collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Hoje às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos  (Lida 32784 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #60 em: 12 de Janeiro de 2011, 20:39 »
Respondi-te, ajudei-te, dei-te uns quantos links, disse-te logo de inicio que precisas de helices pusher e puller.
É normal que a ajuda lá seja maior, há lá gente com montes de quads, tri, octos, hexas, e sei lá que mais, normal que ajudem mais, têm experiencia, coisa que por aqui quase ninguem tem.

sim, isso é tudo verdade e eu agradeço, eu acho é que ha coisas que se dispensam... falando novamente no rcgroups, qdo chega lá um gajo que nao percebe nada de nada, o pessoal tenta ajudar, acho que nunca vi uma resposta do genero, "pa, como ainda tens pouca experiencia deixa-te disso e compra ai uma coisita para te entreteres...".

Acho que é por isso que é muito raro encontrar informação seja do que for em portugues, pq o pessoal dispersa muito e vai-se perdendo o interesse. é tal e qual este tópico, vai acabar por desaparecer, qdo podia ser um ponto de partida para se trocarem experiencias sobre este tipo de projectos.




Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #61 em: 12 de Janeiro de 2011, 20:40 »
LOOL ser responsável é mau? essa é nova, acho que estás a ir por um caminho que não é o melhor, se voltares atrás no tópico ninguém começou por te criticar, só te perguntaram se sabias que existia leis e se estavas ciente disso e tu simplesmente começas-te logo a "mandar vir" não estou a ver outro termo mais simpático, desculpa.

Disseste que ias usar um receptor RF duvido que nas instruções desse RF não diga que ele deve ser usado respeitando as leis locais relativamente às frequências usadas e duvido que tenhas ligado para o fabricante a resmungar. Como disse acho que tinha bastado outra interpretação do que te foi perguntado para isto não ter seguido este caminho.

Voltando ao tópico embora não se tenha bem chegado a sair.

Quanto a 3 hélices, até parece que te ouviram, um artigo acabado de sair, http://blog.bricogeek.com/noticias/modelismo/como-hacer-un-quadcopter-con-arduino/

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #62 em: 12 de Janeiro de 2011, 20:46 »
LOOL ser responsável é mau? essa é nova, acho que estás a ir por um caminho que não é o melhor, se voltares atrás no tópico ninguém começou por te criticar, só te perguntaram se sabias que existia leis e se estavas ciente disso e tu simplesmente começas-te logo a "mandar vir" não estou a ver outro termo mais simpático, desculpa.

Disseste que ias usar um receptor RF duvido que nas instruções desse RF não diga que ele deve ser usado respeitando as leis locais relativamente às frequências usadas e duvido que tenhas ligado para o fabricante a resmungar. Como disse acho que tinha bastado outra interpretação do que te foi perguntado para isto não ter seguido este caminho.

Voltando ao tópico embora não se tenha bem chegado a sair.

Quanto a 3 hélices, até parece que te ouviram, um artigo acabado de sair, http://blog.bricogeek.com/noticias/modelismo/como-hacer-un-quadcopter-con-arduino/

EDIT: Diz-me onde está isto escrito!
Citar
"pa, como ainda tens pouca experiencia deixa-te disso e compra ai uma coisita para te entreteres...".

Citar
Acho que é por isso que é muito raro encontrar informação seja do que for em portugues, pq o pessoal dispersa muito e vai-se perdendo o interesse. é tal e qual este tópico, vai acabar por desaparecer, qdo podia ser um ponto de partida para se trocarem experiencias sobre este tipo de projectos.
Na minha opinião este tópico está de boa saúde e enquanto isso acontecer é bom! Mas isto como sempre há vários pontos de vista!

