para a corrente que desejas.
Com a fórmula do capacitor, o ajuste não seria complexo.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Transformador AC-DC 5V
« Responder #14 em: 25 de Junho de 2011, 22:54 »
Pois claro, por isso é q te disse para largares o OPTO q não te faz falta nenhuma.

# O AVR não te vai consumir mais de 1..2mA, a não ser q esteja num modo de funcionamento q não faz sentido, devido à simplicidade do circuito. Tens q ler a passagem por Zero da sinusoide e esperar o tempo até disparar o triac

# o resto dos componentes? qual resto? não vejo lá mais nada p alimentar a não ser o micro e a corrente de disparo da gate do triac. A não ser q o circuito q puseste não esteja completo!

# tu mesmo podes calcular o condensador para fonte, basta saber a reactância capacitiva e tens a corrente máxima q a fonte te dá




Como é uma fonte CAPACITIVA, o condensaro C1 tem toda a lógica lá estar. Reduz a tensão e a corrente ao circuito, sem precisar de transformador 230V.
Também há fontes RESISTIVAS, mais baratas, mas são maiores e gastam mais energia. E no inverno são boas como aquecedor, pq a resistência aquece btt.


fontes ::

http://www.antoniosergiosena.com/files/forum/Transformerless Power Supplies_Resistive and Capacitive .pdf

http://www.antoniosergiosena.com/files/forum/transformerless_PSU.pdf