collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: TV Barata sem imagem  (Lida 7174 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
TV Barata sem imagem
« em: 02 de Janeiro de 2021, 12:31 »
Olá a todos e um bom Ano 2021 cheio de projectos e saúde!

O meu 1º post\pergunta deste ano prende-se com uma TV (TV Star CX315DLEDM) que deixou de dar imagem, ou melhor, dá imagem mas muito escura, é preciso apontar por exemplo uma lanterna para o LCD para se perceber que está lá qualquer coisa:

Ela também foi barata, nem de linha branca deve ser.. deve ser mais linha amarela  ;D De qualquer forma não tem muito tempo mas já não está na garantia.


Estive a medir as tensões e parece-me OK, ~11.6v para a Mainboard e 27.7v nos fios que vão para a iluminação LED acho eu.




Este comportamento pode estar associado a avaria da mainboard ou ao painel e respetiva iluminação?

[]s
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2021, 12:37 por almamater »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: TV Barata sem imagem
« Responder #1 em: 02 de Janeiro de 2021, 13:51 »
Nas minhas tv lg led, queima na fita um led e deixa de dar luz. se apontar o telemovel ve se a imagem e da som.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: TV Barata sem imagem
« Responder #2 em: 02 de Janeiro de 2021, 14:42 »
É continuar a desmontar até chegar aos LED's  ;)
Vejo aí uns parafusos na moldura.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: TV Barata sem imagem
« Responder #3 em: 02 de Janeiro de 2021, 20:42 »
Já lá cheguei..  ::)

4 barras de 8 Leds cada e penso que em ligadas em série 2 a 2.

Mas ainda não consegui perceber se está algum fundido.. com o meu multímetro fazendo o teste da continuidade mal se vê a acender, mas há uns que acendem muito fraquinhos.. mal se vê a luzinha lá no meio.. não percebo se é do multímetro ou de outra coisa.

Posso ligar em cada barra uma pilha 9 ou 12V diretamente? 

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: TV Barata sem imagem
« Responder #4 em: 02 de Janeiro de 2021, 20:55 »
O que queima LED's não é tensão, é corrente. Mete uma fonte com tensão suficientemente alta e  uma resistência de 1k em série que não queimas nada (só acendem fraquinhos)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: TV Barata sem imagem
« Responder #5 em: 02 de Janeiro de 2021, 22:11 »
Boa.. jà descobri 2 leds queimados. Cada 1 numa sèrie diferente o que fazi com que nenhum acenda. Testei juntar as 2 barras que não têm nenhum queimado e acenderam sem problema. Agora tenho de ver se dà para trocar os leds por outros ou se è melhor comprar as barras inteiras..

Thanks

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: TV Barata sem imagem
« Responder #6 em: 02 de Janeiro de 2021, 22:21 »
A mim foi um led queimado troquei só essa metade da barra, que encontrei na altura no olx.
Depois passado uns tempos queimou-se 2 leds, como tinha da primeira barra troquei, aguentou-se mais meio ano.
No inicio deste ano queimou-se um led ,e desta vez nem foi de modas.
Comprei por 40 e poucos euros um kit 8 barras completas novas para a tv.  Apesar de ter as outras guardadas.

No entanto  recomendaram-me a ter na altura o brilho maximo da tv nos 85%  pois 100% sacrifica muito os leds.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: TV Barata sem imagem
« Responder #7 em: 24 de Março de 2021, 17:23 »
2 perguntas neste tópico :)

Comprei umas barras de 8 leds (mas o vendedor só tinha 3 e tenho de as 'adaptar' ao conector existente, no entanto como 2 estão OK meto assim 3 novas e 1 usada).

  • A fonte de alimentação deve ter uma resistência a limitar a corrente para os leds certo? Não estou perto da TV agora mas as barras não têm nenhuma resistência, presumo que existam na fonte. Será útil adicionar alguma resistência à entrada de cada barra para prevenir que volte a acontecer?

Quanto às barras 'estragadas', fiz um 'shunt' no led avariado e assim já os restantes acendem, se quiser usar isto para outra coisa qualquer, basta-me colocar uma resistência de 550R e uma tensão de 30V? Com esta resistência tenho uns 2.6V a passar em cada LED, em todo o caso acho que elas na fonte original tinham muito mais luz..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: TV Barata sem imagem
« Responder #8 em: 24 de Março de 2021, 17:30 »
A fonte original é regulada em corrente e não em tensão, logo não precisa de resistências em série.
("É" como em "devia ser" para aumentar a eficiencia, mas sabe-se lá o que fazem nas TVs baratas)