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #63 em: 12 de Janeiro de 2011, 23:37 »

fdx, o que é que tem ser responsavel com o querer construir um quad, se fores ao jumbo e comprares um heli com um comando já és responsavel, qual é a diferença ? ainda ninguem me consegui fazer esta distinção...
pá se estão preocupados com as leis, investiguem, façam uma thread sobre o assunto e esclareçam quem lá quiser ir ler...

eu só queria saber que tipo de ligações eram necessárias para alguns componentes...

em relação ao teu edit em que perguntas quem é que disse isto "pa, como ainda tens pouca experiencia deixa-te disso e compra ai uma coisita para te entreteres...", não está bem escrito assim, mas se fores à pagina dois do topico encontras lá a ideia.


em relação ao quad com helices de 3 blades, não entendi... é possivel usar sim, não ponho isso em causa, mas já li, creio que foi um dos autores do multiwii a dizer que não tem muita performance com esse tipo de helices, mas ele usa mais o quad para acrobacia e nao em modo estavel... e dos videos que tenho visto acho que só uma vez vi usarem helices com 3 laminas...


LOOL ser responsável é mau? essa é nova, acho que estás a ir por um caminho que não é o melhor, se voltares atrás no tópico ninguém começou por te criticar, só te perguntaram se sabias que existia leis e se estavas ciente disso e tu simplesmente começas-te logo a "mandar vir" não estou a ver outro termo mais simpático, desculpa.

Disseste que ias usar um receptor RF duvido que nas instruções desse RF não diga que ele deve ser usado respeitando as leis locais relativamente às frequências usadas e duvido que tenhas ligado para o fabricante a resmungar. Como disse acho que tinha bastado outra interpretação do que te foi perguntado para isto não ter seguido este caminho.

Voltando ao tópico embora não se tenha bem chegado a sair.

Quanto a 3 hélices, até parece que te ouviram, um artigo acabado de sair, http://blog.bricogeek.com/noticias/modelismo/como-hacer-un-quadcopter-con-arduino/


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #64 em: 12 de Janeiro de 2011, 23:44 »
Isso depende de mil e uma coisas, ser mais ou menos eficiente, do ponto de vista teorico uma helice de 3 pás é mais eficiente que uma de 2 pás, uns impressionantes 2% a mais se não estou em erro, num brinquedo pode não ser nada, num avião real pode ser a diferença entre mais ou menos 100Km de autonomia, estão-te a dar referências de material que efectivamente precisas e que é baratinho, usar os motores em angulo não é de todo tão estável ou previsível que usar pushers e pullers, porque ao usar só helices de um sentido de rotação todos os teus motores rodam no mesmo sentido e uma das coisas que cria estabilidade num quad é os motores serem contra-rotativos, o que anula as forças giroscópicas e rotacionais.
Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #65 em: 13 de Janeiro de 2011, 00:05 »

sim,  concordo com isso, até acredito que sejam mais eficientes, não devem é ser boas para algumas manobras, ainda não pesquisei a fundo sobre isso.
Já li tb num post no rc groups, alguem a contrariar isso, pq diz que uma helice é mais eficiente quando apanha um "clean air" (é complicado traduzir para tuga...), o que no caso das 3 blade não acontece.
também dizem que se por exemplo, usar umas "normais" de 8", ao colocar uma de 3 blades, se deve usar de 7".
Não há nada com experimentar.. qdo fizer uma encomenda no hobbyking, mando vir umas dessas.


Isso depende de mil e uma coisas, ser mais ou menos eficiente, do ponto de vista teorico uma helice de 3 pás é mais eficiente que uma de 2 pás, uns impressionantes 2% a mais se não estou em erro, num brinquedo pode não ser nada, num avião real pode ser a diferença entre mais ou menos 100Km de autonomia, estão-te a dar referências de material que efectivamente precisas e que é baratinho, usar os motores em angulo não é de todo tão estável ou previsível que usar pushers e pullers, porque ao usar só helices de um sentido de rotação todos os teus motores rodam no mesmo sentido e uma das coisas que cria estabilidade num quad é os motores serem contra-rotativos, o que anula as forças giroscópicas e rotacionais.




Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #66 em: 13 de Janeiro de 2011, 00:09 »
Cada quad é um quad, cada pessoa constroi de uma maneira, com mais ou menos peso, e isso influencia na resposta do quad.
Se são mais pequenas, supostamente respondem mais rápido que umas maiores porque têm menos energia armazenada nelas.
Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #67 em: 13 de Janeiro de 2011, 00:17 »

sim e a finalidade tb... por exemplo os motores que vou usar não são mto bons para voo estavel e fotografia/video segundo o que tenho lido. Agora ando na dúvida é no tamanho da estrutura (motor a motor), estou a pensar em 50/60 cm no maximo ... apesar de achar que 60 já é exagerado... alguma ideia sobre isto?




