collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Farois do Carro  (Lida 3808 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Farois do Carro
« em: 28 de Fevereiro de 2022, 23:27 »
Nada a ver com electrónica  ;D mas caso alguém já tenha feito este trabalho.

O meu Clio III de 2008 o ano passado na inspeção tinha uma das luzes de médios mesmo no limite, o "inspetor" disse que teria de mandar polir os faróis, entretanto reparei que aquela luz estava muito para baixo e era esse o motivo do valor na máquina estar mal.

Agora fiquei com aquela anotação mas entretanto o farol já está alinhado. Em todo o caso, o plástico está a ficar queimado, mais dia menos dia teria de polir.

Fotos (a parte de cima é que está mais fosca em ambas as ópticas):





Andei a pesquisar um pouco sobre como polir isto, o mecânico que lhe faz a revisão leva 50€ para polir os farois e finaliza com verniz de proteção. Em todo o caso parece-me que é um pouco elevado..

Estou na dúvida sobre mandar fazer ou fazer eu mesmo.

Fazendo eu mesmo qual o melhor\s produto\s? Logicamente não poderei dar 40 e tal euros por um verniz porque acaba por não compensar, vale mais mandar fazer pelos 50€..

Nunca fiz, mas pelo que leio não me parece ser uma ciência muito exata, tendo os produtos, lixas e verniz certos. Não tenho máquina de polir.. teria de ser manualmente.. 

Qual a vossa opinião?


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Farois do Carro
« Responder #2 em: 01 de Março de 2022, 09:17 »
Tens isso ou já usaste alguma?

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Farois do Carro
« Responder #3 em: 01 de Março de 2022, 10:00 »
Já  usei no meu carro é facil

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Farois do Carro
« Responder #4 em: 01 de Março de 2022, 10:06 »
Também quero saber a resposta de quem tem experiência.
Pelo que entendo, a parte de polir é "fácil", é primeiro preciso lixar a camada queimada pelo sol e depois polir para restaurar a transparência. O difícil é encontrar um bom o produto protetor (/verniz) para que não volte a ficar igual num ano ou dois.
No meu carro velho que pedi para polir no mecânico foi o que aconteceu   >:(
José Carlos, já aplicou há muito tempo? Como se está a aguentar?
« Última modificação: 01 de Março de 2022, 10:10 por jm_araujo »

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Farois do Carro
« Responder #5 em: 01 de Março de 2022, 11:32 »

José Carlos, já aplicou há muito tempo? Como se está a aguentar?
É  claro que com o tempo vai ficando um pouco amarelado já faz 1 ano mas pelo preço do kit podes sempre dar uma esfrega de vez enquanto 🙂

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Farois do Carro
« Responder #6 em: 01 de Março de 2022, 16:03 »
Os faróis têm uma película protectora UV, se for muito agressivo o polimento, esta acaba por sair e ficam foscos mais depressa.

Já poli por diversas vezes os faróis de meu carro, é bastante simples e não requer máquinas.
Nunca usei lixa, pois o tom amarelado acaba por sair mesmo só com o polimento, normalmente basta massa de polir fina, é a mais frequente nas lojas auto, também serve para ocultar pequenos arranhões, onde o risco não chega á pintura.

Bastam dois panos, um para espalhar a massa e polir, e outro para limpar e dar brilho.
Antes de qualquer intervenção, o locar deve estar limpo e desengordurado, qualquer grão de areia pode riscar.

Existem uns kits próprios para este procedimento, nunca usei.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Farois do Carro
« Responder #7 em: 01 de Março de 2022, 16:10 »
Usaste massa de polir fina tipo a Polish? Tenho disso mas usei sempre na tinta.. nunca pensei que no plástico dos farois tb desse..

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Farois do Carro
« Responder #8 em: 02 de Março de 2022, 20:06 »
Costumo comprar em lata, a última foi Redex, já tive outras e acabam por ser a mesma coisa, desde que seja massa de polimento fina não encontro diferenças.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Farois do Carro
« Responder #9 em: 02 de Março de 2022, 21:16 »
Já fiz os 2 e o resultado é
O tradicional lixar e polir , dura menos tempo, e volta a ficar baço com muita facilidade, depois os vernizes começam a descarcar ao fim de algum tempo.

A outra opção de lixar e depois com o vapor (liquido azul) tem um resultado muito melhor mais limpo e cristalino que o polish, dura mais de 2 anos a vontade, e quanto esta a durar no meu carro, e não voltam a ficar baços. tão depressa.

Depois a complementar esta opção podem colocar películas de proteção nos farois, ha casas que dao garantia de 5 anos.
 

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Farois do Carro
« Responder #10 em: 03 de Março de 2022, 11:35 »
Ok, não me vou preocupar muito então, para já ou uso massa Polish ou então compro este kit:




Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Farois do Carro
« Responder #11 em: 03 de Março de 2022, 15:07 »
Sempre podes usar cera para proteger dos UVs

Meu carro foi completamente pintado, dava-lhe uns toques de vez em quando e cheguei mesmo a pintar todo o tejadilho, como aprecio tudo o que um civic tem, mandei-o pintar passado 20 anos.
Tudo isto para dizer que a cera protege bem a pintura da carroçaria e dos plásticos, nunca tive garagem.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Farois do Carro
« Responder #12 em: 11 de Março de 2022, 16:39 »
Qual a granulagem das lixas (quem usa lixa para polir) e a das pastas de polir? Tenho visto algumas pastas, só vejo para tinturas, mas só indicam fino/médio ou grosso. O fino, é o mesmo fino em todas as pastas?
Também há umas bisnagas de polir para relógios e telemóveis nos "ebays", servirá para os plásticos dos faróis?

E como limpam as manchas calcário dos vidros/espelhos?
E já alguém usou algum produto repelente de água/gotas no pára-brisas?
« Última modificação: 11 de Março de 2022, 16:42 por brunus »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Farois do Carro
« Responder #13 em: 12 de Março de 2022, 16:19 »
o kit da 3m que comprei no aki ja trazia todo o material para lixar e polir os farois. Mas ha de ser algo deste genero 800-1000-2000.
Os vidro e espelhos limpo com limpa vidros e depois coloco replente grojet 2000 para a chuva.
Para a chapa uso  Colinite 476, plasticos NEXTZETT.
As jantes selante ceramico.


Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Farois do Carro
« Responder #14 em: 12 de Março de 2022, 16:53 »
o kit da 3m que comprei no aki ja trazia todo o material para lixar e polir os farois. Mas ha de ser algo deste genero 800-1000-2000.
Os vidro e espelhos limpo com limpa vidros e depois coloco replente grojet 2000 para a chuva.
Para a chapa uso  Colinite 476, plasticos NEXTZETT.
As jantes selante ceramico.

Já agora, onde compras o repelente Grojet? (querias dizer grojet 200ml, o grojet2000 é um selante de pintura, certo?)
Nos espelhos não consigo tirar as manchas com o limpa vidros, até ja usei vinagre, para ver se come o calcário...
« Última modificação: 12 de Março de 2022, 17:02 por brunus »