collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Apliquem-se!! :)  (Lida 20830 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Apliquem-se!! :)
« em: 06 de Julho de 2012, 16:13 »

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #1 em: 06 de Julho de 2012, 16:27 »
Vou masé à Lusófona durante um ano e depois vou para ministro.


Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #2 em: 06 de Julho de 2012, 16:38 »
LOL

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #3 em: 06 de Julho de 2012, 17:07 »
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #4 em: 06 de Julho de 2012, 17:21 »
Existem excelente bons exemplos em Portugal, outras vezes vêem-se faculdades a fazer parcerias que garantem estágios de 6 meses aos alunos só para terem as métricas mas depois voltam ao mesmo sítio que os outros (não vou dizer nomes).

Mas ainda existem muitas faculdades e cursos com excelente empregabilidade!

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #5 em: 06 de Julho de 2012, 17:28 »
So houve uma coisa no artigo que me deixou um pouco ceptico a isto tudo. Quando o professor indicou que estavam com poucos recursos para a investigação.

Quem realmente quer seguir investigação não o faz só porque não arranja emprego, é uma "vocação" praticamente. Pois a investigação é um emprego quer queiram quer não.

Agora ao indicar isso e ao fazer o boost da empregabilidade quer-me parecer que quer mais gente a concorrer aquela faculdade e mais recursos para a investigação... ou seja manobra de marketing.

Eu espero estar totalmente errado e espero que realmente 100% dos alunos encontram os seus empregos de sonho, mas acho que nem o IST anda com essa % hoje em dia.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #6 em: 06 de Julho de 2012, 17:41 »
Seja a área que for, o ramo da investigação é para quem vê as coisas de outra forma... Como disseste Marvin, é uma vocação...

... Agora nem toda a gente está disposta a receber salários mais baixos e a investigação penso que não é mto bem paga!

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #7 em: 06 de Julho de 2012, 17:43 »
Cursos de telecom em Portugal se não têm taxas de 100%, andam lá muito muito perto... Mas nao quer dizer que sejam todos empregados em Portugal... muita gente vai para fora, e fazem bem!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #8 em: 06 de Julho de 2012, 23:34 »
Essa reportagem para ficar perfeita só lhe falta ter como musica de fundo isto:
Avr fanboy

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #9 em: 08 de Julho de 2012, 18:16 »
Citar
Eu espero estar totalmente errado e espero que realmente 100% dos alunos encontram os seus empregos de sonho, mas acho que nem o IST anda com essa % hoje em dia.
Estamos a comparar o IST, porquê? É o padrão? Porque haveria de ter mais % de empregabilidade que Aveiro? Outra cidade, outra dimensão em nº de alunos. Enfim...

Talvez não haja 100% e tenham razão, mas eu não conheço nenhum desempregado com o meu curso acabado. (sim, estudo no DETI) Muitos acabam e vão trabalhar, outros acabam e já estão a trabalhar, ainda há alguns que vão trabalhar e não chegam a acabar o curso...
Até ao dia que me apontarem 1 único que tenha saído para ficar em casa, eu acredito no que oiço e no que vejo por mim mesmo.
Quem tem tantas certezas do contrário que o prove, ou seja, diga, no mínimo, 1 pessoa que tenha saído do DETI e não tenha arranjado logo emprego...

Não vou gabar-me, apenas defender a minha instituição. Enquanto estudo, tenho oportunidade de "experimentar" a investigação, desde o 1º ano que estou na equipa de robótica CAMBADA, onde aprendo, lado a lado com professores, o que não se ensina nas aulas, já escrevi um artigo para uma conferência e nos Verões o meu ainda fraco currículo possibilita-me ter experiências profissionais e estágios em empresas grandes no país. Estou no 3º ano do Mestrado Integrado...
Não é qualquer universidade que possibilita isto aos seus alunos, mas verdade seja dita, os cursos não são feitos só do nome, nem da instituição, nem dos professores. É preciso uma grande força de vontade e espírito de iniciativa, que é algo que eu sinto que todos os meus colegas do departamento têm, e muito!

Concluindo, se não me mexesse e ficasse à espera que estas oportunidades me viessem ter às mãos, ainda hoje estava à espera, e é por isso que muitos saem das Universidades e, vai-se a ver, não sabem nada...

Isto foi para além do tópico, talvez, são temas polémicos e não se trata aqui de guerrinhas entre universidades . O que se quer nestes dias é espírito de iniciativa, e era essa a ideia que eu vos queria deixar com o meu comentário.
« Última modificação: 08 de Julho de 2012, 18:22 por microbyte »

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #10 em: 08 de Julho de 2012, 19:20 »
Citar
Eu espero estar totalmente errado e espero que realmente 100% dos alunos encontram os seus empregos de sonho, mas acho que nem o IST anda com essa % hoje em dia.
Estamos a comparar o IST, porquê? É o padrão? Porque haveria de ter mais % de empregabilidade que Aveiro? Outra cidade, outra dimensão em nº de alunos. Enfim...


Como fui eu que disse isto, tb tenho de o esclarecer.

O IST a bem ou a mal foi a 1ª grande universidade de tecnologia do pais, até ao ano 2000 não me lembro sequer de haver cursos de tecnologia e muito menos representação de outros pontos do pais.