Cada quad é um quad, cada pessoa constroi de uma maneira, com mais ou menos peso, e isso influencia na resposta do quad.
Se são mais pequenas, supostamente respondem mais rápido que umas maiores porque têm menos energia armazenada nelas.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #68 em: 13 de Janeiro de 2011, 00:20 »
O desenho que fiz de um simples chassis escolhi usar 33cm de motor a motor, quanto maior mais molengão e instavel fica, que se não me engano é um tamanho comum.
Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #69 em: 13 de Janeiro de 2011, 00:24 »
mas assim não fica pequeno? digo isso pq se usar helices de 8" andam a volta de 20 cm, ocupam 10cm da estrutura em cada um dos lados...
estou à espera que cheguem as coisas para estudar um pouco isso.
com que é que fizeste a tua?



O desenho que fiz de um simples chassis escolhi usar 33cm de motor a motor, quanto maior mais molengão e instavel fica, que se não me engano é um tamanho comum.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #70 em: 13 de Janeiro de 2011, 00:27 »
Com uma distancia de 33cm, e usando hélices de 10"(25cm approx) que é o que estou a pensar fazer, ainda sobra algum espaço entre cada motor.
Só esta desenhado em SkecthUp lol, falta os fundos para comprar o material todo ainda.
Lê aqui o tópico que criei no RCgroups, comecei sem saber nadinha de nada, e continuo a não saber muitas muitas coisas, mas já aprendi qualquer coisa:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1355471
Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #71 em: 13 de Janeiro de 2011, 00:43 »
Com uma distancia de 33cm, e usando hélices de 10"(25cm approx) que é o que estou a pensar fazer, ainda sobra algum espaço entre cada motor.
Só esta desenhado em SkecthUp lol, falta os fundos para comprar o material todo ainda.
Lê aqui o tópico que criei no RCgroups, comecei sem saber nadinha de nada, e continuo a não saber muitas muitas coisas, mas já aprendi qualquer coisa:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1355471
muito bem... dei uma vista de olhos, amanha tento ler com mais atenção. só um aparte, pessoal impecavel até agora, era a isso que me referia a pouco, sempre a construir e sem merdices...especialmente o bob, impecavel.
o que é que já compraste, faz ai uma lista... :) ? qual o projecto por onde te estas a seguir? que comando ? eu estou seriamente a pensar comprar tb um da marca hk.



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #72 em: 13 de Janeiro de 2011, 00:46 »
O que comprei?
Nada lol.
A minha lista de compras é esta:
5   Turnigy 2217 16turn 1050kv
5   TURNIGY Plush 25amp Speed Controller
1   TURNIGY BESC Programming Card
1   XT60 Connectors Male/Female (5 pairs)
1   Turnigy Accucel-6 50W 6A Balancer/Charger w/ accessories
1   Turnigy 9X 9Ch Transmitter w/ Module & 8ch Receiver (Mode 2) (v2 Firmware)
2   ZIPPY Flightmax 4000mAh 3S1P 20C
3   PolyMax 3.5mm Gold Connectors 10 PAIRS (20PC)
4   Propeller pair EPP1045
Avr fanboy

Offline dissid

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #73 em: 13 de Janeiro de 2011, 00:55 »
li na tua thread que ias colocar tudo numa encomenda e evitar comprar coisas de sitios diferentes...
antes convem fazeres algumas experiencias com portes, pq se a encomenda vier toda junta corres o risco de isso ir a alfandega e teres que pagar taxas... eu estou a mandar vir coisas de diferentes sitios, depende de onde encontro a um preço mais acessivel...
mesmo na hobby king, por exemplo, se comprares o comando da hk, mais o cabo de programação, fica mais barato vir em  duas encomendas separadas do que na mesma... :)


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto Arrojado com poucos conhecimentos
« Responder #74 em: 13 de Janeiro de 2011, 01:00 »
Sim, eu sei que disse isso mas depois já me decidi a encomendar o material em parcelas de 50€ ou menos de cada vez, para ver se não estacionam na alfandega, as minhas helices vêm da alemanha, dai não devo ter problemas.
Avr fanboy