collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Fontes de Alimentação - DVD Players  (Lida 5390 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Fontes de Alimentação - DVD Players
« em: 03 de Setembro de 2012, 23:25 »
Olá,

Tenho aqui 2 fontes de alimentação que em tempos tirei de 2 leitores DVD de sala, será que dá para as utilizar em alguma coisa? Tipo em brincadeiras com o Arduino, pois têm saídas de 5 e 12V e dava jeito :)

Não sei é se são fraquinhas.. não encontro informação na web sobre elas.









Mas se calhar para alimentar 1 Arduino e uns sensores e assim deve dar não? 


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fontes de Alimentação - DVD Players
« Responder #1 em: 04 de Setembro de 2012, 00:09 »
Só pelo tamanho devem ser de 4A ou mais, chega para uns 20 Arduinos.
Avr fanboy

Offline pedro bernardes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Fontes de Alimentação - DVD Players
« Responder #2 em: 08 de Setembro de 2012, 10:59 »
normalmente em 12vdc tem uma corente nao superior a 2,5A, tenho tido varias e ao testar com correntes superiores 3A elas foram queimando,em 5vdc a corrente chega bem perto de 5A, o que chega para alimentar varios arduinos...agora se pretendes fazer uma fonte para testes com varias tensões e com correntes maiores utiliza uma fonte de pc antiga , ou que estaja em monte por não se utilizar...se pretenderes depois os esquema como ligar as fonte do pc sem motherboard pede que eu passo o esquema...
Catarina Bernardes

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Fontes de Alimentação - DVD Players
« Responder #3 em: 08 de Setembro de 2012, 16:48 »
Fonte de PC´s eu tenho aqui e basta apenas juntar 2 pinos que ligam na boa, eu utilizo-as para testar um ou outro circutio que é mais fácil.

Eu quero fazer um sistema com uns 2 ou 3 sensores de movimento (PIR), uma placa com 4 Relays (5v) e uns LEd´s, 1 LCD 5110 e nada mais de especial.. o problema é que isto é para colocar numa casa (fazer uma espécie de alarme) e para a fonte de alimentação não sei muito bem o que usar e lembrei-me destas fontes de DVD  ::)

Pensei também num transformador qualquer de 220v-> 12v e depois com um regulador de 5v faço uma saída para os sensores e placa de relays.. mas com uma fonte daquelas tenho logo tudo feito (12v e 5v), o que será mais económico (€) ? Tendo em conta que seria para estar ligado toda a noite..

Resumo:

  • Atmega168/328 (versão Sippino)
  • Placa com 4 Relays a 5v (para controlar lâmpadas de 220v)
  • 3 Sensores PIR de 5v
  • 1 ou 2 LDR
  • 1 Sensor Temperatura
  • LCD 16x2 ou 5110
  • 1 Buzzer
  • Alguns Leds (~4 ou 5)
Não deve ser muito mais que isto.. ainda não fiz bem as contas dos pinos que tenho de utilizar mas se não chegarem tiro 1 ou outro sensor

Offline pedro bernardes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Fontes de Alimentação - DVD Players
« Responder #4 em: 08 de Setembro de 2012, 16:57 »
pois, eu arduino nao possuo, eu costumo usar picaxe... a mina banca de teste é uma fonte de pc e com uma bredborad ja ta...t5v de um lado e 12v do outro...
Catarina Bernardes

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Fontes de Alimentação - DVD Players
« Responder #5 em: 08 de Setembro de 2012, 17:09 »
Existia uns transformadores Nokia antigos para carregar telemoveis com saida de 5v e capacidade de 1,2Ah...

não sei se chega mas fica a dica...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Fontes de Alimentação - DVD Players
« Responder #6 em: 08 de Setembro de 2012, 20:06 »
Tive agora a testar as fontes, a maior debita 5v e qualquer coisa e na linha dos 12v tive 11.4v, parece-me bem.

A fonte mais pequena deve estar estragada, ligo e o transformador faz um barulho e está sempre a ligar/desligar.. qdo a desligo é que estabiliza por uns 2 segundos ligada (enquanto os componentes têm carga) e depois apaga. Mas não faz mal.

Ambas têm um fusível, a que me interessa tem um fusível que diz 2A / 250v, quer dizer que a fonte deve ser de 2A não?

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Fontes de Alimentação - DVD Players
« Responder #7 em: 08 de Setembro de 2012, 20:47 »
Citar
A fonte mais pequena deve estar estragada, ligo e o transformador faz um barulho e está sempre a ligar/desligar.. qdo a desligo é que estabiliza por uns 2 segundos ligada (enquanto os componentes têm carga) e depois apaga. Mas não faz mal.

possivelmente são os condensadores

Citar
Ambas têm um fusível, a que me interessa tem um fusível que diz 2A / 250v, quer dizer que a fonte deve ser de 2A não?

não necessariamente, a mais pequena que não tem mosfet TO220 deve ser de 30W, o IC deve ser um ViPer da ST (muito comum nestas fontes), procura pela referência, a outra não deve andar longe disso, talvez uns 40 ou 50W

Offline pedro bernardes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Fontes de Alimentação - DVD Players
« Responder #8 em: 08 de Setembro de 2012, 23:47 »
como o cbx diz, deve ser os condensadores...eu tinha uma fonte onde  deveria tar os 12v tinha 10.5v, substitui os condensadores de filtragem final e a tensao voltou a subir , ficou na casa dos 12.3v/12.5v...
Catarina Bernardes