collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Passar sinais por uma linha em carga  (Lida 9144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Passar sinais por uma linha em carga
« em: 06 de Janeiro de 2010, 02:51 »
Boas noites,

A questão é a seguinte, imaginem uma pista de comboios, daqueles de brincar, tem duas linhas, ou seja, os carris, um tem carga negativa e outro carga positiva.

O que eu quero fazer é o seguinte: Estando o circuito em carga o comboio anda, mas eu quero que o circuito esteja sempre em carga mas o comboio só ande quando eu quiser. Não quero que a transmissão  que seja por fio nem sem fios mas através dos carris tipo o powerline.

Resumindo, coloco dois comboios e eu com um sinal faço andar um e com outro faço andar o outro
Alguém sabe como fazer isso?



É mais ou menos o que está no vídeo mas só se usa uma pista.

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2010, 05:14 »
Pelo que percebi do vídeo, a alimentação dos carris está a ser modulada. Não percebo nada disso, mas entendo que cada comboio só reage a uma sequência própria. Faz lembrar aquele projecto de controlar a TV por infravermelhos com um arduino, a luz é modulada pa transmitir as sequências póprias.

Agora fiquei interessado, adoro comboios ^^
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2010, 08:22 »
Não sei se será uma hipótese fiável, mas já consideraste a hipótese de teres encoders/decoders? Assim, cada comando codifica os dados e apenas o decoder respectivo é que vai "analisa-los". Só acho complicado passares esses dados pelas mesmas linhas que passa a "carga". Eu sei que é possível, mas não desta maneira certamente :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2010, 10:30 »
É mesmo com modulação, mas não modulação a 100%. Assim de repente e por alto, eu injectava um sinal em cima da alimentação da linha (a saída de um oscilador ligada através de um condensador, embora possa não ser tão simples como isto) e depois tinha um filtro no comboio, que teria uma saída a "1" ao detectar o sinal. Diferentes frequências, diferentes filtros e diferentes comboios, se houver mais do que 1 na mesma linha.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2010, 11:59 »
Não dará por mudar os pólos? tipo a carril da esquerda é +, e o da direita -, para mover o primeiro comboio, e o contrario para o segundo, com um um diodo por cima dos dois terminais do motor, e o diodo  no segundo comboio está ao contrario de o do primeiro, depois com pwm controla-se o resto :P não sei se me fiz entender...
EDIT: nvm assim só anda num sentido :(
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2010, 12:10 por amando96 »

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2010, 13:06 »
Não dará por mudar os pólos? tipo a carril da esquerda é +, e o da direita -, para mover o primeiro comboio, e o contrario para o segundo, com um um diodo por cima dos dois terminais do motor, e o diodo  no segundo comboio está ao contrario de o do primeiro, depois com pwm controla-se o resto :P não sei se me fiz entender...
EDIT: nvm assim só anda num sentido :(

Além de andar num só sentido, só andas com um comboio, nunca consegues ter os dois ao mesmo tempo.

É mesmo com modulação, mas não modulação a 100%. Assim de repente e por alto, eu injectava um sinal em cima da alimentação da linha (a saída de um oscilador ligada através de um condensador, embora possa não ser tão simples como isto) e depois tinha um filtro no comboio, que teria uma saída a "1" ao detectar o sinal. Diferentes frequências, diferentes filtros e diferentes comboios, se houver mais do que 1 na mesma linha.

Sim, pensei em colocar um sinal de 20KHz sobre a alimentação e depois um filtro para num dos comboios para detectar essa banda,  um de 40KHz para outro comboio e por aí a fora mas como vou somar esse sinal? com um ampop somador aos 12V? Se for com sinais tenho de ter 5 ampops para somar?
 

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2010, 13:12 »
dá para por os dois a andar em simultaneo, mas nunca vão á velocidade máxima..

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2010, 21:01 »
Bom, agora que já vi o video, tou a ver que os comboios suportam muitos comandos, não é só andar e parar.
Neste caso há por exemplo os chips 1-wire, que não me lembrei há bocado. Estes chips já comunicam com um esquema semelhante, inserindo e extraindo sinais da própria linha de alimentação. Não sei de cor os detalhes mas é uma questão de procurar na net. O 1-wire foi criado pela Dallas, mas tenho a impressão que entretanto foi comprada pela Texas e mudou de nome.