Felizmente houve uma descentralização, Aveiro sem duvida que é uma universidade de referencia nos dias que correm, mas mesmo assim e no meu meio quem saiu do IST ainda continua a ter uma consideração especial por parte dos empregadores e ainda hoje em dia (mesmo havendo outras univ melhores) continua a ser um padrão.

O IST tb era conhecido pela % de desistencias a meio do curso e poucos acabavam por concluir os mesmos, daí os poucos que concluiam tinham uma grande % de empregabilidade ou mesmo formavam empresas baseados nos projectos finais de curso por exemplo.

Isto no tempo da outra senhora, e como eu ainda sou desse tempo, falei do IST.

Rivalidades entre faculdades sempre houve, sempre havera e são tão parvas como as rivalidades futebolisticas.

Tal como mencionei no meu post, espero mesmo que isso seja verdade, e gostava que essa verdade fosse a nivel nacional e não só no DETI.

Continuo a achar que a reportagem um bocado estranha, e tendo em conta que a area das TI e Telecomunicações continua em Portugal a ser a unica com uma tx de empregabilidade acima da media, acho que é um bater nas costas desnecessario.

Se me disserem que ha uma universidade no pais que consegue colocar 100% dos seus alunos de Historia com emprego garantido... então aí sim é razão para uma reportagem destas.

Continuando na divagação, mais valia terem feito a reportagem a falar nos avanços nos laboratorios, nos recursos que tem, e nos avanços tanto na investigação como nas vitorias que a CAMBADA tem tido, agora isto pareceu-me ser um sensacionalismo para a visibilidade. Palavras como "empregamos tanta gente que não temos recursos para investigação" não me parece bem e acho sensacionalismo tipo TVI.

Não tenho nada contra o DETI, nem contra nenhuma universidade do pais, e apoio estes professores e a dedicação dos alunos.

Já agora, eu estudei numa privada que não tem fama nenhuma em especial e estou aqui e tambem estou empregado (até ver).



Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #11 em: 08 de Julho de 2012, 21:08 »
Já percebi o que querias dizer ;)

Mas quer queiramos quer não há muitas pessoas a concorrer aos cursos pelo "nome" da Universidade. Se calhar se lhes disserem que têm iguais hipóteses de ingressar no mercado de trabalho noutro lado, talvez equacionem e pensem um bocadinho antes de agir por instinto :) Não o vejo como sensacionalismo.
Se vens de uma privada, és a prova provada de que o nome da universidade já foi mais importante do que é hoje em dia.
Em termos de atracção dos media, é muito complicado para nós fazê-lo, porque estamos entre Coimbra e Porto geograficamente, e ouves muitas noticias na TV, por exemplo, do Porto e de Lisboa (investigação) e de Aveiro, muito pouco, mas isso andamos nós a tentar mudar... Acredita, não é fácil.
« Última modificação: 08 de Julho de 2012, 21:10 por microbyte »

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #12 em: 08 de Julho de 2012, 21:33 »
Já percebi o que querias dizer ;)

Mas quer queiramos quer não há muitas pessoas a concorrer aos cursos pelo "nome" da Universidade. Se calhar se lhes disserem que têm iguais hipóteses de ingressar no mercado de trabalho noutro lado, talvez equacionem e pensem um bocadinho antes de agir por instinto :) Não o vejo como sensacionalismo.
Se vens de uma privada, és a prova provada de que o nome da universidade já foi mais importante do que é hoje em dia.
Em termos de atracção dos media, é muito complicado para nós fazê-lo, porque estamos entre Coimbra e Porto geograficamente, e ouves muitas noticias na TV, por exemplo, do Porto e de Lisboa (investigação) e de Aveiro, muito pouco, mas isso andamos nós a tentar mudar... Acredita, não é fácil.

Estamos todos no mesmo barco, e eu compreendo como é dificil ter reconhecimento fora dos grandes centros urbanos, somos um pais tão pequeno e mesmo assim... mas enfim.

Força com o curso e força com a CAMBADA!
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #13 em: 09 de Julho de 2012, 00:47 »
Bem eu também posso opinar, acabei agora a licenciatura numa privada que não é muito prestigiada, mas como disse o microbyte hoje em dia penso que não é isso que conta muito, o nome da Universidade, mas sim a força de vontade dos alunos...

Avancei sem medo e começei a interagir com professores para começar-mos a participar em concursos de robotica e etc, e hoje é o dia que vejo que realmente o que menos interessa é o nome da Universidade, tenho empresas a falar mal do meu curso em Universidades Publicas, e a dizer que nós saímos muito bem formados em comparação a algumas publicas...

Portanto sigam o que gostam, e se teem oportunidades na Universidade que andam não mudem só porque "o vizinho tem mais fama"....
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Apliquem-se!! :)
« Responder #14 em: 09 de Julho de 2012, 00:56 »
Bem vou-me prenunciar mais uma vez sobre isto....não devia mas ya vai a mesma lol, do meu ponto de vista uma ou outra entidade pode olhar a isso, mas se a pessoa em questão tiver força de vontade, gosto e afins penso que o nome da universidade é o menos.....este ano também irei tentar entrar para Leiria, se financeiramente me for possível claro, já o anterior não foi :( não sei se tem no me de prestigio...mas se não tiver que importa isso,  tenha la eu força de vontade e batalhar por isso, que o resto vem por acréscimo como digo as vezes heheheheh ;) 

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte