collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos  (Lida 32783 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #45 em: 12 de Janeiro de 2011, 13:58 »
Não podes abrir um tópico e esperar que as pessoas respondam estritamente aquilo que perguntas vão sempre surgir concelhos e opiniões, e toda a gente que o faz é porque acha importante e é algo de valor para ti, duvido que se começares nos tópicos que crias a dizer que espera que as pessoas te respondam estritamente ao que perguntas vás ter muitas respostas mesmo em relação ao que perguntas. Aliás se voltares a ler o tópico foram te ditas coisas que não perguntas-te mas que até agradeceste porque desconhecias.

Ninguém está a dizer para não fazeres o que quer que seja nem ninguém vai fazer queixa, foram só concelhos de pessoas que já passaram se calhar pelo mesmo no entanto a decisão final do que vais fazer será sempre tua.

em certas coisas tens razão, há coisas que se vão dizendo que estão no contexto do topico, agora não acho pertinente, depois de eu ter dito que ia fazer este proj e que só me falta mesmo pouco do material necessário, virem dar conselhos para comprar helis para aprender e deixar isto para mais tarde ou então que este proj é perigoso ou que arranha mais que os outros. O problema aqui não é avisar, porque isso é bom, é passar a dedicar o topico a esse tipo de situações.

Construtivo seria sim apoiar, dar dicas para começar a voar, que comandos comprar para iniciar, onde comprar material, onde ir treinar, locais optimos no norte, centro ou sul para praticar e porque não tentar juntar pessoas com o mesmo tipo de projectos. Isso sim, seria na minha opinião ajuda "off-topic" que se poderia falar.

E sobre estes assuntos não escrevo mais, se alguem quiser falar sobre o proj ou trocar ideias, estarei disponivel.

obrigado a todos que me deram algumas dicas e que no fundo ajudaram.






Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #46 em: 12 de Janeiro de 2011, 14:39 »
Desculpa insistir mas ...

Citar
@kast: amigo, eu todos os dias ando de carro e faço mais de 100 km, aparentemente todos ou quase todos os dias morrem pessoas na estrada, mas não é por isso que vou deixar de conduzir, dai eu ter referido que isso são questões filosóficas e sinceramente, neste momento não estou muito interessado nelas.

Pois é, mas de certeza que pagas um seguro de responsabilidade civil (vulgo seguro contra terceiros) que cobre os danos que possas provocar a outros. Em consciência, e sabendo o que fazer para te precaveres de situações muito complicadas para a tua vida, não podia deixar de te avisar para este ponto. Acredito que nunca ninguém te incitou a andares de automóvel sem seguro....

Quanto ao que escrevi nos outros posts, existem muitas outras limitações, mas o ideal é falares com alguém que pertença a um clube de aeromodelismo e aí alguém te pode indicar o melhor caminho.

Só tenho falado de começar do zero porque também foi assim que me ensinaram ( bem ou mal), acredito que seja mesmo a melhor forma. Ninguém aprende como se resolvem integrais sem saber fazer somas e diferenças.

Quanto ao resto que disseste, creio não vale a pena teres essa atitude, dessa forma só estás a perder a experiência de outros que já fizeram o caminho das pedras e que sabem bem o que custa e o que é realmente importante.

Se tiveres dúvidas relacionadas com o quad (ou outras) coloca aqui, acredito que o pessoal que por aqui anda só te pretende ajudar e não complicar a vida. Ninguém está aqui para te impedir de construir o quad. Até mesmo porque a única coisa que te podemos fazer é aconselhar, e isto se tu quiseres ouvir(ler).

Normalmente costumo dizer: "...se soubesse o que sei hoje quando tinha 18 anos ...."
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2011, 15:10 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #47 em: 12 de Janeiro de 2011, 15:06 »
Epá depois de ler o tópico percebi que não coloquei aqui o link das hélices do HK, mas os links estão na descrição do meu quad.

Tens de 90x50

Normais
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5248

e counter-rotating
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5249


e para 80x40:
Normais
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5247

e counter rotating
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5249


Para montares um quad precisas de comprar um par normal e um par counter-rotating. Fica em +- 1USD+portes por hélice barato não ?
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #48 em: 12 de Janeiro de 2011, 16:27 »

@kast: essas são de 3 laminas, pelo que li não são muito adequadas para quads, ainda por cima tenho uns motores um bocado nervosos, 1200kv... hoje estive a ver todas as opções do hobby king e encontrei estas:

pusher: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8049

normais: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8048

são é de 8.5" x 6" e não sei bem que influencia tem esses 6"... também pelo que tenho lido em foruns, o ideal para estes motores seriam helices de 8x3.8. Mas estou tentado a comprar 4 destas.

Alguns de voces já devem saber, mas no hobbyking, se entrarmos na pagina de um produto e ficarmos por lá um bocado, por vezes eles oferecem um preço mais baixo, neste caso cada helice custa 2.19 e passou para 1.64, dá quase para os portes...
pena é que não estava logado e perdi um produto, tenho que voltar a tentar mais logo.

alguem já experimentou por exemplo virar esta helice ao contrário http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9848 e a direcção do motor também? Não se atinge o mesmo objectivo ?

outra situação que li, mas requer mais alguma pericia é rodar alguns graus o motor e usar as mesmas helices em todos os motores. Algume ideia ou experiencia sobre isto?

















Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #49 em: 12 de Janeiro de 2011, 16:45 »
Citar
são é de 8.5" x 6" e não sei bem que influencia tem esses 6"

Lá está ... esses 6'' são muito importantes ... são o passo da hélice, se colocas uma helice com esse passo isso vai puxar muitos amperes, podes ficar sem motores e sem escs .... se alguma vez tivesses mexido em aviões ou helis sabias :D

E onde leste que essas helices (3 laminas) não são adequadas para quads ? Nunca vi nada disso. Coloca aqui o link sff, porque preciso de ver isso.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2011, 16:48 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #50 em: 12 de Janeiro de 2011, 16:50 »
Citar
são é de 8.5" x 6" e não sei bem que influencia tem esses 6"

Lá está ... esses 6'' são muito importantes ... são o passo da hélice, se colocas uma helice com esse passo isso vai puxar muitos amperes, podes ficar sem motores e sem escs .... se alguma vez tivesses mexido em aviões ou helis sabias :D

talvez, mas se tivesse comprado um heli de brincar tb não deveria saber grande coisa sobre isso ... :).
Está dificil arranjar pares destes por preços + portes acessiveis. Acho que vou testar com as normais, o pior que pode acontecer é ter que depois desenbolsar mais algum $$ e esperar umas semanas por uns pares de pullers e pushers. Entretanto vou continuar a procura.




Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #51 em: 12 de Janeiro de 2011, 16:58 »
Quais normais ?
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #52 em: 12 de Janeiro de 2011, 17:08 »
Quais normais ?

mandei vir estas: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9844

vou tentar com inversão de helice, de rotacao, de inclinar os motores x graus... se não funcionar compro uns pares de push e pull
se funcionar com estas tecnicas, optimo, fica super barato.

quais é que usaste no teu projecto?



Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #53 em: 12 de Janeiro de 2011, 17:17 »
Citar
Alguns de voces já devem saber, mas no hobbyking, se entrarmos na pagina de um produto e ficarmos por lá um bocado, por vezes eles oferecem um preço mais baixo,

Se estiveres logado ele faz logo o desconto.

Citar
alguem já experimentou por exemplo virar esta helice ao contrário http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9848 e a direcção do motor também? Não se atinge o mesmo objectivo ?
Não
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #54 em: 12 de Janeiro de 2011, 17:21 »
As 90x50 com 3 laminas
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #55 em: 12 de Janeiro de 2011, 19:14 »
Sabes que quanto maior o Kv, que é de facto quantas rotações por minuto por volt o motor faz, precisas de hélices cada vez mais pequenas, se não como já disseram vais esforçar o motor e se o motor aquece muito vai falhar e acabar por ficar inutilizado e pode também levar um ESC com ele quando morrer de sobre-aquecimento.
E uma hélice mais pequena aumenta a velocidade de resposta do motor e isso é bom num quad.