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2010, 02:17 »
Bom, agora que já vi o video, tou a ver que os comboios suportam muitos comandos, não é só andar e parar.
Neste caso há por exemplo os chips 1-wire, que não me lembrei há bocado. Estes chips já comunicam com um esquema semelhante, inserindo e extraindo sinais da própria linha de alimentação. Não sei de cor os detalhes mas é uma questão de procurar na net. O 1-wire foi criado pela Dallas, mas tenho a impressão que entretanto foi comprada pela Texas e mudou de nome.

Falas disto?
http://www.maxim-ic.com/products/1-wire/index.cfm?CMP=WP-7

E agora, qual deles?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2010, 02:28 »
"Interface products", of course :)
Este parece-me o mais indicado:

http://www.maxim-ic.com/quick_view2.cfm/qv_pk/4382

É um conversor 1-wire <-> i2c. Precisarias de 2 chips destes, um no comboio e outro na "estação", cada um a falar com o seu microcontrolador. Acho que o 1-wire até é endereçável (podias atribuir um endereço a cada comboio e depois a estação quando quer falar o comboio X (quem diz comboio diz semáforo, etc) só tem que escolher falar para o endereço respectivo (tal como no i2c).

Agora, o problema é que .... só podem ser alimentados até 5.5V.

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #10 em: 07 de Janeiro de 2010, 02:37 »
Vou estudar o caso(mas vou continuar a pedir ajuda :)) mas em relação ao 5.5V nada que um 7805 não resolva ou em extremo, um lm317

Se bem percebo este esquema do 1-Wire é quase a mesma coisa que o TWO-WIRE que o atmega8 usa (neste caso em particular)

http://www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc2486.pdf

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #11 em: 07 de Janeiro de 2010, 02:53 »
O TWO-WIRE dos ATMEL é o I2C.
O 7805 não te resolve, porque ele vai filtrar os sinais da linha de alimentação (a função do 7805 é regular e estabilizar a tensão ns 5V).

Offline terran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2010, 03:03 »
Tens razão, é do sono, amanhã vejo isso.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #13 em: 07 de Janeiro de 2010, 14:43 »
Se usares o 1-wire com um condutor, então vais ter a linha de alimentação intermitente.
Se usares o 1-wire, com  alimentação separada da linha de dados, então vai funcionar bem.
Mas sai fora do teu âmbito. Só tens duas linhas.

Há chips moduladores baratos que funcionam em AM ou FM, que são usados directamente em cabos sobre tensão. Lembro-me da Philips ter coisas dessas, e não precisavam de electrónica especial à volta.


O que eu já fiz uma vez, foi transmitir dados por pulsos de corrente. Naquele caso, apenas o escravo mandava informação para o mestre, porque o mestre podia medir a corrente na linha.
Fiz uma função no PIC para me analisar a entrada de sinais série em um pino. Esse pino era alimentado por um comparador de janela, que media a queda de tensão na resistência da linha, onde circulava a corrente. Se a queda de tensão fosse superior a XXmA, então eu sabia que tinha dados a chegar.
Claro que tive que verificar toda a informação com controlo de erros, para não estar sempre a receber lixo.

Pode ser bidireccional, depedendo de como se monta o circuito.
No caso dos ferro-carril, desta maneira só dá para transmitir do comboio par ao controlador.

Se o controlador actuar em pulsos de corrente, o modelo não tem maneira de medir a corrente, porque a mesma é dada às linhas pelo controlador.


Acho q os chips moduladores são a melhor opção.

Offline Electrosony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Passar sinais por uma linha em carga
« Responder #14 em: 07 de Janeiro de 2010, 20:00 »
Boas,
Sou novo por estas bandas, mas como sou aficcionado pelo ferreomodelismo vou dizer o que sei acerca desse problema de varios comboios na mesma linha. Se nao for grande ajuda peco desculpa!
Cada locomotiva tem de ter um decoder, e esse decoder tem no minimo 6 fios: 2 recebem o sinal da linha, 2 para o motor e outros 2 para luzes, depois comeca-se a pagar mais e mais por funcoes como sons, etc. Pelo que ouvi falar a comunicaçao realiza-se atravez de multiplexagem por frequencia, mas nao tenho certeza. Depois para controlar é necessario o "comando" proprio para isso. Que faz a programacao dos decoders, que se pode escolher as velocidade, as funcoes activas, etc! Se isto foi util posso referir marcas, etc, para mais informacoes!