collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: SSD's baratos?  (Lida 23384 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: SSD's baratos?
« Responder #45 em: 02 de Fevereiro de 2014, 22:25 »
O SSD já tem algum espaço reservado para re-mapear bad sectors, aliás qualquer memória flash tem sectores estragados a monte desde o momento que é fabricada, tens sempre memória extra e controladores a tratar dessas coisas, mas usar um SSD como swap por exemplo, não é muito boa ideia do ponto de vista da longevidade, mas se for necessária a velocidade, oh well..

Um "chip de ferrite" com "sectores estragados" ?  Ou no caso das flashs, células de transístores  "estragados" ? Estamos a falar de chips de terceira apanha ? Explica lá isso.

Abraços,
PA

As vezes fico a pensar se isso é ironia, se é sarcasmo, se é outra coisa qualquer..
Já está ai um quote do Bunnie, mas á mais gente a falar sobre isso, por exemplo Hotchips.

Não, não é qualquer desse adjectivos, é ignorância mesmo ... minha é claro.

Gostava mesmo de saber qual o fundamento técnico desses tais "sectores estragados" nos chips
de memória (seja ela que tipo for) ... como disse, nunca vi tal coisa, mas é claro que ao dizer isto
não estou a duvidar, apenas estou a procurar fundamentação para o que foi dito, sem segundo
sentido.

Onde foi obtida essa informação ?

Abraços,
PA
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2014, 22:36 por StarRider »

StarRider

  • Visitante
Re: SSD's baratos?
« Responder #46 em: 02 de Fevereiro de 2014, 22:36 »
E não é só a flash que não é "perfeita".
Os discos também tem defeitos, dependem fortemente de códigos redundantes (ECC) para não o parecer.

Boas,

Estamos a falar de tecnologias totalmente diferentes, um disco (como uma antigo diiskete) é um suporte
magnético logo é susceptível de ter, e de desenvolver, falhas "mecânicas" na superfície do mesmo que
deixam de ter capacidade para reter dados.

Existem algumas implementações em silicone, caso dos sensores CCDs e CMOS por exemplo, que sofrem
de falhas durante o processo de fabricação em que alguns dos pixeis ficam inop, e que de forma análoga
podem ser comparados para o debate em curso.

Mas nunca ouvi falar de chips de memória com "bytes" danificados ... mas como já disse estamos sempre
a aprender e por isso gostava de ler mais sobre o tema.

Abraços,
PA
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2014, 22:37 por StarRider »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: SSD's baratos?
« Responder #47 em: 02 de Fevereiro de 2014, 22:41 »
A falta de tom de "voz" no texto as vezes deixa-me tremendamente confuso em certas ocasiões, sei que já apanhei um talk no Hotchips que referia algumas coisas, ver se descubro qual é, se não tens o talk que o Bunnie deu no 30C3 sobre cartões SD em que ele faz referência a isso, não é um paper de universidade, mas tenho-o como uma pessoa credivel:
http://www.bunniestudios.com/blog/?p=3554
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: SSD's baratos?
« Responder #48 em: 02 de Fevereiro de 2014, 22:51 »
se formos a ver a esse nivel, nada e´ perfeito, alias os monitores tb teem celulas/dots danificados, mas a norma e´ de nao haver mais de x para ser considerado monitor defeituoso e nao vendavel.. assim co o fabrico em grande escala de qq produto, tiram 10 aleatorios dum lote, se houver mais de 3 defeitos n passa, senao passa e toca a vender!...

eu tb nao sabia que os discos solidos tinham "sectores"! smp associei sectores `as areas dum disco rotativo.. mas co os ssd's sao feitos por milhoes e milhoes de transistores, e´ natural que alguns durante o fabrico nunca estejam a 100%... e no final fazem um teste ao produto, se contiver a memoria correspondente ou um minimo de defeitos, passa, senao sucata!..

Mas acho que teem vantagem, e cada vez mais se consegue duplicar a memoria fisica em espaços cada vez menores...e ainda nao entramos nas nanotecnologias ou suportes quanticos, porque ai vamos ter 1tera na cabeça dum alfinete! :P ..mas mm assim devem ter vantagens aos discos rotativos, porque permite mais gravaçoes e em principio esta sujeito a menos corrupçoes ou danos mecanicos que exponenciam os problemas nos discos rotativos..

