collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Colocar Picaxe na Internet  (Lida 33242 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #30 em: 09 de Junho de 2010, 21:18 »
hummm vejo que tem algum avontade com este tipo de materia.... embora nao seja o tema deste topico seria possivel opinar talvez por experiencia pessoal qual o melhor a usar?! diga-mos comecei com picaxe por influencia de formador e tambem pela sua facilidade em programar referindo-me a hardware dedido a preços que toma... actualmente procuro algo que me ofereça algum desafio ao contrario da picaxe :s
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #31 em: 09 de Junho de 2010, 21:30 »
Podes passar a usar pic, sem picaxe, porque o picaxe usa um interpretador de basic no proprio pic, ou seja, torna-se super lento e ineficiente, por gosto, gosto mais de avr, tens acesso a compilador em c para windows, e tambem ao simulador da atmel, tudo gratuito e sem limitações ao contrário dos compiladores para pic, tens o fórum avr-freaks que é da propria atmel com tutoriais excelentes e ainda tens os tutoriais muito simples de seguir do smileymicros, muito completos e faceis de compreender.
Quando a ferramentas, é ires ao site oficial da atmel e sacas o avr-studio e depois sacas o winavr que é o compilador c, a partir dai é começar a brincar.
Se não quiseres comprar um programador podes comprar um arduino que é um avr com um bootloader, ou seja recebe os programas compilados via ligação serial, no caso do arduino é usb, mas na placa do arduino tem um conversor de usb para serial, depois ou usas o ide do arduino em que tens muitas coisas feitas e prontas e usar e fazer uma comunicação é só fazer Serial.begin e serial.print e usar pwm é só fazer analogwrite, ler o adc é fazer analogread, coisas assim simples, mas podes ler os tutoriais do smileymicros e ele ensina-te a continuar a usar o bootloader do arduino e até a usar as bibliotecas do arduino, msa no avrstuido e não no ide do arduino, assim podes ir pouco a pouco trocando o código simples do arduino por código feito totalmente por ti, em que configuras tu todos os registos e fazes o que bem quiseres.
Quanto a hardware, é mais ou menos ela por ela, o avr para mim tem a vantagem de ter um processador com 32registos em vez dos dois do pic e não divide o clock por 4 como os pics, é uma questão de gosto.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #32 em: 09 de Junho de 2010, 21:52 »
ahh... mas os avr sem sem os arduino necessita de uma placa propria so para programar certo?!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #33 em: 09 de Junho de 2010, 21:55 »
Sim e tens o AVR-ISP MKII que custa 27€ e programa quase tudo da Atmel.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #34 em: 09 de Junho de 2010, 22:06 »
humm.. e quanto a Arduino para começar, so para inicialmente ver como é o tipo de programação e ligar por exemplo um led, brincar com portas analogicas, pwm algo basico (tambem pelo € pois ja muito gastei com picaxe e no entanto quero arrumar com no caso de algo superior me agradar  ;D) por exemplo isto é recomedado?! http://loja.lusorobotica.com/arduino/31-breaduino-essential-kit.html , ou devo mesmo de começar por algo tipo assim ?? http://loja.lusorobotica.com/microcontroladores/10-arduino-duemilanove-com-atmega328.html
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #35 em: 09 de Junho de 2010, 22:35 »
O webserver embebido está online precisamente neste momento! O url é http://aliatron.dynalias.com

Ainda não dominamos bem as questões de IP dinâmico, e especialmente o roteador que temos no escritorio. Assim de vez em quando o webserver vai-se abaixo.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #36 em: 09 de Junho de 2010, 23:45 »
humm.. e quanto a Arduino para começar, so para inicialmente ver como é o tipo de programação e ligar por exemplo um led, brincar com portas analogicas, pwm algo basico (tambem pelo € pois ja muito gastei com picaxe e no entanto quero arrumar com no caso de algo superior me agradar  ;D) por exemplo isto é recomedado?! http://loja.lusorobotica.com/arduino/31-breaduino-essential-kit.html , ou devo mesmo de começar por algo tipo assim ?? http://loja.lusorobotica.com/microcontroladores/10-arduino-duemilanove-com-atmega328.html
Precisas de um chip ftdi ou de ter uma porta série e fazer um cabo para programar o breaduino, para além de que tens de o soldar, com o duemilanove, é só ligar ao pc com um cabo usb e está a funcionar a 100%, para o que é, até é baratinho, até porque depois podes usar a placa duemilanove para programar outros chips iguais aos do arduino, quer seja um atmega 164 ou o 328, é só ligar uns fios e está feito.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #37 em: 10 de Junho de 2010, 00:35 »
sim senhora... com sorte de minha parte (€) alguma loja estará prestes a lucrar mais alguns € comigo   :D
muito obrigado pelas dicas....
e ja agora peço desculpa a Tayeb por utilizar o seu poste sobre um tema e eu perguntar outro do meu interesse, so que a ânsia de aprender é mais forte do que eu  :-[
de qualquer forma vamos a ver se fico mais culto neste belo mundo da electrónica  ;)
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #38 em: 10 de Junho de 2010, 00:36 »
Se queres um conselho, manda vir da lusorobótica, são os mais baratos que encontras.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #39 em: 10 de Junho de 2010, 00:42 »
sim, e os portes tambem cativam... so que eu devido a falta de tempo para os projectos da escola, campeonatos e fim de curso tambem deixei o meu part-time pois aprender em primeiro, para mais inscrevi-me a pouco numa escola de condução la se foi o meu bolso  ;D
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #40 em: 16 de Junho de 2010, 12:32 »
Novas actualizações sobre o projecto de Colocar Picaxe na Internet:

- Ultrapasaou-se o problema de NAT e IP dinâmico, estando o site http://aliatron.dynalias.com sempre disponível, salvo outro problemas que possam ocorrer
- A primeira página é mais dinâmica sabendo-se se o Alarme está ligado, ou não
- Está-se a criar um log de temperaturas (com um CRON que lê temepratruas hora a hora) e gera-se um gráfico no Google

Melhoramentos ainda por efectuar:
- Gráfico do log de temperaturas com mais qualidade
- Medição de luminosidade local
- Medição de humidade local
- Log de luminosidade e humidade e gráficos respectivos

Espero em breve publicar o primeiro artigo a explicar como é que o sistema funciona.

« Última modificação: 16 de Junho de 2010, 12:35 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #41 em: 17 de Junho de 2010, 23:33 »
Novas actualizações:

- Gráfico do log de temperaturas com mais qualidade.

Pode-se vêr neste momento|

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #42 em: 28 de Junho de 2010, 20:44 »
No projecto em http://aliatron.dynalias.com acresctamos um link ao nosso servidor embebido.

Trata-se de algo muito básico. Estamos a dar os primeiros passos...

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #43 em: 28 de Junho de 2010, 21:05 »
Passas do PHP para Serial?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Colocar Picaxe na Internet
« Responder #44 em: 28 de Junho de 2010, 21:13 »
No projecto em http://aliatron.dynalias.com acresctamos um link ao nosso servidor embebido.

Trata-se de algo muito básico. Estamos a dar os primeiros passos...


Reparei que estão a usar o WIZ200. Que tal é a programação do módulo?

Sabem dizer-me se, para alterar os pârametro da página web, temos que gravar um novo firmware no micro? ou basta carregar posições de memória? (alterando sempre o HTML claro...)