collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dêem aqui a vossa opinião  (Lida 18899 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #15 em: 30 de Maio de 2012, 17:40 »
Citar
se for a pensar no meu trabalho.......

esse é um factor que a meu ver tens de por de "parte", pq sim a 65€ nao paga isso mas se venderes 1,000,000 deles não já é bem assim e digamos que te estas a lançar no mercado o factor "tempo perdido" e "a trabalheira que dá" não deverá ser contabilizado, é como dizes:

Citar
a fazer por gosto, desde que não dê prejuízo está perfeito.

Penso que seja dessa forma que tem de pensar, pelo menos inicialmente ( 1ºs projectos) depois a conversa é outra.

PS: Quanto ao projecto, penso que deves ter em conta a possibilidade de o material que for usado nesse projecto possa sair de lá e assim ser "reutilizado" em outros projectos........digo eu lol

Abraço.
 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #16 em: 30 de Maio de 2012, 18:52 »
Antes de mais, força com isso senso!

Se vais vender para educação e portanto planeias vender "muitas" unidades, terás que te colectar. Ao te colectares irás pagar impostos, e tens que ter isso em conta na definição do teu preço.

Decide o preço o mais tarde que puderes, e não te esqueças de ter em conta todos os gastos. Há coisas que não são logo evidentes, como gastos de luz, água, material de escritório, desgaste de ferramentas, webhosting, ... coisas que individualmente até podem ser "apenas cêntimos" mas que todas juntas podem comer alguns % à tua margem.

Testa bem e não penses apenas no mercado Português.

No que eu te puder ajudar, pergunta!
« Última modificação: 30 de Maio de 2012, 18:57 por Njay »

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #17 em: 30 de Maio de 2012, 19:44 »
Sim é uma ideia ja utilizada em alguns centro escolares mas com preço não muito atrativos penso que tudo o que mencionou fica bem por esse preço se incluir o chassi do carro!!
Eu fiz um posso ate postar´s aqui algumas fotos mas o chassi foi todo feito por mni ate a placa nao usei o arduino mas sim um Pic que me deu mais trabalho e tb usei sensores de preto/branco!!!
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #18 em: 30 de Maio de 2012, 19:59 »
vou dar a minha ideia, acho que devias reunir alguns apoios, do género imagina que fazes a base do robot em acrílico pedes a pessoa que corta a base para colocar la o nome da loja em jeito de patrocínio e pedes mas que fazer um género de desconto.

o mesmo aplica-se aos restantes componentes...e explicavas as pessoas o que querias fazer, e que se correr se bem esse teu projecto compravas la os materiais.

cumps

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #19 em: 30 de Maio de 2012, 20:19 »
Citar
Eu fiz um posso ate postar´s aqui

Era bom sempre se pode tirar ideias, obrigado.

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #20 em: 30 de Maio de 2012, 20:27 »
Eu acho um nadita caro. Algo mais por volta dos 55€ era mais apelativo, que eu sou muito forreta :P
Mas isso é como o njay disse, pensa isso no fim e tem tudo em conta.

De qualquer maneira se tem uns tutoriais e aulas video, torna-se realmente muito interessante. Acho que é uma boa aposta.

Força nisso e boa sorte.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #21 em: 30 de Maio de 2012, 20:47 »
Provavelmente eu ate arranja um pessoal que compra-se uns poucos por esse preço por isso pensa nisso pois é um bom investimento inicial
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #22 em: 30 de Maio de 2012, 21:13 »
De caro não tem nada... sinceramente, mesmo pelo dobro do preço fica mais barato que muitos kits que ainda andam.

Numa escola que tive usavam o "DEAR robot"... link

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #23 em: 30 de Maio de 2012, 21:17 »
DEAR robot, o robot chulisse :P Fogo tao caro... É isso e as daq's da NI :P

Ya mas é provavel que seja um bom preço. Eu nao observo muito o mercado.

Cumps
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #24 em: 30 de Maio de 2012, 22:46 »
Não espero vender muitas unidades, o numero alvo é mesmo conseguir um conjunto de 10 interessados para ter uma mini plateia, ou talvez 20, se quiserem comprar um robot a 2 para ficar mais barato, e trabalhar em grupo também é uma boa experiência, principalmente quando se está com um amigo/colega e não com alguém escolhido aleatoriamente.
E depois se tudo correr realmente bem, gostava de organizar um pequeno concurso, para ver quem fazia o código para seguir uma pista o mais rápido possível, também existe a possibilidade de com os 5 sensores fazer um maze-solver, mas isso seria parecido ao micro-rato, e podem haver problemas de interesses com as associações/núcleos, pois esses concursos envolvem dinheiro...

Depois o meu outro publico seria aqui o fórum, pois por aqui também vejo que muitas pessoas não têm fundos para um robot de 100 ou 150€, ou porque têm alguma falta de conhecimentos e têm receio de se jogar de cabeça neste maravilhoso mundo.

Njay, tocaste num ponto muito importante, e tenho uma duvida, se eu vender um kit a alguém, não tenho meios de passar faturas/recibos, apesar de todos os componentes serem comprados dentro da união europeia e pagar IVA de tudo o que compõe o kit. Provavelmente uma coisa a manter é fazer como a Sparkfun e chamar kit a tudo, para evitar alguns problemas legais de vender sistemas completos.

Tops72, estás á vontade para partilhar/mostrar o teu trabalho ;)
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #25 em: 30 de Maio de 2012, 22:53 »
Passa recibos verdes ou abre actividade so para isso.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #26 em: 30 de Maio de 2012, 23:00 »
Ou arranjas alguém que colabore contigo e trate dessa parte, por exemplo quem fizer as pcbs.  ::) ;)
Alfredo Garcia

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #27 em: 30 de Maio de 2012, 23:05 »
Para conseguir preços baixos vão ser feitas na china...
São duas pcb's, uma com os sensores de preto, e outra com a eletrónica toda, uma tem aproximadamente 5x2cm e a outra tem 8x6cm, a pensar em 10 unidades de cada são 4€ de pcb por cada robot, não é possivel ter preços destes em Portugal infelizmente.
Avr fanboy

Marmelo

  • Visitante
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #28 em: 30 de Maio de 2012, 23:14 »
Uii e depois podias até fazer acessórios e outros robôs mais complexos :O
Brutal , um dia ainda vais ser milionário a custa disso :P
Força Nisso!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #29 em: 30 de Maio de 2012, 23:23 »
O feature creep tambem existe, e tentei espremer ao máximo os 28 pinos do atmega328p, dá para adicionar um servo, e se não tiver os sensores de chão e usar os pinos da uart sobram 7 pinos, que dá para muita coisa, e deixei o interface i2c, com uma breadboard em cima da base, e um port expander dá para brincar muito, espero eu.
Mas robots muito mais complexos o preço sobe muito rapidamente, por exemplo um servo no ebay seriam mais 3€, um sensor de distancia Sharp seriam mais 10€..

75€ já começa a ser um preço demasiado elevado, a ideia é ter algo muito barato, para se tornar apelativo, e porque afinal, estamos em crise.
Avr fanboy