collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Motherboard  (Lida 11109 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline marisa94

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Motherboard
« em: 09 de Setembro de 2016, 15:56 »
Boa tarde

fiquei com bastante interesse em electrónica é o meu entretenimento , já sei fazer algumas coisas para desenrasque e como tenho um computador portátil que não funciona resolvi tentar arranjar, uma vez que uma board em segunda mão é cara ou meter em loja é super caro

a causa foi o transformador, quando fui passar umas férias comprei um transformador de desenrasque nos chineses e assim que liguei o portátil puff...

alguém dentro da matéria poderá dizer o que fazer para reparar a board ? se é trocar os mosfets ou o que tenho que testar/medir.. só vi a entrada ac e esta tudo bem mas a board não acende luz não faz nada visivelmente esta tudo bem..

cumprimentos Marisa

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Motherboard
« Responder #1 em: 09 de Setembro de 2016, 16:17 »
A ser um portátil eu diria que a entrada é DC. O que a cara comprou aos chineses terá sido uma fonte de alimentação.

SC.


Sent from my iPad v. Tutankamon using Tapatalk

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Motherboard
« Responder #2 em: 09 de Setembro de 2016, 16:21 »
Não estou familiarizado com reparação de portáteis, mas deve ser o habitual: Se queimou com um carregador manhoso tem de ter sido sobretensão, ou inversão de polaridade. Tens de seguir a entrada de energia, verificando fusíveis e outros componentes de proteção e substituindo os que fizeram a sua função. Depois apontava ao IC regulador e respetivos MOSFETs e díodos.
Atenção que soldar em PCB de um portátil é uma tarefa ingrata, demasiadas camadas e muito cobre a sugar o calor do ferro, se puxas pela temperatura arrisca-te a queimar qq coisa/pistas soltas.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Motherboard
« Responder #3 em: 09 de Setembro de 2016, 16:30 »
Se a Marisa comprou mesmo um transformador (saída AC) e ligou à entrada DC do portátil e fez puff ...  o panorama é sombrio. Substituir componentes em computadores já não é pêra doce, em portáteis uma odisseia. E convém saber o que se está a substituir e porquê, e até onde foi o pufff. A última vez em que me meti nisso substituindo uma fonte/regulador interno inteiro, jurei para nunca mais. Foi há uns 20 anos e hoje é muito mais complicado.

SC


Sent from my iPad v. Tutankamon using Tapatalk

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Motherboard
« Responder #4 em: 09 de Setembro de 2016, 16:56 »
Infelizmente também concordo com as respostas aqui apresentadas. Reparar uma motherboard de um portátil, não é uma tarefa fácil. A maioria das reparações que vejo a serem efetuadas por "amadores" ou diretamente nas lojas locais de informática são coisas simples como fichas de alimentação partidas.
Substituir outros componentes já inclui ter um bom equipamento para realizar a reparação e algum talento a soldar SMDs.
Talvez a solução seja mesmo ver motherboards no ebay e fazer a substituição em casa (já se consegue poupar algum dinheiro e é uma tarefa mais acessível).

Offline marisa94

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Motherboard
« Responder #5 em: 11 de Setembro de 2016, 18:27 »
Eu comecei por ver o transformador e foi inversão polaridade devo ter comprado um reparado pelo chines pois os fios estão trocados com cola quente derretida por cima  >:(

Obrigada pelas respostas vou seguir os conselhos

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Motherboard
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2016, 22:16 »
Para não voltar a cair em armadilhas, compre uma coisa destas:



Se não souber o que fazer com ele, pergunte que alguém lhe responde. Antes de ligar poderá verificar. Com 10 a 15 euros faz a festa de não queimar motherboards.

Cumps,
SC.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Motherboard
« Responder #7 em: 12 de Setembro de 2016, 22:39 »
Eu comecei por ver o transformador e foi inversão polaridade devo ter comprado um reparado pelo chines pois os fios estão trocados com cola quente derretida por cima  >:(

Obrigada pelas respostas vou seguir os conselhos
O puff foi com estoiro ou algum fumo/cheiro a queimado?
Por norma costumar haver proteção contra inversao de polaridades... abra o portatil e inspecione visualmente algum componente queimado (deixe também fotos com boa resolução para nós espreitarmos!)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motherboard
« Responder #8 em: 13 de Setembro de 2016, 12:14 »
Tipicamente são dois mosfets logo depois do dc-in e morrem com relativa facilidade..
Se foi só sobre-tensão, é começar por ai..
Se o portatil for um Toshiba têm tipicamente um fusivel depois do dc-in, assim como um TVS á massa que costuma torrar tambem.
Se passou os mosfets, o próximo na linha de fogo é o tipico bq25/bq75 que faz o controlo de carga e comutação entre dc-in e bateria, e a partir dai muita coisa pode ter queimado..
Avr fanboy

Offline marisa94

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Motherboard
« Responder #9 em: 13 de Setembro de 2016, 22:24 »
SerraCabo
Eu tenho multímetro foi com ele que descobri antes de desmontar o transformador

Hugu
o puff foi um som semelhante quando os transformadores fazem quando se põe o cabo com energia parece faisca, visualmente não vejo nada queimado, pus foto de frente e de trás e marquei a vermelho onde fica a ficha do cabo de entrada energia e a amarelo um possível condensador estragado.

senso
é um asus não estou a conseguir identificar o circuito a seguir ao dc-in, mas parece que um dos condensadores está mais alto


Imagens:



Muito Obrigada
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 22:36 por marisa94 »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Motherboard
« Responder #10 em: 13 de Setembro de 2016, 22:47 »
É difícil de ver com o blowout da iluminação, mas eu começava por verificar os componentes da foto em anexo, parecem-me os mosfets de entrada que o senso falou.
Os passivos também não se entende bem o que são, é tudo resistências ou haverá p'rai um fusível?

Os componentes mais à direita que já não aparecem na foto e o condensador que apontas parecem-me mais relacionados com a alimentação do processador, mas não tenho a certeza.

Offline marisa94

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Motherboard
« Responder #11 em: 14 de Setembro de 2016, 00:11 »
obrigado jm_araujo tirei com flash para se ver bem o pcb, mas posso tentar tirar outra foto melhor




image hosting over 5mb

« Última modificação: 14 de Setembro de 2016, 15:14 por marisa94 »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Motherboard
« Responder #12 em: 14 de Setembro de 2016, 14:26 »
As fotos sao um bocado fracas para se ver algo em concreto.. fotos tiradas com algum perfil tb ajuda a ver melhor possiveis danos em componentes..

Qual o part number da board? (vês algum sticker colado na board com um numero P/N: qq coisa?)

Offline marisa94

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Motherboard
« Responder #13 em: 14 de Setembro de 2016, 15:20 »
As fotos sao um bocado fracas para se ver algo em concreto.. fotos tiradas com algum perfil tb ajuda a ver melhor possiveis danos em componentes..

Qual o part number da board? (vês algum sticker colado na board com um numero P/N: qq coisa?)

PN:60NB03W0-MB1231 (210)X550CL

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Motherboard
« Responder #14 em: 14 de Setembro de 2016, 19:35 »
não sei se é só de mim, mas eu não consigo maximizar as imagens nem sequer descarregá-las para ver em zoom no computador.. ja consegui...acho que era por clickar de pressa demais :)

tenta ver aqueles componentes verdes, os fusiveis, para ver se têm continuidade ou se estão queimados
os mosfets (6030DLB), e nos condensadores tb se devia ver o estado deles, mas para testá-los terias de os sacar fora..mas nos mosfets tenta ver se não existe continuidade entre os pinos drain e o source (ainda n consegui encontrar o datasheet pra identificar os respectivos pinos)

E nos diodos e resistencias, tb testar continuidade.

O tal condensador que marcaste nao estou a ver porque achas que não está bom (n vejo nenhuma anomalia visual)
« Última modificação: 14 de Setembro de 2016, 20:14 por Hugu »