No meu caso co nao consigo ter mais de 2gigas de ram no portatil, se tiver um disco rapido, melhor, mas co disse, nao vai ter mil e um programas e e´ mm pro basico ou pra usar numa maquina qq que venha adquirir, por tb tenho pretençoes de comprar um portatil mais potente para entao poder usar programas mais potentes..

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: SSD's baratos?
« Responder #49 em: 02 de Fevereiro de 2014, 23:01 »
Hugo qual o teu SO?
Se o problema é não suportar mais que 2G de memória, talvez possas por um cartão SD como memória extra, não sei se a velocidade será muita mas pode ser que ajude.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: SSD's baratos?
« Responder #50 em: 02 de Fevereiro de 2014, 23:06 »
Hugo qual o teu SO?
Se o problema é não suportar mais que 2G de memória, talvez possas por um cartão SD como memória extra, não sei se a velocidade será muita mas pode ser que ajude.
tenho dual booting com o xp e ubuntu
..essa foi coisa que nunca me lembrei! lol o portatil do meu irmao tem um sdcard de 2 gigas pra ajudar na memoria e nunca me lembrei de fazer o mm no meu! LOL ja agora co se faz isso? e ate que classe poderia usar?

StarRider

  • Visitante
Re: SSD's baratos?
« Responder #51 em: 02 de Fevereiro de 2014, 23:11 »
http://www.bunniestudios.com/blog/?p=3554
Citar
Flash memory is really cheap. So cheap, in fact, that it’s too good to be true. In reality, all flash memory is riddled with defects — without exception. The illusion of a contiguous, reliable storage media is crafted through sophisticated error correction and bad block management functions. This is the result of a constant arms race between the engineers and mother nature; with every fabrication process shrink, memory becomes cheaper but more unreliable. Likewise, with every generation, the engineers come up with more sophisticated and complicated algorithms to compensate for mother nature’s propensity for entropy and randomness at the atomic scale.

Boas,

E eu volto a perguntar: Alguém alguma vez comprou um chip de memória com "bytes" (endereços) danificados
e que não se possam ler ?

Tal como em qualquer implementação, existem sempre técnicas contingentes para tratar de falhar no silício, no
caso das memorias isso é totalmente transparente para a finalidade objectiva do chip, ou seja, para o utilizador
final (seja ele qualquer um de nós ou um fabricante de SSDs) não existem defeitos no chip.

O que pode existir, como o ivitro disse, é a possibilidade de "fadiga" de alguns endereços (células de ferrite,
de transístores, ou o que o valha) o que leva a que essas zonas de memória deixem de poder reter a carga
eléctrica, logo podem parecer como os antigos "sectores" danificados dos discos magnéticos.
Agora, que eu tenha conhecimento a vida útil de um SSD é aplicada a TODO o SSD, pelo simples facto que a
tal fadiga é inerente do chip utilizado pelo fabricante, logo não vejo qual a necessidade de mapear "sectores"
danificados, mas ok.

Tudo depende da "qualidade" da memoria usada nos SSD ... na industria aero-espacial não existem "discos"
mecânicos como facilmente devem compreender,  mas já desde o século passado que se usa Solid State Drives
que na verdade são simples placas com chips de memoria com 20 anos de validade nos ciclos de retenção.

senso: o problema da interpretação do que é escrito nos foruns é esse mesmo, e sei que eu por vezes dou
uma ideia errada na forma como escrevo, peço desculpa se foi esse o caso.

Abraços,
PA
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2014, 23:21 por StarRider »

StarRider

  • Visitante
Re: SSD's baratos?
« Responder #52 em: 02 de Fevereiro de 2014, 23:19 »
eu tb nao sabia que os discos solidos tinham "sectores"! smp associei sectores `as areas dum disco rotativo..

