collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Meu primeiro projeto  (Lida 7741 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AlexSousa-pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Meu primeiro projeto
« em: 12 de Setembro de 2012, 06:22 »
Oi pessoal  tenho 14 anos e gostava muito de iniciar um projeto de um robo de combate ,mas nao percebo muito de robotica ,por isso tenho recorrido ao youtube mas prefiro que seja um de voçes a me ensinar mais.
O meu robo nao precisa de ser muito potente ,como primeiro quero algo simples ,so precisa de andar com 2 rodas ,uma ao lado da outra ,como os battle robots ,so gostava que me dissessem as peças eletricas que preciso ,eu gostaria de tentar gastar mais o menos entre os 15 e 25 euros ,toda a ajuda é precisa .

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #1 em: 12 de Setembro de 2012, 13:27 »
Boas Alex,
Compreendo a intenção de construir um robot, para 1º projecto dentro desta área é preferível ir para algo bem simples.
Neste fórum existem tópicos de alguém que já fez o mesmo é uma questão de procurar bem, as informações estão todas aqui mas tem de haver um grande empenho da tua parte para tal.
Falo por mim, não se ensina nada por aqui, tiram-se dúvidas nalguns pormenores ou dificuldades que se encontre a realizar algo e acredita, os membros deste fórum são impecáveis no que respeita a ajudar.
Quanto ao orçamento final acho que te faltou acrescentar um "0", os componentes não são caros mas também não são assim tão baratos.
Qualquer pormenor ou dúvida podes colocar aqui que eu ou alguém tentará ajudar  ;)

Offline AlexSousa-pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #2 em: 12 de Setembro de 2012, 13:53 »
Boas Alex,
Compreendo a intenção de construir um robot, para 1º projecto dentro desta área é preferível ir para algo bem simples.
Neste fórum existem tópicos de alguém que já fez o mesmo é uma questão de procurar bem, as informações estão todas aqui mas tem de haver um grande empenho da tua parte para tal.
Falo por mim, não se ensina nada por aqui, tiram-se dúvidas nalguns pormenores ou dificuldades que se encontre a realizar algo e acredita, os membros deste fórum são impecáveis no que respeita a ajudar.
Quanto ao orçamento final acho que te faltou acrescentar um "0", os componentes não são caros mas também não são assim tão baratos.
Qualquer pormenor ou dúvida podes colocar aqui que eu ou alguém tentará ajudar  ;)



Ok ,obrigado entao ,mas quanto aos componentes ,eu gostava de saber quanto fica mais o menos o preço ,eu penso do que preciso é de 2 servos ,2 motores, 1 receptor 4 micro interruptores e uma bateria para o receptor ,mas se possivel eu tenho uns carros telecomandos entao gostava de saber que peças dao para aproveitar dos carros.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #3 em: 12 de Setembro de 2012, 14:10 »
como chegaste á lista do que precisas? Já desenhaste o veiculo?

Começa por fazer um esboço do que queres, juntamente com uma lista de requisitos em que um fluxograma muitas vezes ajuda. Esta é uma boa pratica para todos os projectos, sejam eles de robotica ou não.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline AlexSousa-pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #4 em: 12 de Setembro de 2012, 14:55 »
como chegaste á lista do que precisas? Já desenhaste o veiculo?

Começa por fazer um esboço do que queres, juntamente com uma lista de requisitos em que um fluxograma muitas vezes ajuda. Esta é uma boa pratica para todos os projectos, sejam eles de robotica ou não.

Sim ja fiz uns desenhos praticos da parte exterior do robo ,e tambem a posiçao dos 2 motores .
os motores que pretendo usar sao 2 motores DC de 4.5V http://www.inmotion.pt/store/small-dc-motor-4.5v ,vou usar esses porque sao muito ,mas muito baratos e o meu orçamento nao é muito grande ,a minha preocupaçao é nao ter potencia sufeciente para mover o robo.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #5 em: 12 de Setembro de 2012, 15:44 »
Posso lhe dizer que com esses motores não vai conseguir fazer o que pretende, porque esses motores não tem caixa de velocidades ("Gearbox"), o ideal será utilizar ou stepper's ou servo motores....

Outra coisa que aconcelhava é procurar por sumo robot's...
Ao fazer uma especie de sumorobot, pequeno e compacto, consegue ter motores mais fracos porque o peso é menor, e depois basta então adicionar um emissor e um receptor para controlo do veiculo...

Provavelmente se tem carrinhos, o que pode aproveitar são os motores com gearbox...


Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline AlexSousa-pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #6 em: 12 de Setembro de 2012, 15:49 »
Posso lhe dizer que com esses motores não vai conseguir fazer o que pretende, porque esses motores não tem caixa de velocidades ("Gearbox"), o ideal será utilizar ou stepper's ou servo motores....

Outra coisa que aconcelhava é procurar por sumo robot's...
Ao fazer uma especie de sumorobot, pequeno e compacto, consegue ter motores mais fracos porque o peso é menor, e depois basta então adicionar um emissor e um receptor para controlo do veiculo...

Provavelmente se tem carrinhos, o que pode aproveitar são os motores com gearbox...

Sim ,gostei dessa ideia do sumo robots ,deve ser melhor para mim pois parece ser mais simples ,achas que consigo fazer um  desses com um orçamento maximo de 30 euros?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #7 em: 12 de Setembro de 2012, 16:52 »
Um robot completo por 50€, a comprar todas as peças é um achado, com 30€ não fazes nada, mesmo com componentes do eBay, compras 2 servos e pouco mais.
Um comando RC mesmo barato são sempre 50€, falta-te fios, baterias, material para fazer o chassis do robot, parafusos, muita coisa mesmo.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #8 em: 12 de Setembro de 2012, 19:31 »
Um robot completo por 50€, a comprar todas as peças é um achado, com 30€ não fazes nada, mesmo com componentes do eBay, compras 2 servos e pouco mais.
Um comando RC mesmo barato são sempre 50€, falta-te fios, baterias, material para fazer o chassis do robot, parafusos, muita coisa mesmo.

x2...

50€~60€ és capaz de conseguir fazer um sumorobot, com um chassi feito por ti, umas rodas, uns servos, um arduino e uns sensores de distância, um sensor de reconhecimento de linhas suporte para pilhas /ou baterias...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #9 em: 12 de Setembro de 2012, 19:36 »
Boas.

 Zordlyon eu tenho aqui algum material de robot de alguns workshop de robótica se precisares de algumas peças e componentes diz-me que eu ofereço-te só pagas os portes.

Mas para construir uma coisa a maneira com um orçamento de 30 euros nao consegues só precisas de esticar um bocado o orçamento.

Alguma duvida apita.
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #10 em: 12 de Setembro de 2012, 20:16 »
Boas.

 Zordlyon eu tenho aqui algum material de robot de alguns workshop de robótica se precisares de algumas peças e componentes diz-me que eu ofereço-te só pagas os portes.

Mas para construir uma coisa a maneira com um orçamento de 30 euros nao consegues só precisas de esticar um bocado o orçamento.

Alguma duvida apita.

Tops, primeiro quero agradecer esse teu gesto bondoso, isto não é para mim, eu bem sei que com 30€ não dá para quase nada, isto é para o nosso novo aspirante do fórum "AlexSousa-pt"... ;)

Obrigado mais uma vez, e se precisares de algo também estou ao dispor, basta ter em casa...  ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #11 em: 12 de Setembro de 2012, 20:38 »
Sorry, troquei os nomes era para o nosso aspirante mas se qualquer um precisar e só apitar!!
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline AlexSousa-pt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #12 em: 13 de Setembro de 2012, 06:12 »
Sorry, troquei os nomes era para o nosso aspirante mas se qualquer um precisar e só apitar!!

ok ,olha grande obrigadao entao pela ajuda que estao a dar ,entao assim talvez estique o orçamento e talvez  ate junho de 2013 ja tenha o meu primeiro robo ,agora quanto a isso de tu me forneceres algumas peças ,eu gostava de saber quanto fica mais o menos os portes ,eu vivo nas Antas do Porto,perto do dolce vita ,se podesses indicar mais o menos o preço dos portes ,entao toda a ajuda é bem vinda ,agora por enquanto ando a desmontar uns carros telecomandados que tenho por aqui ,e assim talvez encontre umas boas peças.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #13 em: 13 de Setembro de 2012, 23:16 »
Existe um projecto chamado PocketBot, foi escrito em C para Atmega8, é uma coisa engraçada que envolve programação, electrónica e mecânica.
O seu controle é por telecomando IV da NEC e também tem uns sensores.
É barato e está bem descrito, por isso que quiseres tirar ideias podes pesquisar na net onde vão aparecer muitos resultados:
http://ostan.cz/pocketBot/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Meu primeiro projeto
« Responder #14 em: 13 de Setembro de 2012, 23:40 »
É o Hugo mandar fazer as pcb's que eu começo a testar a placa do meu robot por 50€, é só esperares até ao Natal, a questão é que a eletrónica vai ser toda feita por mim, só lhe fica a faltar a programação, mas tambem tem montes de funcionalidades por isso dá para te entreteres a programar durante meses..
Avr fanboy