As hélices não se podem montar ao contrário não são simétricas nem nada que se pareça.

Quanto ao resto, andas de carro certo, e tens seguro não tens(espero bem que sim..)?
Com estas coisas é igual, como te disse se despenhas isso contra alguém e pode correr-te muito mal, desde contas de hospital a reembolsos por danos fisicos e morais..
Eu ainda tenho que decidir, mas na zona onde moro tenho literalmente hectares de terrenos de cultivo á minha volta, posso ir lá para o meio deles onde não passa ninguem durante dias e brincar, se enfiar com o quad longe de mim só tenho de o ir buscar, nunca me arriscava a meter uma coisa dessas a voar dentro de casa sem ter MUITA experiência.
Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #56 em: 12 de Janeiro de 2011, 19:52 »

diz-me uma coisa, se fores a fnac e comprares um ar drone, tb tens que fazer um seguro?
Se fores ao jumbo e comprares um heli de "brincar" isso tb pode magoar pessoas, tb tens que te inscrever na associação de aeromodelismo ? essa foi a pergunta que fiz mais atrás e ninguem me respondeu ainda...

Vejo muitas vezes aqui numa zona perto, onde até existe uma ciclovia, miudos e adultos a conduzirem carros telecomandados (dos grandes) e depois? o que acontece se magoarem alguem?

o exemplo que dei tem a ver com o magoar ou nao magoar alguem e isso até a jogares à bola ou à macaca o podes fazer... mais uma vez recordo que o contexto do topico nao seria este..

Se estas tao interessado em informar as pessoas nesse assunto, faz uma coisa, investiga a sério, vê as leis que existem e faz um post sobre isso, ajudas toda a gente que estiver interessada nisso.





Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #57 em: 12 de Janeiro de 2011, 19:59 »
Estás a ser um pouco irresponsavel, pelo menos dás ideia disso, eu vou no meu carro, tu estás numa passadeira, passo-te por cima, e depois, o que acontece?
Nada que é o que pareces querer dar a entender.

Tal como qualquer pessoa precisa de estar legal para conduzir um carro ou uma mota, precisas de estar legal para meter um objecto desses no ar, tão simples quanto isso, se há um acidente podes ficar com a tua vida desgraçada, se acertares num toni que não liga no assunto, ou se aleijas alguém seriamente e que depois parte para o lado dos tribunais e companhia..


Quanto ás helices também já dei a minha opinião, aqui ninguém te está a dizer para desistir, até porque estamos todos a aprender,pelo menos eu estou pois não tinha consciência do que se tem falado aqui.
Se já tens as peças, começa a montar, mostra como está a ficar, tira as tuas duvidas, ninguem te está a excluir de nada.

Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #58 em: 12 de Janeiro de 2011, 20:16 »

eu so respondi as sugestões, que a meu ver nao tinham fundamento,tal como essa que estas a colocar. um quad pode aleijar alguem? claro que sim, mas tal como muita coisa que fazes no dia-a-dia e não é por isso que o vais deixar de fazer.

Agora um gajo vem a um forum pedir ajuda para montar uma cena, começam a responder para comprar um já feito...
tu vais ao rcgroups e ves montes e montes de posts com pessoal a pedir ajuda e é tudo na boa, é exemplos, é imagens, aqui na tugalandia, vem o pessoal logo a pregar a desgraça, pq nao se deve fazer isso sem experiencia, ou ainda matas alguem, ou melhor, compra um ja feito ... lol, enfim, é o pais que temos.




Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #59 em: 12 de Janeiro de 2011, 20:20 »
Respondi-te, ajudei-te, dei-te uns quantos links, disse-te logo de inicio que precisas de helices pusher e puller.
É normal que a ajuda lá seja maior, há lá gente com montes de quads, tri, octos, hexas, e sei lá que mais, normal que ajudem mais, têm experiencia, coisa que por aqui quase ninguem tem.
Avr fanboy