Boas,

Os "sectores" são somente lógicos, não físicos. Foi a forma como a IBM (e o Bill) acharam melhor para organizar
os "discos" nos anos 70.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: SSD's baratos?
« Responder #53 em: 02 de Fevereiro de 2014, 23:20 »
É claro que aquilo leva ECC e re-mapping com força para que quando sai da linha de produção possa ser usado sem que tenhas de estar tu á procura de bad blocks e fazer tu esse serviço, memórias flash com firmware usa-se á decadas no mercado de consumidor, não é que seja uma novidade, o que tem acontecido é que os chips têm-se tornado suficientemente baratos para o consumidor comum, meteres 10 mil € de flash's num satélite é como o outro, comprar um ssd de 10 mil € seria algo impensavel para o comum dos mortais.

E se quiseres uma pen drive com sectores "avariados", mandas vir meia duzia delas do ebay, quanto mais baratas melhor  ::)
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: SSD's baratos?
« Responder #54 em: 02 de Fevereiro de 2014, 23:35 »
Tal como em qualquer implementação, existem sempre técnicas contingentes para tratar de falhar no silício, no
caso das memorias isso é totalmente transparente para a finalidade objectiva do chip, ou seja, para o utilizador
final (seja ele qualquer um de nós ou um fabricante de SSDs) não existem defeitos no chip.

É este o erro no teu raciocínio. No processo de fabrico da flash acontecem erros, mas a "transparência" não é assegurada por mecanismos de contingência no seu fabrico, mas sim pelos ICs controladores da mesma, seja em cartões SD, em pens USB ou em SSD.
Segundo o que o Bunnie diz no link que mandei, é por ser mais prático em termos de produção e para manter os preços baixos. Tens uma carrada de algoritmos entre o utilizador e a flash (detecção, correcção e tracking de erros, wear leveling (remapear zonas de memória para distribuir desgaste), algoritmos de escrita e leitura dependentes de tempos de acesso e fabricantes) que é mais fácil colocá-los externos à flash, no controlador, e assim permitir actualizações para melhorar e corrigir esses mesmos algoritmos.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2014, 23:39 por jm_araujo »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: SSD's baratos?
« Responder #55 em: 02 de Fevereiro de 2014, 23:49 »
E depois é uma questão de números:
Um processador Intel core andam pelos 1000 milhões de transístores.
16GB de Flash (cada trasistor com 2 bits, e excluindo controlo e mux) tem 68 000 milhões de transistores.
O primeiro custa umas centenas de euros e fabricam uns milhares.
O segundo custa uns euros e fabricam milhões. É sempre a despachar e aproveita-se tudo.


Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: SSD's baratos?
« Responder #56 em: 03 de Fevereiro de 2014, 12:45 »
E se quiseres uma pen drive com sectores "avariados", mandas vir meia duzia delas do ebay, quanto mais baratas melhor  ::)
Exato, tentem comprar um microSD de "marca" barato e façam depois alguns testes de leitura/escrita a ver se conseguem aproveitar todo o espaço útil. Na altura cheguei a ler sobre o assunto e explicavam que eram "dies rejeitados" no processo de fabrico/quality control e que depois eram aproveitados por empresas chinesas para fazer produtos contrafeitos sem qualidade.
Eu só comprei uma vez um microSD da "kingston" e em 8gb conseguia utilizar 3,7 GB sem dados corrompidos, a partir daí nunca mais comprei memória flash de "origem duvidosa".

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: SSD's baratos?
« Responder #57 em: 03 de Fevereiro de 2014, 20:57 »
a kingston era suposto ser uma marca de confiança, mas se foi um produto kingston que tinha defeitos e depois e´ revendido por outras empresas, entao deviam cair em cima deles porque revender produtos que nao cumpre os minimos e´ ilegal.. mas tb podem ser contra-feitos e copias por empresas que copiam produtos de marcas e depois como e´ tudo igual por fora, nunca se sabe se estamos a comprar produtos da marca ou se e´ uma copia... nos dias de hj, tentar comprar "marcas" pode sair caro..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: SSD's baratos?
« Responder #58 em: 03 de Fevereiro de 2014, 21:22 »
Lol, "kingston"
Avr fanboy